QUALIDADE DE ENSINO EM DUAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO: O QUE PRODUZ A DIFERENÇA?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANDRÉIA MARTINS DE OLIVEIRA SANTO
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18431@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18431@2
Resumo: Essa pesquisa se insere na investigação Contextos Institucionais e a Construção da Qualidade do Ensino na Educação Básica do SOCED – Grupo Pesquisas em Sociologia da Educação da PUC-Rio. Desenvolveu um estudo comparativo entre duas escolas públicas da rede municipal de educação do Município do Rio de Janeiro, uma que apresentou resultados acima da média municipal na nota padronizada da Prova Brasil de 2005 e 2007 de alunos de 9º ano e outra com resultados abaixo dessa média. A análise do material empírico (survey SOCED constituído por questionários aplicados para pais, alunos e professores das duas escolas; registro de campo e entrevistas com membros das direções) nos permitiu identificar características organizacionais e sociopedagógicas das escolas que poderiam indicar elementos importantes para a compreensão da diferença de desempenho dos alunos das duas escolas nas avaliações oficiais. Para entender as possíveis razões dessa diferença, a investigação procurou traçar perfil de cada unidade de ensino, considerando a estrutura organizacional da escola em termos de pessoal e de gestão; delinear os perfis socioeconômicos e sociodemográficos dos agentes educacionais; além de situar as unidades de ensino dentro da estrutura organizacional da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro. As práticas pedagógicas de cada escola, a relação família-escola e a relação estabelecida com o poder público também foram elementos que surgiram na análise, considerando a localização geográfica das duas escolas, ambas situadas em uma mesma área da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, porém uma dentro de uma área favelizada, o complexo de favelas da Maré, e outra em Bonsucesso, importante área comercial dessa região da cidade.
id PUC_RIO-1_0563caa1c929ad2a7ac181ade684f4f2
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:18431
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisQUALIDADE DE ENSINO EM DUAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO: O QUE PRODUZ A DIFERENÇA?TEACHING QUALITY IN TWO PUBLIC SCHOOLS IN THE CITY OF RIO DE JANEIRO: WHAT MAKES THE DIFFERENCE?2011-04-15ZAIA BRANDAO00463051491lattes.cnpq.br/9820138057865750ZAIA BRANDAOCYNTHIA PAES DE CARVALHOCYNTHIA PAES DE CARVALHOCYNTHIA PAES DE CARVALHOCYNTHIA PAES DE CARVALHO02401842705lattes.cnpq.br/8419308181266544ANDRÉIA MARTINS DE OLIVEIRA SANTOPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM EDUCAÇÃOPUC-RioBREssa pesquisa se insere na investigação Contextos Institucionais e a Construção da Qualidade do Ensino na Educação Básica do SOCED – Grupo Pesquisas em Sociologia da Educação da PUC-Rio. Desenvolveu um estudo comparativo entre duas escolas públicas da rede municipal de educação do Município do Rio de Janeiro, uma que apresentou resultados acima da média municipal na nota padronizada da Prova Brasil de 2005 e 2007 de alunos de 9º ano e outra com resultados abaixo dessa média. A análise do material empírico (survey SOCED constituído por questionários aplicados para pais, alunos e professores das duas escolas; registro de campo e entrevistas com membros das direções) nos permitiu identificar características organizacionais e sociopedagógicas das escolas que poderiam indicar elementos importantes para a compreensão da diferença de desempenho dos alunos das duas escolas nas avaliações oficiais. Para entender as possíveis razões dessa diferença, a investigação procurou traçar perfil de cada unidade de ensino, considerando a estrutura organizacional da escola em termos de pessoal e de gestão; delinear os perfis socioeconômicos e sociodemográficos dos agentes educacionais; além de situar as unidades de ensino dentro da estrutura organizacional da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro. As práticas pedagógicas de cada escola, a relação família-escola e a relação estabelecida com o poder público também foram elementos que surgiram na análise, considerando a localização geográfica das duas escolas, ambas situadas em uma mesma área da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, porém uma dentro de uma área favelizada, o complexo de favelas da Maré, e outra em Bonsucesso, importante área comercial dessa região da cidade.The research is part of the investigation Institutional Contexts and the Construction of Quality Teaching in Basic Education organized by SOCED – Group Research in Sociology Sociology of Education of PUC - Rio that aims at making a comparative study between two public schools in the city of Rio de Janeiro, one of them showed results above the Municipal average of the standard grade on the Prova Brasil of 2005 and 2007, done by 9th-grade students and the other showed results below that average. The analysis of the empirical material (SOCED Survey) made up of questionaires answered by students’ parents, students and teachers from both schools; field records and interviews with members of the school administrations enabled us to observe some organizational and sociopedagogical features of the two schools which could point out pertinent elements for the understanding of the difference in the students’ performances on their official evaluations in both schools. In order to understand the possible causes of that difference, the investigation could draw up each school’s profile, considering the organizational structure of the school regarding the teachers and the school’s administration; draw up the socialdemographic profiles of the educational agents; besides locating the schools in the organizational structure of public schools in the city of Rio de Janeiro. The pedagogical practice of each school, the family-school relationship and the relationship established with the political power were also elements that arose from the analysis, considering the geographical location of the two schools, both located in northern zone of Rio de Janeiro; however, one located in a slum area, Complexo da Maré, and the other located in Bonsucesso, an important commercial borough of the city.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18431@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18431@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:12:43Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:18431Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-10-21T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv QUALIDADE DE ENSINO EM DUAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO: O QUE PRODUZ A DIFERENÇA?
