ON LEARNING WITH MOVIES: A STUDY OF LEANDRO KONDER´S JOURNAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RODRIGO ROBERT PORTO
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18616@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18616@2
Resumo: O propósito principal desse trabalho foi enxergar o cinema enquanto um processo de acumulação do conhecimento, construção de saber e de distinção social. Com esses apontamentos, queremos refletir sobre as possibilidades de significado que provém do cinema enquanto uma experiência capaz de transformar a vida dos indivíduos na medida em que atua na formação dos mesmos em seu caráter pessoal e com isso, participam da estruturação de suas formas de ver, entender e se posicionar perante a sociedade ao qual habitam. Para feitio desse objetivo observa-se uma agenda-diário de um intelectual brasileiro que, na década de 1950, documentou a sua vivência sobre o cinema e, neste objeto, trouxe à tona suas formas de aprender com o cinema. Essa agenda reflete, dentre outras, as práticas de cinema e as vivências proporcionadas pelo mesmo no âmbito de um referencial que enxerga a sétima arte enquanto um instrumento para a formação do indivíduo e um reflexo-espelho da sociedade na qual se insere o próprio.
id PUC_RIO-1_1b74409e6d5bb6634e4026805d976355
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:18616
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisON LEARNING WITH MOVIES: A STUDY OF LEANDRO KONDER´S JOURNAL SOBRE AS FORMAS DE SE APRENDER COM O CINEMA: UM ESTUDO ATRAVÉS DA AGENDA-DIÁRIO DE LEANDRO KONDER2011-04-15ROSALIA MARIA DUARTE69087156715lattes.cnpq.br/8252075995504939ROSALIA MARIA DUARTEFABIANO MENDES DE BRITOMILENE GUSMÃORODRIGO ROBERT PORTOPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM EDUCAÇÃOPUC-RioBRO propósito principal desse trabalho foi enxergar o cinema enquanto um processo de acumulação do conhecimento, construção de saber e de distinção social. Com esses apontamentos, queremos refletir sobre as possibilidades de significado que provém do cinema enquanto uma experiência capaz de transformar a vida dos indivíduos na medida em que atua na formação dos mesmos em seu caráter pessoal e com isso, participam da estruturação de suas formas de ver, entender e se posicionar perante a sociedade ao qual habitam. Para feitio desse objetivo observa-se uma agenda-diário de um intelectual brasileiro que, na década de 1950, documentou a sua vivência sobre o cinema e, neste objeto, trouxe à tona suas formas de aprender com o cinema. Essa agenda reflete, dentre outras, as práticas de cinema e as vivências proporcionadas pelo mesmo no âmbito de um referencial que enxerga a sétima arte enquanto um instrumento para a formação do indivíduo e um reflexo-espelho da sociedade na qual se insere o próprio.The main purpose of this study was to understand the relationship with the cinema as a process of knowledge accumulation, knowledge construction and social distinction. With these appointments, we wanted to reflect on the possibilities of meaning that comes from the film as an experience capable of transforming the lives of individuals in that it focuses on developing them into his personal character and, therefore, participates in the structuring of their forms of see, understand and position themselves before the society in which they live. To meet this goal, we took as an empirical agenda / diary organized by an intellectual of Rio de Janeiro who, in the 1950s, documented her experience with film and recorded in this object, his apprenticeship with film. This agenda / diary reflects and documents practical experiences offered by film and related films within a framework that saw the seventh art as a tool for shaping the individual and a mirror reflection of society in which the organizer was part of the material . For empirical analysis were taken as reference the theoretical and methodological studies of personal diaries made by Robert Yinger and reflections of Norbert Elias and Carlo Gizburg. The results suggest that in the period in which it was organized in question, the cinema was seen as a source of knowledge considered legitimate and distinctive in the training staff, aesthetics and politics.CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18616@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18616@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:12:45Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:18616Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv ON LEARNING WITH MOVIES: A STUDY OF LEANDRO KONDER´S JOURNAL
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv SOBRE AS FORMAS DE SE APRENDER COM O CINEMA: UM ESTUDO ATRAVÉS DA AGENDA-DIÁRIO DE LEANDRO KONDER
title ON LEARNING WITH MOVIES: A STUDY OF LEANDRO KONDER´S JOURNAL
spellingShingle ON LEARNING WITH MOVIES: A STUDY OF LEANDRO KONDER´S JOURNAL
RODRIGO ROBERT PORTO
title_short ON LEARNING WITH MOVIES: A STUDY OF LEANDRO KONDER´S JOURNAL
title_full ON LEARNING WITH MOVIES: A STUDY OF LEANDRO KONDER´S JOURNAL
title_fullStr ON LEARNING WITH MOVIES: A STUDY OF LEANDRO KONDER´S JOURNAL
title_full_unstemmed ON LEARNING WITH MOVIES: A STUDY OF LEANDRO KONDER´S JOURNAL
title_sort ON LEARNING WITH MOVIES: A STUDY OF LEANDRO KONDER´S JOURNAL
dc.creator.ID.none.fl_str_mv
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author RODRIGO ROBERT PORTO
author_facet RODRIGO ROBERT PORTO
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv ROSALIA MARIA DUARTE
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 69087156715
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/8252075995504939
dc.contributor.referee1.fl_str_mv ROSALIA MARIA DUARTE
dc.contributor.referee2.fl_str_mv FABIANO MENDES DE BRITO
dc.contributor.referee3.fl_str_mv MILENE GUSMÃO
dc.contributor.author.fl_str_mv RODRIGO ROBERT PORTO
contributor_str_mv ROSALIA MARIA DUARTE
ROSALIA MARIA DUARTE
FABIANO MENDES DE BRITO
MILENE GUSMÃO
description O propósito principal desse trabalho foi enxergar o cinema enquanto um processo de acumulação do conhecimento, construção de saber e de distinção social. Com esses apontamentos, queremos refletir sobre as possibilidades de significado que provém do cinema enquanto uma experiência capaz de transformar a vida dos indivíduos na medida em que atua na formação dos mesmos em seu caráter pessoal e com isso, participam da estruturação de suas formas de ver, entender e se posicionar perante a sociedade ao qual habitam. Para feitio desse objetivo observa-se uma agenda-diário de um intelectual brasileiro que, na década de 1950, documentou a sua vivência sobre o cinema e, neste objeto, trouxe à tona suas formas de aprender com o cinema. Essa agenda reflete, dentre outras, as práticas de cinema e as vivências proporcionadas pelo mesmo no âmbito de um referencial que enxerga a sétima arte enquanto um instrumento para a formação do indivíduo e um reflexo-espelho da sociedade na qual se insere o próprio.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-04-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18616@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18616@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18616@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18616@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324910482063360