[fr] NOUVELLETION: COMME LE MÊME IL DEVIENT UN AUTRE?: REPRÉSENTATION ET DIFFÉRENCE DANS LA PENSÉE DE GILLES DELEUZE
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30525@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30525@2 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30525@3 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30525 |
Resumo: | [pt] A diferença enquanto submetida às amarras do senso comum (identidade, semelhança, oposição e analogia), ou seja, mediada pela inteligência, opera a síntese da representação e, portanto, entra em um ciclo de repetições e recognições inescapáveis do qual apenas um movimento radical, abrupto, aberrante, imediato tem força para romper. De certo modo as filosofias de Husserl, Bergson, Heidegger, entre outros, buscava esse limiar – momento anterior à mediação consciente de uma percepção dada. Bem como a de Nietzsche que vinculava toda mediação a um modelo moral constituído. Desse modo, buscar o outro, como concepção do que se diferencia do mesmo, requer uma recusa às quatro instâncias da mediação sobre a diferença, à custa da impossibilidade ao novo. |
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[fr] NOUVELLETION: COMME LE MÊME IL DEVIENT UN AUTRE?: REPRÉSENTATION ET DIFFÉRENCE DANS LA PENSÉE DE GILLES DELEUZE[en] NOVATION: HOW THE SAME CHANGE INTO THE OTHER?: REPRESENTATION AND DIFFERENCE IN THOUGHT OF GILLES DELEUZE[pt] NOVAÇÃO: COMO O MESMO SE TORNA OUTRO?: REPRESENTAÇÃO E DIFERENÇA NO PENSAMENTO DE GILLES DELEUZE[pt] DIFERENCA[pt] ATUAL E VIRTUAL[pt] CAMPO TRANSCENDENTAL[pt] IMANENCIA[pt] RECOGNICAO[pt] SIMULACRO[pt] ETERNO RETORNO[pt] REPRESENTACAO[pt] TEMPO[en] DIFFERENCE[en] IMMANENCE[en] SIMULACRA[en] PERPETUAL RETURN[en] REPRESENTATION[en] TIME[fr] DIFFERENCE[fr] ETERNEL RETOUR[fr] REPRESENTATION[fr] TEMPS[pt] A diferença enquanto submetida às amarras do senso comum (identidade, semelhança, oposição e analogia), ou seja, mediada pela inteligência, opera a síntese da representação e, portanto, entra em um ciclo de repetições e recognições inescapáveis do qual apenas um movimento radical, abrupto, aberrante, imediato tem força para romper. De certo modo as filosofias de Husserl, Bergson, Heidegger, entre outros, buscava esse limiar – momento anterior à mediação consciente de uma percepção dada. Bem como a de Nietzsche que vinculava toda mediação a um modelo moral constituído. Desse modo, buscar o outro, como concepção do que se diferencia do mesmo, requer uma recusa às quatro instâncias da mediação sobre a diferença, à custa da impossibilidade ao novo.[en] Difference, when subjected to the bonds of common sense (identity, likeness, opposition and analogy), that is, mediated by intelligence, operates the synthesis of representation and therefore enters into a cycle of inescapable repetitions and recognitions of which only a radical movement , Abrupt, aberrant, immediate has the strength to break. In a way, the philosophies of Husserl, Bergson, Heidegger, among others, sought this threshold - a moment prior to the conscious mediation of a given perception. As well as that of Nietzsche who linked all mediation to a constituted moral model. In this way, seeking the other, as a conception of what differentiates itself from the same, requires a refusal of the four instances of mediation over difference, at the expense of impossibility to the new.[fr] La différence tout en étant soumis aux contraintes du sens commun (identité, similarité, opposition et analogie), à savoir, la médiation par l intelligence, opère la synthèse de la représentation et donc entre dans un cycle de répétitions et recognitions inéluctable dont seulement un mouvement radical , abrupte, aberrante, immédiat Il a la force de rompre. D une certaine manière les philosophies de Husserl, Bergson, Heidegger, entre autres, cherchais ce seuil - temps précédent à médiation consciente d une perception donnée. Ainsi que celle de Nietzsche qui liait toute médiation à un modèle moral constitué. Ainsi, chercher un autre, comme la conception de ce qui différencie le même, exige un refus à quatre instances de médiation sur la différence au détriment de l impossibilité de nouvelle si pas le cas nous agissons.MAXWELLPAULO CESAR DUQUE ESTRADAAUGUSTO MOREIRA DE CARVALHO JUNIOR2017-07-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30525@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30525@2https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30525@3http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30525porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-21T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:30525Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-06-21T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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