[pt] INFÂNCIAS LITERÁRIAS E VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS: ENCONTROS ENTRE LICENCIATURA E LITERATURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SAMYRES AMARAL FREITAS
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62900@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62900@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62900
Resumo: [pt] Esta dissertação discute três livros: Becos da memória (2017), de Conceição Evaristo; Bom dia, camaradas (2001), de Ondjaki, e O sol na cabeça (2018), de Geovani Martins, com foco nos dois primeiros contos, Rolézim e Espiral. Propõe analisar o que a infância potencializa nessas narrativas, ou seja, como as crianças-protagonistas movimentam suas respectivas obras — questionam o senso comum, as violências, as experiências desconhecidas. Além disso, a pesquisa cria um olhar para as obras literárias em que comparecem saberes da sala de aula da educação básica e do ensino superior a partir da vivência da pesquisadora enquanto professora do ensino fundamental.
id PUC_RIO-1_27f43036bf31c3ff83c481a36b5adfb9
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:62900
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] INFÂNCIAS LITERÁRIAS E VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS: ENCONTROS ENTRE LICENCIATURA E LITERATURA[en] LITERARY CHILDHOODS AND PEDAGOGICAL EXPERIENCES: WHERE TEACHING AND LITERATURE MEET[pt] INFANCIA[pt] ONDJAKI[pt] CONCEICAO EVARISTO[pt] GEOVANI MARTINS[pt] SALA DE AULA[en] CHILDHOOD[en] ONDJAKI[en] CONCEICAO EVARISTO[en] GEOVANI MARTINS[en] CLASSROOM[pt] Esta dissertação discute três livros: Becos da memória (2017), de Conceição Evaristo; Bom dia, camaradas (2001), de Ondjaki, e O sol na cabeça (2018), de Geovani Martins, com foco nos dois primeiros contos, Rolézim e Espiral. Propõe analisar o que a infância potencializa nessas narrativas, ou seja, como as crianças-protagonistas movimentam suas respectivas obras — questionam o senso comum, as violências, as experiências desconhecidas. Além disso, a pesquisa cria um olhar para as obras literárias em que comparecem saberes da sala de aula da educação básica e do ensino superior a partir da vivência da pesquisadora enquanto professora do ensino fundamental. [en] This study examines three books: Becos da memória (2017) [Alleys of Memory], by Conceição Evaristo; Bom dia, camaradas (2001) [Good Morning Comrades], by Ondjaki; and O sol na cabeça (2018) [The Sun On My Head], by Geovani Martins, in which I specifically consider the short stories Rolézim and Espiral [Spiral]. The analysis is centered on what meanings are potentialized by childhood in such narratives. In other words, I discuss how, in each of these works, child-protagonists dispute taken-for-granted assumptions, call violence into question, and respond to unknown experiences. The analysis is further informed by my own experience as a teacher in elementary schools, as well as by forms of classroom knowledge associated with Basic and Higher Education. MAXWELLROSANA KOHL BINESROSANA KOHL BINESSAMYRES AMARAL FREITAS2023-06-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62900@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62900@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62900porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-19T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:62900Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342023-06-19T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] INFÂNCIAS LITERÁRIAS E VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS: ENCONTROS ENTRE LICENCIATURA E LITERATURA
[en] LITERARY CHILDHOODS AND PEDAGOGICAL EXPERIENCES: WHERE TEACHING AND LITERATURE MEET
title [pt] INFÂNCIAS LITERÁRIAS E VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS: ENCONTROS ENTRE LICENCIATURA E LITERATURA
spellingShingle [pt] INFÂNCIAS LITERÁRIAS E VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS: ENCONTROS ENTRE LICENCIATURA E LITERATURA
SAMYRES AMARAL FREITAS
[pt] INFANCIA
[pt] ONDJAKI
[pt] CONCEICAO EVARISTO
[pt] GEOVANI MARTINS
[pt] SALA DE AULA
[en] CHILDHOOD
[en] ONDJAKI
[en] CONCEICAO EVARISTO
[en] GEOVANI MARTINS
[en] CLASSROOM
title_short [pt] INFÂNCIAS LITERÁRIAS E VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS: ENCONTROS ENTRE LICENCIATURA E LITERATURA
title_full [pt] INFÂNCIAS LITERÁRIAS E VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS: ENCONTROS ENTRE LICENCIATURA E LITERATURA
title_fullStr [pt] INFÂNCIAS LITERÁRIAS E VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS: ENCONTROS ENTRE LICENCIATURA E LITERATURA
title_full_unstemmed [pt] INFÂNCIAS LITERÁRIAS E VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS: ENCONTROS ENTRE LICENCIATURA E LITERATURA
title_sort [pt] INFÂNCIAS LITERÁRIAS E VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS: ENCONTROS ENTRE LICENCIATURA E LITERATURA
author SAMYRES AMARAL FREITAS
author_facet SAMYRES AMARAL FREITAS
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ROSANA KOHL BINES
ROSANA KOHL BINES
dc.contributor.author.fl_str_mv SAMYRES AMARAL FREITAS
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] INFANCIA
[pt] ONDJAKI
[pt] CONCEICAO EVARISTO
[pt] GEOVANI MARTINS
[pt] SALA DE AULA
[en] CHILDHOOD
[en] ONDJAKI
[en] CONCEICAO EVARISTO
[en] GEOVANI MARTINS
[en] CLASSROOM
topic [pt] INFANCIA
[pt] ONDJAKI
[pt] CONCEICAO EVARISTO
[pt] GEOVANI MARTINS
[pt] SALA DE AULA
[en] CHILDHOOD
[en] ONDJAKI
[en] CONCEICAO EVARISTO
[en] GEOVANI MARTINS
[en] CLASSROOM
description [pt] Esta dissertação discute três livros: Becos da memória (2017), de Conceição Evaristo; Bom dia, camaradas (2001), de Ondjaki, e O sol na cabeça (2018), de Geovani Martins, com foco nos dois primeiros contos, Rolézim e Espiral. Propõe analisar o que a infância potencializa nessas narrativas, ou seja, como as crianças-protagonistas movimentam suas respectivas obras — questionam o senso comum, as violências, as experiências desconhecidas. Além disso, a pesquisa cria um olhar para as obras literárias em que comparecem saberes da sala de aula da educação básica e do ensino superior a partir da vivência da pesquisadora enquanto professora do ensino fundamental.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62900@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62900@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62900
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62900@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62900@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62900
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822641130799104