CHICO BUARQUE: BETWEEN POPULAR AND ERUDITE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9001@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9001@2 |
Resumo: | O objetivo desta dissertação é analisar a legitimidade da declaração de Chico Buarque que, em 1994, se autodenominou um sambista que escreve livros em uma entrevista de divulgação de seu primeiro romance, Estorvo. Levantaremos algumas das problematizações que essa declaração evoca acerca de sambas e sambistas no cenário cultural brasileiro. Perseguimos com este texto investigar brevemente a mudança de lugar do samba no imaginário nacional, passando da repressão à louvação social e oficial, inclusive, servindo de exemplo máximo da brasilidade e a aceitação dos sambistas, em diferentes momentos históricos. Analisaremos, ainda, a especificidade brasileira na compreensão de música popular, e consequentemente, artista popular. |
id |
PUC_RIO-1_20db8daee4d87542f0d38c0690a34c73 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:9001 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCHICO BUARQUE: BETWEEN POPULAR AND ERUDITECHICO BUARQUE: ENTRE O POPULAR E O ERUDITO2006-03-10JULIO CESAR VALLADAO DINIZ51652994734lattes.cnpq.br/7361718851255513JULIO CESAR VALLADAO DINIZGIOVANNA FERREIRA DEALTRYALEXANDRE GRACA FARIAGIOVANNA FERREIRA DEALTRYALEXANDRE GRACA FARIA05213954707lattes.cnpq.br/4027767812830342LEINIMAR DE JESUS ALVES PIRESPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM LETRASPUC-RioBRO objetivo desta dissertação é analisar a legitimidade da declaração de Chico Buarque que, em 1994, se autodenominou um sambista que escreve livros em uma entrevista de divulgação de seu primeiro romance, Estorvo. Levantaremos algumas das problematizações que essa declaração evoca acerca de sambas e sambistas no cenário cultural brasileiro. Perseguimos com este texto investigar brevemente a mudança de lugar do samba no imaginário nacional, passando da repressão à louvação social e oficial, inclusive, servindo de exemplo máximo da brasilidade e a aceitação dos sambistas, em diferentes momentos históricos. Analisaremos, ainda, a especificidade brasileira na compreensão de música popular, e consequentemente, artista popular.The aim of this Dissertation is to analyze the legitimacy of what Chico Buarque declared in 1994, when he called himself a samba composer who writes books in an interview given while promoting his first novel, Estorvo. We are going to bring up some of the problematics that his statement evoked concerning sambas and samba composers in the Brazilian cultural scene. Our purpose with this text is to analyze briefly the shift of samba in the national imaginary, going from repression to social and official appraisal - serving as an ultimate example of brasilidade - and the acceptance of samba composers in different historical moments. We are also going to analyze the Brazilian understanding of popular music, and thus of popular artist.CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9001@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9001@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T12:51:26Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:9001Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-06-24T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
CHICO BUARQUE: BETWEEN POPULAR AND ERUDITE |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
CHICO BUARQUE: ENTRE O POPULAR E O ERUDITO |
title |
CHICO BUARQUE: BETWEEN POPULAR AND ERUDITE |
spellingShingle |
CHICO BUARQUE: BETWEEN POPULAR AND ERUDITE LEINIMAR DE JESUS ALVES PIRES |
title_short |
CHICO BUARQUE: BETWEEN POPULAR AND ERUDITE |
title_full |
CHICO BUARQUE: BETWEEN POPULAR AND ERUDITE |
title_fullStr |
CHICO BUARQUE: BETWEEN POPULAR AND ERUDITE |
title_full_unstemmed |
CHICO BUARQUE: BETWEEN POPULAR AND ERUDITE |
title_sort |
CHICO BUARQUE: BETWEEN POPULAR AND ERUDITE |
author |
LEINIMAR DE JESUS ALVES PIRES |
author_facet |
LEINIMAR DE JESUS ALVES PIRES |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
JULIO CESAR VALLADAO DINIZ |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
51652994734 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/7361718851255513 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
JULIO CESAR VALLADAO DINIZ |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
GIOVANNA FERREIRA DEALTRY |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
ALEXANDRE GRACA FARIA |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
GIOVANNA FERREIRA DEALTRY |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
ALEXANDRE GRACA FARIA |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
05213954707 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/4027767812830342 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LEINIMAR DE JESUS ALVES PIRES |
contributor_str_mv |
JULIO CESAR VALLADAO DINIZ JULIO CESAR VALLADAO DINIZ GIOVANNA FERREIRA DEALTRY ALEXANDRE GRACA FARIA GIOVANNA FERREIRA DEALTRY ALEXANDRE GRACA FARIA |
description |
O objetivo desta dissertação é analisar a legitimidade da declaração de Chico Buarque que, em 1994, se autodenominou um sambista que escreve livros em uma entrevista de divulgação de seu primeiro romance, Estorvo. Levantaremos algumas das problematizações que essa declaração evoca acerca de sambas e sambistas no cenário cultural brasileiro. Perseguimos com este texto investigar brevemente a mudança de lugar do samba no imaginário nacional, passando da repressão à louvação social e oficial, inclusive, servindo de exemplo máximo da brasilidade e a aceitação dos sambistas, em diferentes momentos históricos. Analisaremos, ainda, a especificidade brasileira na compreensão de música popular, e consequentemente, artista popular. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-03-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9001@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9001@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9001@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9001@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM LETRAS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324889776881664 |