AN ASPECT-ORIENTED FRAMEWORK FOR SOFTWARE AGENTS MOBILITY
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8022@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8022@2 |
Resumo: | Engenheiros de sistemas multi-agentes (SMAs) móveis devem lidar com o projeto e a implementação de mobilidade de código, além do projeto e implementação de funcionalidades básicas e outros requisitos. À medida que a complexidade dos SMAs aumenta, questões referentes à mobilidade não podem ser modularizadas somente a partir da utilização de abstrações e mecanismos orientados a objetos (OO). Além disso, vários programadores freqüentemente evidenciam a presença de problemas de entrelaçamento e espalhamento em suas linhas de código referentes à mobilidade. Apesar de tais problemas, os desenvolvedores de SMAs têm se apoiado vastamente na utilização de interfaces de programação de aplicações (APIs) OO das plataformas de mobilidade e na linguagem de programação Java. O resultado é a produção de SMAs que são difíceis de entender, manter e reutilizar. Este trabalho apresenta três contribuições principais. Primeiramente, é realizada uma análise das soluções existentes para separação dos interesses de mobilidade. Além disso, são propostos a arquitetura de software ArchM e o framework AspectM, ambos baseados em aspectos, visando: (i) uma clara separação dos interesses de mobilidade em relação às funcionalidades básicas e outros requisitos, (ii) uma introdução transparente do código de mobilidade em agentes estacionários, e (iii) uma integração flexível dos SMAs com plataformas de mobilidade existentes. O desenvolvimento de software orientado a aspectos é um novo paradigma com abstrações e mecanismos de composição que possibilitam o aumento do grau de reusabilidade e manutenibilidade dos sistemas. Os benefícios de ArchM e AspectM são ilustrados através de dois estudos de caso e com o uso de duas plataformas de mobilidade. |
id |
PUC_RIO-1_279057825a4daf20c45645bc73975cc9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:8022 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAN ASPECT-ORIENTED FRAMEWORK FOR SOFTWARE AGENTS MOBILITY UM FRAMEWORK ORIENTADO A ASPECTOS PARA MOBILIDADE DE AGENTES DE SOFTWARE 2005-12-01CARLOS JOSE PEREIRA DE LUCENA04169212720lattes.cnpq.br/2491891766759477CARLOS JOSE PEREIRA DE LUCENA04169212720lattes.cnpq.br/2491891766759477ALESSANDRO FABRICIO GARCIA02059205948lattes.cnpq.br/0807511237795775ALESSANDRO FABRICIO GARCIA02059205948lattes.cnpq.br/0807511237795775SIMONE DINIZ JUNQUEIRA BARBOSAALESSANDRO FABRICIO GARCIACARLOS JOSE PEREIRA DE LUCENACARLOS JOSE PEREIRA DE LUCENARAUL CESAR BAPTISTA MARTINS90848160720CIDIANE ARACATY LOBATOPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM INFORMÁTICAPUC-RioBREngenheiros de sistemas multi-agentes (SMAs) móveis devem lidar com o projeto e a implementação de mobilidade de código, além do projeto e implementação de funcionalidades básicas e outros requisitos. À medida que a complexidade dos SMAs aumenta, questões referentes à mobilidade não podem ser modularizadas somente a partir da utilização de abstrações e mecanismos orientados a objetos (OO). Além disso, vários programadores freqüentemente evidenciam a presença de problemas de entrelaçamento e espalhamento em suas linhas de código referentes à mobilidade. Apesar de tais problemas, os desenvolvedores de SMAs têm se apoiado vastamente na utilização de interfaces de programação de aplicações (APIs) OO das plataformas de mobilidade e na linguagem de programação Java. O resultado é a produção de SMAs que são difíceis de entender, manter e reutilizar. Este trabalho apresenta três contribuições principais. Primeiramente, é realizada uma análise das soluções existentes para separação dos interesses de mobilidade. Além disso, são propostos a arquitetura de software ArchM e o framework AspectM, ambos baseados em aspectos, visando: (i) uma clara separação dos interesses de mobilidade em relação às funcionalidades básicas e outros requisitos, (ii) uma introdução transparente do código de mobilidade em agentes estacionários, e (iii) uma integração flexível dos SMAs com plataformas de mobilidade existentes. O desenvolvimento de software orientado a aspectos é um novo paradigma com abstrações e mecanismos de composição que possibilitam o aumento do grau de reusabilidade e manutenibilidade dos sistemas. Os benefícios de ArchM e AspectM são ilustrados através de dois estudos de caso e com o uso de duas plataformas de mobilidade.Software engineers of multi-agent systems (MASs) are concerned with the design and implementation of the mobility issues in addition to the agents` basic functionalities and other agent-related concerns. As the agents` complexity increases, mobility issues cannot be modularized based only on object-oriented (OO) abstractions and mechanisms. Besides, some programmers frequently evidence the presence of mobility tangling and scattering problems on their systems. Despite these problems, MAS developers have mostly relied on application programming interfaces (APIs) OO from mobility platforms and on the use of the Java programming language. The result is the production of MASs that are difficult to understand, maintain, and reuse. This work presents three main contributions. Firstly, an analysis of existent solutions for modularization of mobility issues. Besides, the proposal of the ArchM software architecture and the AspectM framework, both based on aspects, which support: (i) improved modularization of the mobility issues, that is, a clean separation between the mobility-specific concerns and the other agent concerns, (ii) a seamless introduction of code mobility into stationary agents, and (iii) a flexible integration with multiple mobility platforms. The aspect- oriented software development (AOSD) is a new paradigm with abstractions and composition mechanisms that support an improvement of reuse and maintainability of systems. The benefits of the AspectM framework are illustrated through two case studies and through use of two mobility platforms.FUNDAÇÃO PADRE LEONEL FRANCAhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8022@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8022@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T12:47:45Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:8022Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-06-17T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
