[pt] CORRESPONDÊNCIA E VIDA DE PAULO LEMINSKI: F(R)ICÇÃO DE (TR)AÇOS OU ESSA FÚRIA QUE QUER SEJA LÁ O QUE FLOR
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5873@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5873@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5873 |
Resumo: | [pt] A tese propõe uma reflexão sobre a correspondência publicada do poeta Paulo Leminski (1976-1981) e o ciclo de biografias produzidas por ele entre os anos de 1983 e 1986. No quadro histórico-cultural das décadas de 1970 e 1980, o poeta realiza, por meio dessas duas práticas discursivas, um trabalho de desconstrução dos valores hegemônicos, tanto estéticos como epistemológicos. A leitura das cartas, organizadas no volume Envie meu dicionário, pelo poeta- destinatário e amigo de Paulo Leminski, Régis Bonvicino, e das biografias do volume VIda tem por objetivo acompanhar o percurso de subjetivação estético-literária do poeta. Tanto na correspondência quanto nas biografias sobressai um processo híbrido de construção textual, resultante das negociações entre matrizes populares, eruditas e midiáticas. A interpretação das cartas e das biografias utiliza-se da leitura de outros textos do escritor - poemas, crônicas, ensaios, resenhas, artigos de jornal, depoimentos - num amplo diálogo intertextual que assume, nesta tese, o estatuto de lugar teórico. O cenário textual da correspondência e das biografias sustenta a relação entre arte e vida, projeto estético e projeto político, e oferece traços para a composição de um autoretrato do escritor e intelectual, sob a forma de fragmentos. |
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[pt] CORRESPONDÊNCIA E VIDA DE PAULO LEMINSKI: F(R)ICÇÃO DE (TR)AÇOS OU ESSA FÚRIA QUE QUER SEJA LÁ O QUE FLOR[en] LETTERS AND LIFE OF PAULO LEMINSKI: F(R)ICTION OF TRACES, OR THIS FURIOUS LONGING FOR WHATEVER[pt] PROJETO ESTETICO[pt] CORRESPONDENCIA[pt] POESIA[pt] BIOGRAFIA[en] AESTHETIC PROJECT[en] CORRESPONDENCE[en] POETRY[en] BIOGRAPHY[pt] A tese propõe uma reflexão sobre a correspondência publicada do poeta Paulo Leminski (1976-1981) e o ciclo de biografias produzidas por ele entre os anos de 1983 e 1986. No quadro histórico-cultural das décadas de 1970 e 1980, o poeta realiza, por meio dessas duas práticas discursivas, um trabalho de desconstrução dos valores hegemônicos, tanto estéticos como epistemológicos. A leitura das cartas, organizadas no volume Envie meu dicionário, pelo poeta- destinatário e amigo de Paulo Leminski, Régis Bonvicino, e das biografias do volume VIda tem por objetivo acompanhar o percurso de subjetivação estético-literária do poeta. Tanto na correspondência quanto nas biografias sobressai um processo híbrido de construção textual, resultante das negociações entre matrizes populares, eruditas e midiáticas. A interpretação das cartas e das biografias utiliza-se da leitura de outros textos do escritor - poemas, crônicas, ensaios, resenhas, artigos de jornal, depoimentos - num amplo diálogo intertextual que assume, nesta tese, o estatuto de lugar teórico. O cenário textual da correspondência e das biografias sustenta a relação entre arte e vida, projeto estético e projeto político, e oferece traços para a composição de um autoretrato do escritor e intelectual, sob a forma de fragmentos.[en] This dissertation proposes a reflection on the published correspondence (1976-1981) of the poet Paulo Leminski (1944- 1989) and the cycle of biographies he produced from 1983 to 1986. In the literary-cultural context of the 1970s and 80s, Leminski carried out, by means of these two discursive practices, the deconstruction of hegemonic aesthetic and epistemological values. The reading of the letters included in Envie meu dicionário, edited by the poet Régis Bonvicino, Paulo Leminski s friend and correspondent, and the biographies in the volume Vida, covers Leminski s process of aesthetic-literary subjectivization. A hybrid process of textual construction resulting from negotiations between low, high and media matrices is apparent in the correspondence as well as in the biographies. The interpretation of the letters and the biographies also relies on other texts by Leminski - poems, newspaper columns, essays, reviews, articles, interviews - in a wide-ranging intertextual dialogue that takes on, in this thesis, the status of theory. The textual context of the correspondence and the biographies supports the relation between art and life, aesthetic project and political project, and offers material for a selfportrait of the writer and intellectual in the form of fragments.MAXWELLMARILIA ROTHIER CARDOSOFATIMA MARIA DE OLIVEIRA2005-01-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5873@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5873@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5873porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-05T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:5873Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-02-05T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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