[pt] AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO COM LEITURA EM VOZ ALTA PARA CRIANÇAS DE CRECHE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AMANDA GRAZIELE AGUIAR VIDEIRA
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35818@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35818@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35818
Resumo: [pt] Intervenções na primeira infância pautadas na promoção da parentalidade em famílias de baixa renda possuem o potencial de aumentar o desenvolvimento infantil, diminuindo assim os riscos sociais provenientes do baixo nível socioeconômico. O presente estudo investigou a viabilidade técnica para implementação do programa de intervenção Leitura Desde o Berço em uma Creche Municipal da região Metropolitana do Rio de Janeiro, e a capacidade deste programa em gerar aumento no desenvolvimento cognitivo e da linguagem de crianças entre 24 e 42 meses de idade. Participaram 16 díades cuidador-criança matriculadas no Centro Municipal de Educação Infantil em Seropédica/RJ. Os resultados mostraram que o programa Leitura Desde o Berço possui qualidade de recursos e técnicas, porém, houve baixa adesão da instituição de Educação Infantil e dos cuidadores, assim como o programa não produziu aumento das habilidades cognitivas e de linguagem das crianças. Dessa forma, sugere-se a implementação de políticas públicas em educação e saúde voltadas para o desenvolvimento infantil no currículo educacional dos Municípios, para que programas de intervenção possam ser incluídos em creches e escolas e investigações dos seus efeitos em fases mais avançadas do desenvolvimento infantil possam ser realizadas.
id PUC_RIO-1_04a9b69a493b09fb5bbe709b5ecd6ff0
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:35818
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO COM LEITURA EM VOZ ALTA PARA CRIANÇAS DE CRECHE [en] EVALUATION OF A REANDING-ALOUD INTERVENTION PROGRAM TO DAY CARE CHILDREN [pt] LINGUAGEM[pt] CRECHES PUBLICAS[pt] PRIMEIRA INFANCIA[pt] INTERVENCAO PRECOCE[pt] COGNICAO[en] LANGUAGE[en] DAY CARE CENTERS[en] EARLY CHILDHOOD[en] EARLY INTERVENTION[en] COGNITION[pt] Intervenções na primeira infância pautadas na promoção da parentalidade em famílias de baixa renda possuem o potencial de aumentar o desenvolvimento infantil, diminuindo assim os riscos sociais provenientes do baixo nível socioeconômico. O presente estudo investigou a viabilidade técnica para implementação do programa de intervenção Leitura Desde o Berço em uma Creche Municipal da região Metropolitana do Rio de Janeiro, e a capacidade deste programa em gerar aumento no desenvolvimento cognitivo e da linguagem de crianças entre 24 e 42 meses de idade. Participaram 16 díades cuidador-criança matriculadas no Centro Municipal de Educação Infantil em Seropédica/RJ. Os resultados mostraram que o programa Leitura Desde o Berço possui qualidade de recursos e técnicas, porém, houve baixa adesão da instituição de Educação Infantil e dos cuidadores, assim como o programa não produziu aumento das habilidades cognitivas e de linguagem das crianças. Dessa forma, sugere-se a implementação de políticas públicas em educação e saúde voltadas para o desenvolvimento infantil no currículo educacional dos Municípios, para que programas de intervenção possam ser incluídos em creches e escolas e investigações dos seus efeitos em fases mais avançadas do desenvolvimento infantil possam ser realizadas.[en] Early childhood interventions based on the promotion of parenting in low-income families have the potential of increasing the childhood development, therefore lowing the social risks from the low socio-economic status. This study investigated the technical viability for implementation of the intervention program Leitura Desde o Berço in a Municipal Nursery in the Metropolitan Region of Rio de Janeiro and the capacity of this program to produce an increase in cognitive and language development in children of 24-42 months of age. Sixteen caregiver-child dyads that were enrolled at the Municipal Center for Early Childhood Education in Seropédica/RJ participated in this study. The results showed that the program Leitura Desde o Berço presents quality of resources and techniques, however, there has been little involvement of the institution and caregivers, such as the program did not increase children s cognitive and language skills. Thus, we suggest the implementation