[pt] A LITERATURA NA FORMAÇÃO CULTURAL: A LITERATURA COMO MEDIADORA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22033@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22033@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22033 |
Resumo: | [pt] Esta dissertação de mestrado tem por objetivo analisar as oficinas literárias, integradas ao projeto do Segundo Turno Cultural, promovidas pela Secretaria de Cultura em parceria com a Secretaria de Educação nas Escolas do Amanhã da cidade do Rio de Janeiro, inseridas num contexto maior, previsto no PNLL (Plano Nacional do Livro e Leitura). O projeto Segundo Turno Cultural oferece no contra turno oficinas culturais para escolas em área de risco na cidade do Rio de Janeiro. A condição de acontecer dentro do ambiente escolar, faz com que seja pertinente a verificação do trabalho de leitura de textos literários realizado pelas oficinas. A pesquisa trata dos leitores considerando as políticas públicas do livro e leitura; seguindo para questão da mediação da leitura literária e a formação do leitor no espaço escolar. A experiência literária das oficinas como possibilidade para entender o mundo e relacionar-se em diferentes contextos sociais. |
id |
PUC_RIO-1_04df35b33632d776c97a6984349d6f3f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:22033 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
[pt] A LITERATURA NA FORMAÇÃO CULTURAL: A LITERATURA COMO MEDIADORA[en] THE READING ON CULTURAL FORMATION: LITERATURE AS A MEDIATOR[pt] LEITURA[pt] FORMACAO CULTURAL[pt] LEITOR[pt] MEDIACAO[en] READING[en] CULTURAL TRAINING[en] READERS[en] MEDIATION[pt] Esta dissertação de mestrado tem por objetivo analisar as oficinas literárias, integradas ao projeto do Segundo Turno Cultural, promovidas pela Secretaria de Cultura em parceria com a Secretaria de Educação nas Escolas do Amanhã da cidade do Rio de Janeiro, inseridas num contexto maior, previsto no PNLL (Plano Nacional do Livro e Leitura). O projeto Segundo Turno Cultural oferece no contra turno oficinas culturais para escolas em área de risco na cidade do Rio de Janeiro. A condição de acontecer dentro do ambiente escolar, faz com que seja pertinente a verificação do trabalho de leitura de textos literários realizado pelas oficinas. A pesquisa trata dos leitores considerando as políticas públicas do livro e leitura; seguindo para questão da mediação da leitura literária e a formação do leitor no espaço escolar. A experiência literária das oficinas como possibilidade para entender o mundo e relacionar-se em diferentes contextos sociais.[en] My study aims to analyze the literary workshops, integrated to the project Second Cultural Shift, promoted by the Ministry of Culture in partnership with the Department of Education in the schools called Escolas do Amanhã located in Rio de Janeiro, embedded in a larger context, under PNLL (Book and Reading National Plan). The project Second Cultural Shift offers cultural workshops for schools in risk area in the city of Rio de Janeiro. The condition of moving within the school environment, makes it pertinent to check the work of literary reading texts held by the workshops. The research comes from readers considering public book and reading policy; following question to the mediation of literary reading and training the reader in school. The experience of literary workshops as possibility to understand the world and relate in different social contexts.MAXWELLELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIAELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIAMARIA ANTONIETA SAMPAIO RODRIGUES2013-09-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22033@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22033@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22033porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-20T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:22033Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-08-20T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[pt] A LITERATURA NA FORMAÇÃO CULTURAL: A LITERATURA COMO MEDIADORA [en] THE READING ON CULTURAL FORMATION: LITERATURE AS A MEDIATOR |
title |
[pt] A LITERATURA NA FORMAÇÃO CULTURAL: A LITERATURA COMO MEDIADORA |
spellingShingle |
[pt] A LITERATURA NA FORMAÇÃO CULTURAL: A LITERATURA COMO MEDIADORA MARIA ANTONIETA SAMPAIO RODRIGUES [pt] LEITURA [pt] FORMACAO CULTURAL [pt] LEITOR [pt] MEDIACAO [en] READING [en] CULTURAL TRAINING [en] READERS [en] MEDIATION |
title_short |
[pt] A LITERATURA NA FORMAÇÃO CULTURAL: A LITERATURA COMO MEDIADORA |
title_full |
[pt] A LITERATURA NA FORMAÇÃO CULTURAL: A LITERATURA COMO MEDIADORA |
title_fullStr |
[pt] A LITERATURA NA FORMAÇÃO CULTURAL: A LITERATURA COMO MEDIADORA |
title_full_unstemmed |
[pt] A LITERATURA NA FORMAÇÃO CULTURAL: A LITERATURA COMO MEDIADORA |
title_sort |
[pt] A LITERATURA NA FORMAÇÃO CULTURAL: A LITERATURA COMO MEDIADORA |
author |
MARIA ANTONIETA SAMPAIO RODRIGUES |
author_facet |
MARIA ANTONIETA SAMPAIO RODRIGUES |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MARIA ANTONIETA SAMPAIO RODRIGUES |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] LEITURA [pt] FORMACAO CULTURAL [pt] LEITOR [pt] MEDIACAO [en] READING [en] CULTURAL TRAINING [en] READERS [en] MEDIATION |
topic |
[pt] LEITURA [pt] FORMACAO CULTURAL [pt] LEITOR [pt] MEDIACAO [en] READING [en] CULTURAL TRAINING [en] READERS [en] MEDIATION |
description |
[pt] Esta dissertação de mestrado tem por objetivo analisar as oficinas literárias, integradas ao projeto do Segundo Turno Cultural, promovidas pela Secretaria de Cultura em parceria com a Secretaria de Educação nas Escolas do Amanhã da cidade do Rio de Janeiro, inseridas num contexto maior, previsto no PNLL (Plano Nacional do Livro e Leitura). O projeto Segundo Turno Cultural oferece no contra turno oficinas culturais para escolas em área de risco na cidade do Rio de Janeiro. A condição de acontecer dentro do ambiente escolar, faz com que seja pertinente a verificação do trabalho de leitura de textos literários realizado pelas oficinas. A pesquisa trata dos leitores considerando as políticas públicas do livro e leitura; seguindo para questão da mediação da leitura literária e a formação do leitor no espaço escolar. A experiência literária das oficinas como possibilidade para entender o mundo e relacionar-se em diferentes contextos sociais. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22033@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22033@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22033 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22033@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22033@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22033 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814822586810368000 |