[en] GONZAGA DUQUE: CRITICS ART AND THE EXPERIENCE OF MODERNITY
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11401@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11401@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11401 |
Resumo: | [pt] A presente dissertação propõe analisar a atuação de Gonzaga Duque como crítico de arte. Este trabalho reconstrói o percurso das influências estéticas que compuseram o universo teórico de referência para a atuação de Gonzaga Duque como crítico de arte. Esse estudo aborda com maior ênfase o engajamento simbolista do autor, mas igualmente compõe um quadro de diferentes fontes e experiências críticas citando artistas e críticos contemporâneos de seu período, como por exemplo, Baudelaire, Zola e Ruskin. Este estudo indica que Gonzaga Duque conseguia realizar uma crítica ao mesmo tempo experimental e teórica e que nutria essa certa generosidade de se manter sempre aberto aos desafios do presente, conseguindo forjar uma concepção singular de modernidade. A dissertação também se propõe analisar os artigos de crítica de arte referentes a alguns artistas relevantes no período, realizando uma análise formal concomitante com o texto do autor. Dessa forma, esse estudo permite pensar as amplitudes, mas também os limites da crítica de arte, principalmente no que tange a compreensão de certa modernidade plástica, não incorporada pelo autor, explicitando a sua condição de sujeito circunscrito no seu meio cultural. O estudo permite pensar as especificidades deste período histórico compondo um cenário social e cultural, com seus principais referenciais, indicando os aspectos singulares que permitiu ao Gonzaga Duque realizar uma crítica prol de um alargamento das fronteiras da visualidade na arte brasileira. |
id |
PUC_RIO-1_05fb1d964b09d315226a96b9ee887569 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:11401 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
[en] GONZAGA DUQUE: CRITICS ART AND THE EXPERIENCE OF MODERNITY[pt] GONZAGA DUQUE: CRÍTICA, ARTE E A EXPERIÊNCIA DA MODERNIDADE[pt] MODERNIDADE[pt] IMPRESSIONISMO[pt] ROMANTISMO HISTORICO[pt] ARTE DO SECULO XIX[pt] BELLE-EPOQUE[pt] SIMBOLISMO[pt] CRITICA DE ARTE[en] MODERNITY[en] IMPRESSIONISM[en] HISTORICAL ROMANTISM[en] ART OF CENTURY XIX[en] BELLE-EPOQUE[en] SYMBOLISM[en] CRITICAL OF ART[pt] A presente dissertação propõe analisar a atuação de Gonzaga Duque como crítico de arte. Este trabalho reconstrói o percurso das influências estéticas que compuseram o universo teórico de referência para a atuação de Gonzaga Duque como crítico de arte. Esse estudo aborda com maior ênfase o engajamento simbolista do autor, mas igualmente compõe um quadro de diferentes fontes e experiências críticas citando artistas e críticos contemporâneos de seu período, como por exemplo, Baudelaire, Zola e Ruskin. Este estudo indica que Gonzaga Duque conseguia realizar uma crítica ao mesmo tempo experimental e teórica e que nutria essa certa generosidade de se manter sempre aberto aos desafios do presente, conseguindo forjar uma concepção singular de modernidade. A dissertação também se propõe analisar os artigos de crítica de arte referentes a alguns artistas relevantes no período, realizando uma análise formal concomitante com o texto do autor. Dessa forma, esse estudo permite pensar as amplitudes, mas também os limites da crítica de arte, principalmente no que tange a compreensão de certa modernidade plástica, não incorporada pelo autor, explicitando a sua condição de sujeito circunscrito no seu meio cultural. O estudo permite pensar as especificidades deste período histórico compondo um cenário social e cultural, com seus principais referenciais, indicando os aspectos singulares que permitiu ao Gonzaga Duque realizar uma crítica prol de um alargamento das fronteiras da visualidade na arte brasileira.[en] The present dissertation aims to analyze the performance of Gonzaga Duque as an art critic. This work reconstructs the trajectory of the aesthetic influences that had composed the theoretical universe of reference for the performance of Gonzaga Duque as an art critic. This study emphasizes the relationship of the author with the Symbolism, but equally approaches different sources and critical experiences involving contemporaries` artists and critics with relevance for its period, such as Baudelaire, Zola and Ruskin. This study indicates that Gonzaga Duque has a successful acting as critic, performing at the same time experimental and a theoretical analysis opened to the challenges of the present, building a singular conception of modernity. The dissertation also aims to analyze the art reviews themselves with peculiar emphasis to some relevant artists in the period. This study it