AMILCAR DE CASTRO AND THE NEOCONCRETE PAGE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANA DE GUSMAO MANNARINO
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9864@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9864@2
Resumo: Amilcar de Castro e a página neoconcreta trata do projeto gráfico realizado pelo escultor para o Jornal do Brasil, em especial para o Suplemento Dominical do Jornal do Brasil, nos últimos anos da década de 1950. A diagramação do suplemento é voltada, sobretudo, para experimentação plástica, acima de aspectos funcionais ou do ideal de transformação do cotidiano pela arte. Aproxima-se do pensamento neoconcreto e da fenomenologia de Merleau-Ponty, no que diz respeito à indissociação entre inteligível e sensível. O projeto gráfico para o suplemento esteve sempre em transformação, unindo concepção e realização no processo contínuo do fazer. Em suas páginas, a visualidade do signo gráfico foi intensamente explorada, estreitando a relação entre o jornal e as poesias concreta e neoconcreta, freqüentemente publicadas no suplemento. Muitas das questões trabalhadas por Amilcar de Castro em suas esculturas e desenhos são, de modo semelhante, exploradas pelo artista na diagramação do jornal, um dos meios no qual exercitou a sua poética. Nesse sentido, destacam-se a conjugação entre pensamento e fazer na sensibilidade do olhar; a utilização sempre do mínimo de elementos, priorizando as relações entre eles; a experimentação do espaço e do tempo como dimensões indissociáveis, vivenciadas a partir da motricidade e da operacionalidade.
id PUC_RIO-1_11019459b6865362ae640d7acb933d57
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:9864
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAMILCAR DE CASTRO AND THE NEOCONCRETE PAGE AMILCAR DE CASTRO E A PÁGINA NEOCONCRETA 2006-09-28CECILIA COTRIM MARTINS DE MELLO 91491606720lattes.cnpq.br/3758991877578895JOAO MASAO KAMITACECILIA COTRIM MARTINS DE MELLO SARAH LEONORA GEIGER07445657746ANA DE GUSMAO MANNARINOPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURAPUC-RioBRAmilcar de Castro e a página neoconcreta trata do projeto gráfico realizado pelo escultor para o Jornal do Brasil, em especial para o Suplemento Dominical do Jornal do Brasil, nos últimos anos da década de 1950. A diagramação do suplemento é voltada, sobretudo, para experimentação plástica, acima de aspectos funcionais ou do ideal de transformação do cotidiano pela arte. Aproxima-se do pensamento neoconcreto e da fenomenologia de Merleau-Ponty, no que diz respeito à indissociação entre inteligível e sensível. O projeto gráfico para o suplemento esteve sempre em transformação, unindo concepção e realização no processo contínuo do fazer. Em suas páginas, a visualidade do signo gráfico foi intensamente explorada, estreitando a relação entre o jornal e as poesias concreta e neoconcreta, freqüentemente publicadas no suplemento. Muitas das questões trabalhadas por Amilcar de Castro em suas esculturas e desenhos são, de modo semelhante, exploradas pelo artista na diagramação do jornal, um dos meios no qual exercitou a sua poética. Nesse sentido, destacam-se a conjugação entre pensamento e fazer na sensibilidade do olhar; a utilização sempre do mínimo de elementos, priorizando as relações entre eles; a experimentação do espaço e do tempo como dimensões indissociáveis, vivenciadas a partir da motricidade e da operacionalidade.Amilcar de Castro and the Neoconcrete Page deals with the sculptor's graphic design project for the news daily Jornal do Brasil, and especially for the Suplemento Dominical do Jornal do Brasil (the paper's Sunday supplement) during the late 1950s. Above all else, the supplement's layout reflected visual experimentation beyond any mere concern with functionality or the idealized tranformtion of everyday life by art. Insofar as it touches upon the indissociation between intelligibility and sensibility, it contains a number of commonalities with neoconcretist thought and the phenomenology of Merleau- Ponty. During the period in question, the supplement's graphic design project changed continuously, blending concepts and execution within its ongoing creative process. The visuality of the graphic sign was intensely explored in its pages, strengthening the newsaper's relationship with the concretist and neconcretist poetry published by the supplement. Similarly, many of the problems explored by Amilcar de Castro in his sculptures and drawings were also dealt with by the artist in the newspaper's layout as one of the mediums according to which he forged his poetics. To this end, we shall highlight associations between thought and production as results of the sensitivity of the gaze; the artist's minimalist use of elements that focus on inter-relationship; and the experimental use of space and time as indissociable dimensions experienced and based on motion and operationality.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9864@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9864@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T12:55:11Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:9864Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-06-24T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv AMILCAR DE CASTRO AND THE NEOCONCRETE PAGE
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv AMILCAR DE CASTRO E A PÁGINA NEOCONCRETA
title AMILCAR DE CASTRO AND THE NEOCONCRETE PAGE
spellingShingle AMILCAR DE CASTRO AND THE NEOCONCRETE PAGE
ANA DE GUSMAO MANNARINO
title_short AMILCAR DE CASTRO AND THE NEOCONCRETE PAGE
title_full AMILCAR DE CASTRO AND THE NEOCONCRETE PAGE
title_fullStr AMILCAR DE CASTRO AND THE NEOCONCRETE PAGE
title_full_unstemmed AMILCAR DE CASTRO AND THE NEOCONCRETE PAGE
title_sort AMILCAR DE CASTRO AND THE NEOCONCRETE PAGE
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author ANA DE GUSMAO MANNARINO
author_facet ANA DE GUSMAO MANNARINO
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv CECILIA COTRIM MARTINS DE MELLO
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 91491606720
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/3758991877578895
dc.contributor.referee1.fl_str_mv JOAO MASAO KAMITA
dc.contributor.referee2.fl_str_mv CECILIA COTRIM MARTINS DE MELLO
dc.contributor.referee3.fl_str_mv SARAH LEONORA GEIGER
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 07445657746
dc.contributor.author.fl_str_mv ANA DE GUSMAO MANNARINO
contributor_str_mv CECILIA COTRIM MARTINS DE MELLO
JOAO MASAO KAMITA
CECILIA COTRIM MARTINS DE MELLO
SARAH LEONORA GEIGER
description Amilcar de Castro e a página neoconcreta trata do projeto gráfico realizado pelo escultor para o Jornal do Brasil, em especial para o Suplemento Dominical do Jornal do Brasil, nos últimos anos da década de 1950. A diagramação do suplemento é voltada, sobretudo, para experimentação plástica, acima de aspectos funcionais ou do ideal de transformação do cotidiano pela arte. Aproxima-se do pensamento neoconcreto e da fenomenologia de Merleau-Ponty, no que diz respeito à indissociação entre inteligível e sensível. O projeto gráfico para o suplemento esteve sempre em transformação, unindo concepção e realização no processo contínuo do fazer. Em suas páginas, a visualidade do signo gráfico foi intensamente explorada, estreitando a relação entre o jornal e as poesias concreta e neoconcreta, freqüentemente publicadas no suplemento. Muitas das questões trabalhadas por Amilcar de Castro em suas esculturas e desenhos são, de modo semelhante, exploradas pelo artista na diagramação do jornal, um dos meios no qual exercitou a sua poética. Nesse sentido, destacam-se a conjugação entre pensamento e fazer na sensibilidade do olhar; a utilização sempre do mínimo de elementos, priorizando as relações entre eles; a experimentação do espaço e do tempo como dimensões indissociáveis, vivenciadas a partir da motricidade e da operacionalidade.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-09-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9864@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9864@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9864@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9864@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324892982378496