[pt] O TRABALHO DE ASSISTENTES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DA PARAÍBA: UM DEBATE SITUADO NA QUESTÃO REGIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SARAH TAVARES CORTES
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65030@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65030@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65030
Resumo: [pt] A tese problematiza o trabalho de Assistentes Sociais na Educação Profissional e Tecnológica, com recorte no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Assim, partimos do campo empírico, realizando as análises acerca do trabalho orientadas pelo método marxista, situando-as nas relações sociais capitalistas e dependentes que atravessam o trabalho nos contextos locais paraibanos, considerando a histórica questão social e regional. Para isso, realizamos entrevistas com Assistentes Sociais dos setores de planejamento e execução do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Os resultados constituíram eixos de discussão do trabalho que versam sobre as principais demandas, requisições institucionais, condições de trabalho e a dimensão político-pedagógica. No que se refere às demandas, analisamos, a princípio, a relação entre empregabilidade e oferta de educação profissional, ao constatar uma não compatibilidade entre a oferta de cursos e os arranjos produtivos locais nas áreas de construção, indústria e comércio. Adentramos o perfil dos estudantes que ingressam no IFPB, obtendo que 95, 5% do público matriculado nessa instituição está dentro do recorte de renda previsto como prioritário no decreto do PNAES, observando as particularidades desse perfil entre as mesorregiões paraibanas. As demandas são processadas no âmbito institucional, expressando-se em requisições para o trabalho profissional. Os resultados das entrevistas apontaram requisições institucionais focadas na execução de editais de programas da assistência estudantil, com uma tendência à burocratização e sobrecarga de trabalho. Por fim, a dimensão políticopedagógica aparece nos dados muito mais como um desejo dos/as profissionais do que propriamente uma realização dentro do seu cotidiano. Destacamos o Serviço Social como uma profissão que coloca a realidade dos sujeitos na ordem do dia, nas disputas dos projetos educacionais que ocorrem nos espaços de educação.
id PUC_RIO-1_0555603a46452bc564fffbe84fb71b64
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:65030
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] O TRABALHO DE ASSISTENTES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DA PARAÍBA: UM DEBATE SITUADO NA QUESTÃO REGIONAL[en] THE WORK OF SOCIAL WORKERS IN PROFESSIONAL EDUCATION IN PARAÍBA: A DEBATE SITUATED ON THE REGIONAL ISSUE[pt] TRABALHO[pt] QUESTAO REGIONAL[pt] SERVICO SOCIAL[pt] EDUCACAO PROFISSIONAL[en] WORK[en] REGIONAL ISSUE[en] SOCIAL WORK[en] PROFESSIONAL EDUCATION[pt] A tese problematiza o trabalho de Assistentes Sociais na Educação Profissional e Tecnológica, com recorte no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Assim, partimos do campo empírico, realizando as análises acerca do trabalho orientadas pelo método marxista, situando-as nas relações sociais capitalistas e dependentes que atravessam o trabalho nos contextos locais paraibanos, considerando a histórica questão social e regional. Para isso, realizamos entrevistas com Assistentes Sociais dos setores de planejamento e execução do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Os resultados constituíram eixos de discussão do trabalho que versam sobre as principais demandas, requisições institucionais, condições de trabalho e a dimensão político-pedagógica. No que se refere às demandas, analisamos, a princípio, a relação entre empregabilidade e oferta de educação profissional, ao constatar uma não compatibilidade entre a oferta de cursos e os arranjos produtivos locais nas áreas de construção, indústria e comércio. Adentramos o perfil dos estudantes que ingressam no IFPB, obtendo que 95, 5% do público matriculado nessa instituição está dentro do recorte de renda previsto como prioritário no decreto do PNAES, observando as particularidades desse perfil entre as mesorregiões paraibanas. As demandas são processadas no âmbito institucional, expressando-se em requisições para o trabalho profissional. Os resultados das entrevistas apontaram requisições institucionais focadas na execução de editais de programas da assistência estudantil, com uma tendência à burocratização e sobrecarga de trabalho. Por fim, a dimensão políticopedagógica aparece nos dados muito mais como um desejo dos/as profissionais do que propriamente uma realização dentro do seu cotidiano. Destacamos o Serviço Social como uma profissão que coloca a realidade dos sujeitos na ordem do dia, nas disputas dos projetos educacionais que ocorrem nos espaços de educação.[en] The thesis problematizes the work of Social Workers in Professional and Technological Education, focusing on the Federal Institute of Education, Science and Technology of Paraíba (IFPB). Thus, we start from the empirical field, carrying out analyzes about work guided by the Marxist method, placing them in the capitalist and dependent social relations that permeate work in the local contexts of Paraíba, considering the historical social and regional issue. To do this, we conducted interviews with social workers from the planning and execution sectors of the National Student Assistance Program (PNAES). The results constituted axes of discussion of the work that deal with the main demands, institutional requests, working conditions and the political-pedagogical dimension. With regard to demands, we analyzed, in principle, the relationship between employability and the supply of professional education, noting a lack of compatibility between the supply of courses