[pt] EU SUJEITO, ELE SUJEITO, NÓS SUJEITOS HISTÓRICOS: HISTÓRIA LOCAL, NARRATIVAS VIVENCIAIS E ENSINO DE HISTÓRIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CRISTIANA ROMAO DA SILVA
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59119@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59119@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59119
Resumo: [pt] Essa dissertação se propõe a discutir a possibilidade do uso pedagógico da história local nas aulas do ensino de história da Educação Básica para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Para tanto, a pesquisa debruça-se sobre a perspectiva da História Local do município de Duque de Caxias, situado na região metropolitana do Rio de Janeiro, território pertencente a Baixada Fluminense, servindo como aporte para a ampliação da consciência histórica e fortalecimento da identidade dos estudantes nas aulas de História da Rede Pública Estadual da cidade. O escopo da pesquisa se estrutura a partir de autores e perspectivas do campo do ensino de história, historiografia e educação. A interlocução com o conceito de Micro-História, Jogo de Escalas, Consciência Histórica para pensar a história local enquanto abordagem pedagógica, são premissas da pesquisa. Articulado a esses e outros autores, o trabalho entrou em contato com um grupo de professores que lecionam na Rede Estadual da cidade através de um questionário on-line, criado no Google Formulário e disponibilizado via e-mail e WhatsApp, por ocasião da crise sanitária (Pandemia do Covid-19). Como produto da pesquisa, foi elaborado um Catálogo Pedagógico com a proposta de avizinhar docentes da historicidade local. Um levantamento bibliográfico a respeito das produções historiográficas sobre a história local do município, assim como, entrevistas foram realizadas através do aplicativo Zoom com sujeitos históricos locais, para compor o produto da dissertação. Entende-se que os professores se configuram como parte fundamental para inserção da história local nas salas de aula, de modo a fomentar uma aprendizagem histórica significativa e conectada a realidade dos estudantes. Ao escolher práticas pedagógicas contextualizadas e reflexivas, na qual os discentes se percebem enquanto partícipes dos processos históricos experimentados, o professor viabiliza um conhecimento histórico rico, em que as narrativas homogeneizantes vão sendo descontruídas. Nesse sentido, a história local pode contribuir com um ensino de história que estimule a ampliação da consciência histórica, fortalecimento da identidade e alteridade.
id PUC_RIO-1_2055adb25da41c93175fb0004a841186
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:59119
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] EU SUJEITO, ELE SUJEITO, NÓS SUJEITOS HISTÓRICOS: HISTÓRIA LOCAL, NARRATIVAS VIVENCIAIS E ENSINO DE HISTÓRIA[en] I SUBJECT, HE SUBJECT, WE HISTORICAL SUBJECTS: LOCAL HISTORY, EXPERIENTIAL NARRATIVES AND HISTORY TEACHING[pt] ENSINO DE HISTORIA[pt] HISTORIA LOCAL[pt] DOCENTE[pt] DUQUE DE CAXIAS[pt] BAIXADA FLUMINENSE[en] TEACHING OF HISTORY[en] LOCAL HISTORY[en] TEACHER[en] DUQUE DE CAXIAS[en] BAIXADA FLUMINENSE[pt] Essa dissertação se propõe a discutir a possibilidade do uso pedagógico da história local nas aulas do ensino de história da Educação Básica para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Para tanto, a pesquisa debruça-se sobre a perspectiva da História Local do município de Duque de Caxias, situado na região metropolitana do Rio de Janeiro, território pertencente a Baixada Fluminense, servindo como aporte para a ampliação da consciência histórica e fortalecimento da identidade dos estudantes nas aulas de História da Rede Pública Estadual da cidade. O escopo da pesquisa se estrutura a partir de autores e perspectivas do campo do ensino de história, historiografia e educação. A interlocução com o conceito de Micro-História, Jogo de Escalas, Consciência Histórica para pensar a história local enquanto abordagem pedagógica, são premissas da pesquisa. Articulado a esses e outros autores, o trabalho entrou em contato com um grupo de professores que lecionam na Rede Estadual da cidade através de um questionário on-line, criado no Google Formulário e