O DESIGN NA TELEDRAMATURGIA: UM OLHAR SOBRE AS VINHETAS DE ABERTURA DAS TELENOVELAS DA TV GLOBO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROGERIO DE ABREU DORNELES
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11172@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11172@2
Resumo: Em sua origem, o termo vinheta designava representações visuais de caráter simbólico que ornamentavam as iluminuras. As vinhetas ganham identidade gráfica com o aparecimento da imprensa. A vinheta será uma das primeiras manifestações da programação visual - tendo sua origem nas iluminuras. No início do século XX, a linguagem cinematográfica incorporou as vinhetas, tanto como recurso para a abertura dos filmes quanto para os cartazes que passavam informações escritas entre as diferentes seqüências, no cinema mudo. Originárias das aberturas de filmes, as vinhetas de abertura da teledramaturgia da TV Globo apresentam uma linguagem específica, cujo teor estético pode ser relevante. Enquanto nos filmes o espectador vê as vinhetas de abertura apenas uma vez, na televisão as vinhetas são repetidas a cada programa ou a cada capítulo da telenovela, o que permite uma outra espécie de envolvimento. O telespectador é capaz de perceber melhor as vinhetas de abertura das telenovelas dada a sua repetição; poderá analisá-las e, então interpretá-las. Nesse caso, o caráter estético das vinhetas pode ser mais bem avaliado, uma vez que a repetição propicia a existência maior das imagens, liberta, portanto, da imediaticidade do instante da apresentação única do cinema. A cada repetição, o olhar do telespectador encontra novas possibilidades de associações, que lhe permitem fazer inferências significativas, bastante próximas às de um trabalho interpretativo do espectador diante de uma obra de arte. Após as primeiras vinhetas criadas pelo videographics (Departamento de criação e produção em Design da TV Globo), o Brasil tem se destacado mundialmente em termos de produção de vinhetas televisuais. Atualmente, o refinamento das técnicas permite efeitos diversificados, com movimentos rápidos, com a ilusão da tridimensionalidade, com as metamorfoses das imagens, grafismos, jogos cromáticos e sonoros - todos eles, entretanto, dependentes da supervisão e do envolvimento de um designer, que acrescenta uma dimensão poética aos efeitos programados pelo computador.
id PUC_RIO-1_1947f5185ce6e1e3efc2a3b10d35801f
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:11172
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO DESIGN NA TELEDRAMATURGIA: UM OLHAR SOBRE AS VINHETAS DE ABERTURA DAS TELENOVELAS DA TV GLOBOTHE DESIGN IN THE TELEVISION: ONE TO LOOK AT ON THE VIGNETTES OF OPENING OF THE SOAP OPERAS OF THE TV GLOBO2007-07-24LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO26870797749lattes.cnpq.br/3996072254298525VERA MARIA MARSICANO DAMAZIOREJANE SPITZLUIZ ANTONIO LUZIO COELHOJOAO LUIZ VIEIRA59388595068ROGERIO DE ABREU DORNELESPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM DESIGNPUC-RioBREm sua origem, o termo vinheta designava representações visuais de caráter simbólico que ornamentavam as iluminuras. As vinhetas ganham identidade gráfica com o aparecimento da imprensa. A vinheta será uma das primeiras manifestações da programação visual - tendo sua origem nas iluminuras. No início do século XX, a linguagem cinematográfica incorporou as vinhetas, tanto como recurso para a abertura dos filmes quanto para os cartazes que passavam informações escritas entre as diferentes seqüências, no cinema mudo. Originárias das aberturas de filmes, as vinhetas de abertura da teledramaturgia da TV Globo apresentam uma linguagem específica, cujo teor estético pode ser relevante. Enquanto nos filmes o espectador vê as vinhetas de abertura apenas uma vez, na televisão as vinhetas são repetidas a cada programa ou a cada capítulo da telenovela, o que permite uma outra espécie de envolvimento. O telespectador é capaz de perceber melhor as vinhetas de abertura das telenovelas dada a sua repetição; poderá analisá-las e, então interpretá-las. Nesse caso, o caráter estético das vinhetas pode ser mais bem avaliado, uma vez que a repetição propicia a existência maior das imagens, liberta, portanto, da imediaticidade do instante da apresentação única do cinema. A cada repetição, o olhar do telespectador encontra novas possibilidades de associações, que lhe permitem fazer inferências significativas, bastante próximas às de um trabalho interpretativo do espectador diante de uma obra de arte. Após as primeiras vinhetas criadas pelo videographics (Departamento de criação e produção em Design da TV Globo), o Brasil tem se destacado mundialmente em termos de produção de vinhetas televisuais. Atualmente, o refinamento das técnicas permite efeitos diversificados, com movimentos rápidos, com a ilusão da tridimensionalidade, com as metamorfoses das imagens, grafismos, jogos cromáticos e sonoros - todos eles, entretanto, dependentes da supervisão e do envolvimento de um designer, que acrescenta uma dimensão poética aos efeitos programados pelo computador.The term vignette, originally, assigned the visual representations that decorated the iluminures and that they presented symbolic character. The vignettes gains graphical identity with the appearance of the press. The vignette goes to be one of the first manifestations of the visual programming, having its origin in the iluminures, That shows that a style form is the consequence of other already used previously art forms. Caming originary from the openings of the movies, the TV Globo soup-opera opening vignettes present a specific language, whose aesthetic text can be extremely relevant. In the beginning of century XX the cinematographic language incorporated the vignettes, as much for the opening of the films, how much for the posters that passed information written between different sequences, in the dumb cinema. While