QUANDO O PENSAMENTO VEM DANÇANDO, QUANDO A SOBERANIA TREME: EVENTO POR VIR, DEMOCRACIA POR VIR, RAZÃO POR VIR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32387@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32387@2 |
Resumo: | Esta tese discute relações ético-políticas entre o pensar a dança e o pensar a filosofia a partir da desconstrução de Jacques Derrida. Toma como premissa que a dança performa um modo de pensamento desafiador para a herança arquipedagógico-filosófica que encerra a filosofia na tarefa restrita ao cálculo apreensível e antecipatório mano-visual. Em sua aproximação, o que entendemos como pensamento da dança faz tremer essa perspectiva, o que não significa dizer que a dança e seus artistas tenham meios para questionar a filosofia, mas que são portadores de um pensar que não se encerra no campo da produção conceitual filosófica. Assim, com a aproximação entre dança e filosofia, pretende-se explorar algumas possibilidades que se abrem, em tal encontro, para a experiência de um pensamento transdisciplinar e não conceitual. O argumento é desenvolvido a partir de três importantes noções pensadas pelo filósofo franco-argelino: evento por vir, democracia por vir e razão por vir — que são suplementares à tarefa de abertura radical do sim, sim ao pensar. Outras temáticas derridianas correlacionadas à discussão que aqui se propõe são abordadas, como: o direito à filosofia, a questão da ipseidade, a espectralidade, o mal de arquivo, o fato econômico circular e narrativo e o pensar em não ver. Apesar de se concentrar majoritariamente em questões lançadas por Derrida, esta tese evoca um tom multiautoral, combinando outras assinaturas de filosofia, teorias da dança e estudos da performance (bem como obras de dança e artes da performance). |
id |
PUC_RIO-1_150c5eccc2c474bdd9dd1e2b96018399 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:32387 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisQUANDO O PENSAMENTO VEM DANÇANDO, QUANDO A SOBERANIA TREME: EVENTO POR VIR, DEMOCRACIA POR VIR, RAZÃO POR VIRWHEN THOUGHT COMES DANCING, WHEN SOVEREIGNTY TREMBLES: EVENT TO COME, DEMOCRACY TO COME, REASON TO COME2016-09-09PAULO CESAR DUQUE ESTRADA55009271753lattes.cnpq.br/9623198547434186PAULO CESAR DUQUE ESTRADALUISA SEVERO BUARQUE DE HOLANDALUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDAALICE MARA SERRALUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDA02651421561lattes.cnpq.br/8993138556770010SÉRGIO PEREIRA ANDRADEPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM FILOSOFIAPUC-RioBREsta tese discute relações ético-políticas entre o pensar a dança e o pensar a filosofia a partir da desconstrução de Jacques Derrida. Toma como premissa que a dança performa um modo de pensamento desafiador para a herança arquipedagógico-filosófica que encerra a filosofia na tarefa restrita ao cálculo apreensível e antecipatório mano-visual. Em sua aproximação, o que entendemos como pensamento da dança faz tremer essa perspectiva, o que não significa dizer que a dança e seus artistas tenham meios para questionar a filosofia, mas que são portadores de um pensar que não se encerra no campo da produção conceitual filosófica. Assim, com a aproximação entre dança e filosofia, pretende-se explorar algumas possibilidades que se abrem, em tal encontro, para a experiência de um pensamento transdisciplinar e não conceitual. O argumento é desenvolvido a partir de três importantes noções pensadas pelo filósofo franco-argelino: evento por vir, democracia por vir e razão por vir — que são suplementares à tarefa de abertura radical do sim, sim ao pensar. Outras temáticas derridianas correlacionadas à discussão que aqui se propõe são abordadas, como: o direito à filosofia, a questão da ipseidade, a espectralidade, o mal de arquivo, o fato econômico circular e narrativo e o pensar em não ver. Apesar de se concentrar majoritariamente em questões lançadas por Derrida, esta tese evoca um tom multiautoral, combinando outras assinaturas de filosofia, teorias da dança e estudos da performance (bem como obras de dança e artes da performance).The dissertation discusses ethical and political relations between thinking dance and thinking philosophy with Jacques Derrida s deconstruction. Its premise is that dance performs a way of thinking that challenges the arch-pedagogyphilosophical heritage that closes philosophy at the restricted task of hand-visual calculation. In its approach, what we understand as dance s thought shakes this perspective, which doesn t means that the dance and its artists have the means to question the philosophy, but who are carriers of a thinking that does not end in the field of philosophical conceptual production. Thus with the approach between dance and philosophy, we intend to explore some possibilities that open for the experience of a cross-disciplinary thinking and not conceptual. The argument is developed from three important notions designed by the French-Algerian philosopher: event to come, democracy to come and reason to come - that works together in the radical opening task of yes, yes to the thinking. Other Derridean themes are dialogued as: right to philosophy, ipseity, spectrality, archive fever, narrative and circular economic factor and blind thinking. Although the dissertation is focused mainly on Derrida s proposals its text evokes a multiauthorial tone, combining other signatures of Philosophy, Theories of Dance and Performance Studies, as well as works of dance and performance.