[en] VARIATIONS IN ORGANIZATIONAL ROUTINES: THE CASE OF AN INNOVATION TECHNOLOGY INSTITUTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FLORENCE VIDAL PERFEITO
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28213@1
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http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28213
Resumo: [pt] A empresa transforma os seus recursos a partir de rotinas organizacionais, cujas abordagens teóricas têm possibilitado o entendimento do desempenho do negócio, uma vez que elas carregam consigo o poder de transformação. Nesse sentido, esta pesquisa buscou compreender os motivos que justificam as variações nas rotinas organizacionais, dentro do contexto das compras de insumos químicos para um Instituto de Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro. Adotou-se como metodologia o estudo de caso único. A coleta de dados ocorreu entre 24/08/2015 a 29/01/2016 e baseou-se em evidências primárias, com entrevistas de 18 pessoas, por meio de um roteiro semiestruturado, além da análise de mais de 30 documentos e observações empíricas. Os resultados encontrados sugerem falta de integração e desalinhamento de interesses, conceitos e necessidades entre as áreas e atores participantes, incentivando a manutenção de rotinas organizacionais com estruturas e fundamentos inadequados para atender a todos os propósitos da empresa. Estes problemas geraram uma variação prejudicial à produtividade do negócio. Porém, também, permitiram a criação de novos padrões mais adaptados ao contexto e capazes de garantir agilidade para as rotinas de compra, corroborando com a ideia da flexibilidade positiva nas rotinas organizacionais, que provocam a mudança endógena preconizada pela teoria. Desta forma, sugere-se ampliar o nível de comprometimento da organização com o negócio a partir da adequação das rotinas organizacionais de compra, incorporando os novos padrões para fomentar a inovação dos processos institucionais, além de oferecer à organização a oportunidade de obter desempenho superior e vantagem competitiva.
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