COM QUE ROUPA EU VOU?: A RECONSTRUÇÃO SUBJETIVA DAS PARTICIPANTES DO REALITY ESQUADRÃO DA MODA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAROLINE TULER CASTELO BRANCO
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38188@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38188@2
Resumo: O programa Esquadrão da Moda, transmitido pelo SBT, está no ar há 8 anos. A participante é denunciada por algum conhecido, que considera suas roupas inadequadas. Os apresentadores e especialistas em moda, Isabella Fiorentino e Arlindo Grund, abordam a indicada e a oferecem doze mil para renovar seu vestuário. Eles sugerem novos looks adequados ao seu corpo e para cada ocasião e o programa ainda disponibiliza assessoria de maquiagem e cabelo. Ao final do programa com o visual repaginado, a participante se declara mais satisfeita com o seu novo estilo. Percebe-se, então, que o programa proporciona a construção de uma nova subjetividade da participante a partir do consumo de moda. Este trabalho tem o objetivo de analisar a reconstrução da participante do reality show a partir do processo de adequação visual através da moda, que veste um corpo. A partir da análise dos vídeos disponibilizados no site do Programa, no segundo semestre de 2016, definiu-se a classificação das participantes em 2 grupos divididos em: Excesso ou Falta de adequação. Uma régua media os episódios entre não adequados por excesso ou falta na escolha do vestuário. Realizou-se uma análise mais aprofundada de uma representante de cada grupo, utilizando os conceitos de corpo - capital de Mirian Goldenberg e Marcelo Ramos (2007), de Habitus de Bourdieu (1976), de corporeidade relacionada à classe social de Boltansky (1984) e de Estereótipo de Stuart Hall (2016). E concluiu-se que a narrativa da participante é construída por estrutura melodramática pela qual viabiliza e simula o ritual para a transformação de uma subjetividade mais adequada a um modelo estético legitimado e disseminado pela mídia a partir da prática do consumo.
id PUC_RIO-1_23e6276e85de99de58ffb4644ebf258a
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:38188
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCOM QUE ROUPA EU VOU?: A RECONSTRUÇÃO SUBJETIVA DAS PARTICIPANTES DO REALITY ESQUADRÃO DA MODAWHAT CLOTHES SHOULD I WEAR?: THE SUBJECTIVE RECONSTRUCTION OF THE PARTICIPANT OF THE REALITY SERIES ESQUADRÃO DA MODA2017-08-10TATIANA OLIVEIRA SICILIANO93772408753lattes.cnpq.br/8087260703487460SANDRA KORMAN DIBTATIANA OLIVEIRA SICILIANOBRUNA SANTANA AUCARBRUNA SANTANA AUCARBRUNA SANTANA AUCAR08183746756lattes.cnpq.br/5765965186597513CAROLINE TULER CASTELO BRANCOPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM COMUNICAÇÃO SOCIALPUC-RioBRO programa Esquadrão da Moda, transmitido pelo SBT, está no ar há 8 anos. A participante é denunciada por algum conhecido, que considera suas roupas inadequadas. Os apresentadores e especialistas em moda, Isabella Fiorentino e Arlindo Grund, abordam a indicada e a oferecem doze mil para renovar seu vestuário. Eles sugerem novos looks adequados ao seu corpo e para cada ocasião e o programa ainda disponibiliza assessoria de maquiagem e cabelo. Ao final do programa com o visual repaginado, a participante se declara mais satisfeita com o seu novo estilo. Percebe-se, então, que o programa proporciona a construção de uma nova subjetividade da participante a partir do consumo de moda. Este trabalho tem o objetivo de analisar a reconstrução da participante do reality show a partir do processo de adequação visual através da moda, que veste um corpo. A partir da análise dos vídeos disponibilizados no site do Programa, no segundo semestre de 2016, definiu-se a classificação das participantes em 2 grupos divididos em: Excesso ou Falta de adequação. Uma régua media os episódios entre não adequados por excesso ou falta na escolha do vestuário. Realizou-se uma análise mais aprofundada de uma representante de cada grupo, utilizando os conceitos de corpo - capital de Mirian Goldenberg e Marcelo Ramos (2007), de Habitus de Bourdieu (1976), de corporeidade relacionada à classe social de Boltansky (1984) e de Estereótipo de Stuart Hall (2016). E concluiu-se que a narrativa da participante é construída por estrutura melodramática pela qual viabiliza e simula o ritual para a transformação de uma subjetividade mais adequada a um modelo estético legitimado e disseminado pela mídia a partir da prática do consumo.The Esquadrão da Moda tv show has been on for 8 years, broadcast by SBT Network. The show guests are denounced by some acquaintance, which considers their clothing inappropriate. The hosts and fashion experts, Isabella Fiorentino and Arlindo Grund, address the issue and offer the amount of twelve thousand in cash to renew their clothing. They suggest new looks, more suited to the guest s body on every occasion and in addition offer some make up and hairstyle advice. At the end of the show with a renew look, the guest declares to be more satisfied with the new style. It s clear then that the tv show provides to the guest the construction of new subjectivity through fashion consumption. The work aims to analyze the reconstruction process of the reality show guest visual adaptation through fashion that suites a body. Based on the analysis of videos made available on the shows website, in the second half of 2016, the guests were classified into 2 different groups: Excess or Lack of adequacy. A ruler mediates the episodes between not adequate by excess or lack in clothing choice. One representative of each group makes a detailed analysis using the concepts of Mirian Goldenberg and Marcelo Ramos capital body (2007), of Bourdieu s Habitus (1976), Boltansky s corporeity related to social status and Stuart Hall s Stereotype (2016). It was concluded that the guest s narrative is constructed by a melodramatic structure through which it enables and simulates the transformation ritual for more adequate subjectivity to a legitimized aesthetic model and disseminated by the media through out consumption practice.