O DIÁLOGO E O CORPO NA NARRATIVA DE NELSON RODRIGUES: A DIMENSÃO MELODRAMÁTICA DOS FOLHETINS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52457@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52457@2 |
Resumo: | A maneira como a narrativa de ficção de Nelson Rodrigues é convencionalmente tratada por pesquisadores e pela crítica especializada parece não contemplar aspectos dramatúrgicos que singularizam a construção escritural do texto dramático-literário rodrigueano. O objetivo deste trabalho é apresentar e discutir o conceito de melodrama, que Rodrigues retoma imprimindo seu estilo autoral à escrita, que altera a fórmula melodramática tradicional. Esse conceito envolve questões que inter-relacionam sensorialidade, gesto, movimento, dramaturgia corporal e vocalidade na carpintaria dessa arte-escrita, o romance-folhetim. Uma produção cujo próprio modo de registrar o diálogo e as expressões do corpo no texto é suficiente para questionar a posição marginal do folhetim na carreira do romancista. A linguagem gestual do corpo da personagem, ao ser insistentemente indicada por Rodrigues na escrita, sugere reações emocionais que provocam reações no leitor; e o diálogo o tangencia com energia incorpórea. Na intenção de não negligenciar esses preponderantes aspectos inerentes ao procedimento de escrita teatral rodrigueano, proponho a leitura da construção escritural do folhetim como o processo de produção de uma escritura cênica, que possui uma impactante dimensão espetacular e uma relação direta com espetáculos populares. As reflexões propostas nesta pesquisa, relacionadas com o campo sensível e a percepção sensorial, visam, através de uma sondagem antenada com questões contemporâneas, contribuir para a leitura do segmento folhetinesco da obra em prosa de Nelson Rodrigues. |
id |
PUC_RIO-1_0a0647548fded6bfb9c6da8a7a5a5b4a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:52457 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisO DIÁLOGO E O CORPO NA NARRATIVA DE NELSON RODRIGUES: A DIMENSÃO MELODRAMÁTICA DOS FOLHETINSTHE DIALOGUE AND THE BODY IN THE NARRATIVE BY NELSON RODRIGUES: THE MELODRAMATIC DIMENSION OF THE NOVELS2019-04-10MARILIA ROTHIER CARDOSO01356291600lattes.cnpq.br/5812449376017762MANUELA CORREA BORGESFLAVIA VIEIRA SANTOSFLAVIA VIEIRA SANTOSLIA DUARTE MOTAMARILIA ROTHIER CARDOSO11545336709lattes.cnpq.br/5775702126586681NILTON PEREIRA SILVAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM LITERATURA, CULTURA E CONTEMPORANEIDADEPUC-RioBRA maneira como a narrativa de ficção de Nelson Rodrigues é convencionalmente tratada por pesquisadores e pela crítica especializada parece não contemplar aspectos dramatúrgicos que singularizam a construção escritural do texto dramático-literário rodrigueano. O objetivo deste trabalho é apresentar e discutir o conceito de melodrama, que Rodrigues retoma imprimindo seu estilo autoral à escrita, que altera a fórmula melodramática tradicional. Esse conceito envolve questões que inter-relacionam sensorialidade, gesto, movimento, dramaturgia corporal e vocalidade na carpintaria dessa arte-escrita, o romance-folhetim. Uma produção cujo próprio modo de registrar o diálogo e as expressões do corpo no texto é suficiente para questionar a posição marginal do folhetim na carreira do romancista. A linguagem gestual do corpo da personagem, ao ser insistentemente indicada por Rodrigues na escrita, sugere reações emocionais que provocam reações no leitor; e o diálogo o tangencia com energia incorpórea. Na intenção de não negligenciar esses preponderantes aspectos inerentes ao procedimento de escrita teatral rodrigueano, proponho a leitura da construção escritural do folhetim como o processo de produção de uma escritura cênica, que possui uma impactante dimensão espetacular e uma relação direta com espetáculos populares. As reflexões propostas nesta pesquisa, relacionadas com o campo sensível e a percepção sensorial, visam, através de uma sondagem antenada com questões contemporâneas, contribuir para a leitura do segmento folhetinesco da obra em prosa de Nelson Rodrigues.The way Nelson Rodrigues fictitious narrative is conventionally treated by researchers and specialized criticism does not seem to contemplate dramaturgical aspects that singularize the scriptural construction of his dramatic-literary text. The objective of this thesis is to present and discuss the concept of melodrama that Rodrigues resumes by writing the prose narrative in his own style, which changes the traditional melodramatic formula. This concept involves questions that interrelate sensoriality, gesture, movement, body dramaturgy and vocality in the carpentru of his art-writing, the novel. A piece of writing in which the way of organizing dialogue and indicating body expressions in the next is enough yo question the fringe position of the novel in the novelist s career. The gesture language of the character s body, as Rodrigues repeatedly insists on writing it, suggests emotional reactions that affect the reader; and the dialogue touches him/her with incorporeal energy. In order to not neglect these preponderant aspects inherent to the procedure of theatrical writing of Rodrigues, I propose the reading of the construction of his novel as the process of scenic writing, which has a chocking spectacular dimension and a direct relation with popular spectacles. The reflections proposed in this research, related to the sentitive field and the sensorial perception, aim, through a survey linked to contemporary questions, to contribute to the reading of Nelson Rodrigues prose narrative of book length.