O NEGRO EM CENA: A PROPOSTA PEDAGÓGICA DO TEATRO EXPERIMENTAL DO NEGRO (1944-1968)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANTONIA LANA DE ALENCASTRE CEVA
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9659@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9659@2
Resumo: Este trabalho tem por finalidade analisar a dimensão educativa do Teatro Experimental do Negro (TEN), uma das entidades do movimento negro, fundada em 1944, por Abdias do Nascimento, no Rio de Janeiro. O principal objetivo desta entidade era combater o racismo e reivindicar o reconhecimento de uma identidade negra, tendo o teatro, as aulas de alfabetização e iniciação cultural, como veículos educativos e de construção identitária. No contexto das décadas de 1940 e 50, no qual o Brasil vivia um período de redemocratização da sociedade, observamos que, ao mesmo tempo em que o TEN encontrou um terreno fértil para expor suas reivindicações; por outro lado, tornar pública a questão racial gerou uma certa polêmica, pois o mote da democracia racial fazia parte do imaginário da sociedade brasileira e o mestiço representava o símbolo da brasilidade. A metodologia do trabalho é de cunho qualitativo. Além de análise bibliográfica sobre o tema, desenvolvemos, também, uma análise documental no IPEAFRO (Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros), instituição fundada em 1980 por Abdias do Nascimento e Elisa Larkin Nascimento, cuja sede se encontra no Rio de Janeiro. Concluímos, analisando o trabalho educativo desenvolvido pelo Teatro e as principais atividades pedagógicas entre o período de 1944 a 1950, à luz de algumas reportagens produzidas na mídia impressa naquele contexto.
id PUC_RIO-1_2722d1efb6f5cef3b12e60844fc14173
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:9659
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO NEGRO EM CENA: A PROPOSTA PEDAGÓGICA DO TEATRO EXPERIMENTAL DO NEGRO (1944-1968)THE NEGRO ON THE SCENE: THE PEDAGOGICAL PROPOSAL OF THE NEGRO EXPERIMENTAL THEATER2006-09-14MARIA INES G F MARCONDES DE SOUZA34433937720lattes.cnpq.br/9002784880708799MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVESMARIA INES G F MARCONDES DE SOUZAANGELA MARIA DE RANDOLPHO PAIVAMARIA DE LOURDES TURA03553266716ANTONIA LANA DE ALENCASTRE CEVAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM EDUCAÇÃOPUC-RioBREste trabalho tem por finalidade analisar a dimensão educativa do Teatro Experimental do Negro (TEN), uma das entidades do movimento negro, fundada em 1944, por Abdias do Nascimento, no Rio de Janeiro. O principal objetivo desta entidade era combater o racismo e reivindicar o reconhecimento de uma identidade negra, tendo o teatro, as aulas de alfabetização e iniciação cultural, como veículos educativos e de construção identitária. No contexto das décadas de 1940 e 50, no qual o Brasil vivia um período de redemocratização da sociedade, observamos que, ao mesmo tempo em que o TEN encontrou um terreno fértil para expor suas reivindicações; por outro lado, tornar pública a questão racial gerou uma certa polêmica, pois o mote da democracia racial fazia parte do imaginário da sociedade brasileira e o mestiço representava o símbolo da brasilidade. A metodologia do trabalho é de cunho qualitativo. Além de análise bibliográfica sobre o tema, desenvolvemos, também, uma análise documental no IPEAFRO (Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros), instituição fundada em 1980 por Abdias do Nascimento e Elisa Larkin Nascimento, cuja sede se encontra no Rio de Janeiro. Concluímos, analisando o trabalho educativo desenvolvido pelo Teatro e as principais atividades pedagógicas entre o período de 1944 a 1950, à luz de algumas reportagens produzidas na mídia impressa naquele contexto.This work has the objective of analyzing the educational dimension of the Negro Experimental Theater (TEN), one of the Negro Movement entities, founded in 1944, by Abdias do Nascimento, in Rio de Janeiro. This entity´s main goal was to fight racism and request the recognition of a Negro identity, by using theater, alphabetization lessons, and cultural initiation, as educational vehicles of identity construction. In the context of the decades of 1940 and 1950, in which Brazil went through a period of democratic reestablishment, it is noted that the TEN seemed to find fertile grounds to expose its requests. Meanwhile, turning racial matters into something public would generate certain polemic, as the motto of racial democracy was part of the Brazilian society´s imaginary and the mestiço stood as a symbol of Brazilianity. The methodology of this work