and local productive arrangements in the areas of construction, industry and commerce. We looked into the profile of students who enter the IFPB, obtaining that 95.5% of the public enrolled in this institution is within the income range set out as a priority in the PNAES decree, observing the particularities of this profile among the mesoregions of Paraíba. Demands are processed at the institutional level, expressed in requests for professional work. The results of the interviews pointed to institutional requests focused on the execution of notices for student assistance programs, with a tendency towards bureaucratization and work overload. Finally, the political-pedagogical dimension appears in the data much more as a desire of professionals than as an achievement within their daily lives. We highlight Social Work as a profession that puts the reality of subjects on the agenda, in disputes over educational projects that take place in educational spaces.MAXWELLMARCIA REGINA BOTAO GOMESSARAH TAVARES CORTES2023-11-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65030@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65030@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65030porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-22T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:65030Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342023-11-22T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] O TRABALHO DE ASSISTENTES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DA PARAÍBA: UM DEBATE SITUADO NA QUESTÃO REGIONAL
[en] THE WORK OF SOCIAL WORKERS IN PROFESSIONAL EDUCATION IN PARAÍBA: A DEBATE SITUATED ON THE REGIONAL ISSUE
title [pt] O TRABALHO DE ASSISTENTES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DA PARAÍBA: UM DEBATE SITUADO NA QUESTÃO REGIONAL
spellingShingle [pt] O TRABALHO DE ASSISTENTES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DA PARAÍBA: UM DEBATE SITUADO NA QUESTÃO REGIONAL
SARAH TAVARES CORTES
[pt] TRABALHO
[pt] QUESTAO REGIONAL
[pt] SERVICO SOCIAL
[pt] EDUCACAO PROFISSIONAL
[en] WORK
[en] REGIONAL ISSUE
[en] SOCIAL WORK
[en] PROFESSIONAL EDUCATION
title_short [pt] O TRABALHO DE ASSISTENTES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DA PARAÍBA: UM DEBATE SITUADO NA QUESTÃO REGIONAL
title_full [pt] O TRABALHO DE ASSISTENTES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DA PARAÍBA: UM DEBATE SITUADO NA QUESTÃO REGIONAL
title_fullStr [pt] O TRABALHO DE ASSISTENTES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DA PARAÍBA: UM DEBATE SITUADO NA QUESTÃO REGIONAL
title_full_unstemmed [pt] O TRABALHO DE ASSISTENTES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DA PARAÍBA: UM DEBATE SITUADO NA QUESTÃO REGIONAL
title_sort [pt] O TRABALHO DE ASSISTENTES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DA PARAÍBA: UM DEBATE SITUADO NA QUESTÃO REGIONAL
author SARAH TAVARES CORTES
author_facet SARAH TAVARES CORTES
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MARCIA REGINA BOTAO GOMES
dc.contributor.author.fl_str_mv SARAH TAVARES CORTES
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] TRABALHO
[pt] QUESTAO REGIONAL
[pt] SERVICO SOCIAL
[pt] EDUCACAO PROFISSIONAL
[en] WORK
[en] REGIONAL ISSUE
[en] SOCIAL WORK
[en] PROFESSIONAL EDUCATION
topic [pt] TRABALHO
[pt] QUESTAO REGIONAL
[pt] SERVICO SOCIAL
[pt] EDUCACAO PROFISSIONAL
[en] WORK
[en] REGIONAL ISSUE
[en] SOCIAL WORK
[en] PROFESSIONAL EDUCATION
description [pt] A tese problematiza o trabalho de Assistentes Sociais na Educação Profissional e Tecnológica, com recorte no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Assim, partimos do campo empírico, realizando as análises acerca do trabalho orientadas pelo método marxista, situando-as nas relações sociais capitalistas e dependentes que atravessam o trabalho nos contextos locais paraibanos, considerando a histórica questão social e regional. Para isso, realizamos entrevistas com Assistentes Sociais dos setores de planejamento e execução do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Os resultados constituíram eixos de discussão do trabalho que versam sobre as principais demandas, requisições institucionais, condições de trabalho e a dimensão político-pedagógica. No que se refere às demandas, analisamos, a princípio, a relação entre empregabilidade e oferta de educação profissional, ao constatar uma não compatibilidade entre a oferta de cursos e os arranjos produtivos locais nas áreas de construção, indústria e comércio. Adentramos o perfil dos estudantes que ingressam no IFPB, obtendo que 95, 5% do público matriculado nessa instituição está dentro do recorte de renda previsto como prioritário no decreto do PNAES, observando as particularidades desse perfil entre as mesorregiões paraibanas. As demandas são processadas no âmbito institucional, expressando-se em requisições para o trabalho profissional. Os resultados das entrevistas apontaram requisições institucionais focadas na execução de editais de programas da assistência estudantil, com uma tendência à burocratização e sobrecarga de trabalho. Por fim, a dimensão políticopedagógica aparece nos dados muito mais como um desejo dos/as profissionais do que propriamente uma realização dentro do seu cotidiano. Destacamos o Serviço Social como uma profissão que coloca a realidade dos sujeitos na ordem do dia, nas disputas dos projetos educacionais que ocorrem nos espaços de educação.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65030@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65030@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65030
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65030@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65030@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65030
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822643961954304