of public policies in education and health aimed at childhood development in the educational curriculum of the municipalities, so that intervention programs can be included in nurseries and schools and investigations on their effects in later stages of child development can be carried out.MAXWELLJESUS LANDEIRA FERNANDEZJESUS LANDEIRA FERNANDEZAMANDA GRAZIELE AGUIAR VIDEIRA2018-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35818@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35818@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35818porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-11T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:35818Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-12-11T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO COM LEITURA EM VOZ ALTA PARA CRIANÇAS DE CRECHE
[en] EVALUATION OF A REANDING-ALOUD INTERVENTION PROGRAM TO DAY CARE CHILDREN
title [pt] AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO COM LEITURA EM VOZ ALTA PARA CRIANÇAS DE CRECHE
spellingShingle [pt] AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO COM LEITURA EM VOZ ALTA PARA CRIANÇAS DE CRECHE
AMANDA GRAZIELE AGUIAR VIDEIRA
[pt] LINGUAGEM
[pt] CRECHES PUBLICAS
[pt] PRIMEIRA INFANCIA
[pt] INTERVENCAO PRECOCE
[pt] COGNICAO
[en] LANGUAGE
[en] DAY CARE CENTERS
[en] EARLY CHILDHOOD
[en] EARLY INTERVENTION
[en] COGNITION
title_short [pt] AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO COM LEITURA EM VOZ ALTA PARA CRIANÇAS DE CRECHE
title_full [pt] AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO COM LEITURA EM VOZ ALTA PARA CRIANÇAS DE CRECHE
title_fullStr [pt] AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO COM LEITURA EM VOZ ALTA PARA CRIANÇAS DE CRECHE
title_full_unstemmed [pt] AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO COM LEITURA EM VOZ ALTA PARA CRIANÇAS DE CRECHE
title_sort [pt] AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO COM LEITURA EM VOZ ALTA PARA CRIANÇAS DE CRECHE
author AMANDA GRAZIELE AGUIAR VIDEIRA
author_facet AMANDA GRAZIELE AGUIAR VIDEIRA
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv JESUS LANDEIRA FERNANDEZ
JESUS LANDEIRA FERNANDEZ
dc.contributor.author.fl_str_mv AMANDA GRAZIELE AGUIAR VIDEIRA
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] LINGUAGEM
[pt] CRECHES PUBLICAS
[pt] PRIMEIRA INFANCIA
[pt] INTERVENCAO PRECOCE
[pt] COGNICAO
[en] LANGUAGE
[en] DAY CARE CENTERS
[en] EARLY CHILDHOOD
[en] EARLY INTERVENTION
[en] COGNITION
topic [pt] LINGUAGEM
[pt] CRECHES PUBLICAS
[pt] PRIMEIRA INFANCIA
[pt] INTERVENCAO PRECOCE
[pt] COGNICAO
[en] LANGUAGE
[en] DAY CARE CENTERS
[en] EARLY CHILDHOOD
[en] EARLY INTERVENTION
[en] COGNITION
description [pt] Intervenções na primeira infância pautadas na promoção da parentalidade em famílias de baixa renda possuem o potencial de aumentar o desenvolvimento infantil, diminuindo assim os riscos sociais provenientes do baixo nível socioeconômico. O presente estudo investigou a viabilidade técnica para implementação do programa de intervenção Leitura Desde o Berço em uma Creche Municipal da região Metropolitana do Rio de Janeiro, e a capacidade deste programa em gerar aumento no desenvolvimento cognitivo e da linguagem de crianças entre 24 e 42 meses de idade. Participaram 16 díades cuidador-criança matriculadas no Centro Municipal de Educação Infantil em Seropédica/RJ. Os resultados mostraram que o programa Leitura Desde o Berço possui qualidade de recursos e técnicas, porém, houve baixa adesão da instituição de Educação Infantil e dos cuidadores, assim como o programa não produziu aumento das habilidades cognitivas e de linguagem das crianças. Dessa forma, sugere-se a implementação de políticas públicas em educação e saúde voltadas para o desenvolvimento infantil no currículo educacional dos Municípios, para que programas de intervenção possam ser incluídos em creches e escolas e investigações dos seus efeitos em fases mais avançadas do desenvolvimento infantil possam ser realizadas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35818@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35818@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35818
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35818@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35818@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35818
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822612275036160