[en] POSTMODERNITY: A NIHILISTIC VIEW AND A NEW HERMENEUTIC ONTOLOGY FOR OUR TIME IN THE WORK OFGIANNI VATTIMO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12111@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12111@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12111 |
Resumo: | [pt] A crise contemporânea, sentida através das mais diferentes formas, pode ser caracterizada como uma crise dos fundamentos sobre os quais se encontra a nossa visão da realidade como sendo unívoca e objetiva. Não parece ser possível, diante disto, substituir tais fundamentos por outros, já que a crise se dá, justamente, em relação à possibilidade de fundamentação da realidade. O que julgávamos estável e perene revelou-se, por meio da história dos últimos séculos do ocidente, apenas como uma interpretação possível que nos permitiu atingir o estágio no qual hoje nos encontramos. No entanto é exatamente pelo momento que hoje presenciamos, com a perda de uma visão unitária da história, a crise da noção de progresso e o esgotamento da visão metafísica do mundo na dominação técnica deste, que nos permite denunciar a estabilidade perene da realidade como uma visão própria de uma época, já que estamos no limiar de uma outra experiência de mundo. A leitura do fim da modernidade, do enfraquecimento das noções fortes de realidade e ser chama-se Niilismo e Gianni Vattimo encontra esta perspectiva de análise para a história principalmente nas obras de Heidegger e Nietzsche. É lendo a história do ocidente sob a perspectiva niilista, na qual o ser como simples presença se mostra como uma manifestação de época, de destino, que se pode também elucidar quais as chances que este novo modo de dar-se do ser para nós abre, em termos de inteligibilidade e ação. |
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[en] POSTMODERNITY: A NIHILISTIC VIEW AND A NEW HERMENEUTIC ONTOLOGY FOR OUR TIME IN THE WORK OFGIANNI VATTIMO[pt] PÓS- MODERNIDADE: UMA LEITURA NIILISTA E UMA NOVA ONTOLOGIA HERMENÊUTICA PARA O NOSSO TEMPO EM GIANNI VATTIMO[pt] POS MODERNIDADE[pt] NIETZSCHE[pt] HEIDEGGER[pt] HERMENEUTICA[pt] NIILISMO[en] POST-MODERNITY[en] NIETZSCHE[en] HEIDEGGER[en] HERMENEUTICS[en] NIHILISM[pt] A crise contemporânea, sentida através das mais diferentes formas, pode ser caracterizada como uma crise dos fundamentos sobre os quais se encontra a nossa visão da realidade como sendo unívoca e objetiva. Não parece ser possível, diante disto, substituir tais fundamentos por outros, já que a crise se dá, justamente, em relação à possibilidade de fundamentação da realidade. O que julgávamos estável e perene revelou-se, por meio da história dos últimos séculos do ocidente, apenas como uma interpretação possível que nos permitiu atingir o estágio no qual hoje nos encontramos. No entanto é exatamente pelo momento que hoje presenciamos, com a perda de uma visão unitária da história, a crise da noção de progresso e o esgotamento da visão metafísica do mundo na dominação técnica deste, que nos permite denunciar a estabilidade perene da realidade como uma visão própria de uma época, já que estamos no limiar de uma outra experiência de mundo. A leitura do fim da modernidade, do enfraquecimento das noções fortes de realidade e ser chama-se Niilismo e Gianni Vattimo encontra esta perspectiva de análise para a história principalmente nas obras de Heidegger e Nietzsche. É lendo a história do ocidente sob a perspectiva niilista, na qual o ser como simples presença se mostra como uma manifestação de época, de destino, que se pode também elucidar quais as chances que este novo modo de dar-se do ser para nós abre, em termos de inteligibilidade e ação.[en] The contemporany crisis, felt in the most varied ways, may be described as a crisis of the bases on wich our wiew of reality as a unisonous and objective situation is based. From this standpoint, it does not appear to be possible to substitute such bases with others, as the crisis occurs exactly in relation to the possibility of there being any grounds for reality. What we judged to be stable and perennial revelead itself, through the historical events of Western civilization over the last centuries, as merely a possible interpretation that allowed us to attain the stage at wich we currently find ourselves. Nevertheless, it is exactly this moment we are experiencing, with the loss of a unitary wiew of history, the crisis of the notion of progress ant the depletion of the metaphysical view of the world as a result of its technical domination, thata allows us to denounce the perennial stability of reality as the vision specific to an era, as we are on the brink of a new world experience. The analysis of the end of Modern Times, the weakening of the strong notions of reality and being is called nihilism and Gianni Vattimo achieves this perspective of history chiefly through the works of Heidegger and Nietzsche. It is trough the analysis of the History of the west from the nihilistic satndpoint, in wich being as a simple presence reveals itself to be a manifestation of a given time, of a destiny, that we are able to elucidate what opportunities this new manner of being creates for us, in terms of intelligence and action.MAXWELLPAULO CESAR DUQUE ESTRADARAFAEL MORELLO FERNANDES2008-08-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12111@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12111@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12111porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-01T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:12111Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-10-01T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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