[pt] A CONSTRUÇÃO DE NOVAS PERSPECTIVAS E TECNOLOGIAS PEDAGÓGICAS: UMA ANÁLISE DO PROJETO NÚCLEO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27756@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27756@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27756 |
Resumo: | [pt] O presente estudo buscou cartografar novas tecnologias pedagógicas implantadas no Colégio Estadual Professora Alcina Rodrigues de Lima, da rede Estadual de ensino do município de Niterói. O processo de investigação se deu por meio de observação participante, construção de um diário de campo e entrevistas. O objetivo do trabalho consistiu em uma análise do projeto implementado na instituição, pelos professores, denominado Núcleo de Aprendizagem Colaborativa (NAC). Apesar de condições de trabalho adversas constadas pelo estudo os professores encontraram novas formas de exercer suas atividades de maneira coletiva e inventiva, potencializando suas práticas. |
id |
PUC_RIO-1_045ad6d0aa5a88f6de250dece0a1bac0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:27756 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
[pt] A CONSTRUÇÃO DE NOVAS PERSPECTIVAS E TECNOLOGIAS PEDAGÓGICAS: UMA ANÁLISE DO PROJETO NÚCLEO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA[en] THE CONSTRUCTION OF NEW PERSPECTIVES AND PEDAGOGICAL TECHNOLOGIES: AN ANALYSIS OF COLLABORATIVE LEARNING CENTER PROJECT[pt] ESCOLA[pt] NOVAS TECNOLOGIAS PEDAGOGICAS[pt] INSTITUICAO[en] SCHOOL[en] INSTITUTION[pt] O presente estudo buscou cartografar novas tecnologias pedagógicas implantadas no Colégio Estadual Professora Alcina Rodrigues de Lima, da rede Estadual de ensino do município de Niterói. O processo de investigação se deu por meio de observação participante, construção de um diário de campo e entrevistas. O objetivo do trabalho consistiu em uma análise do projeto implementado na instituição, pelos professores, denominado Núcleo de Aprendizagem Colaborativa (NAC). Apesar de condições de trabalho adversas constadas pelo estudo os professores encontraram novas formas de exercer suas atividades de maneira coletiva e inventiva, potencializando suas práticas.[en] The present study aimed at mapping new pedagogical technologies implemented in the State College Professor Alcina Rodrigues de Lima, part of the State Educational System in the City of Niterói. The investigation process occurred by participant observation, construction of a field diary and interviews. The objective consisted in a project analysis implemented in the institution, by the teachers called Collaborative Learning Center (NAC). Despite adverse working conditions identified the study teachers have found new ways to exercise their activities in a collective and inventive way, increasing their practices. MAXWELLSOLANGE JOBIM E SOUZAGIAN CABRAL DE LIMA2016-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27756@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27756@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27756porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-28T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:27756Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-06-28T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[pt] A CONSTRUÇÃO DE NOVAS PERSPECTIVAS E TECNOLOGIAS PEDAGÓGICAS: UMA ANÁLISE DO PROJETO NÚCLEO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA [en] THE CONSTRUCTION OF NEW PERSPECTIVES AND PEDAGOGICAL TECHNOLOGIES: AN ANALYSIS OF COLLABORATIVE LEARNING CENTER PROJECT |
title |
[pt] A CONSTRUÇÃO DE NOVAS PERSPECTIVAS E TECNOLOGIAS PEDAGÓGICAS: UMA ANÁLISE DO PROJETO NÚCLEO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA |
spellingShingle |
[pt] A CONSTRUÇÃO DE NOVAS PERSPECTIVAS E TECNOLOGIAS PEDAGÓGICAS: UMA ANÁLISE DO PROJETO NÚCLEO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA GIAN CABRAL DE LIMA [pt] ESCOLA [pt] NOVAS TECNOLOGIAS PEDAGOGICAS [pt] INSTITUICAO [en] SCHOOL [en] INSTITUTION |
title_short |
[pt] A CONSTRUÇÃO DE NOVAS PERSPECTIVAS E TECNOLOGIAS PEDAGÓGICAS: UMA ANÁLISE DO PROJETO NÚCLEO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA |
title_full |
[pt] A CONSTRUÇÃO DE NOVAS PERSPECTIVAS E TECNOLOGIAS PEDAGÓGICAS: UMA ANÁLISE DO PROJETO NÚCLEO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA |
title_fullStr |
[pt] A CONSTRUÇÃO DE NOVAS PERSPECTIVAS E TECNOLOGIAS PEDAGÓGICAS: UMA ANÁLISE DO PROJETO NÚCLEO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA |
title_full_unstemmed |
[pt] A CONSTRUÇÃO DE NOVAS PERSPECTIVAS E TECNOLOGIAS PEDAGÓGICAS: UMA ANÁLISE DO PROJETO NÚCLEO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA |
title_sort |
[pt] A CONSTRUÇÃO DE NOVAS PERSPECTIVAS E TECNOLOGIAS PEDAGÓGICAS: UMA ANÁLISE DO PROJETO NÚCLEO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA |
author |
GIAN CABRAL DE LIMA |
author_facet |
GIAN CABRAL DE LIMA |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SOLANGE JOBIM E SOUZA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GIAN CABRAL DE LIMA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] ESCOLA [pt] NOVAS TECNOLOGIAS PEDAGOGICAS [pt] INSTITUICAO [en] SCHOOL [en] INSTITUTION |
topic |
[pt] ESCOLA [pt] NOVAS TECNOLOGIAS PEDAGOGICAS [pt] INSTITUICAO [en] SCHOOL [en] INSTITUTION |
description |
[pt] O presente estudo buscou cartografar novas tecnologias pedagógicas implantadas no Colégio Estadual Professora Alcina Rodrigues de Lima, da rede Estadual de ensino do município de Niterói. O processo de investigação se deu por meio de observação participante, construção de um diário de campo e entrevistas. O objetivo do trabalho consistiu em uma análise do projeto implementado na instituição, pelos professores, denominado Núcleo de Aprendizagem Colaborativa (NAC). Apesar de condições de trabalho adversas constadas pelo estudo os professores encontraram novas formas de exercer suas atividades de maneira coletiva e inventiva, potencializando suas práticas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27756@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27756@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27756 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27756@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27756@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27756 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814822597572952064 |