[pt] AVALIAÇÃO DO DESIGN DE TELAS DOS CURSOS A DISTÂNCIA DO FGV ONLINE: UM ESTUDO DE CASO À LUZ DA ERGONOMIA E DA USABILIDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10303@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10303@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10303 |
Resumo: | [pt] O objetivo deste estudo era analisar, sob o enfoque de um profissional de Educação, aspectos de ergonomia e usabilidade que viessem contribuir para a construção de cursos a distância customizados - veiculados via internet - com maior usabilidade. Partiu-se de uma pesquisa preliminar cujos resultados apontaram que, geralmente, o papel do planejamento de um curso a distância é exercido por profissionais das áreas de Educação e Letras. Mesmo considerando que o desenvolvimento do mesmo se dê com a participação de profissionais da área de Design e Tecnologia, muitos dos aspectos que constituirão as telas do curso são previamente definidos durante a fase de planejamento e storyboard. O principal objetivo da pesquisa era responder à questão: quais critérios devem nortear a elaboração de um storyboard que dará origem ao design das telas de um curso a distância veiculado pela internet? O desenvolvimento da pesquisa se deu a partir de um estudo de caso realizado em uma das empresas que veicula cursos customizados desenvolvidos pelo FGV Online e, com base na aplicação de um questionário - QUIS (Questionnaire for User Interaction Satisfaction) desenvolvido pela Universidade de Maryland especificamente para pesquisas que têm o objetivo de levantar aspectos subjetivos de satisfação dos usuários com relação à interface homem-computador - respondido por 207 usuários, em conjunto com outros dados levantados na revisão bibliográfica, foram explicitados aspectos positivos e negativos referentes à ergonomia e usabilidade do projeto em questão. A análise dos resultados realizada à luz da revisão de literatura propiciou a organização dos capítulos de conclusão que propõem uma discussão de pressupostos que visam nortear o trabalho do profissional de Educação na construção de um curso on- line. |
id |
PUC_RIO-1_0ec58d2ddacc328cec97f068f09e526d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:10303 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
[pt] AVALIAÇÃO DO DESIGN DE TELAS DOS CURSOS A DISTÂNCIA DO FGV ONLINE: UM ESTUDO DE CASO À LUZ DA ERGONOMIA E DA USABILIDADE[en] SCREEN DESIGN ANALYSIS OF DISTANCE COURSES: A FGV ONLINE CASE STUDY BASED ON ERGONOMIC AND USABILITY[pt] INTERACAO HUMANO-COMPUTADOR[pt] QUESTIONARIOS[pt] USABILIDADE[pt] ERGONOMIA[en] HUMAN-COMPUTER INTERACTION[en] QUESTIONNAIRES[en] USABILITY[en] ERGONOMICS[pt] O objetivo deste estudo era analisar, sob o enfoque de um profissional de Educação, aspectos de ergonomia e usabilidade que viessem contribuir para a construção de cursos a distância customizados - veiculados via internet - com maior usabilidade. Partiu-se de uma pesquisa preliminar cujos resultados apontaram que, geralmente, o papel do planejamento de um curso a distância é exercido por profissionais das áreas de Educação e Letras. Mesmo considerando que o desenvolvimento do mesmo se dê com a participação de profissionais da área de Design e Tecnologia, muitos dos aspectos que constituirão as telas do curso são previamente definidos durante a fase de planejamento e storyboard. O principal objetivo da pesquisa era responder à questão: quais critérios devem nortear a elaboração de um storyboard que dará origem ao design das telas de um curso a distância veiculado pela internet? O desenvolvimento da pesquisa se deu a partir de um estudo de caso realizado em uma das empresas que veicula cursos customizados desenvolvidos pelo FGV Online e, com base na aplicação de um questionário - QUIS (Questionnaire for User Interaction Satisfaction) desenvolvido pela Universidade de Maryland especificamente para pesquisas que têm o objetivo de levantar aspectos subjetivos de satisfação dos usuários com relação à interface homem-computador - respondido por 207 usuários, em conjunto com outros dados levantados na revisão bibliográfica, foram explicitados aspectos positivos e negativos referentes à ergonomia e usabilidade do projeto em questão. A análise dos resultados realizada à luz da revisão de literatura propiciou a organização dos capítulos de conclusão que propõem uma discussão de pressupostos que visam nortear o trabalho do profissional de Educação na construção de um curso on- line.[en] The objective of this study is to analyze under the focus of an Education Professional, the ergonomics and usability aspects that can contribute for the development of customized distance courses - delivered through the Internet - with a greater usability. Therefore, it has begun from a preliminary research, the results of which pointed out that, generally, the role of a distance course planning is exercised by Professionals of Education and Liberal Arts areas. Even if one considers that its development is accomplished through the participation of the Design and Technology areas, many of the aspects that shall comprise the course grids are previously defined during the planning and storyboard stages. The development of the research occurred through a case study made at one of the companies that deliver customized courses developed by FGV Online. For the data collection, it was used a questionnaire - QUIS (Questionnaire for User Interaction Satisfaction), developed by the University of Maryland specifically for researches whose objectives are to raise subjective aspects of users´ satisfaction related to Human-Computer Interaction - computer interface. Being answered by 207 users, the QUIS evidenced the positive and negative aspects referring to the ergonomics and to the usability of the courses analyzed. In the conclusion of this study, it is proposed the discussion of assumptions to direct an Education Professional´s work in the construction of a distance course delivered by Internet.MAXWELLANAMARIA DE MORAESSOPHIA ROSLINDO PIMENTA2007-08-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10303@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10303@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10303porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-01T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:10303Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-07-01T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[pt] AVALIAÇÃO DO DESIGN DE TELAS DOS CURSOS A DISTÂNCIA DO FGV ONLINE: UM ESTUDO DE CASO À LUZ DA ERGONOMIA E DA USABILIDADE [en] SCREEN DESIGN ANALYSIS OF DISTANCE COURSES: A FGV ONLINE CASE STUDY BASED ON ERGONOMIC AND USABILITY |
title |
[pt] AVALIAÇÃO DO DESIGN DE TELAS DOS CURSOS A DISTÂNCIA DO FGV ONLINE: UM ESTUDO DE CASO À LUZ DA ERGONOMIA E DA USABILIDADE |
spellingShingle |
[pt] AVALIAÇÃO DO DESIGN DE TELAS DOS CURSOS A DISTÂNCIA DO FGV ONLINE: UM ESTUDO DE CASO À LUZ DA ERGONOMIA E DA USABILIDADE SOPHIA ROSLINDO PIMENTA [pt] INTERACAO HUMANO-COMPUTADOR [pt] QUESTIONARIOS [pt] USABILIDADE [pt] ERGONOMIA [en] HUMAN-COMPUTER INTERACTION [en] QUESTIONNAIRES [en] USABILITY [en] ERGONOMICS |
title_short |
[pt] AVALIAÇÃO DO DESIGN DE TELAS DOS CURSOS A DISTÂNCIA DO FGV ONLINE: UM ESTUDO DE CASO À LUZ DA ERGONOMIA E DA USABILIDADE |
title_full |
[pt] AVALIAÇÃO DO DESIGN DE TELAS DOS CURSOS A DISTÂNCIA DO FGV ONLINE: UM ESTUDO DE CASO À LUZ DA ERGONOMIA E DA USABILIDADE |
title_fullStr |
[pt] AVALIAÇÃO DO DESIGN DE TELAS DOS CURSOS A DISTÂNCIA DO FGV ONLINE: UM ESTUDO DE CASO À LUZ DA ERGONOMIA E DA USABILIDADE |
title_full_unstemmed |
[pt] AVALIAÇÃO DO DESIGN DE TELAS DOS CURSOS A DISTÂNCIA DO FGV ONLINE: UM ESTUDO DE CASO À LUZ DA ERGONOMIA E DA USABILIDADE |
title_sort |
[pt] AVALIAÇÃO DO DESIGN DE TELAS DOS CURSOS A DISTÂNCIA DO FGV ONLINE: UM ESTUDO DE CASO À LUZ DA ERGONOMIA E DA USABILIDADE |
author |
SOPHIA ROSLINDO PIMENTA |
author_facet |
SOPHIA ROSLINDO PIMENTA |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
ANAMARIA DE MORAES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOPHIA ROSLINDO PIMENTA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] INTERACAO HUMANO-COMPUTADOR [pt] QUESTIONARIOS [pt] USABILIDADE [pt] ERGONOMIA [en] HUMAN-COMPUTER INTERACTION [en] QUESTIONNAIRES [en] USABILITY [en] ERGONOMICS |
topic |
[pt] INTERACAO HUMANO-COMPUTADOR [pt] QUESTIONARIOS [pt] USABILIDADE [pt] ERGONOMIA [en] HUMAN-COMPUTER INTERACTION [en] QUESTIONNAIRES [en] USABILITY [en] ERGONOMICS |
description |
[pt] O objetivo deste estudo era analisar, sob o enfoque de um profissional de Educação, aspectos de ergonomia e usabilidade que viessem contribuir para a construção de cursos a distância customizados - veiculados via internet - com maior usabilidade. Partiu-se de uma pesquisa preliminar cujos resultados apontaram que, geralmente, o papel do planejamento de um curso a distância é exercido por profissionais das áreas de Educação e Letras. Mesmo considerando que o desenvolvimento do mesmo se dê com a participação de profissionais da área de Design e Tecnologia, muitos dos aspectos que constituirão as telas do curso são previamente definidos durante a fase de planejamento e storyboard. O principal objetivo da pesquisa era responder à questão: quais critérios devem nortear a elaboração de um storyboard que dará origem ao design das telas de um curso a distância veiculado pela internet? O desenvolvimento da pesquisa se deu a partir de um estudo de caso realizado em uma das empresas que veicula cursos customizados desenvolvidos pelo FGV Online e, com base na aplicação de um questionário - QUIS (Questionnaire for User Interaction Satisfaction) desenvolvido pela Universidade de Maryland especificamente para pesquisas que têm o objetivo de levantar aspectos subjetivos de satisfação dos usuários com relação à interface homem-computador - respondido por 207 usuários, em conjunto com outros dados levantados na revisão bibliográfica, foram explicitados aspectos positivos e negativos referentes à ergonomia e usabilidade do projeto em questão. A análise dos resultados realizada à luz da revisão de literatura propiciou a organização dos capítulos de conclusão que propõem uma discussão de pressupostos que visam nortear o trabalho do profissional de Educação na construção de um curso on- line. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-08-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10303@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10303@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10303 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10303@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10303@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10303 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814822564443193344 |