disponibilizado via e-mail e WhatsApp, por ocasião da crise sanitária (Pandemia do Covid-19). Como produto da pesquisa, foi elaborado um Catálogo Pedagógico com a proposta de avizinhar docentes da historicidade local. Um levantamento bibliográfico a respeito das produções historiográficas sobre a história local do município, assim como, entrevistas foram realizadas através do aplicativo Zoom com sujeitos históricos locais, para compor o produto da dissertação. Entende-se que os professores se configuram como parte fundamental para inserção da história local nas salas de aula, de modo a fomentar uma aprendizagem histórica significativa e conectada a realidade dos estudantes. Ao escolher práticas pedagógicas contextualizadas e reflexivas, na qual os discentes se percebem enquanto partícipes dos processos históricos experimentados, o professor viabiliza um conhecimento histórico rico, em que as narrativas homogeneizantes vão sendo descontruídas. Nesse sentido, a história local pode contribuir com um ensino de história que estimule a ampliação da consciência histórica, fortalecimento da identidade e alteridade.[en] This dissertation is proposed to discuss the possibility of the pedagogical usage of the local history in history classes in the Basic Education for the final grades of Middle School and High School. For this purpose, this research focus on the perspective of the local history of the city of Duque de Caxias, located on the metropolitan region of Rio de Janeiro, being a territory belonging to Baixada Fluminense, to work as a contribution to the amplification of the historical conscience and the strengthening of students identities in History classes of the State Public Network of the city. The research s scope is structured from authors and perspectives of the field of history teaching, historiography and education. The interlocution with the concept of Micro-history, Game of Scales and Historical Conscience to think about the local history as a pedagogical approach are the premise of the research. Attached to these and other authors, this work got in touch with a group of teachers who teach in the state network of the city through an online questionnaire, created on Google Forms and available via email and WhatsApp, due to the sanitary crisis (Covid-19 pandemic). As a product of the research, a Pedagogical Catalogue was elaborated with the proposal of acquainting teachers to the local historicity. A bibliographic survey related to historiographic productions about the local history of the city, as well as interviews, were done with local historical subjects, through the Zoom application, to compose the product of the dissertation. It is understood that teachers are an essential part to the insertion of the local history in classrooms, in order to foment a historical learning that is significant and connected to students realities. When choosing contextualized and reflexive pedagogical practices, in which students understand themselves as participants of historical processes experimented, the teacher enables a rich historical knowledge, in which homogenizing narratives are being deconstructed. In this sense, the local history can contribute to a history teaching that stimulates the amplification of historical conscience, strengthening of identity and alterity.MAXWELLPATRICIA COELHO DA COSTACRISTIANA ROMAO DA SILVA2022-05-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59119@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59119@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59119porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-07T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:59119Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342024-05-07T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] EU SUJEITO, ELE SUJEITO, NÓS SUJEITOS HISTÓRICOS: HISTÓRIA LOCAL, NARRATIVAS VIVENCIAIS E ENSINO DE HISTÓRIA
[en] I SUBJECT, HE SUBJECT, WE HISTORICAL SUBJECTS: LOCAL HISTORY, EXPERIENTIAL NARRATIVES AND HISTORY TEACHING
title [pt] EU SUJEITO, ELE SUJEITO, NÓS SUJEITOS HISTÓRICOS: HISTÓRIA LOCAL, NARRATIVAS VIVENCIAIS E ENSINO DE HISTÓRIA
spellingShingle [pt] EU SUJEITO, ELE SUJEITO, NÓS SUJEITOS HISTÓRICOS: HISTÓRIA LOCAL, NARRATIVAS VIVENCIAIS E ENSINO DE HISTÓRIA
