[pt] A DIVERSIDADE EM EQUIPES SOB A ÓTICA DO GERENTE DE PROJETOS
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15824@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15824@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15824 |
Resumo: | [pt] A diversidade em equipes sob a ótica do gerente de projetos tem como objetivo precípuo estudar a percepção dos gerentes de projeto acerca da diversidade em suas equipes de trabalho, analisando, em particular, o modo como eles lidam com as diferentes perspectivas que um ambiente de projetos oferece. A pesquisa de campo, de caráter qualitativo e exploratório, utilizou o método fenomenográfico, partindo de um paradigma interpretativo que se baseia na compreensão do sentido humano, nas maneiras de enxergar um fenômeno particular e nas idéias dos indivíduos a respeito do mundo a sua volta (MARTON, 1981, 1986). Durante julho e agosto de 2009, foram ouvidos 15 gerentes de projeto de diferentes áreas de atuação, formação acadêmica e experiência. A partir das opiniões dos entrevistados, foi realizada uma revisão de literatura sobre as tipologias de diversidade surgidas: de conhecimento e comportamento. O papel do gerente de projeto e a comunicação foram levantados como fatores atenuantes da diversidade. Diante do referencial teórico e das opiniões dos entrevistados, conclui-se que os gerentes de projeto enxergam, primeiramente, as diversidades técnicas, em detrimento de diversidades mais óbvias à primeira vista, como gênero, raça e etnia. Conclui-se, também, que as diversidades de conhecimento e comportamento são benéficas para o desenvolvimento de projetos e para as equipes envolvidas. Um time diverso é mais rico, mais criativo e inovador, pois alimenta diversas visões e perspectivas que diferentes modelos mentais trazem para a resolução de problemas. Por outro lado, a diversidade dos indivíduos pode ocasionar problemas de comunicação e coesão. |
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[pt] A DIVERSIDADE EM EQUIPES SOB A ÓTICA DO GERENTE DE PROJETOS [en] THE DIVERSITY IN TEAMS FROM THE PERSPECTIVE OF THE PROJECT MANAGER [pt] DIVERSIDADE[pt] GERENTE DE PROJETOS[en] DIVERSITY[en] PROJECT MANAGER[pt] A diversidade em equipes sob a ótica do gerente de projetos tem como objetivo precípuo estudar a percepção dos gerentes de projeto acerca da diversidade em suas equipes de trabalho, analisando, em particular, o modo como eles lidam com as diferentes perspectivas que um ambiente de projetos oferece. A pesquisa de campo, de caráter qualitativo e exploratório, utilizou o método fenomenográfico, partindo de um paradigma interpretativo que se baseia na compreensão do sentido humano, nas maneiras de enxergar um fenômeno particular e nas idéias dos indivíduos a respeito do mundo a sua volta (MARTON, 1981, 1986). Durante julho e agosto de 2009, foram ouvidos 15 gerentes de projeto de diferentes áreas de atuação, formação acadêmica e experiência. A partir das opiniões dos entrevistados, foi realizada uma revisão de literatura sobre as tipologias de diversidade surgidas: de conhecimento e comportamento. O papel do gerente de projeto e a comunicação foram levantados como fatores atenuantes da diversidade. Diante do referencial teórico e das opiniões dos entrevistados, conclui-se que os gerentes de projeto enxergam, primeiramente, as diversidades técnicas, em detrimento de diversidades mais óbvias à primeira vista, como gênero, raça e etnia. Conclui-se, também, que as diversidades de conhecimento e comportamento são benéficas para o desenvolvimento de projetos e para as equipes envolvidas. Um time diverso é mais rico, mais criativo e inovador, pois alimenta diversas visões e perspectivas que diferentes modelos mentais trazem para a resolução de problemas. Por outro lado, a diversidade dos indivíduos pode ocasionar problemas de comunicação e coesão.[en] The diversity in teams from the perspective of the project manager has the ultimate goal of studying the perception of project managers on diversity in their work teams, analyzing in particular how they deal with the different perspectives that a project environmental offers. In the field research, of qualitative and exploratory nature, we used the phenomenographic method, starting from an interpretive paradigm based on understanding the human sense, the ways of seeing a particular phenomenon and the ideas of individuals about the world around them (MARTON, 1981, 1986). During July and August 2009 we heard 15 project managers from different areas of expertise, academic background and experience. Based on the opinions of these respondents, we carried out a literature review on the typologies of diversity emerged: knowledge and behavior. The role of the project manager and communication have been raised as mitigating factors of diversity. Given the theoretical referential and the opinions of respondents, it appears that project managers see, first, technical diversities rather than the more obvious differences at first sight, such as gender, race and ethnicity. It also appears that the diversities of knowledge and behavior are beneficial to the development of projects and the teams involved. A diverse team is richer, more creative and innovative, since it gathers various visions and perspectives that different mental models bring to solving problems. On the other hand, the diversity of individuals can lead to problems of communication and cohesion.MAXWELLSANDRA REGINA DA ROCHA PINTOPHILIPE DESCHAMPS GONCALVES DIAS2010-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15824@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15824@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15824porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-14T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:15824Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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