was based on qualitative research methods. Besides presenting a thorough bibliographical analysis about the theme, a documental analysis was held in the IPEAFRO (Afro- Brasilian Institute of Research and Studies), institution founded in 1980 by Abdias do Nascimento and Elisa Larkin Nascimento, located in Rio de Janeiro. The conclusion was obtained upon the analysis of the educational work carried by theater and the major pedagogical activities in the period between 1944 and 1950, presented in news articles produced by the media in that specific context.COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORCONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9659@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9659@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T12:55:09Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:9659Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-06-19T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv O NEGRO EM CENA: A PROPOSTA PEDAGÓGICA DO TEATRO EXPERIMENTAL DO NEGRO (1944-1968)
dc.title.alternative.en.fl_str_mv THE NEGRO ON THE SCENE: THE PEDAGOGICAL PROPOSAL OF THE NEGRO EXPERIMENTAL THEATER
title O NEGRO EM CENA: A PROPOSTA PEDAGÓGICA DO TEATRO EXPERIMENTAL DO NEGRO (1944-1968)
spellingShingle O NEGRO EM CENA: A PROPOSTA PEDAGÓGICA DO TEATRO EXPERIMENTAL DO NEGRO (1944-1968)
ANTONIA LANA DE ALENCASTRE CEVA
title_short O NEGRO EM CENA: A PROPOSTA PEDAGÓGICA DO TEATRO EXPERIMENTAL DO NEGRO (1944-1968)
title_full O NEGRO EM CENA: A PROPOSTA PEDAGÓGICA DO TEATRO EXPERIMENTAL DO NEGRO (1944-1968)
title_fullStr O NEGRO EM CENA: A PROPOSTA PEDAGÓGICA DO TEATRO EXPERIMENTAL DO NEGRO (1944-1968)
title_full_unstemmed O NEGRO EM CENA: A PROPOSTA PEDAGÓGICA DO TEATRO EXPERIMENTAL DO NEGRO (1944-1968)
title_sort O NEGRO EM CENA: A PROPOSTA PEDAGÓGICA DO TEATRO EXPERIMENTAL DO NEGRO (1944-1968)
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author ANTONIA LANA DE ALENCASTRE CEVA
author_facet ANTONIA LANA DE ALENCASTRE CEVA
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv MARIA INES G F MARCONDES DE SOUZA
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 34433937720
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/9002784880708799
dc.contributor.referee1.fl_str_mv MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVES
dc.contributor.referee2.fl_str_mv MARIA INES G F MARCONDES DE SOUZA
dc.contributor.referee3.fl_str_mv ANGELA MARIA DE RANDOLPHO PAIVA
dc.contributor.referee4.fl_str_mv MARIA DE LOURDES TURA
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 03553266716
dc.contributor.author.fl_str_mv ANTONIA LANA DE ALENCASTRE CEVA
contributor_str_mv MARIA INES G F MARCONDES DE SOUZA
MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVES
MARIA INES G F MARCONDES DE SOUZA
ANGELA MARIA DE RANDOLPHO PAIVA
MARIA DE LOURDES TURA
description Este trabalho tem por finalidade analisar a dimensão educativa do Teatro Experimental do Negro (TEN), uma das entidades do movimento negro, fundada em 1944, por Abdias do Nascimento, no Rio de Janeiro. O principal objetivo desta entidade era combater o racismo e reivindicar o reconhecimento de uma identidade negra, tendo o teatro, as aulas de alfabetização e iniciação cultural, como veículos educativos e de construção identitária. No contexto das décadas de 1940 e 50, no qual o Brasil vivia um período de redemocratização da sociedade, observamos que, ao mesmo tempo em que o TEN encontrou um terreno fértil para expor suas reivindicações; por outro lado, tornar pública a questão racial gerou uma certa polêmica, pois o mote da democracia racial fazia parte do imaginário da sociedade brasileira e o mestiço representava o símbolo da brasilidade. A metodologia do trabalho é de cunho qualitativo. Além de análise bibliográfica sobre o tema, desenvolvemos, também, uma análise documental no IPEAFRO (Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros), instituição fundada em 1980 por Abdias do Nascimento e Elisa Larkin Nascimento, cuja sede se encontra no Rio de Janeiro. Concluímos, analisando o trabalho educativo desenvolvido pelo Teatro e as principais atividades pedagógicas entre o período de 1944 a 1950, à luz de algumas reportagens produzidas na mídia impressa naquele contexto.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-09-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9659@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9659@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9659@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9659@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324892385738752