DETERMINAÇÃO E CONTROLE DA TRAJETÓRIA ÓTIMA DE UM VEÍCULO TERRESTRE EM TRAÇADO FECHADO PRÉ-DEFINIDO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SERGIO SANTIAGO RIBEIRO
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14545@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14545@2
Resumo: A determinação de uma trajetória ótima não é uma tarefa simples, uma vez que ela é diretamente dependente dos limites de aceleração suportada por cada veículo. Essa pesquisa aborda um método de otimização baseado em algoritmos genéticos que identifica a trajetória que um carro deve percorrer para completar uma pista pré-definida no menor tempo. Considerando um modelo veicular de Partícula Orientada, o método otimiza os perfis de aceleração que levam o veículo a percorrer a trajetória de menor tempo. Adicionalmente, projeta-se um controlador fuzzy para emular o comportamento de um ser humano na direção do veículo ao longo da trajetória ótima. Para alimentar o controlador, foram testados dois métodos de geração de erro: o Erro Presente da Trajetória e o Erro Futuro da Trajetória (FBTE), que é a medida de posição do carro quanto a sua tendência de movimento. Resultados obtidos com controladores clássicos, como o PDD, são confrontados com os fornecidos pelo controlador fuzzy alimentado pelo procedimento de geração de Erro Futuro de Trajetória (FBTE).
id PUC_RIO-1_076bd01fc2b18cee8c46f181e959e484
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:14545
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisDETERMINAÇÃO E CONTROLE DA TRAJETÓRIA ÓTIMA DE UM VEÍCULO TERRESTRE EM TRAÇADO FECHADO PRÉ-DEFINIDO OPTIMAL TRAJECTORY DEFINITION AND CONTROL FOR A TERRESTRIAL VEHICLE IN A CLOSED TRACK 2009-03-25RICARDO TANSCHEIT22235426034lattes.cnpq.br/8206214061481076MAURO SPERANZA NETO75207150782lattes.cnpq.br/5379579615510416MAURO SPERANZA NETO75207150782lattes.cnpq.br/5379579615510416RICARDO TANSCHEITJOSE FRANCO MACHADO DO AMARALMAURO SPERANZA NETOMAURO SPERANZA NETOJOSE FRANCO MACHADO DO AMARAL09232950707lattes.cnpq.br/2401419163873267SERGIO SANTIAGO RIBEIROPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ENGENHARIA ELÉTRICAPUC-RioBRA determinação de uma trajetória ótima não é uma tarefa simples, uma vez que ela é diretamente dependente dos limites de aceleração suportada por cada veículo. Essa pesquisa aborda um método de otimização baseado em algoritmos genéticos que identifica a trajetória que um carro deve percorrer para completar uma pista pré-definida no menor tempo. Considerando um modelo veicular de Partícula Orientada, o método otimiza os perfis de aceleração que levam o veículo a percorrer a trajetória de menor tempo. Adicionalmente, projeta-se um controlador fuzzy para emular o comportamento de um ser humano na direção do veículo ao longo da trajetória ótima. Para alimentar o controlador, foram testados dois métodos de geração de erro: o Erro Presente da Trajetória e o Erro Futuro da Trajetória (FBTE), que é a medida de posição do carro quanto a sua tendência de movimento. Resultados obtidos com controladores clássicos, como o PDD, são confrontados com os fornecidos pelo controlador fuzzy alimentado pelo procedimento de geração de Erro Futuro de Trajetória (FBTE).The definition of the minimum time trajectory in a track is not obvious, since it is directly dependent on the acceleration limits that the vehicle can withstand. This paper presents an optimization method based on Genetic Algorithms that identifies the path that a car must follow in order to complete a given circuit in minimum time. By considering an Oriented Particle model, the method optimizes the acceleration profiles that drive the vehicle along the trajectory in minimum time. In addition, a fuzzy controller is designed to emulate the behavior of a human driver controlling a high speed car along the optimized trajectory. Two different error generation procedures were tested as controller inputs: the Present Trajectory Error and the Future-based Trajectory Error (FBTE), which gives information on the car’s tendency of movement. Results obtained with other controllers in the same application, such as the PDD, are compared to those provided by the fuzzy controller fed by the FBTE procedure.COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORCONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14545@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14545@2engreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:05:57Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:14545Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-09-03T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv DETERMINAÇÃO E CONTROLE DA TRAJETÓRIA ÓTIMA DE UM VEÍCULO TERRESTRE EM TRAÇADO FECHADO PRÉ-DEFINIDO