allows the meditation about the amplitude, but also the limits of the critic, mainly referring to the comprehension of a certain plastic modernity, not incorporated by the author. Finally, the study allows thinking the specificities of this historical period composing a social and cultural scene, with its main elements, indicating the singular aspects that allowed to the Gonzaga Duque to cross the borders of the Brazilian art.MAXWELLJOAO MASAO KAMITARENATA DE CAMPOS COUTO2008-03-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11401@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11401@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11401porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-05T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:11401Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-07-05T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[en] GONZAGA DUQUE: CRITICS ART AND THE EXPERIENCE OF MODERNITY [pt] GONZAGA DUQUE: CRÍTICA, ARTE E A EXPERIÊNCIA DA MODERNIDADE |
title |
[en] GONZAGA DUQUE: CRITICS ART AND THE EXPERIENCE OF MODERNITY |
spellingShingle |
[en] GONZAGA DUQUE: CRITICS ART AND THE EXPERIENCE OF MODERNITY RENATA DE CAMPOS COUTO [pt] MODERNIDADE [pt] IMPRESSIONISMO [pt] ROMANTISMO HISTORICO [pt] ARTE DO SECULO XIX [pt] BELLE-EPOQUE [pt] SIMBOLISMO [pt] CRITICA DE ARTE [en] MODERNITY [en] IMPRESSIONISM [en] HISTORICAL ROMANTISM [en] ART OF CENTURY XIX [en] BELLE-EPOQUE [en] SYMBOLISM [en] CRITICAL OF ART |
title_short |
[en] GONZAGA DUQUE: CRITICS ART AND THE EXPERIENCE OF MODERNITY |
title_full |
[en] GONZAGA DUQUE: CRITICS ART AND THE EXPERIENCE OF MODERNITY |
title_fullStr |
[en] GONZAGA DUQUE: CRITICS ART AND THE EXPERIENCE OF MODERNITY |
title_full_unstemmed |
[en] GONZAGA DUQUE: CRITICS ART AND THE EXPERIENCE OF MODERNITY |
title_sort |
[en] GONZAGA DUQUE: CRITICS ART AND THE EXPERIENCE OF MODERNITY |
author |
RENATA DE CAMPOS COUTO |
author_facet |
RENATA DE CAMPOS COUTO |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
JOAO MASAO KAMITA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RENATA DE CAMPOS COUTO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] MODERNIDADE [pt] IMPRESSIONISMO [pt] ROMANTISMO HISTORICO [pt] ARTE DO SECULO XIX [pt] BELLE-EPOQUE [pt] SIMBOLISMO [pt] CRITICA DE ARTE [en] MODERNITY [en] IMPRESSIONISM [en] HISTORICAL ROMANTISM [en] ART OF CENTURY XIX [en] BELLE-EPOQUE [en] SYMBOLISM [en] CRITICAL OF ART |
topic |
[pt] MODERNIDADE [pt] IMPRESSIONISMO [pt] ROMANTISMO HISTORICO [pt] ARTE DO SECULO XIX [pt] BELLE-EPOQUE [pt] SIMBOLISMO [pt] CRITICA DE ARTE [en] MODERNITY [en] IMPRESSIONISM [en] HISTORICAL ROMANTISM [en] ART OF CENTURY XIX [en] BELLE-EPOQUE [en] SYMBOLISM [en] CRITICAL OF ART |
description |
[pt] A presente dissertação propõe analisar a atuação de Gonzaga Duque como crítico de arte. Este trabalho reconstrói o percurso das influências estéticas que compuseram o universo teórico de referência para a atuação de Gonzaga Duque como crítico de arte. Esse estudo aborda com maior ênfase o engajamento simbolista do autor, mas igualmente compõe um quadro de diferentes fontes e experiências críticas citando artistas e críticos contemporâneos de seu período, como por exemplo, Baudelaire, Zola e Ruskin. Este estudo indica que Gonzaga Duque conseguia realizar uma crítica ao mesmo tempo experimental e teórica e que nutria essa certa generosidade de se manter sempre aberto aos desafios do presente, conseguindo forjar uma concepção singular de modernidade. A dissertação também se propõe analisar os artigos de crítica de arte referentes a alguns artistas relevantes no período, realizando uma análise formal concomitante com o texto do autor. Dessa forma, esse estudo permite pensar as amplitudes, mas também os limites da crítica de arte, principalmente no que tange a compreensão de certa modernidade plástica, não incorporada pelo autor, explicitando a sua condição de sujeito circunscrito no seu meio cultural. O estudo permite pensar as especificidades deste período histórico compondo um cenário social e cultural, com seus principais referenciais, indicando os aspectos singulares que permitiu ao Gonzaga Duque realizar uma crítica prol de um alargamento das fronteiras da visualidade na arte brasileira. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-03-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11401@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11401@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11401 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11401@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11401@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11401 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814822567074070528 |