[en] BUSINESS MODELS: AN ANALYSIS OF IMPLEMENTATION AT PETROBRAS INTERNATIONAL BUSINESSES DEPARTMENT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FABIO DE MATOS DOMINGUES
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20728@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20728@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20728
Resumo: [pt] Em 2009, frente a mudanças no cenário internacional e aos impactos gerados pela descoberta do pré-sal brasileiro no ano anterior, um novo posicionamento estratégico foi desenhado para a Área de Negócio Internacional da PETROBRAS. Esse novo posicionamento está fundamentado nos conceitos de rentabilidade, integração e complementaridade com as atividades nacionais da Companhia. Nesse sentido, para garantir um maior alinhamento estratégico e uma maior integração e complementaridade em suas atividades, a Área de Negócio Internacional passou a desenvolver Modelos de Negócios para cada um de seus eixos de atuação. Os Modelos de Negócios são uma ferramenta que tem como objetivo auxiliar no planejamento da Empresa, descrevendo a sua forma de atuação pela definição/identificação de seus clientes, do valor que lhes é entregue, da forma como esse valor é entregue e da quantificação dos custos e benefícios esperados. O objetivo da presente dissertação é apresentar como esses Modelos de Negócio estão sendo implementados e verificar se essa ferramenta permite a análise das estratégias da Companhia. Para tanto, está sendo utilizada como metodologia a pesquisa-ação, em que o autor é parte do projeto, envolvido na sua realização e buscando gerar conhecimento sobre esse processo.
id PUC_RIO-1_1abf0d0c769d9f668f43de72e25ca52b
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:20728
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [en] BUSINESS MODELS: AN ANALYSIS OF IMPLEMENTATION AT PETROBRAS INTERNATIONAL BUSINESSES DEPARTMENT [pt] MODELO DE NEGÓCIOS: UMA ANÁLISE DE SUA IMPLANTAÇÃO NA ÁREA DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS DA PETROBRAS[pt] NEGOCIO[pt] PETROBRAS[pt] ALINHAMENTO ESTRATEGICO[en] BUSINESS[en] PETROBRAS[en] STRATEGIC ALIGNMENT[pt] Em 2009, frente a mudanças no cenário internacional e aos impactos gerados pela descoberta do pré-sal brasileiro no ano anterior, um novo posicionamento estratégico foi desenhado para a Área de Negócio Internacional da PETROBRAS. Esse novo posicionamento está fundamentado nos conceitos de rentabilidade, integração e complementaridade com as atividades nacionais da Companhia. Nesse sentido, para garantir um maior alinhamento estratégico e uma maior integração e complementaridade em suas atividades, a Área de Negócio Internacional passou a desenvolver Modelos de Negócios para cada um de seus eixos de atuação. Os Modelos de Negócios são uma ferramenta que tem como objetivo auxiliar no planejamento da Empresa, descrevendo a sua forma de atuação pela definição/identificação de seus clientes, do valor que lhes é entregue, da forma como esse valor é entregue e da quantificação dos custos e benefícios esperados. O objetivo da presente dissertação é apresentar como esses Modelos de Negócio estão sendo implementados e verificar se essa ferramenta permite a análise das estratégias da Companhia. Para tanto, está sendo utilizada como metodologia a pesquisa-ação, em que o autor é parte do projeto, envolvido na sua realização e buscando gerar conhecimento sobre esse processo.[en] In 2009, facing the changes in the international scenario and the impacts generated by the discovery of the Brazilian pre-salt in the previous year, a new strategic positioning was designed for the PETROBRAS International Business Area. This new positioning is grounded in the concepts of profitability, integration and complementarity with the company national activities. In this sense, to ensure a greater strategic alignment, integration and complementarity within its activities, the International Area started the development of Business Models for each of its axis of action. The Business Models are a tool that aims to assist in the planning of the company and describes the way the company operates through the definition / identification of its customers, the statement of the value that is delivered to them, the definition of