[en] DRIVERS FOR TELECONSULTATION ACCEPTANCE IN BRAZIL: PATIENTS PERSPECTIVE DURING THE COVID-19 PANDEMIC
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59311@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59311@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59311 |
Resumo: | [pt] A teleconsulta, como ferramenta tecnológica, pode gerar maior acessibilidade a serviços de saúde de qualidade, além de servir para lidar com os desafios de recursos na indústria da saúde. Pode também ser particularmente relevante durante a pandemia de COVID-19, com o distanciamento social que demanda novas soluções tecnológicas para a oferta de serviços de qualidade com contato pessoal reduzido. Este trabalho propõe um modelo integrativo de aceitação de tecnologia para avaliar os fatores determinantes da adoção de teleconsulta pelos pacientes, alinhando construtos de caráter cognitivo e comportamental, oriundos do modelo de aceitação de tecnologia, com outros construtos de natureza distintas: (i) prontidão tecnológica, representando o fator de natureza tecnológica do modelo; e (ii) confiança e autoeficácia, representando construtos relacionados com aspectos específicos e relevantes na adoção de tecnologias em serviços de saúde. Para testar e validar o modelo conceitual proposto, foi utilizada a modelagem de equações estruturais com dados dos questionários de 415 consumidores. Os resultados obtidos indicam relações significativas entre os construtos avaliados, com particular relevância nos efeitos da utilidade percebida, antecedida pela confiança e prontidão tecnológica, sobre atitude e intenção de uso da teleconsulta. O uso deste modelo integrativo, com seis potenciais antecedentes, possibilitou explicar 67,7 por cento da variância da intenção comportamental de uso dos respondentes. Os achados também sugerem que o contexto pandêmico associado com o Covid-19 possa influenciar o comportamento dos pacientes quanto à intenção de uso da teleconsulta. Desta forma, os resultados obtidos fornecem avanços no debate da aceitação de tecnologia nos serviços de saúde, ao propor um modelo integrativo e potencialmente inédito de avaliação das intenções de uso, sobre a ótica dos pacientes. Também servem como potenciais fontes orientadoras para organizações de saúde e reguladores públicos, na formatação de estratégias para o futuro da teleconsulta no Brasil no período posterior à pandemia de COVID-19. |
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[en] DRIVERS FOR TELECONSULTATION ACCEPTANCE IN BRAZIL: PATIENTS PERSPECTIVE DURING THE COVID-19 PANDEMIC[pt] FATORES DA INTENÇÃO DE ADOÇÃO DE TECNOLOGIA EM SERVIÇOS DE SAÚDE: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DOS PACIENTES[pt] ADOCAO DE TECNOLOGIA[pt] TELECONSULTA[pt] INOVACAO NA SAUDE[pt] PRONTIDAO TECNOLOGICA[pt] CONFIANCA[en] TECHNOLOGY ADOPTION[en] TELECONSULTATION[en] HEALTH INNOVATION[en] TECHNOLOGICAL READINESS[en] TRUST[pt] A teleconsulta, como ferramenta tecnológica, pode gerar maior acessibilidade a serviços de saúde de qualidade, além de servir para lidar com os desafios de recursos na indústria da saúde. Pode também ser particularmente relevante durante a pandemia de COVID-19, com o distanciamento social que demanda novas soluções tecnológicas para a oferta de serviços de qualidade com contato pessoal reduzido. Este trabalho propõe um modelo integrativo de aceitação de tecnologia para avaliar os fatores determinantes da adoção de teleconsulta pelos pacientes, alinhando construtos de caráter cognitivo e comportamental, oriundos do modelo de aceitação de tecnologia, com outros construtos de natureza distintas: (i) prontidão tecnológica, representando o fator de natureza tecnológica do modelo; e (ii) confiança e autoeficácia, representando construtos relacionados com aspectos específicos e relevantes na adoção de tecnologias em serviços de saúde. Para testar e validar o modelo conceitual proposto, foi utilizada a modelagem de equações estruturais com dados dos questionários de 415 consumidores. Os resultados obtidos indicam relações significativas entre os construtos avaliados, com particular relevância nos efeitos da utilidade percebida, antecedida pela confiança e prontidão tecnológica, sobre atitude e intenção de uso da teleconsulta. O uso deste modelo integrativo, com seis potenciais antecedentes, possibilitou explicar 67,7 por cento da variância da intenção comportamental de uso dos respondentes. Os achados também sugerem que o contexto pandêmico associado com o Covid-19 possa influenciar o comportamento dos pacientes quanto à intenção de uso da teleconsulta. Desta forma, os resultados obtidos fornecem avanços no debate da aceitação de tecnologia nos serviços de saúde, ao propor um modelo integrativo e potencialmente inédito de avaliação das intenções de uso, sobre a ótica dos pacientes. Também servem como potenciais fontes orientadoras para organizações de saúde e reguladores públicos, na formatação de estratégias para o futuro da teleconsulta no Brasil no período posterior à pandemia de COVID-19.[en] Teleconsultation can be a strategic technological tool for patients to access quality healthcare while dealing with resource challenges within health industry. It can be particularly relevant during and after the COVID-19 pandemic, when the social distancing world had to scramble for new technological solutions to offer quality healthcare services with reduced personal contact. Our research proposes an integrative technology acceptance model to evaluate the drivers of teleconsultation adoption by patients, aligning cognitive and behavioral constructs from the technology acceptance model with other drivers associated with distinct natures, such as: (i) technology readiness, a factor with technological characteristics; and (ii) trust, and self-efficacy, constructs strongly associated and relevant to the acceptance of technologies in health-related services. To test and validate the proposed conceptual model, this study applied structural equations modeling based on survey’s data from a sample of 415 consumers. Results indicate significant relationships between the assessed constructs, with particular relevance on the effects of perceived usefulness, anteceded by trust and technology readiness, on attitude and intention to use teleconsultation. The model was able to explain 67.7 percent of respondents behavioral intention in adopting teleconsultation. Our findings also suggested the potential impact of the pandemic context (Covid-19) on the respondents answers and behaviors. Our findings support the debate on technology acceptance by providing an integrative and potentially new model for assessing patients intention of adopting new health-related technologies. In addition, results provide helpful insights for health organizations and regulators in their future strategies and debates on the teleconsultation introduction in Brazil in the period post-Covid-19 pandemic.MAXWELLJORGE FERREIRA DA SILVAMARCUS FABIO RODRIGUES PEIXOTO2022-06-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59311@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59311@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59311porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-29T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:59311Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-29T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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