[fr] PERMANENCE ET RÉSULTATS SCOLAIRES DE L EJA: UNE ÉTUDE SUR L EFFICACITÉ SCOLAIRE DANS LE CADRE DU PROGRAMME D ÉDUCATION DE JEUNES ET ADULTES À LA MUNICIPALITÉ DE RIO DE JANEIRO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15770@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15770@3 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15770 |
Resumo: | [pt] Essa pesquisa tem como objetivo compreender as características de escolas de Educação de Jovens e Adultos que podem ser consideradas eficazes, ou seja, têm a capacidade de incidir positivamente, através do uso de seus recursos materiais e de suas políticas e práticas pedagógicas e de gestão, no processo de alfabetização e na redução dos índices de evasão dos alunos. O estudo focalizou três escolas da rede municipal do Rio de Janeiro que integram o PEJA (Programa de Educação de Jovens e Adultos), com turmas correspondentes à alfabetização e primeiro segmento do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com dirigentes, professoras e educandos, além de observação em sala de aula durante um ano letivo. Como pano de fundo da análise dos dados, comentam-se estudos recentes no campo da EJA no Brasil, além da produção internacional e nacional sobre escolas eficazes. Faz-se também uma contextualização do PEJA na política pública de EJA do município do Rio de Janeiro e no país. As três escolas com PEJA estudadas foram selecionadas por se destacar, pela associação de altos índices de aprovação com baixos índices de evasão na etapa do Programa correspondente à alfabetização. A abordagem escolhida foi a verificação das características comuns entre elas, à luz das características indicadas na literatura sobre escolas eficazes. A pesquisa pretendeu, a partir dos dados colhidos, encontrar elementos que contribuam para compreender o curso pedagógico do trabalho desenvolvido. As evidências produzidas pelo estudo sugerem que as escolas que alcançam resultados positivos e a permanência dos alunos e alunas da EJA apresentam diferentes combinações das seguintes características: infraestrutura adequada às aulas noturnas para jovens e adultos, com recursos pedagógicos diversos e disponíveis; metas e objetivos claros e voltados para aprendizagens significativas; professores que participam das ações de formação continuada; apoio pedagógico de qualidade para os professores; uma supervisão pedagógica que garante o cumprimento das funções docentes; um clima acadêmico favorável à aprendizagem; conteúdos curriculares que fazem sentido para os alunos; um corpo docente que troca entre si práticas de sala de aula e saberes pedagógicos, apoiado pela coordenação pedagógica; professores que têm expectativas positivas quanto à aprendizagem de seus alunos, com vistas à superação das dificuldades encontradas e avaliações freqüentes do progresso dos alunos. |
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[fr] PERMANENCE ET RÉSULTATS SCOLAIRES DE L EJA: UNE ÉTUDE SUR L EFFICACITÉ SCOLAIRE DANS LE CADRE DU PROGRAMME D ÉDUCATION DE JEUNES ET ADULTES À LA MUNICIPALITÉ DE RIO DE JANEIRO[pt] PERMANÊNCIA E DESEMPENHO NA EJA: UM ESTUDO SOBRE EFICÁCIA ESCOLAR NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO[pt] RIO DE JANEIRO[pt] EFICACIA ESCOLAR[pt] EDUCACAO DE ADULTOS[pt] EDUCACAO DE JOVENS[fr] RIO DE JANEIRO[pt] Essa pesquisa tem como objetivo compreender as características de escolas de Educação de Jovens e Adultos que podem ser consideradas eficazes, ou seja, têm a capacidade de incidir positivamente, através do uso de seus recursos materiais e de suas políticas e práticas pedagógicas e de gestão, no processo de alfabetização e na redução dos índices de evasão dos alunos. O estudo focalizou três escolas da rede municipal do Rio de Janeiro que integram o PEJA (Programa de Educação de Jovens e Adultos), com turmas correspondentes à alfabetização e primeiro segmento do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com dirigentes, professoras e educandos, além de observação em sala de aula durante um ano letivo. Como pano de fundo da análise dos dados, comentam-se estudos recentes no campo da EJA no Brasil, além da produção internacional e nacional sobre escolas eficazes. Faz-se também uma contextualização do PEJA na política pública de EJA do município do Rio de Janeiro e no país. As três escolas com PEJA estudadas foram selecionadas por se destacar, pela associação de altos índices de aprovação com baixos índices de evasão na etapa do Programa correspondente à alfabetização. A abordagem escolhida foi a verificação das características comuns entre