dc.title.alternative.en.fl_str_mv OPTIMAL TRAJECTORY DEFINITION AND CONTROL FOR A TERRESTRIAL VEHICLE IN A CLOSED TRACK
title DETERMINAÇÃO E CONTROLE DA TRAJETÓRIA ÓTIMA DE UM VEÍCULO TERRESTRE EM TRAÇADO FECHADO PRÉ-DEFINIDO
spellingShingle DETERMINAÇÃO E CONTROLE DA TRAJETÓRIA ÓTIMA DE UM VEÍCULO TERRESTRE EM TRAÇADO FECHADO PRÉ-DEFINIDO
SERGIO SANTIAGO RIBEIRO
title_short DETERMINAÇÃO E CONTROLE DA TRAJETÓRIA ÓTIMA DE UM VEÍCULO TERRESTRE EM TRAÇADO FECHADO PRÉ-DEFINIDO
title_full DETERMINAÇÃO E CONTROLE DA TRAJETÓRIA ÓTIMA DE UM VEÍCULO TERRESTRE EM TRAÇADO FECHADO PRÉ-DEFINIDO
title_fullStr DETERMINAÇÃO E CONTROLE DA TRAJETÓRIA ÓTIMA DE UM VEÍCULO TERRESTRE EM TRAÇADO FECHADO PRÉ-DEFINIDO
title_full_unstemmed DETERMINAÇÃO E CONTROLE DA TRAJETÓRIA ÓTIMA DE UM VEÍCULO TERRESTRE EM TRAÇADO FECHADO PRÉ-DEFINIDO
title_sort DETERMINAÇÃO E CONTROLE DA TRAJETÓRIA ÓTIMA DE UM VEÍCULO TERRESTRE EM TRAÇADO FECHADO PRÉ-DEFINIDO
author SERGIO SANTIAGO RIBEIRO
author_facet SERGIO SANTIAGO RIBEIRO
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv RICARDO TANSCHEIT
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 22235426034
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/8206214061481076
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv MAURO SPERANZA NETO
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv 75207150782
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/5379579615510416
dc.contributor.advisor-co2.fl_str_mv MAURO SPERANZA NETO
dc.contributor.advisor-co2ID.fl_str_mv 75207150782
dc.contributor.advisor-co2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/5379579615510416
dc.contributor.referee1.fl_str_mv RICARDO TANSCHEIT
dc.contributor.referee2.fl_str_mv JOSE FRANCO MACHADO DO AMARAL
dc.contributor.referee3.fl_str_mv MAURO SPERANZA NETO
dc.contributor.referee4.fl_str_mv MAURO SPERANZA NETO
dc.contributor.referee5.fl_str_mv JOSE FRANCO MACHADO DO AMARAL
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 09232950707
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/2401419163873267
dc.contributor.author.fl_str_mv SERGIO SANTIAGO RIBEIRO
contributor_str_mv RICARDO TANSCHEIT
MAURO SPERANZA NETO
MAURO SPERANZA NETO
RICARDO TANSCHEIT
JOSE FRANCO MACHADO DO AMARAL
MAURO SPERANZA NETO
MAURO SPERANZA NETO
JOSE FRANCO MACHADO DO AMARAL
description A determinação de uma trajetória ótima não é uma tarefa simples, uma vez que ela é diretamente dependente dos limites de aceleração suportada por cada veículo. Essa pesquisa aborda um método de otimização baseado em algoritmos genéticos que identifica a trajetória que um carro deve percorrer para completar uma pista pré-definida no menor tempo. Considerando um modelo veicular de Partícula Orientada, o método otimiza os perfis de aceleração que levam o veículo a percorrer a trajetória de menor tempo. Adicionalmente, projeta-se um controlador fuzzy para emular o comportamento de um ser humano na direção do veículo ao longo da trajetória ótima. Para alimentar o controlador, foram testados dois métodos de geração de erro: o Erro Presente da Trajetória e o Erro Futuro da Trajetória (FBTE), que é a medida de posição do carro quanto a sua tendência de movimento. Resultados obtidos com controladores clássicos, como o PDD, são confrontados com os fornecidos pelo controlador fuzzy alimentado pelo procedimento de geração de Erro Futuro de Trajetória (FBTE).
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-03-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14545@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14545@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14545@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14545@2
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ENGENHARIA ELÉTRICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324903452409856