O DIÁLOGO E O CORPO NA NARRATIVA DE NELSON RODRIGUES: A DIMENSÃO MELODRAMÁTICA DOS FOLHETINS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NILTON PEREIRA SILVA
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52457@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52457@2
Resumo: A maneira como a narrativa de ficção de Nelson Rodrigues é convencionalmente tratada por pesquisadores e pela crítica especializada parece não contemplar aspectos dramatúrgicos que singularizam a construção escritural do texto dramático-literário rodrigueano. O objetivo deste trabalho é apresentar e discutir o conceito de melodrama, que Rodrigues retoma imprimindo seu estilo autoral à escrita, que altera a fórmula melodramática tradicional. Esse conceito envolve questões que inter-relacionam sensorialidade, gesto, movimento, dramaturgia corporal e vocalidade na carpintaria dessa arte-escrita, o romance-folhetim. Uma produção cujo próprio modo de registrar o diálogo e as expressões do corpo no texto é suficiente para questionar a posição marginal do folhetim na carreira do romancista. A linguagem gestual do corpo da personagem, ao ser insistentemente indicada por Rodrigues na escrita, sugere reações emocionais que provocam reações no leitor; e o diálogo o tangencia com energia incorpórea. Na intenção de não negligenciar esses preponderantes aspectos inerentes ao procedimento de escrita teatral rodrigueano, proponho a leitura da construção escritural do folhetim como o processo de produção de uma escritura cênica, que possui uma impactante dimensão espetacular e uma relação direta com espetáculos populares. As reflexões propostas nesta pesquisa, relacionadas com o campo sensível e a percepção sensorial, visam, através de uma sondagem antenada com questões contemporâneas, contribuir para a leitura do segmento folhetinesco da obra em prosa de Nelson Rodrigues.
id PUC_RIO-1_0a0647548fded6bfb9c6da8a7a5a5b4a
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:52457
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisO DIÁLOGO E O CORPO NA NARRATIVA DE NELSON RODRIGUES: A DIMENSÃO MELODRAMÁTICA DOS FOLHETINSTHE DIALOGUE AND THE BODY IN THE NARRATIVE BY NELSON RODRIGUES: THE MELODRAMATIC DIMENSION OF THE NOVELS2019-04-10MARILIA ROTHIER CARDOSO01356291600lattes.cnpq.br/5812449376017762MANUELA CORREA BORGESFLAVIA VIEIRA SANTOSFLAVIA VIEIRA SANTOSLIA DUARTE MOTAMARILIA ROTHIER CARDOSO11545336709lattes.cnpq.br/5775702126586681NILTON PEREIRA SILVAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM LITERATURA, CULTURA E CONTEMPORANEIDADEPUC-RioBRA maneira como a narrativa de ficção de Nelson Rodrigues é convencionalmente tratada por pesquisadores e pela crítica especializada parece não contemplar aspectos dramatúrgicos que singularizam a construção escritural do texto dramático-literário rodrigueano. O objetivo deste trabalho é apresentar e discutir o conceito de melodrama, que Rodrigues retoma imprimindo seu estilo autoral à escrita, que altera a fórmula melodramática tradicional. Esse conceito envolve questões que inter-relacionam sensorialidade, gesto, movimento, dramaturgia corporal e vocalidade na carpintaria dessa arte-escrita, o romance-folhetim. Uma produção cujo próprio modo de registrar o diálogo e as expressões do corpo no texto é suficiente para questionar a posição marginal do folhetim na carreira do romancista. A linguagem gestual do corpo da personagem, ao ser insistentemente indicada por Rodrigues na escrita, sugere reações emocionais que provocam reações no leitor; e o diálogo o tangencia com energia incorpórea. Na intenção de não negligenciar esses preponderantes aspectos inerentes ao procedimento de escrita teatral rodrigueano, proponho a leitura da construção escritural do folhetim como o processo de produção de uma escritura cênica, que possui uma impactante dimensão espetacular e uma relação direta com espetáculos populares. As reflexões propostas nesta pesquisa, relacionadas com o campo sensível e a percepção sensorial, visam, através de uma sondagem antenada com questões contemporâneas, contribuir para a leitura do segmento folhetinesco da obra em prosa de Nelson Rodrigues.The way Nelson Rodrigues fictitious narrative is conventionally treated by researchers and specialized criticism does not seem to contemplate dramaturgical aspects that singularize the scriptural construction of his dramatic-literary text. The objective of this thesis is to present and discuss the concept of melodrama that Rodrigues resumes by writing the prose narrative in his own style, which changes the traditional melodramatic formula. This concept involves questions that interrelate sensoriality, gesture, movement, body dramaturgy and vocality in the carpentru of his art-writing, the novel. A piece of writing in which the way of organizing dialogue and indicating body expressions in the next is enough yo question the fringe position of the novel in the novelist s career. The gesture language of the character s body, as Rodrigues repeatedly insists on writing it, suggests emotional reactions that affect the reader; and the dialogue touches him/her with incorporeal energy. In order to not neglect these preponderant aspects inherent to the procedure of theatrical writing of Rodrigues, I propose the reading of the construction of his novel as the process of scenic writing, which has a chocking spectacular dimension and a direct relation with popular spectacles. The reflections proposed in this research, related to the sentitive field and the sensorial perception, aim, through a survey linked to contemporary questions, to contribute to the reading of Nelson Rodrigues prose narrative of book length.