dc.title.alternative.en.fl_str_mv TEACHING QUALITY IN TWO PUBLIC SCHOOLS IN THE CITY OF RIO DE JANEIRO: WHAT MAKES THE DIFFERENCE?
title QUALIDADE DE ENSINO EM DUAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO: O QUE PRODUZ A DIFERENÇA?
spellingShingle QUALIDADE DE ENSINO EM DUAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO: O QUE PRODUZ A DIFERENÇA?
ANDRÉIA MARTINS DE OLIVEIRA SANTO
title_short QUALIDADE DE ENSINO EM DUAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO: O QUE PRODUZ A DIFERENÇA?
title_full QUALIDADE DE ENSINO EM DUAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO: O QUE PRODUZ A DIFERENÇA?
title_fullStr QUALIDADE DE ENSINO EM DUAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO: O QUE PRODUZ A DIFERENÇA?
title_full_unstemmed QUALIDADE DE ENSINO EM DUAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO: O QUE PRODUZ A DIFERENÇA?
title_sort QUALIDADE DE ENSINO EM DUAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO: O QUE PRODUZ A DIFERENÇA?
author ANDRÉIA MARTINS DE OLIVEIRA SANTO
author_facet ANDRÉIA MARTINS DE OLIVEIRA SANTO
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv ZAIA BRANDAO
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 00463051491
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/9820138057865750
dc.contributor.referee1.fl_str_mv ZAIA BRANDAO
dc.contributor.referee2.fl_str_mv CYNTHIA PAES DE CARVALHO
dc.contributor.referee3.fl_str_mv CYNTHIA PAES DE CARVALHO
dc.contributor.referee4.fl_str_mv CYNTHIA PAES DE CARVALHO
dc.contributor.referee5.fl_str_mv CYNTHIA PAES DE CARVALHO
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 02401842705
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/8419308181266544
dc.contributor.author.fl_str_mv ANDRÉIA MARTINS DE OLIVEIRA SANTO
contributor_str_mv ZAIA BRANDAO
ZAIA BRANDAO
CYNTHIA PAES DE CARVALHO
CYNTHIA PAES DE CARVALHO
CYNTHIA PAES DE CARVALHO
CYNTHIA PAES DE CARVALHO
description Essa pesquisa se insere na investigação Contextos Institucionais e a Construção da Qualidade do Ensino na Educação Básica do SOCED – Grupo Pesquisas em Sociologia da Educação da PUC-Rio. Desenvolveu um estudo comparativo entre duas escolas públicas da rede municipal de educação do Município do Rio de Janeiro, uma que apresentou resultados acima da média municipal na nota padronizada da Prova Brasil de 2005 e 2007 de alunos de 9º ano e outra com resultados abaixo dessa média. A análise do material empírico (survey SOCED constituído por questionários aplicados para pais, alunos e professores das duas escolas; registro de campo e entrevistas com membros das direções) nos permitiu identificar características organizacionais e sociopedagógicas das escolas que poderiam indicar elementos importantes para a compreensão da diferença de desempenho dos alunos das duas escolas nas avaliações oficiais. Para entender as possíveis razões dessa diferença, a investigação procurou traçar perfil de cada unidade de ensino, considerando a estrutura organizacional da escola em termos de pessoal e de gestão; delinear os perfis socioeconômicos e sociodemográficos dos agentes educacionais; além de situar as unidades de ensino dentro da estrutura organizacional da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro. As práticas pedagógicas de cada escola, a relação família-escola e a relação estabelecida com o poder público também foram elementos que surgiram na análise, considerando a localização geográfica das duas escolas, ambas situadas em uma mesma área da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, porém uma dentro de uma área favelizada, o complexo de favelas da Maré, e outra em Bonsucesso, importante área comercial dessa região da cidade.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-04-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18431@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18431@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18431@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18431@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324909960921088