elas, à luz das características indicadas na literatura sobre escolas eficazes. A pesquisa pretendeu, a partir dos dados colhidos, encontrar elementos que contribuam para compreender o curso pedagógico do trabalho desenvolvido. As evidências produzidas pelo estudo sugerem que as escolas que alcançam resultados positivos e a permanência dos alunos e alunas da EJA apresentam diferentes combinações das seguintes características: infraestrutura adequada às aulas noturnas para jovens e adultos, com recursos pedagógicos diversos e disponíveis; metas e objetivos claros e voltados para aprendizagens significativas; professores que participam das ações de formação continuada; apoio pedagógico de qualidade para os professores; uma supervisão pedagógica que garante o cumprimento das funções docentes; um clima acadêmico favorável à aprendizagem; conteúdos curriculares que fazem sentido para os alunos; um corpo docente que troca entre si práticas de sala de aula e saberes pedagógicos, apoiado pela coordenação pedagógica; professores que têm expectativas positivas quanto à aprendizagem de seus alunos, com vistas à superação das dificuldades encontradas e avaliações freqüentes do progresso dos alunos.[fr] Cette recherche a pour objectif de saisir les caractéristiques des écoles d éducation des jeunes et adultes qu on estime efficaces, c est-à-dire, les écoles qui à travers l utilisation de leurs ressources matérielles, de leurs politiques, de leurs pratiques pédagogiques et gestionnaires, ont la capacité de provoquer un impact positif sur les processus d alphabétisation et sur la réduction des indices d évasion des élèves. L étude a focalisé trois écoles qui intègrent le PEJA (Programme d éducation de jeunes et adultes), ayant des classes qui correspondent aux classes d alphabétisation et celles du premier segment de l enseignement fondamental. Les données ont été recueillies au moyen d entretiens avec des dirigeants, professeurs et élèves, outre l’observation en salle de classe pendant une année scolaire. Servant d’arrière-plan à l’analyse des données, on a commenté des études récentes concernant l EJA au Brésil, aussi bien que la production internationale et nationale au sujet des écoles efficaces. On a cherché également à encadrer le PEJA dans le contexte de la politique publique de l EJA dans la municipalité de Rio de Janeiro et dans le pays. Les trois écoles étudiées - PEJA - ont été sélectionnées en raison de leurs hauts niveaux de réussite et du bas indice d évasion scolaire dans l étape du Programme correspondant à l alphabétisation. L approche choisie a été celle de la vérification des caractéristiques communes à ces trois écoles, à la lumière des caractéristiques indiquées dans la littérature spécialisée sur l’efficacité scolaire. À partir des données analysées, la recherche a voulu trouver des éléments qui contribuent à la compréhension du parcours pédagogique du travail développé. Les évidences produites par l étude suggèrent que les écoles qui ont réussi des résultats positifs et la permanence des élèves - garçons et filles - de l EJA présentent de différentes combinaisons des caractéristiques suivantes: infrastructure adéquate aux classes nocturnes pour des jeunes et adultes aux ressources pédagogiques diverses et disponibles; directives et objectifs clairs orientés vers des apprentissages significatifs; professeurs qui participent à des actions de formation continuée; support pédagogique de qualité pour les professeurs; une supervision pédagogique qui assure l’accomplissement des fonctions du corps enseignant; une ambiance académique favorable à lapprentissage; des contenus du cursus qui soient accessibles aux élèves; un corps enseignant qui échange des pratiques de salle de classe et des savoirs pédagogiques, et qui soit soutenu par une coordination pédagogique; des enseignants qui aient des expectatives positives quant à l apprentissage de leurs élèves, visant à les aider à surmonter les difficultés trouvées et à évaluer fréquemment leur progrès.MAXWELLALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINOJAQUELINE LUZIA DA SILVA2010-06-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15770@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15770@3http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15770porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-10T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:15770Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-12-10T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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