[pt] A INCAPACIDADE DE BRINCAR NA CLÍNICA PSICANALÍTICA COM CRIANÇAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SYLVIA CARAM SOUZA DE PAULA
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31429@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31429@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31429
Resumo: [pt] Nesta dissertação procuramos investigar a incapacidade de brincar observada na clínica com crianças. Através da obra de Winnicott refletimos sobre o lugar do brincar para a psicanálise e sua relevância para o desenvolvimento emocional primitivo saudável. Em um paralelo com a obra de Wilfred Bion, apontamos a similaridade entre pensar e brincar enquanto capacidades pré-simbólicas, desenvolvidas nos primórdios da vida a partir da relação com o ambiente, principalmente pelas funções denominadas holding e rêverie. Ressaltamos a importância do lugar do analista diante das dificuldades na formação do espaço transicional, a partir de uma postura de analista suficientemente bom.
id PUC_RIO-1_099d1d1e4a7beb32a8c1e8bb0b25661e
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:31429
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] A INCAPACIDADE DE BRINCAR NA CLÍNICA PSICANALÍTICA COM CRIANÇAS [en] THE INCAPACITY TO PLAY IN PSYCHOANALYTIC CLINIC WITH CHILDREN [pt] CRIANCA[pt] REVERIE[pt] HOLDING[pt] PSICANALISE[en] CHILD[en] REVERIE[en] HOLDING[en] PSYCHOANALYSIS[pt] Nesta dissertação procuramos investigar a incapacidade de brincar observada na clínica com crianças. Através da obra de Winnicott refletimos sobre o lugar do brincar para a psicanálise e sua relevância para o desenvolvimento emocional primitivo saudável. Em um paralelo com a obra de Wilfred Bion, apontamos a similaridade entre pensar e brincar enquanto capacidades pré-simbólicas, desenvolvidas nos primórdios da vida a partir da relação com o ambiente, principalmente pelas funções denominadas holding e rêverie. Ressaltamos a importância do lugar do analista diante das dificuldades na formação do espaço transicional, a partir de uma postura de analista suficientemente bom.[en] In this dissertation we will discuss the children s inability to play observed in a clinic. Through Winnicott s work, we can reflect on the importance of playing for psychoanalysis and its relevance to healthy primitive emotional development. Parallel Wilfred Bion s work, we point out the similarities between thinking and playing as pre-symbolic capacities, developed from the relation with the environment in the beginnings of life, mainly by the functions denominated holding and rêverie. The importance of the analyst s place facing difficulties in the formation of the transitional space, from a sufficiently good analyst posture.MAXWELLSILVIA MARIA ABUJAMRA ZORNIGSYLVIA CARAM SOUZA DE PAULA2017-09-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31429@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31429@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31429porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-28T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:31429Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-28T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] A INCAPACIDADE DE BRINCAR NA CLÍNICA PSICANALÍTICA COM CRIANÇAS
[en] THE INCAPACITY TO PLAY IN PSYCHOANALYTIC CLINIC WITH CHILDREN
title [pt] A INCAPACIDADE DE BRINCAR NA CLÍNICA PSICANALÍTICA COM CRIANÇAS
spellingShingle [pt] A INCAPACIDADE DE BRINCAR NA CLÍNICA PSICANALÍTICA COM CRIANÇAS
SYLVIA CARAM SOUZA DE PAULA
[pt] CRIANCA
[pt] REVERIE
[pt] HOLDING
[pt] PSICANALISE
[en] CHILD
[en] REVERIE
[en] HOLDING
[en] PSYCHOANALYSIS
title_short [pt] A INCAPACIDADE DE BRINCAR NA CLÍNICA PSICANALÍTICA COM CRIANÇAS
title_full [pt] A INCAPACIDADE DE BRINCAR NA CLÍNICA PSICANALÍTICA COM CRIANÇAS
title_fullStr [pt] A INCAPACIDADE DE BRINCAR NA CLÍNICA PSICANALÍTICA COM CRIANÇAS
title_full_unstemmed [pt] A INCAPACIDADE DE BRINCAR NA CLÍNICA PSICANALÍTICA COM CRIANÇAS
title_sort [pt] A INCAPACIDADE DE BRINCAR NA CLÍNICA PSICANALÍTICA COM CRIANÇAS
author SYLVIA CARAM SOUZA DE PAULA
author_facet SYLVIA CARAM SOUZA DE PAULA
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVIA MARIA ABUJAMRA ZORNIG
dc.contributor.author.fl_str_mv SYLVIA CARAM SOUZA DE PAULA
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] CRIANCA
[pt] REVERIE
[pt] HOLDING
[pt] PSICANALISE
[en] CHILD
[en] REVERIE
[en] HOLDING
[en] PSYCHOANALYSIS
topic [pt] CRIANCA
[pt] REVERIE
[pt] HOLDING
[pt] PSICANALISE
[en] CHILD
[en] REVERIE
[en] HOLDING
[en] PSYCHOANALYSIS
description [pt] Nesta dissertação procuramos investigar a incapacidade de brincar observada na clínica com crianças. Através da obra de Winnicott refletimos sobre o lugar do brincar para a psicanálise e sua relevância para o desenvolvimento emocional primitivo saudável. Em um paralelo com a obra de Wilfred Bion, apontamos a similaridade entre pensar e brincar enquanto capacidades pré-simbólicas, desenvolvidas nos primórdios da vida a partir da relação com o ambiente, principalmente pelas funções denominadas holding e rêverie. Ressaltamos a importância do lugar do analista diante das dificuldades na formação do espaço transicional, a partir de uma postura de analista suficientemente bom.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31429@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31429@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31429
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31429@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31429@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31429
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822603667275776