[pt] FRAGMENTOS NO ESPELHO: SERÁ A IMAGEM A MESMA IMAGEM?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19047@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19047@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19047 |
Resumo: | [pt] Fragmentos no espelho: Será a imagem a mesma imagem? investiga as formas como a cidade aparece na fotografia através do estudo de dois momentos significativos das tecnologias de imagem, que são as descobertas da fotografia mecânica e da fotografia digital. O primeiro período coincide com o processo de modernização decorrente das conquistas proporcionadas pelas descobertas técnicas e científicas do final do século XVIII, e as fotografias de Paris feitas por Eugène Atget são as escolhidas para analisar a relação entre a imagem mecânica e cidade moderna. O outro momento analisado na dissertação corresponde à disseminação do uso da fotografia digital que ocorre a partir do final da década de 1980, e cuja reflexão é apoiada no ensaio Babel tales, do fotógrafo Peter Funch. |
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[pt] FRAGMENTOS NO ESPELHO: SERÁ A IMAGEM A MESMA IMAGEM?[en] FRAGMENTS IN THE MIRROR: IS THE IMAGE THE SAME IMAGE?[pt] IMAGEM[pt] CIDADE[pt] FOTOGRAFIA[pt] ARTE[en] IMAGE[en] CITY[en] PHOTOGRAPHY[en] ART[pt] Fragmentos no espelho: Será a imagem a mesma imagem? investiga as formas como a cidade aparece na fotografia através do estudo de dois momentos significativos das tecnologias de imagem, que são as descobertas da fotografia mecânica e da fotografia digital. O primeiro período coincide com o processo de modernização decorrente das conquistas proporcionadas pelas descobertas técnicas e científicas do final do século XVIII, e as fotografias de Paris feitas por Eugène Atget são as escolhidas para analisar a relação entre a imagem mecânica e cidade moderna. O outro momento analisado na dissertação corresponde à disseminação do uso da fotografia digital que ocorre a partir do final da década de 1980, e cuja reflexão é apoiada no ensaio Babel tales, do fotógrafo Peter Funch.[en] Fragments in the mirror: Is the image the same image? investigates the ways in which the city appears in photography through the study of two significant moments of the technologies of the image, the advent of mechanic photography and then of digital photography. The first period goes along the process of modernization derived from the technical and scientific findings of the end of the XVIII century and the photographies of Paris by Eugène Atget are chosen to analyse the relationship between the mechanic image and the modern city. The other moment analysed corresponds to the dissemination of digital photography starting from the end of the eighties and the reflection about it is based on the essay Babel tales from the photographer Peter Funch.MAXWELLRENATO CORDEIRO GOMESANDREZA DE LIMA RIBEIRO TEIXEIRA2012-01-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19047@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19047@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19047porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-15T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:19047Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-08-15T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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