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTS. DE ENSINOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38188@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38188@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:49:57Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:38188Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-07-26T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv COM QUE ROUPA EU VOU?: A RECONSTRUÇÃO SUBJETIVA DAS PARTICIPANTES DO REALITY ESQUADRÃO DA MODA
dc.title.alternative.en.fl_str_mv WHAT CLOTHES SHOULD I WEAR?: THE SUBJECTIVE RECONSTRUCTION OF THE PARTICIPANT OF THE REALITY SERIES ESQUADRÃO DA MODA
title COM QUE ROUPA EU VOU?: A RECONSTRUÇÃO SUBJETIVA DAS PARTICIPANTES DO REALITY ESQUADRÃO DA MODA
spellingShingle COM QUE ROUPA EU VOU?: A RECONSTRUÇÃO SUBJETIVA DAS PARTICIPANTES DO REALITY ESQUADRÃO DA MODA
CAROLINE TULER CASTELO BRANCO
title_short COM QUE ROUPA EU VOU?: A RECONSTRUÇÃO SUBJETIVA DAS PARTICIPANTES DO REALITY ESQUADRÃO DA MODA
title_full COM QUE ROUPA EU VOU?: A RECONSTRUÇÃO SUBJETIVA DAS PARTICIPANTES DO REALITY ESQUADRÃO DA MODA
title_fullStr COM QUE ROUPA EU VOU?: A RECONSTRUÇÃO SUBJETIVA DAS PARTICIPANTES DO REALITY ESQUADRÃO DA MODA
title_full_unstemmed COM QUE ROUPA EU VOU?: A RECONSTRUÇÃO SUBJETIVA DAS PARTICIPANTES DO REALITY ESQUADRÃO DA MODA
title_sort COM QUE ROUPA EU VOU?: A RECONSTRUÇÃO SUBJETIVA DAS PARTICIPANTES DO REALITY ESQUADRÃO DA MODA
author CAROLINE TULER CASTELO BRANCO
author_facet CAROLINE TULER CASTELO BRANCO
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv TATIANA OLIVEIRA SICILIANO
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 93772408753
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/8087260703487460
dc.contributor.referee1.fl_str_mv SANDRA KORMAN DIB
dc.contributor.referee2.fl_str_mv TATIANA OLIVEIRA SICILIANO
dc.contributor.referee3.fl_str_mv BRUNA SANTANA AUCAR
dc.contributor.referee4.fl_str_mv BRUNA SANTANA AUCAR
dc.contributor.referee5.fl_str_mv BRUNA SANTANA AUCAR
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 08183746756
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/5765965186597513
dc.contributor.author.fl_str_mv CAROLINE TULER CASTELO BRANCO
contributor_str_mv TATIANA OLIVEIRA SICILIANO
SANDRA KORMAN DIB
TATIANA OLIVEIRA SICILIANO
BRUNA SANTANA AUCAR
BRUNA SANTANA AUCAR
BRUNA SANTANA AUCAR
description O programa Esquadrão da Moda, transmitido pelo SBT, está no ar há 8 anos. A participante é denunciada por algum conhecido, que considera suas roupas inadequadas. Os apresentadores e especialistas em moda, Isabella Fiorentino e Arlindo Grund, abordam a indicada e a oferecem doze mil para renovar seu vestuário. Eles sugerem novos looks adequados ao seu corpo e para cada ocasião e o programa ainda disponibiliza assessoria de maquiagem e cabelo. Ao final do programa com o visual repaginado, a participante se declara mais satisfeita com o seu novo estilo. Percebe-se, então, que o programa proporciona a construção de uma nova subjetividade da participante a partir do consumo de moda. Este trabalho tem o objetivo de analisar a reconstrução da participante do reality show a partir do processo de adequação visual através da moda, que veste um corpo. A partir da análise dos vídeos disponibilizados no site do Programa, no segundo semestre de 2016, definiu-se a classificação das participantes em 2 grupos divididos em: Excesso ou Falta de adequação. Uma régua media os episódios entre não adequados por excesso ou falta na escolha do vestuário. Realizou-se uma análise mais aprofundada de uma representante de cada grupo, utilizando os conceitos de corpo - capital de Mirian Goldenberg e Marcelo Ramos (2007), de Habitus de Bourdieu (1976), de corporeidade relacionada à classe social de Boltansky (1984) e de Estereótipo de Stuart Hall (2016). E concluiu-se que a narrativa da participante é construída por estrutura melodramática pela qual viabiliza e simula o ritual para a transformação de uma subjetividade mais adequada a um modelo estético legitimado e disseminado pela mídia a partir da prática do consumo.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-08-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38188@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38188@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38188@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38188@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM COMUNICAÇÃO SOCIAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324945540153344