[pt] A CONSTRUÇÃO DE NOVAS PERSPECTIVAS E TECNOLOGIAS PEDAGÓGICAS: UMA ANÁLISE DO PROJETO NÚCLEO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GIAN CABRAL DE LIMA
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27756@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27756@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27756
Resumo: [pt] O presente estudo buscou cartografar novas tecnologias pedagógicas implantadas no Colégio Estadual Professora Alcina Rodrigues de Lima, da rede Estadual de ensino do município de Niterói. O processo de investigação se deu por meio de observação participante, construção de um diário de campo e entrevistas. O objetivo do trabalho consistiu em uma análise do projeto implementado na instituição, pelos professores, denominado Núcleo de Aprendizagem Colaborativa (NAC). Apesar de condições de trabalho adversas constadas pelo estudo os professores encontraram novas formas de exercer suas atividades de maneira coletiva e inventiva, potencializando suas práticas.
id PUC_RIO-1_045ad6d0aa5a88f6de250dece0a1bac0
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:27756
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] A CONSTRUÇÃO DE NOVAS PERSPECTIVAS E TECNOLOGIAS PEDAGÓGICAS: UMA ANÁLISE DO PROJETO NÚCLEO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA[en] THE CONSTRUCTION OF NEW PERSPECTIVES AND PEDAGOGICAL TECHNOLOGIES: AN ANALYSIS OF COLLABORATIVE LEARNING CENTER PROJECT[pt] ESCOLA[pt] NOVAS TECNOLOGIAS PEDAGOGICAS[pt] INSTITUICAO[en] SCHOOL[en] INSTITUTION[pt] O presente estudo buscou cartografar novas tecnologias pedagógicas implantadas no Colégio Estadual Professora Alcina Rodrigues de Lima, da rede Estadual de ensino do município de Niterói. O processo de investigação se deu por meio de observação participante, construção de um diário de campo e entrevistas. O objetivo do trabalho consistiu em uma análise do projeto implementado na instituição, pelos professores, denominado Núcleo de Aprendizagem Colaborativa (NAC). Apesar de condições de trabalho adversas constadas pelo estudo os professores encontraram novas formas de exercer suas atividades de maneira coletiva e inventiva, potencializando suas práticas.[en] The present study aimed at mapping new pedagogical technologies implemented in the State College Professor Alcina Rodrigues de Lima, part of the State Educational System in the City of Niterói. The investigation process occurred by participant observation, construction of a field diary and interviews. The objective consisted in a project analysis implemented in the institution, by the teachers called Collaborative Learning Center (NAC). Despite adverse working conditions identified the study teachers have found new ways to exercise their activities in a collective and inventive way, increasing their practices. MAXWELLSOLANGE JOBIM E SOUZAGIAN CABRAL DE LIMA2016-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27756@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27756@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27756porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-28T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:27756Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-06-28T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] A CONSTRUÇÃO DE NOVAS PERSPECTIVAS E TECNOLOGIAS PEDAGÓGICAS: UMA ANÁLISE DO PROJETO NÚCLEO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA
[en] THE CONSTRUCTION OF NEW PERSPECTIVES AND PEDAGOGICAL TECHNOLOGIES: AN ANALYSIS OF COLLABORATIVE LEARNING CENTER PROJECT
title [pt] A CONSTRUÇÃO DE NOVAS PERSPECTIVAS E TECNOLOGIAS PEDAGÓGICAS: UMA ANÁLISE DO PROJETO NÚCLEO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA
spellingShingle [pt] A CONSTRUÇÃO DE NOVAS PERSPECTIVAS E TECNOLOGIAS PEDAGÓGICAS: UMA ANÁLISE DO PROJETO NÚCLEO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA
GIAN CABRAL DE LIMA
[pt] ESCOLA
[pt] NOVAS TECNOLOGIAS PEDAGOGICAS
[pt] INSTITUICAO
[en] SCHOOL
[en] INSTITUTION
title_short [pt] A CONSTRUÇÃO DE NOVAS PERSPECTIVAS E TECNOLOGIAS PEDAGÓGICAS: UMA ANÁLISE DO PROJETO NÚCLEO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA
title_full [pt] A CONSTRUÇÃO DE NOVAS PERSPECTIVAS E TECNOLOGIAS PEDAGÓGICAS: UMA ANÁLISE DO PROJETO NÚCLEO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA
title_fullStr [pt] A CONSTRUÇÃO DE NOVAS PERSPECTIVAS E TECNOLOGIAS PEDAGÓGICAS: UMA ANÁLISE DO PROJETO NÚCLEO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA
title_full_unstemmed [pt] A CONSTRUÇÃO DE NOVAS PERSPECTIVAS E TECNOLOGIAS PEDAGÓGICAS: UMA ANÁLISE DO PROJETO NÚCLEO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA
title_sort [pt] A CONSTRUÇÃO DE NOVAS PERSPECTIVAS E TECNOLOGIAS PEDAGÓGICAS: UMA ANÁLISE DO PROJETO NÚCLEO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA
author GIAN CABRAL DE LIMA
author_facet GIAN CABRAL DE LIMA
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOLANGE JOBIM E SOUZA
dc.contributor.author.fl_str_mv GIAN CABRAL DE LIMA
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] ESCOLA
[pt] NOVAS TECNOLOGIAS PEDAGOGICAS
[pt] INSTITUICAO
[en] SCHOOL
[en] INSTITUTION
topic [pt] ESCOLA
[pt] NOVAS TECNOLOGIAS PEDAGOGICAS
[pt] INSTITUICAO
[en] SCHOOL
[en] INSTITUTION
description [pt] O presente estudo buscou cartografar novas tecnologias pedagógicas implantadas no Colégio Estadual Professora Alcina Rodrigues de Lima, da rede Estadual de ensino do município de Niterói. O processo de investigação se deu por meio de observação participante, construção de um diário de campo e entrevistas. O objetivo do trabalho consistiu em uma análise do projeto implementado na instituição, pelos professores, denominado Núcleo de Aprendizagem Colaborativa (NAC). Apesar de condições de trabalho adversas constadas pelo estudo os professores encontraram novas formas de exercer suas atividades de maneira coletiva e inventiva, potencializando suas práticas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27756@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27756@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27756
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27756@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27756@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27756
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822597572952064