[pt] CREIO FIRMEMENTE QUE DESDE SEMPRE O SENHOR ME CRIOU PARA SER SACERDOTE: A VOCAÇÃO SACERDOTAL À LUZ DA ANÁLISE DE NARRATIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LUIS ALBERTO TORRES PEREIRA
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52178@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52178@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52178
Resumo: [pt] A presente dissertação investiga, por meio da Análise de Narrativa e do aporte teórico oferecido pela Sociolinguística Interacional, as narrativas vocacionais de futuros padres que ainda estão em processo formativo em instituições conhecidas como seminários. Os dados apresentados nesta pesquisa foram gerados em entrevistas qualitativas com seminaristas residentes no mesmo seminário que o pesquisador, que também é seminarista. A pesquisa reveste-se ainda de uma sensibilidade autoetnográfica, uma vez que o pesquisador é também parte integrante de um seminário católico e, portanto, membro ativo da mesma comunidade que serviu de campo de pesquisa. A análise, de natureza qualitativa e interpretativista, dá-se em perspectiva micro-interacional e a partir do arcabouço teórico da Análise de Narrativa (LABOV e WALETSKY, 1968; LABOV, 1972; BRUNER, 1997; LINDE, 1993; RIESSMAN, 2008, entre outros). Ainda, utilizamos a noção de Instituição Total (GOFFMAN, 1961; FOUCAULT, 2006) para entender questões acerca do contexto no qual essas narrativas são produzidas. Os resultados descrevem que essas narrativas estão fundamentadas em um sistema de coerência próprio, no qual se articulam os movimentos retóricos de orientação e avaliação, dentre os quais evidenciamos as avaliações de sucesso ou bem-sucedidas a respeito da escolha vocacional e a ideia de que o chamado divino é eterno e, portanto, inato. Também, é possível percebemos a complexa construção narrativa na qual a noção de agenciamento é por vezes atenuada pelo narrador em função da presença constante de dois agentes: eu e deus. Além disso, os dados informam que essas micronarrativas dialogam com grandes narrativas (BRUNER, 1997; SHOSHANA, 2013) entendidas por nós como canônicas e institucionalmente difundidas entre os seminaristas.
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