AN ASPECT-ORIENTED FRAMEWORK FOR SOFTWARE AGENTS MOBILITY |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
UM FRAMEWORK ORIENTADO A ASPECTOS PARA MOBILIDADE DE AGENTES DE SOFTWARE |
title |
AN ASPECT-ORIENTED FRAMEWORK FOR SOFTWARE AGENTS MOBILITY |
spellingShingle |
AN ASPECT-ORIENTED FRAMEWORK FOR SOFTWARE AGENTS MOBILITY CIDIANE ARACATY LOBATO |
title_short |
AN ASPECT-ORIENTED FRAMEWORK FOR SOFTWARE AGENTS MOBILITY |
title_full |
AN ASPECT-ORIENTED FRAMEWORK FOR SOFTWARE AGENTS MOBILITY |
title_fullStr |
AN ASPECT-ORIENTED FRAMEWORK FOR SOFTWARE AGENTS MOBILITY |
title_full_unstemmed |
AN ASPECT-ORIENTED FRAMEWORK FOR SOFTWARE AGENTS MOBILITY |
title_sort |
AN ASPECT-ORIENTED FRAMEWORK FOR SOFTWARE AGENTS MOBILITY |
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv |
|
author |
CIDIANE ARACATY LOBATO |
author_facet |
CIDIANE ARACATY LOBATO |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv |
04169212720 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
CARLOS JOSE PEREIRA DE LUCENA |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
04169212720 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/2491891766759477 |
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv |
CARLOS JOSE PEREIRA DE LUCENA |
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/2491891766759477 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
ALESSANDRO FABRICIO GARCIA |
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv |
02059205948 |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/0807511237795775 |
dc.contributor.advisor-co2.fl_str_mv |
ALESSANDRO FABRICIO GARCIA |
dc.contributor.advisor-co2ID.fl_str_mv |
02059205948 |
dc.contributor.advisor-co2Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/0807511237795775 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
SIMONE DINIZ JUNQUEIRA BARBOSA |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
ALESSANDRO FABRICIO GARCIA |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
CARLOS JOSE PEREIRA DE LUCENA |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
CARLOS JOSE PEREIRA DE LUCENA |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
RAUL CESAR BAPTISTA MARTINS |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
90848160720 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CIDIANE ARACATY LOBATO |
contributor_str_mv |
CARLOS JOSE PEREIRA DE LUCENA CARLOS JOSE PEREIRA DE LUCENA ALESSANDRO FABRICIO GARCIA ALESSANDRO FABRICIO GARCIA SIMONE DINIZ JUNQUEIRA BARBOSA ALESSANDRO FABRICIO GARCIA CARLOS JOSE PEREIRA DE LUCENA CARLOS JOSE PEREIRA DE LUCENA RAUL CESAR BAPTISTA MARTINS |
description |
Engenheiros de sistemas multi-agentes (SMAs) móveis devem lidar com o projeto e a implementação de mobilidade de código, além do projeto e implementação de funcionalidades básicas e outros requisitos. À medida que a complexidade dos SMAs aumenta, questões referentes à mobilidade não podem ser modularizadas somente a partir da utilização de abstrações e mecanismos orientados a objetos (OO). Além disso, vários programadores freqüentemente evidenciam a presença de problemas de entrelaçamento e espalhamento em suas linhas de código referentes à mobilidade. Apesar de tais problemas, os desenvolvedores de SMAs têm se apoiado vastamente na utilização de interfaces de programação de aplicações (APIs) OO das plataformas de mobilidade e na linguagem de programação Java. O resultado é a produção de SMAs que são difíceis de entender, manter e reutilizar. Este trabalho apresenta três contribuições principais. Primeiramente, é realizada uma análise das soluções existentes para separação dos interesses de mobilidade. Além disso, são propostos a arquitetura de software ArchM e o framework AspectM, ambos baseados em aspectos, visando: (i) uma clara separação dos interesses de mobilidade em relação às funcionalidades básicas e outros requisitos, (ii) uma introdução transparente do código de mobilidade em agentes estacionários, e (iii) uma integração flexível dos SMAs com plataformas de mobilidade existentes. O desenvolvimento de software orientado a aspectos é um novo paradigma com abstrações e mecanismos de composição que possibilitam o aumento do grau de reusabilidade e manutenibilidade dos sistemas. Os benefícios de ArchM e AspectM são ilustrados através de dois estudos de caso e com o uso de duas plataformas de mobilidade. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005-12-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8022@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8022@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8022@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8022@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM INFORMÁTICA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324887312728064 |