[en] GONZAGA DUQUE: CRITICS ART AND THE EXPERIENCE OF MODERNITY

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RENATA DE CAMPOS COUTO
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11401@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11401@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11401
Resumo: [pt] A presente dissertação propõe analisar a atuação de Gonzaga Duque como crítico de arte. Este trabalho reconstrói o percurso das influências estéticas que compuseram o universo teórico de referência para a atuação de Gonzaga Duque como crítico de arte. Esse estudo aborda com maior ênfase o engajamento simbolista do autor, mas igualmente compõe um quadro de diferentes fontes e experiências críticas citando artistas e críticos contemporâneos de seu período, como por exemplo, Baudelaire, Zola e Ruskin. Este estudo indica que Gonzaga Duque conseguia realizar uma crítica ao mesmo tempo experimental e teórica e que nutria essa certa generosidade de se manter sempre aberto aos desafios do presente, conseguindo forjar uma concepção singular de modernidade. A dissertação também se propõe analisar os artigos de crítica de arte referentes a alguns artistas relevantes no período, realizando uma análise formal concomitante com o texto do autor. Dessa forma, esse estudo permite pensar as amplitudes, mas também os limites da crítica de arte, principalmente no que tange a compreensão de certa modernidade plástica, não incorporada pelo autor, explicitando a sua condição de sujeito circunscrito no seu meio cultural. O estudo permite pensar as especificidades deste período histórico compondo um cenário social e cultural, com seus principais referenciais, indicando os aspectos singulares que permitiu ao Gonzaga Duque realizar uma crítica prol de um alargamento das fronteiras da visualidade na arte brasileira.
id PUC_RIO-1_05fb1d964b09d315226a96b9ee887569
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:11401
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [en] GONZAGA DUQUE: CRITICS ART AND THE EXPERIENCE OF MODERNITY[pt] GONZAGA DUQUE: CRÍTICA, ARTE E A EXPERIÊNCIA DA MODERNIDADE[pt] MODERNIDADE[pt] IMPRESSIONISMO[pt] ROMANTISMO HISTORICO[pt] ARTE DO SECULO XIX[pt] BELLE-EPOQUE[pt] SIMBOLISMO[pt] CRITICA DE ARTE[en] MODERNITY[en] IMPRESSIONISM[en] HISTORICAL ROMANTISM[en] ART OF CENTURY XIX[en] BELLE-EPOQUE[en] SYMBOLISM[en] CRITICAL OF ART[pt] A presente dissertação propõe analisar a atuação de Gonzaga Duque como crítico de arte. Este trabalho reconstrói o percurso das influências estéticas que compuseram o universo teórico de referência para a atuação de Gonzaga Duque como crítico de arte. Esse estudo aborda com maior ênfase o engajamento simbolista do autor, mas igualmente compõe um quadro de diferentes fontes e experiências críticas citando artistas e críticos contemporâneos de seu período, como por exemplo, Baudelaire, Zola e Ruskin. Este estudo indica que Gonzaga Duque conseguia realizar uma crítica ao mesmo tempo experimental e teórica e que nutria essa certa generosidade de se manter sempre aberto aos desafios do presente, conseguindo forjar uma concepção singular de modernidade. A dissertação também se propõe analisar os artigos de crítica de arte referentes a alguns artistas relevantes no período, realizando uma análise formal concomitante com o texto do autor. Dessa forma, esse estudo permite pensar as amplitudes, mas também os limites da crítica de arte, principalmente no que tange a compreensão de certa modernidade plástica, não incorporada pelo autor, explicitando a sua condição de sujeito circunscrito no seu meio cultural. O estudo permite pensar as especificidades deste período histórico compondo um cenário social e cultural, com seus principais referenciais, indicando os aspectos singulares que permitiu ao Gonzaga Duque realizar uma crítica prol de um alargamento das fronteiras da visualidade na arte brasileira.[en] The present dissertation aims to analyze the performance of Gonzaga Duque as an art critic. This work reconstructs the trajectory of the aesthetic influences that had composed the theoretical universe of reference for the performance of Gonzaga Duque as an art critic. This study emphasizes the relationship of the author with the Symbolism, but equally approaches different sources and critical experiences involving contemporaries` artists and critics with relevance for its period, such as Baudelaire, Zola and Ruskin. This study indicates that Gonzaga Duque has a successful acting as critic, performing at the same time experimental and a theoretical analysis opened to the challenges of the present, building a singular conception of modernity. The dissertation also aims to analyze the art reviews themselves with peculiar