AFRICA, PSYCHEDELIA E CYBERNETICS: SOCIAL CRITICISM AND RACIAL ISSUE IN CHICO SCIENCE E NAÇÃO ZUMBI BAND S SONGS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35519@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35519@2 |
Resumo: | A produção da banda Chico Science e Nação Zumbi ao longo dos anos 1990 marcou de maneira distinta o movimento manguebeat. A crítica social a questões referentes ao cotidiano de Recife e sua periferia, além da incorporação de elementos de cultura negra de herança africana, recuperam em parte essa marca indelével da produção cultural e musical da banda. Elegemos a perspectiva marxista e dirigimos nosso olhar a um interlocutor bastante vivo para os mangueboys à época, Josué de Castro, para analisar tal crítica de fundo social e político a partir de algumas composições musicais Em mesmo sentido, procuramos apreender a diáspora africana e as músicas do Atlântico Negro como forma de estabelecer o debate sobre questão racial que ultrapassa a produção cultural objetiva daqueles mangueboys e se estende ao cotidiano, ao vocabulário e as experiências dos mesmos. |
id |
PUC_RIO-1_1e691f4721ef348cf7016a916b5eeadf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:35519 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAFRICA, PSYCHEDELIA E CYBERNETICS: SOCIAL CRITICISM AND RACIAL ISSUE IN CHICO SCIENCE E NAÇÃO ZUMBI BAND S SONGSÁFRICA, PSICODELIA E CIBERNÉTICA: CRÍTICA SOCIAL E QUESTÃO RACIAL NAS COMPOSIÇÕES MUSICAIS DA BANDA CHICO SCIENCE E NAÇÃO ZUMBI2018-08-17JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO02336053713lattes.cnpq.br/9246461933404984JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO02336053713lattes.cnpq.br/9246461933404984JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLOIAMARA DA SILVA VIANAROMULO COSTA MATTOSJUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO14345936730lattes.cnpq.br/4233734707984786RENATO DE OLIVEIRA FERRAZPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURAPUC-RioBRA produção da banda Chico Science e Nação Zumbi ao longo dos anos 1990 marcou de maneira distinta o movimento manguebeat. A crítica social a questões referentes ao cotidiano de Recife e sua periferia, além da incorporação de elementos de cultura negra de herança africana, recuperam em parte essa marca indelével da produção cultural e musical da banda. Elegemos a perspectiva marxista e dirigimos nosso olhar a um interlocutor bastante vivo para os mangueboys à época, Josué de Castro, para analisar tal crítica de fundo social e político a partir de algumas composições musicais Em mesmo sentido, procuramos apreender a diáspora africana e as músicas do Atlântico Negro como forma de estabelecer o debate sobre questão racial que ultrapassa a produção cultural objetiva daqueles mangueboys e se estende ao cotidiano, ao vocabulário e as experiências dos mesmos.The musical production of Chico Science and Nação Zumbi during the 90 s was to important to manguebeat movement. The social criticism and daily issues regarding the city of Recife and periphery, besides the incorporation of black culture and african heritage elements, compose the distinct mark of the band musical and cultural production. We select Marxism and bring back an important interlocutor to mangueboys in 1990, Josué de Castro, to analyze the political and social criticism by some songs. In the same direction, the african diaspora and the sounds of Black Atlantic was to value as long as formed the debate of racial issue that is more the objective cultural performance oh the band. This debate also formed the daily of mangueboys, them vocabulary and them experiences.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35519@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35519@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:43:11Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:35519Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-11-06T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
AFRICA, PSYCHEDELIA E CYBERNETICS: SOCIAL CRITICISM AND RACIAL ISSUE IN CHICO SCIENCE E NAÇÃO ZUMBI BAND S SONGS |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
ÁFRICA, PSICODELIA E CIBERNÉTICA: CRÍTICA SOCIAL E QUESTÃO RACIAL NAS COMPOSIÇÕES MUSICAIS DA BANDA CHICO SCIENCE E NAÇÃO ZUMBI |
title |
AFRICA, PSYCHEDELIA E CYBERNETICS: SOCIAL CRITICISM AND RACIAL ISSUE IN CHICO SCIENCE E NAÇÃO ZUMBI BAND S SONGS |
spellingShingle |
AFRICA, PSYCHEDELIA E CYBERNETICS: SOCIAL CRITICISM AND RACIAL ISSUE IN CHICO SCIENCE E NAÇÃO ZUMBI BAND S SONGS RENATO DE OLIVEIRA FERRAZ |
title_short |
AFRICA, PSYCHEDELIA E CYBERNETICS: SOCIAL CRITICISM AND RACIAL ISSUE IN CHICO SCIENCE E NAÇÃO ZUMBI BAND S SONGS |
title_full |
AFRICA, PSYCHEDELIA E CYBERNETICS: SOCIAL CRITICISM AND RACIAL ISSUE IN CHICO SCIENCE E NAÇÃO ZUMBI BAND S SONGS |
title_fullStr |
AFRICA, PSYCHEDELIA E CYBERNETICS: SOCIAL CRITICISM AND RACIAL ISSUE IN CHICO SCIENCE E NAÇÃO ZUMBI BAND S SONGS |
title_full_unstemmed |
AFRICA, PSYCHEDELIA E CYBERNETICS: SOCIAL CRITICISM AND RACIAL ISSUE IN CHICO SCIENCE E NAÇÃO ZUMBI BAND S SONGS |
title_sort |
AFRICA, PSYCHEDELIA E CYBERNETICS: SOCIAL CRITICISM AND RACIAL ISSUE IN CHICO SCIENCE E NAÇÃO ZUMBI BAND S SONGS |
author |
RENATO DE OLIVEIRA FERRAZ |
author_facet |
RENATO DE OLIVEIRA FERRAZ |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv |
02336053713 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
02336053713 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/9246461933404984 |
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv |
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO |
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/9246461933404984 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
IAMARA DA SILVA VIANA |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
ROMULO COSTA MATTOS |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
14345936730 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/4233734707984786 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RENATO DE OLIVEIRA FERRAZ |
contributor_str_mv |
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO IAMARA DA SILVA VIANA ROMULO COSTA MATTOS JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO |
description |
A produção da banda Chico Science e Nação Zumbi ao longo dos anos 1990 marcou de maneira distinta o movimento manguebeat. A crítica social a questões referentes ao cotidiano de Recife e sua periferia, além da incorporação de elementos de cultura negra de herança africana, recuperam em parte essa marca indelével da produção cultural e musical da banda. Elegemos a perspectiva marxista e dirigimos nosso olhar a um interlocutor bastante vivo para os mangueboys à época, Josué de Castro, para analisar tal crítica de fundo social e político a partir de algumas composições musicais Em mesmo sentido, procuramos apreender a diáspora africana e as músicas do Atlântico Negro como forma de estabelecer o debate sobre questão racial que ultrapassa a produção cultural objetiva daqueles mangueboys e se estende ao cotidiano, ao vocabulário e as experiências dos mesmos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-08-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35519@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35519@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35519@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35519@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324940862455808 |