[pt] CREIO FIRMEMENTE QUE DESDE SEMPRE O SENHOR ME CRIOU PARA SER SACERDOTE: A VOCAÇÃO SACERDOTAL À LUZ DA ANÁLISE DE NARRATIVA
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52178@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52178@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52178 |
Resumo: | [pt] A presente dissertação investiga, por meio da Análise de Narrativa e do aporte teórico oferecido pela Sociolinguística Interacional, as narrativas vocacionais de futuros padres que ainda estão em processo formativo em instituições conhecidas como seminários. Os dados apresentados nesta pesquisa foram gerados em entrevistas qualitativas com seminaristas residentes no mesmo seminário que o pesquisador, que também é seminarista. A pesquisa reveste-se ainda de uma sensibilidade autoetnográfica, uma vez que o pesquisador é também parte integrante de um seminário católico e, portanto, membro ativo da mesma comunidade que serviu de campo de pesquisa. A análise, de natureza qualitativa e interpretativista, dá-se em perspectiva micro-interacional e a partir do arcabouço teórico da Análise de Narrativa (LABOV e WALETSKY, 1968; LABOV, 1972; BRUNER, 1997; LINDE, 1993; RIESSMAN, 2008, entre outros). Ainda, utilizamos a noção de Instituição Total (GOFFMAN, 1961; FOUCAULT, 2006) para entender questões acerca do contexto no qual essas narrativas são produzidas. Os resultados descrevem que essas narrativas estão fundamentadas em um sistema de coerência próprio, no qual se articulam os movimentos retóricos de orientação e avaliação, dentre os quais evidenciamos as avaliações de sucesso ou bem-sucedidas a respeito da escolha vocacional e a ideia de que o chamado divino é eterno e, portanto, inato. Também, é possível percebemos a complexa construção narrativa na qual a noção de agenciamento é por vezes atenuada pelo narrador em função da presença constante de dois agentes: eu e deus. Além disso, os dados informam que essas micronarrativas dialogam com grandes narrativas (BRUNER, 1997; SHOSHANA, 2013) entendidas por nós como canônicas e institucionalmente difundidas entre os seminaristas. |
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[pt] CREIO FIRMEMENTE QUE DESDE SEMPRE O SENHOR ME CRIOU PARA SER SACERDOTE: A VOCAÇÃO SACERDOTAL À LUZ DA ANÁLISE DE NARRATIVA[en] I FIRMLY BELIEVE THAT THE LORD HAS ALWAYS RAISED ME TO BE A PRIEST: THE PRIESTLY VOCATION IN THE LIGHT OF NARRATIVE ANALYSIS[pt] NARRATIVA[pt] SEMINARIO CATOLICO[pt] VOCACAO SACERDOTAL[pt] NARRATIVA VOCACIONAL[en] NARRATIVE[en] CATHOLIC SEMINARY[en] PRIESTLY VOCATION[en] VOCATIONAL NARRATIVE[pt] A presente dissertação investiga, por meio da Análise de Narrativa e do aporte teórico oferecido pela Sociolinguística Interacional, as narrativas vocacionais de futuros padres que ainda estão em processo formativo em instituições conhecidas como seminários. Os dados apresentados nesta pesquisa foram gerados em entrevistas qualitativas com seminaristas residentes no mesmo seminário que o pesquisador, que também é seminarista. A pesquisa reveste-se ainda de uma sensibilidade autoetnográfica, uma vez que o pesquisador é também parte integrante de um seminário católico e, portanto, membro ativo da mesma comunidade que serviu de campo de pesquisa. A análise, de natureza qualitativa e interpretativista, dá-se em perspectiva micro-interacional e a partir do arcabouço teórico da Análise de Narrativa (LABOV e WALETSKY, 1968; LABOV, 1972; BRUNER, 1997; LINDE, 1993; RIESSMAN, 2008, entre outros). Ainda, utilizamos a noção de Instituição Total (GOFFMAN, 1961; FOUCAULT, 2006) para entender questões acerca do contexto no qual essas narrativas são produzidas. Os resultados descrevem que essas narrativas estão fundamentadas em um sistema de coerência próprio, no qual se articulam os movimentos retóricos de orientação e avaliação, dentre os quais evidenciamos as avaliações de sucesso ou bem-sucedidas a respeito da escolha vocacional e a ideia de que o chamado divino é eterno e, portanto, inato. Também, é possível percebemos a complexa construção narrativa na qual a noção de agenciamento é por vezes atenuada pelo narrador em função da presença constante de dois agentes: eu e deus. Além disso, os dados informam que essas micronarrativas dialogam com grandes narrativas (BRUNER, 1997; SHOSHANA, 2013) entendidas por nós como canônicas e institucionalmente difundidas entre os seminaristas.[en] The present dissertation investigates, through the Narrative Analysis and the theoretical contribution offered by Interational Sociolinguistics, the vocational narratives of future priests who are still in the formative process in institutions known as Seminary. The data presented in this research were generated in qualitative interviews with seminarians residing in the same Seminary as the researcher, who is also a seminarian. The research also has an auto-ethnographic sensitivity, since the researcher is also an integral part of a Catholic Seminary and, therefore, an active member of the same community that served as a research field. The analysis, of a qualitative and interpretative nature, takes place in a micro-interactional perspective and from the theoretical framework of Narrative Analysis (LABOV and WALETSKY, 1968; LABOV, 1972; BRUNER, 1997; LINDE, among others). Yet, we use the notion of Total Institution (GOFFMAN, 1961; FOUCAULT, 2006) to understand questions about the context in which these narratives are produced. The results describe that these narratives are based on a system of coherence of their own, in which rhetorical movements of orientation and evaluation are articulated, among which we highlight successful or successful evaluations of vocational choice and the idea of that the divine call is eternal and therefore innate. Also, it is possible to perceive the complex narrative construction in which the notion of agency is sometimes attenuated by the narrator due to the constant presence of two agents: I and God. In addition, the data indicate that these micronarratives dialogue with great narratives (BRUNER, 1997; SHOSHANA, 2013) understood by us as canonical and institutionally diffused among the seminarians.MAXWELLLIANA DE ANDRADE BIARLIANA DE ANDRADE BIARLIANA DE ANDRADE BIARLUIS ALBERTO TORRES PEREIRA2021-04-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52178@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52178@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52178porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-03T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:52178Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342021-05-03T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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