FRAGMENTOS NO ESPELHO: SERÁ A IMAGEM A MESMA IMAGEM?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANDREZA DE LIMA RIBEIRO TEIXEIRA
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19047@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19047@2
Resumo: Fragmentos no espelho: Será a imagem a mesma imagem? investiga as formas como a cidade aparece na fotografia através do estudo de dois momentos significativos das tecnologias de imagem, que são as descobertas da fotografia mecânica e da fotografia digital. O primeiro período coincide com o processo de modernização decorrente das conquistas proporcionadas pelas descobertas técnicas e científicas do final do século XVIII, e as fotografias de Paris feitas por Eugène Atget são as escolhidas para analisar a relação entre a imagem mecânica e cidade moderna. O outro momento analisado na dissertação corresponde à disseminação do uso da fotografia digital que ocorre a partir do final da década de 1980, e cuja reflexão é apoiada no ensaio Babel tales, do fotógrafo Peter Funch.
id PUC_RIO-1_23392f2189c79122d378210b75008e40
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:19047
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFRAGMENTOS NO ESPELHO: SERÁ A IMAGEM A MESMA IMAGEM?FRAGMENTS IN THE MIRROR: IS THE IMAGE THE SAME IMAGE?2011-04-08RENATO CORDEIRO GOMES03304086749lattes.cnpq.br/8559823934799065RENATO CORDEIRO GOMESVERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDOBEATRIZ VIEIRA DE RESENDEBEATRIZ VIEIRA DE RESENDE01033746711lattes.cnpq.br/3338477861551582ANDREZA DE LIMA RIBEIRO TEIXEIRAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM COMUNICAÇÃO SOCIALPUC-RioBRFragmentos no espelho: Será a imagem a mesma imagem? investiga as formas como a cidade aparece na fotografia através do estudo de dois momentos significativos das tecnologias de imagem, que são as descobertas da fotografia mecânica e da fotografia digital. O primeiro período coincide com o processo de modernização decorrente das conquistas proporcionadas pelas descobertas técnicas e científicas do final do século XVIII, e as fotografias de Paris feitas por Eugène Atget são as escolhidas para analisar a relação entre a imagem mecânica e cidade moderna. O outro momento analisado na dissertação corresponde à disseminação do uso da fotografia digital que ocorre a partir do final da década de 1980, e cuja reflexão é apoiada no ensaio Babel tales, do fotógrafo Peter Funch.Fragments in the mirror: Is the image the same image? investigates the ways in which the city appears in photography through the study of two significant moments of the technologies of the image, the advent of mechanic photography and then of digital photography. The first period goes along the process of modernization derived from the technical and scientific findings of the end of the XVIII century and the photographies of Paris by Eugène Atget are chosen to analyse the relationship between the mechanic image and the modern city. The other moment analysed corresponds to the dissemination of digital photography starting from the end of the eighties and the reflection about it is based on the essay Babel tales from the photographer Peter Funch.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19047@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19047@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:12:52Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:19047Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-08-15T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv FRAGMENTOS NO ESPELHO: SERÁ A IMAGEM A MESMA IMAGEM?
dc.title.alternative.en.fl_str_mv FRAGMENTS IN THE MIRROR: IS THE IMAGE THE SAME IMAGE?
title FRAGMENTOS NO ESPELHO: SERÁ A IMAGEM A MESMA IMAGEM?
spellingShingle FRAGMENTOS NO ESPELHO: SERÁ A IMAGEM A MESMA IMAGEM?
ANDREZA DE LIMA RIBEIRO TEIXEIRA
title_short FRAGMENTOS NO ESPELHO: SERÁ A IMAGEM A MESMA IMAGEM?
title_full FRAGMENTOS NO ESPELHO: SERÁ A IMAGEM A MESMA IMAGEM?
title_fullStr FRAGMENTOS NO ESPELHO: SERÁ A IMAGEM A MESMA IMAGEM?
title_full_unstemmed FRAGMENTOS NO ESPELHO: SERÁ A IMAGEM A MESMA IMAGEM?
title_sort FRAGMENTOS NO ESPELHO: SERÁ A IMAGEM A MESMA IMAGEM?
author ANDREZA DE LIMA RIBEIRO TEIXEIRA
author_facet ANDREZA DE LIMA RIBEIRO TEIXEIRA
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv RENATO CORDEIRO GOMES
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 03304086749
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/8559823934799065
dc.contributor.referee1.fl_str_mv RENATO CORDEIRO GOMES
dc.contributor.referee2.fl_str_mv VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO
dc.contributor.referee3.fl_str_mv BEATRIZ VIEIRA DE RESENDE
dc.contributor.referee4.fl_str_mv BEATRIZ VIEIRA DE RESENDE
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 01033746711
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/3338477861551582
dc.contributor.author.fl_str_mv ANDREZA DE LIMA RIBEIRO TEIXEIRA
contributor_str_mv RENATO CORDEIRO GOMES
RENATO CORDEIRO GOMES
VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO
BEATRIZ VIEIRA DE RESENDE
BEATRIZ VIEIRA DE RESENDE
description Fragmentos no espelho: Será a imagem a mesma imagem? investiga as formas como a cidade aparece na fotografia através do estudo de dois momentos significativos das tecnologias de imagem, que são as descobertas da fotografia mecânica e da fotografia digital. O primeiro período coincide com o processo de modernização decorrente das conquistas proporcionadas pelas descobertas técnicas e científicas do final do século XVIII, e as fotografias de Paris feitas por Eugène Atget são as escolhidas para analisar a relação entre a imagem mecânica e cidade moderna. O outro momento analisado na dissertação corresponde à disseminação do uso da fotografia digital que ocorre a partir do final da década de 1980, e cuja reflexão é apoiada no ensaio Babel tales, do fotógrafo Peter Funch.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-04-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19047@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19047@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19047@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19047@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM COMUNICAÇÃO SOCIAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324911165734912