the form in which this value is delivered and the quantification of the costs and benefits expected. The goal of this dissertation is to show how these Business Models are being implemented and to verify whether they are appropriate to analyze the strategies of the company. The methodology adopted was action research, in which the author is part of the project, and is involved both in its execution while develops knowledge.MAXWELLMARIA ANGELA CAMPELO DE MELOFABIO DE MATOS DOMINGUES2012-11-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20728@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20728@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20728porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-29T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:20728Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-08-29T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [en] BUSINESS MODELS: AN ANALYSIS OF IMPLEMENTATION AT PETROBRAS INTERNATIONAL BUSINESSES DEPARTMENT
[pt] MODELO DE NEGÓCIOS: UMA ANÁLISE DE SUA IMPLANTAÇÃO NA ÁREA DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS DA PETROBRAS
title [en] BUSINESS MODELS: AN ANALYSIS OF IMPLEMENTATION AT PETROBRAS INTERNATIONAL BUSINESSES DEPARTMENT
spellingShingle [en] BUSINESS MODELS: AN ANALYSIS OF IMPLEMENTATION AT PETROBRAS INTERNATIONAL BUSINESSES DEPARTMENT
FABIO DE MATOS DOMINGUES
[pt] NEGOCIO
[pt] PETROBRAS
[pt] ALINHAMENTO ESTRATEGICO
[en] BUSINESS
[en] PETROBRAS
[en] STRATEGIC ALIGNMENT
title_short [en] BUSINESS MODELS: AN ANALYSIS OF IMPLEMENTATION AT PETROBRAS INTERNATIONAL BUSINESSES DEPARTMENT
title_full [en] BUSINESS MODELS: AN ANALYSIS OF IMPLEMENTATION AT PETROBRAS INTERNATIONAL BUSINESSES DEPARTMENT
title_fullStr [en] BUSINESS MODELS: AN ANALYSIS OF IMPLEMENTATION AT PETROBRAS INTERNATIONAL BUSINESSES DEPARTMENT
title_full_unstemmed [en] BUSINESS MODELS: AN ANALYSIS OF IMPLEMENTATION AT PETROBRAS INTERNATIONAL BUSINESSES DEPARTMENT
title_sort [en] BUSINESS MODELS: AN ANALYSIS OF IMPLEMENTATION AT PETROBRAS INTERNATIONAL BUSINESSES DEPARTMENT
author FABIO DE MATOS DOMINGUES
author_facet FABIO DE MATOS DOMINGUES
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MARIA ANGELA CAMPELO DE MELO
dc.contributor.author.fl_str_mv FABIO DE MATOS DOMINGUES
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] NEGOCIO
[pt] PETROBRAS
[pt] ALINHAMENTO ESTRATEGICO
[en] BUSINESS
[en] PETROBRAS
[en] STRATEGIC ALIGNMENT
topic [pt] NEGOCIO
[pt] PETROBRAS
[pt] ALINHAMENTO ESTRATEGICO
[en] BUSINESS
[en] PETROBRAS
[en] STRATEGIC ALIGNMENT
description [pt] Em 2009, frente a mudanças no cenário internacional e aos impactos gerados pela descoberta do pré-sal brasileiro no ano anterior, um novo posicionamento estratégico foi desenhado para a Área de Negócio Internacional da PETROBRAS. Esse novo posicionamento está fundamentado nos conceitos de rentabilidade, integração e complementaridade com as atividades nacionais da Companhia. Nesse sentido, para garantir um maior alinhamento estratégico e uma maior integração e complementaridade em suas atividades, a Área de Negócio Internacional passou a desenvolver Modelos de Negócios para cada um de seus eixos de atuação. Os Modelos de Negócios são uma ferramenta que tem como objetivo auxiliar no planejamento da Empresa, descrevendo a sua forma de atuação pela definição/identificação de seus clientes, do valor que lhes é entregue, da forma como esse valor é entregue e da quantificação dos custos e benefícios esperados. O objetivo da presente dissertação é apresentar como esses Modelos de Negócio estão sendo implementados e verificar se essa ferramenta permite a análise das estratégias da Companhia. Para tanto, está sendo utilizada como metodologia a pesquisa-ação, em que o autor é parte do projeto, envolvido na sua realização e buscando gerar conhecimento sobre esse processo.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20728@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20728@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20728
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20728@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20728@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20728
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822584679661568