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTS. DE ENSINOPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS DE ENSINO PARTICULAREShttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52457@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52457@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T14:00:21Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:52457Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-04T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv O DIÁLOGO E O CORPO NA NARRATIVA DE NELSON RODRIGUES: A DIMENSÃO MELODRAMÁTICA DOS FOLHETINS
dc.title.alternative.en.fl_str_mv THE DIALOGUE AND THE BODY IN THE NARRATIVE BY NELSON RODRIGUES: THE MELODRAMATIC DIMENSION OF THE NOVELS
title O DIÁLOGO E O CORPO NA NARRATIVA DE NELSON RODRIGUES: A DIMENSÃO MELODRAMÁTICA DOS FOLHETINS
spellingShingle O DIÁLOGO E O CORPO NA NARRATIVA DE NELSON RODRIGUES: A DIMENSÃO MELODRAMÁTICA DOS FOLHETINS
NILTON PEREIRA SILVA
title_short O DIÁLOGO E O CORPO NA NARRATIVA DE NELSON RODRIGUES: A DIMENSÃO MELODRAMÁTICA DOS FOLHETINS
title_full O DIÁLOGO E O CORPO NA NARRATIVA DE NELSON RODRIGUES: A DIMENSÃO MELODRAMÁTICA DOS FOLHETINS
title_fullStr O DIÁLOGO E O CORPO NA NARRATIVA DE NELSON RODRIGUES: A DIMENSÃO MELODRAMÁTICA DOS FOLHETINS
title_full_unstemmed O DIÁLOGO E O CORPO NA NARRATIVA DE NELSON RODRIGUES: A DIMENSÃO MELODRAMÁTICA DOS FOLHETINS
title_sort O DIÁLOGO E O CORPO NA NARRATIVA DE NELSON RODRIGUES: A DIMENSÃO MELODRAMÁTICA DOS FOLHETINS
author NILTON PEREIRA SILVA
author_facet NILTON PEREIRA SILVA
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv MARILIA ROTHIER CARDOSO
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 01356291600
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/5812449376017762
dc.contributor.referee1.fl_str_mv MANUELA CORREA BORGES
dc.contributor.referee2.fl_str_mv FLAVIA VIEIRA SANTOS
dc.contributor.referee3.fl_str_mv FLAVIA VIEIRA SANTOS
dc.contributor.referee4.fl_str_mv LIA DUARTE MOTA
dc.contributor.referee5.fl_str_mv MARILIA ROTHIER CARDOSO
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 11545336709
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/5775702126586681
dc.contributor.author.fl_str_mv NILTON PEREIRA SILVA
contributor_str_mv MARILIA ROTHIER CARDOSO
MANUELA CORREA BORGES
FLAVIA VIEIRA SANTOS
FLAVIA VIEIRA SANTOS
LIA DUARTE MOTA
MARILIA ROTHIER CARDOSO
description A maneira como a narrativa de ficção de Nelson Rodrigues é convencionalmente tratada por pesquisadores e pela crítica especializada parece não contemplar aspectos dramatúrgicos que singularizam a construção escritural do texto dramático-literário rodrigueano. O objetivo deste trabalho é apresentar e discutir o conceito de melodrama, que Rodrigues retoma imprimindo seu estilo autoral à escrita, que altera a fórmula melodramática tradicional. Esse conceito envolve questões que inter-relacionam sensorialidade, gesto, movimento, dramaturgia corporal e vocalidade na carpintaria dessa arte-escrita, o romance-folhetim. Uma produção cujo próprio modo de registrar o diálogo e as expressões do corpo no texto é suficiente para questionar a posição marginal do folhetim na carreira do romancista. A linguagem gestual do corpo da personagem, ao ser insistentemente indicada por Rodrigues na escrita, sugere reações emocionais que provocam reações no leitor; e o diálogo o tangencia com energia incorpórea. Na intenção de não negligenciar esses preponderantes aspectos inerentes ao procedimento de escrita teatral rodrigueano, proponho a leitura da construção escritural do folhetim como o processo de produção de uma escritura cênica, que possui uma impactante dimensão espetacular e uma relação direta com espetáculos populares. As reflexões propostas nesta pesquisa, relacionadas com o campo sensível e a percepção sensorial, visam, através de uma sondagem antenada com questões contemporâneas, contribuir para a leitura do segmento folhetinesco da obra em prosa de Nelson Rodrigues.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-04-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52457@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52457@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52457@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52457@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM LITERATURA, CULTURA E CONTEMPORANEIDADE
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324955431370752