[pt] A LITERATURA NA FORMAÇÃO CULTURAL: A LITERATURA COMO MEDIADORA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARIA ANTONIETA SAMPAIO RODRIGUES
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22033@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22033@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22033
Resumo: [pt] Esta dissertação de mestrado tem por objetivo analisar as oficinas literárias, integradas ao projeto do Segundo Turno Cultural, promovidas pela Secretaria de Cultura em parceria com a Secretaria de Educação nas Escolas do Amanhã da cidade do Rio de Janeiro, inseridas num contexto maior, previsto no PNLL (Plano Nacional do Livro e Leitura). O projeto Segundo Turno Cultural oferece no contra turno oficinas culturais para escolas em área de risco na cidade do Rio de Janeiro. A condição de acontecer dentro do ambiente escolar, faz com que seja pertinente a verificação do trabalho de leitura de textos literários realizado pelas oficinas. A pesquisa trata dos leitores considerando as políticas públicas do livro e leitura; seguindo para questão da mediação da leitura literária e a formação do leitor no espaço escolar. A experiência literária das oficinas como possibilidade para entender o mundo e relacionar-se em diferentes contextos sociais.
id PUC_RIO-1_04df35b33632d776c97a6984349d6f3f
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:22033
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] A LITERATURA NA FORMAÇÃO CULTURAL: A LITERATURA COMO MEDIADORA[en] THE READING ON CULTURAL FORMATION: LITERATURE AS A MEDIATOR[pt] LEITURA[pt] FORMACAO CULTURAL[pt] LEITOR[pt] MEDIACAO[en] READING[en] CULTURAL TRAINING[en] READERS[en] MEDIATION[pt] Esta dissertação de mestrado tem por objetivo analisar as oficinas literárias, integradas ao projeto do Segundo Turno Cultural, promovidas pela Secretaria de Cultura em parceria com a Secretaria de Educação nas Escolas do Amanhã da cidade do Rio de Janeiro, inseridas num contexto maior, previsto no PNLL (Plano Nacional do Livro e Leitura). O projeto Segundo Turno Cultural oferece no contra turno oficinas culturais para escolas em área de risco na cidade do Rio de Janeiro. A condição de acontecer dentro do ambiente escolar, faz com que seja pertinente a verificação do trabalho de leitura de textos literários realizado pelas oficinas. A pesquisa trata dos leitores considerando as políticas públicas do livro e leitura; seguindo para questão da mediação da leitura literária e a formação do leitor no espaço escolar. A experiência literária das oficinas como possibilidade para entender o mundo e relacionar-se em diferentes contextos sociais.[en] My study aims to analyze the literary workshops, integrated to the project Second Cultural Shift, promoted by the Ministry of Culture in partnership with the Department of Education in the schools called Escolas do Amanhã located in Rio de Janeiro, embedded in a larger context, under PNLL (Book and Reading National Plan). The project Second Cultural Shift offers cultural workshops for schools in risk area in the city of Rio de Janeiro. The condition of moving within the school environment, makes it pertinent to check the work of literary reading texts held by the workshops. The research comes from readers considering public book and reading policy; following question to the mediation of literary reading and training the reader in school. The experience of literary workshops as possibility to understand the world and relate in different social contexts.MAXWELLELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIAELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIAMARIA ANTONIETA SAMPAIO RODRIGUES2013-09-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22033@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22033@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22033porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-20T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:22033Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-08-20T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] A LITERATURA NA FORMAÇÃO CULTURAL: A LITERATURA COMO MEDIADORA
[en] THE READING ON CULTURAL FORMATION: LITERATURE AS A MEDIATOR
title [pt] A LITERATURA NA FORMAÇÃO CULTURAL: A LITERATURA COMO MEDIADORA
spellingShingle [pt] A LITERATURA NA FORMAÇÃO CULTURAL: A LITERATURA COMO MEDIADORA
MARIA ANTONIETA SAMPAIO RODRIGUES
[pt] LEITURA
[pt] FORMACAO CULTURAL
[pt] LEITOR
[pt] MEDIACAO
[en] READING
[en] CULTURAL TRAINING
[en] READERS
[en] MEDIATION
title_short [pt] A LITERATURA NA FORMAÇÃO CULTURAL: A LITERATURA COMO MEDIADORA
title_full [pt] A LITERATURA NA FORMAÇÃO CULTURAL: A LITERATURA COMO MEDIADORA
title_fullStr [pt] A LITERATURA NA FORMAÇÃO CULTURAL: A LITERATURA COMO MEDIADORA
title_full_unstemmed [pt] A LITERATURA NA FORMAÇÃO CULTURAL: A LITERATURA COMO MEDIADORA
title_sort [pt] A LITERATURA NA FORMAÇÃO CULTURAL: A LITERATURA COMO MEDIADORA
author MARIA ANTONIETA SAMPAIO RODRIGUES
author_facet MARIA ANTONIETA SAMPAIO RODRIGUES
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA
ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA
dc.contributor.author.fl_str_mv MARIA ANTONIETA SAMPAIO RODRIGUES
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] LEITURA
[pt] FORMACAO CULTURAL
[pt] LEITOR
[pt] MEDIACAO
[en] READING
[en] CULTURAL TRAINING
[en] READERS
[en] MEDIATION
topic [pt] LEITURA
[pt] FORMACAO CULTURAL
[pt] LEITOR
[pt] MEDIACAO
[en] READING
[en] CULTURAL TRAINING
[en] READERS
[en] MEDIATION
description [pt] Esta dissertação de mestrado tem por objetivo analisar as oficinas literárias, integradas ao projeto do Segundo Turno Cultural, promovidas pela Secretaria de Cultura em parceria com a Secretaria de Educação nas Escolas do Amanhã da cidade do Rio de Janeiro, inseridas num contexto maior, previsto no PNLL (Plano Nacional do Livro e Leitura). O projeto Segundo Turno Cultural oferece no contra turno oficinas culturais para escolas em área de risco na cidade do Rio de Janeiro. A condição de acontecer dentro do ambiente escolar, faz com que seja pertinente a verificação do trabalho de leitura de textos literários realizado pelas oficinas. A pesquisa trata dos leitores considerando as políticas públicas do livro e leitura; seguindo para questão da mediação da leitura literária e a formação do leitor no espaço escolar. A experiência literária das oficinas como possibilidade para entender o mundo e relacionar-se em diferentes contextos sociais.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22033@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22033@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22033
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22033@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22033@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22033
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822586810368000