emphasis to some relevant artists in the period. This study it allows the meditation about the amplitude, but also the limits of the critic, mainly referring to the comprehension of a certain plastic modernity, not incorporated by the author. Finally, the study allows thinking the specificities of this historical period composing a social and cultural scene, with its main elements, indicating the singular aspects that allowed to the Gonzaga Duque to cross the borders of the Brazilian art.MAXWELLJOAO MASAO KAMITARENATA DE CAMPOS COUTO2008-03-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11401@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11401@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11401porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-05T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:11401Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-07-05T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [en] GONZAGA DUQUE: CRITICS ART AND THE EXPERIENCE OF MODERNITY
[pt] GONZAGA DUQUE: CRÍTICA, ARTE E A EXPERIÊNCIA DA MODERNIDADE
title [en] GONZAGA DUQUE: CRITICS ART AND THE EXPERIENCE OF MODERNITY
spellingShingle [en] GONZAGA DUQUE: CRITICS ART AND THE EXPERIENCE OF MODERNITY
RENATA DE CAMPOS COUTO
[pt] MODERNIDADE
[pt] IMPRESSIONISMO
[pt] ROMANTISMO HISTORICO
[pt] ARTE DO SECULO XIX
[pt] BELLE-EPOQUE
[pt] SIMBOLISMO
[pt] CRITICA DE ARTE
[en] MODERNITY
[en] IMPRESSIONISM
[en] HISTORICAL ROMANTISM
[en] ART OF CENTURY XIX
[en] BELLE-EPOQUE
[en] SYMBOLISM
[en] CRITICAL OF ART
title_short [en] GONZAGA DUQUE: CRITICS ART AND THE EXPERIENCE OF MODERNITY
title_full [en] GONZAGA DUQUE: CRITICS ART AND THE EXPERIENCE OF MODERNITY
title_fullStr [en] GONZAGA DUQUE: CRITICS ART AND THE EXPERIENCE OF MODERNITY
title_full_unstemmed [en] GONZAGA DUQUE: CRITICS ART AND THE EXPERIENCE OF MODERNITY
title_sort [en] GONZAGA DUQUE: CRITICS ART AND THE EXPERIENCE OF MODERNITY
author RENATA DE CAMPOS COUTO
author_facet RENATA DE CAMPOS COUTO
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv JOAO MASAO KAMITA
dc.contributor.author.fl_str_mv RENATA DE CAMPOS COUTO
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] MODERNIDADE
[pt] IMPRESSIONISMO
[pt] ROMANTISMO HISTORICO
[pt] ARTE DO SECULO XIX
[pt] BELLE-EPOQUE
[pt] SIMBOLISMO
[pt] CRITICA DE ARTE
[en] MODERNITY
[en] IMPRESSIONISM
[en] HISTORICAL ROMANTISM
[en] ART OF CENTURY XIX
[en] BELLE-EPOQUE
[en] SYMBOLISM
[en] CRITICAL OF ART
topic [pt] MODERNIDADE
[pt] IMPRESSIONISMO
[pt] ROMANTISMO HISTORICO
[pt] ARTE DO SECULO XIX
[pt] BELLE-EPOQUE
[pt] SIMBOLISMO
[pt] CRITICA DE ARTE
[en] MODERNITY
[en] IMPRESSIONISM
[en] HISTORICAL ROMANTISM
[en] ART OF CENTURY XIX
[en] BELLE-EPOQUE
[en] SYMBOLISM
[en] CRITICAL OF ART
description [pt] A presente dissertação propõe analisar a atuação de Gonzaga Duque como crítico de arte. Este trabalho reconstrói o percurso das influências estéticas que compuseram o universo teórico de referência para a atuação de Gonzaga Duque como crítico de arte. Esse estudo aborda com maior ênfase o engajamento simbolista do autor, mas igualmente compõe um quadro de diferentes fontes e experiências críticas citando artistas e críticos contemporâneos de seu período, como por exemplo, Baudelaire, Zola e Ruskin. Este estudo indica que Gonzaga Duque conseguia realizar uma crítica ao mesmo tempo experimental e teórica e que nutria essa certa generosidade de se manter sempre aberto aos desafios do presente, conseguindo forjar uma concepção singular de modernidade. A dissertação também se propõe analisar os artigos de crítica de arte referentes a alguns artistas relevantes no período, realizando uma análise formal concomitante com o texto do autor. Dessa forma, esse estudo permite pensar as amplitudes, mas também os limites da crítica de arte, principalmente no que tange a compreensão de certa modernidade plástica, não incorporada pelo autor, explicitando a sua condição de sujeito circunscrito no seu meio cultural. O estudo permite pensar as especificidades deste período histórico compondo um cenário social e cultural, com seus principais referenciais, indicando os aspectos singulares que permitiu ao Gonzaga Duque realizar uma crítica prol de um alargamento das fronteiras da visualidade na arte brasileira.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-03-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11401@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11401@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11401
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11401@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11401@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11401
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822567074070528