in the films the spectator sees the opening vignettes only one time, in the television the vignettes is repeated to each program or each chapter of the soap-opera, what allows another kind of envolvement. In this in case, some vignettes aesthetic characters can be better evaluated, a time that appears a time of perception of its images. It shows, therefore, a perception while duration - it frees, therefore, the instant immediate of the unic cinema presentation. The look of the viewer finds, to each repetition, new possibilities of associations that ahead allow significant inferences it sufficiently next to the interpretation work of a work of art. After the first vignettes created by videographics, (Department of creation and production in Design of the TV Globo) Brazil if has detached world-wide in terms of production of vignette televiews. Currently, the refinement of the techniques allows diversified effect, with fast movements, the three-dimensional illusion, the metamorphoses of the images, the design, the chromatic and sonorous games - all they, however, dependents of the supervision and envolvement of designers, that adds it the poetical dimension to the effect programmed for the computer.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11172@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11172@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T12:58:44Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:11172Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-06-28T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv O DESIGN NA TELEDRAMATURGIA: UM OLHAR SOBRE AS VINHETAS DE ABERTURA DAS TELENOVELAS DA TV GLOBO
dc.title.alternative.en.fl_str_mv THE DESIGN IN THE TELEVISION: ONE TO LOOK AT ON THE VIGNETTES OF OPENING OF THE SOAP OPERAS OF THE TV GLOBO
title O DESIGN NA TELEDRAMATURGIA: UM OLHAR SOBRE AS VINHETAS DE ABERTURA DAS TELENOVELAS DA TV GLOBO
spellingShingle O DESIGN NA TELEDRAMATURGIA: UM OLHAR SOBRE AS VINHETAS DE ABERTURA DAS TELENOVELAS DA TV GLOBO
ROGERIO DE ABREU DORNELES
title_short O DESIGN NA TELEDRAMATURGIA: UM OLHAR SOBRE AS VINHETAS DE ABERTURA DAS TELENOVELAS DA TV GLOBO
title_full O DESIGN NA TELEDRAMATURGIA: UM OLHAR SOBRE AS VINHETAS DE ABERTURA DAS TELENOVELAS DA TV GLOBO
title_fullStr O DESIGN NA TELEDRAMATURGIA: UM OLHAR SOBRE AS VINHETAS DE ABERTURA DAS TELENOVELAS DA TV GLOBO
title_full_unstemmed O DESIGN NA TELEDRAMATURGIA: UM OLHAR SOBRE AS VINHETAS DE ABERTURA DAS TELENOVELAS DA TV GLOBO
title_sort O DESIGN NA TELEDRAMATURGIA: UM OLHAR SOBRE AS VINHETAS DE ABERTURA DAS TELENOVELAS DA TV GLOBO
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author ROGERIO DE ABREU DORNELES
author_facet ROGERIO DE ABREU DORNELES
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 26870797749
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/3996072254298525
dc.contributor.referee1.fl_str_mv VERA MARIA MARSICANO DAMAZIO
dc.contributor.referee2.fl_str_mv REJANE SPITZ
dc.contributor.referee3.fl_str_mv LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO
dc.contributor.referee4.fl_str_mv JOAO LUIZ VIEIRA
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 59388595068
dc.contributor.author.fl_str_mv ROGERIO DE ABREU DORNELES
contributor_str_mv LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO
VERA MARIA MARSICANO DAMAZIO
REJANE SPITZ
LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO
JOAO LUIZ VIEIRA
description Em sua origem, o termo vinheta designava representações visuais de caráter simbólico que ornamentavam as iluminuras. As vinhetas ganham identidade gráfica com o aparecimento da imprensa. A vinheta será uma das primeiras manifestações da programação visual - tendo sua origem nas iluminuras. No início do século XX, a linguagem cinematográfica incorporou as vinhetas, tanto como recurso para a abertura dos filmes quanto para os cartazes que passavam informações escritas entre as diferentes seqüências, no cinema mudo. Originárias das aberturas de filmes, as vinhetas de abertura da teledramaturgia da TV Globo apresentam uma linguagem específica, cujo teor estético pode ser relevante. Enquanto nos filmes o espectador vê as vinhetas de abertura apenas uma vez, na televisão as vinhetas são repetidas a cada programa ou a cada capítulo da telenovela, o que permite uma outra espécie de envolvimento. O telespectador é capaz de perceber melhor as vinhetas de abertura das telenovelas dada a sua repetição; poderá analisá-las e, então interpretá-las. Nesse caso, o caráter estético das vinhetas pode ser mais bem avaliado, uma vez que a repetição propicia a existência maior das imagens, liberta, portanto, da imediaticidade do instante da apresentação única do cinema. A cada repetição, o olhar do telespectador encontra novas possibilidades de associações, que lhe permitem fazer inferências significativas, bastante próximas às de um trabalho interpretativo do espectador diante de uma obra de arte. Após as primeiras vinhetas criadas pelo videographics (Departamento de criação e produção em Design da TV Globo), o Brasil tem se destacado mundialmente em termos de produção de vinhetas televisuais. Atualmente, o refinamento das técnicas permite efeitos diversificados, com movimentos rápidos, com a ilusão da tridimensionalidade, com as metamorfoses das imagens, grafismos, jogos cromáticos e sonoros - todos eles, entretanto, dependentes da supervisão e do envolvimento de um designer, que acrescenta uma dimensão poética aos efeitos programados pelo computador.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-07-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11172@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11172@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11172@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11172@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM DESIGN
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324896239255552