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTS. DE ENSINOPROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIORhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32387@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32387@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:36:29Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:32387Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-06-08T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
QUANDO O PENSAMENTO VEM DANÇANDO, QUANDO A SOBERANIA TREME: EVENTO POR VIR, DEMOCRACIA POR VIR, RAZÃO POR VIR |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
WHEN THOUGHT COMES DANCING, WHEN SOVEREIGNTY TREMBLES: EVENT TO COME, DEMOCRACY TO COME, REASON TO COME |
title |
QUANDO O PENSAMENTO VEM DANÇANDO, QUANDO A SOBERANIA TREME: EVENTO POR VIR, DEMOCRACIA POR VIR, RAZÃO POR VIR |
spellingShingle |
QUANDO O PENSAMENTO VEM DANÇANDO, QUANDO A SOBERANIA TREME: EVENTO POR VIR, DEMOCRACIA POR VIR, RAZÃO POR VIR SÉRGIO PEREIRA ANDRADE |
title_short |
QUANDO O PENSAMENTO VEM DANÇANDO, QUANDO A SOBERANIA TREME: EVENTO POR VIR, DEMOCRACIA POR VIR, RAZÃO POR VIR |
title_full |
QUANDO O PENSAMENTO VEM DANÇANDO, QUANDO A SOBERANIA TREME: EVENTO POR VIR, DEMOCRACIA POR VIR, RAZÃO POR VIR |
title_fullStr |
QUANDO O PENSAMENTO VEM DANÇANDO, QUANDO A SOBERANIA TREME: EVENTO POR VIR, DEMOCRACIA POR VIR, RAZÃO POR VIR |
title_full_unstemmed |
QUANDO O PENSAMENTO VEM DANÇANDO, QUANDO A SOBERANIA TREME: EVENTO POR VIR, DEMOCRACIA POR VIR, RAZÃO POR VIR |
title_sort |
QUANDO O PENSAMENTO VEM DANÇANDO, QUANDO A SOBERANIA TREME: EVENTO POR VIR, DEMOCRACIA POR VIR, RAZÃO POR VIR |
author |
SÉRGIO PEREIRA ANDRADE |
author_facet |
SÉRGIO PEREIRA ANDRADE |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
PAULO CESAR DUQUE ESTRADA |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
55009271753 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/9623198547434186 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
PAULO CESAR DUQUE ESTRADA |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
LUISA SEVERO BUARQUE DE HOLANDA |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
LUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDA |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
ALICE MARA SERRA |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
LUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDA |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
02651421561 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/8993138556770010 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SÉRGIO PEREIRA ANDRADE |
contributor_str_mv |
PAULO CESAR DUQUE ESTRADA PAULO CESAR DUQUE ESTRADA LUISA SEVERO BUARQUE DE HOLANDA LUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDA ALICE MARA SERRA LUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDA |
description |
Esta tese discute relações ético-políticas entre o pensar a dança e o pensar a filosofia a partir da desconstrução de Jacques Derrida. Toma como premissa que a dança performa um modo de pensamento desafiador para a herança arquipedagógico-filosófica que encerra a filosofia na tarefa restrita ao cálculo apreensível e antecipatório mano-visual. Em sua aproximação, o que entendemos como pensamento da dança faz tremer essa perspectiva, o que não significa dizer que a dança e seus artistas tenham meios para questionar a filosofia, mas que são portadores de um pensar que não se encerra no campo da produção conceitual filosófica. Assim, com a aproximação entre dança e filosofia, pretende-se explorar algumas possibilidades que se abrem, em tal encontro, para a experiência de um pensamento transdisciplinar e não conceitual. O argumento é desenvolvido a partir de três importantes noções pensadas pelo filósofo franco-argelino: evento por vir, democracia por vir e razão por vir — que são suplementares à tarefa de abertura radical do sim, sim ao pensar. Outras temáticas derridianas correlacionadas à discussão que aqui se propõe são abordadas, como: o direito à filosofia, a questão da ipseidade, a espectralidade, o mal de arquivo, o fato econômico circular e narrativo e o pensar em não ver. Apesar de se concentrar majoritariamente em questões lançadas por Derrida, esta tese evoca um tom multiautoral, combinando outras assinaturas de filosofia, teorias da dança e estudos da performance (bem como obras de dança e artes da performance). |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-09-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32387@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32387@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32387@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32387@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM FILOSOFIA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324934944292864 |