[en] ELGORM: A REFERENCE MODEL FOR E-LEARNING GOVERNANCE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5794@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5794@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5794 |
Resumo: | [pt] O e-Learning, cada vez mais, está sendo reconhecido como crucial para o sucesso das organizações. Numa era onde o capital intelectual é considerado o ativo mais valioso de uma empresa, surpreendentemente, não se dá a devida atenção aos riscos e ameaças presentes na adoção de e-learning. O papel crítico que o e-learning está desempenhando nas organizações requer um foco específico em governá-lo. Dessa forma, estamos lançando o termo Governança de e-Learning. Governança de e-Learning pode ser definida como as práticas e responsabilidades exercidas com o objetivo de se dar uma direção estratégica às iniciativas de e-Learning de uma organização, promovendo o cumprimento das metas estabelecidas e a gerência adequada de riscos, bem como o uso responsável dos recursos alocados. Faz-se mister ir além de metodologias para desenvolvimento de módulos e- learning e se aplicar os princípios de governança a todos os estágios de e-learning. Propomos, portanto, um Modelo de Referência - eLGORM - que é independente de estruturas organizacionais, abordagens pedagógicas e plataformas tecnológicas. O seu arcabouço conceitual inclui uma arquitetura de informação, processos e sub-processos de e- learning, bem como regras e métricas de governança. Ademais, especificamos um sistema de apoio às atividades de governança de e-learning baseado no modelo de referência proposto. |
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[en] ELGORM: A REFERENCE MODEL FOR E-LEARNING GOVERNANCE[pt] ELGORM: UM MODELO DE REFERÊNCIA PARA GOVERNANÇA DE E-LEARNING[pt] CONTROLE[pt] MODELO DE REFERENCIA[pt] GOVERNANCA[pt] RISCO[en] CONTROL[en] REFERENCE MODEL[en] GOVERNANCE[en] RISK[pt] O e-Learning, cada vez mais, está sendo reconhecido como crucial para o sucesso das organizações. Numa era onde o capital intelectual é considerado o ativo mais valioso de uma empresa, surpreendentemente, não se dá a devida atenção aos riscos e ameaças presentes na adoção de e-learning. O papel crítico que o e-learning está desempenhando nas organizações requer um foco específico em governá-lo. Dessa forma, estamos lançando o termo Governança de e-Learning. Governança de e-Learning pode ser definida como as práticas e responsabilidades exercidas com o objetivo de se dar uma direção estratégica às iniciativas de e-Learning de uma organização, promovendo o cumprimento das metas estabelecidas e a gerência adequada de riscos, bem como o uso responsável dos recursos alocados. Faz-se mister ir além de metodologias para desenvolvimento de módulos e- learning e se aplicar os princípios de governança a todos os estágios de e-learning. Propomos, portanto, um Modelo de Referência - eLGORM - que é independente de estruturas organizacionais, abordagens pedagógicas e plataformas tecnológicas. O seu arcabouço conceitual inclui uma arquitetura de informação, processos e sub-processos de e- learning, bem como regras e métricas de governança. Ademais, especificamos um sistema de apoio às atividades de governança de e-learning baseado no modelo de referência proposto.[en] It is increasingly recognized that e-Learning is crucial to the success of organizations. In an era where the intellectual capital is considered to be the most valuable asset of a company, surprisingly, not too much attention is given to the risks and threatens faced by e-learning endeavours. The critical role that elearning is playing in the organizations calls for a specific focus on governing it. To this end, we are launching the term e-Learning Governance. e-Learning Governance can be defined as the responsibilities and practices carried out with a view to providing strategic direction to an institution s e- learning initiatives, ensuring that established objectives are achieved and risks managed properly, as well as that resources allocated are used responsibly. We need to go beyond methodologies for developing e-learning modules and extend the governance principles to all stages of e- learning. We propose, therefore, a Reference Model, independent of organizational structures, pedagogical frameworks and technical platforms. Our Reference Model conceptual framework encompasses an elearning information architecture, processes and sub-processes and governance rules and metrics. Furthermore, we also specify a system to support e-learning governance activities based on the proposed reference model.MAXWELLRUBENS NASCIMENTO MELOLUCIA BLONDET BARUQUE2004-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5794@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5794@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5794porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-05T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:5794Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-02-05T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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