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTS. DE ENSINOPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS DE ENSINO PARTICULAREShttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52457@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52457@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T14:00:21Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:52457Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-04T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
O DIÁLOGO E O CORPO NA NARRATIVA DE NELSON RODRIGUES: A DIMENSÃO MELODRAMÁTICA DOS FOLHETINS |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
THE DIALOGUE AND THE BODY IN THE NARRATIVE BY NELSON RODRIGUES: THE MELODRAMATIC DIMENSION OF THE NOVELS |
title |
O DIÁLOGO E O CORPO NA NARRATIVA DE NELSON RODRIGUES: A DIMENSÃO MELODRAMÁTICA DOS FOLHETINS |
spellingShingle |
O DIÁLOGO E O CORPO NA NARRATIVA DE NELSON RODRIGUES: A DIMENSÃO MELODRAMÁTICA DOS FOLHETINS NILTON PEREIRA SILVA |
title_short |
O DIÁLOGO E O CORPO NA NARRATIVA DE NELSON RODRIGUES: A DIMENSÃO MELODRAMÁTICA DOS FOLHETINS |
title_full |
O DIÁLOGO E O CORPO NA NARRATIVA DE NELSON RODRIGUES: A DIMENSÃO MELODRAMÁTICA DOS FOLHETINS |
title_fullStr |
O DIÁLOGO E O CORPO NA NARRATIVA DE NELSON RODRIGUES: A DIMENSÃO MELODRAMÁTICA DOS FOLHETINS |
title_full_unstemmed |
O DIÁLOGO E O CORPO NA NARRATIVA DE NELSON RODRIGUES: A DIMENSÃO MELODRAMÁTICA DOS FOLHETINS |
title_sort |
O DIÁLOGO E O CORPO NA NARRATIVA DE NELSON RODRIGUES: A DIMENSÃO MELODRAMÁTICA DOS FOLHETINS |
author |
NILTON PEREIRA SILVA |
author_facet |
NILTON PEREIRA SILVA |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
MARILIA ROTHIER CARDOSO |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
01356291600 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/5812449376017762 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
MANUELA CORREA BORGES |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
FLAVIA VIEIRA SANTOS |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
FLAVIA VIEIRA SANTOS |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
LIA DUARTE MOTA |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
MARILIA ROTHIER CARDOSO |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
11545336709 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/5775702126586681 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
NILTON PEREIRA SILVA |
contributor_str_mv |
MARILIA ROTHIER CARDOSO MANUELA CORREA BORGES FLAVIA VIEIRA SANTOS FLAVIA VIEIRA SANTOS LIA DUARTE MOTA MARILIA ROTHIER CARDOSO |
description |
A maneira como a narrativa de ficção de Nelson Rodrigues é convencionalmente tratada por pesquisadores e pela crítica especializada parece não contemplar aspectos dramatúrgicos que singularizam a construção escritural do texto dramático-literário rodrigueano. O objetivo deste trabalho é apresentar e discutir o conceito de melodrama, que Rodrigues retoma imprimindo seu estilo autoral à escrita, que altera a fórmula melodramática tradicional. Esse conceito envolve questões que inter-relacionam sensorialidade, gesto, movimento, dramaturgia corporal e vocalidade na carpintaria dessa arte-escrita, o romance-folhetim. Uma produção cujo próprio modo de registrar o diálogo e as expressões do corpo no texto é suficiente para questionar a posição marginal do folhetim na carreira do romancista. A linguagem gestual do corpo da personagem, ao ser insistentemente indicada por Rodrigues na escrita, sugere reações emocionais que provocam reações no leitor; e o diálogo o tangencia com energia incorpórea. Na intenção de não negligenciar esses preponderantes aspectos inerentes ao procedimento de escrita teatral rodrigueano, proponho a leitura da construção escritural do folhetim como o processo de produção de uma escritura cênica, que possui uma impactante dimensão espetacular e uma relação direta com espetáculos populares. As reflexões propostas nesta pesquisa, relacionadas com o campo sensível e a percepção sensorial, visam, através de uma sondagem antenada com questões contemporâneas, contribuir para a leitura do segmento folhetinesco da obra em prosa de Nelson Rodrigues. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-04-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52457@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52457@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52457@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52457@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM LITERATURA, CULTURA E CONTEMPORANEIDADE |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324955431370752 |