CRISTIANA ROMAO DA SILVA
[pt] ENSINO DE HISTORIA
[pt] HISTORIA LOCAL
[pt] DOCENTE
[pt] DUQUE DE CAXIAS
[pt] BAIXADA FLUMINENSE
[en] TEACHING OF HISTORY
[en] LOCAL HISTORY
[en] TEACHER
[en] DUQUE DE CAXIAS
[en] BAIXADA FLUMINENSE
title_short [pt] EU SUJEITO, ELE SUJEITO, NÓS SUJEITOS HISTÓRICOS: HISTÓRIA LOCAL, NARRATIVAS VIVENCIAIS E ENSINO DE HISTÓRIA
title_full [pt] EU SUJEITO, ELE SUJEITO, NÓS SUJEITOS HISTÓRICOS: HISTÓRIA LOCAL, NARRATIVAS VIVENCIAIS E ENSINO DE HISTÓRIA
title_fullStr [pt] EU SUJEITO, ELE SUJEITO, NÓS SUJEITOS HISTÓRICOS: HISTÓRIA LOCAL, NARRATIVAS VIVENCIAIS E ENSINO DE HISTÓRIA
title_full_unstemmed [pt] EU SUJEITO, ELE SUJEITO, NÓS SUJEITOS HISTÓRICOS: HISTÓRIA LOCAL, NARRATIVAS VIVENCIAIS E ENSINO DE HISTÓRIA
title_sort [pt] EU SUJEITO, ELE SUJEITO, NÓS SUJEITOS HISTÓRICOS: HISTÓRIA LOCAL, NARRATIVAS VIVENCIAIS E ENSINO DE HISTÓRIA
author CRISTIANA ROMAO DA SILVA
author_facet CRISTIANA ROMAO DA SILVA
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PATRICIA COELHO DA COSTA
dc.contributor.author.fl_str_mv CRISTIANA ROMAO DA SILVA
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] ENSINO DE HISTORIA
[pt] HISTORIA LOCAL
[pt] DOCENTE
[pt] DUQUE DE CAXIAS
[pt] BAIXADA FLUMINENSE
[en] TEACHING OF HISTORY
[en] LOCAL HISTORY
[en] TEACHER
[en] DUQUE DE CAXIAS
[en] BAIXADA FLUMINENSE
topic [pt] ENSINO DE HISTORIA
[pt] HISTORIA LOCAL
[pt] DOCENTE
[pt] DUQUE DE CAXIAS
[pt] BAIXADA FLUMINENSE
[en] TEACHING OF HISTORY
[en] LOCAL HISTORY
[en] TEACHER
[en] DUQUE DE CAXIAS
[en] BAIXADA FLUMINENSE
description [pt] Essa dissertação se propõe a discutir a possibilidade do uso pedagógico da história local nas aulas do ensino de história da Educação Básica para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Para tanto, a pesquisa debruça-se sobre a perspectiva da História Local do município de Duque de Caxias, situado na região metropolitana do Rio de Janeiro, território pertencente a Baixada Fluminense, servindo como aporte para a ampliação da consciência histórica e fortalecimento da identidade dos estudantes nas aulas de História da Rede Pública Estadual da cidade. O escopo da pesquisa se estrutura a partir de autores e perspectivas do campo do ensino de história, historiografia e educação. A interlocução com o conceito de Micro-História, Jogo de Escalas, Consciência Histórica para pensar a história local enquanto abordagem pedagógica, são premissas da pesquisa. Articulado a esses e outros autores, o trabalho entrou em contato com um grupo de professores que lecionam na Rede Estadual da cidade através de um questionário on-line, criado no Google Formulário e disponibilizado via e-mail e WhatsApp, por ocasião da crise sanitária (Pandemia do Covid-19). Como produto da pesquisa, foi elaborado um Catálogo Pedagógico com a proposta de avizinhar docentes da historicidade local. Um levantamento bibliográfico a respeito das produções historiográficas sobre a história local do município, assim como, entrevistas foram realizadas através do aplicativo Zoom com sujeitos históricos locais, para compor o produto da dissertação. Entende-se que os professores se configuram como parte fundamental para inserção da história local nas salas de aula, de modo a fomentar uma aprendizagem histórica significativa e conectada a realidade dos estudantes. Ao escolher práticas pedagógicas contextualizadas e reflexivas, na qual os discentes se percebem enquanto partícipes dos processos históricos experimentados, o professor viabiliza um conhecimento histórico rico, em que as narrativas homogeneizantes vão sendo descontruídas. Nesse sentido, a história local pode contribuir com um ensino de história que estimule a ampliação da consciência histórica, fortalecimento da identidade e alteridade.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59119@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59119@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59119
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59119@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59119@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59119
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822636206686208