[pt] INFÂNCIAS LITERÁRIAS E VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS: ENCONTROS ENTRE LICENCIATURA E LITERATURA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62900@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62900@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62900 |
Resumo: | [pt] Esta dissertação discute três livros: Becos da memória (2017), de Conceição Evaristo; Bom dia, camaradas (2001), de Ondjaki, e O sol na cabeça (2018), de Geovani Martins, com foco nos dois primeiros contos, Rolézim e Espiral. Propõe analisar o que a infância potencializa nessas narrativas, ou seja, como as crianças-protagonistas movimentam suas respectivas obras — questionam o senso comum, as violências, as experiências desconhecidas. Além disso, a pesquisa cria um olhar para as obras literárias em que comparecem saberes da sala de aula da educação básica e do ensino superior a partir da vivência da pesquisadora enquanto professora do ensino fundamental. |
id |
PUC_RIO-1_27f43036bf31c3ff83c481a36b5adfb9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:62900 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
[pt] INFÂNCIAS LITERÁRIAS E VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS: ENCONTROS ENTRE LICENCIATURA E LITERATURA[en] LITERARY CHILDHOODS AND PEDAGOGICAL EXPERIENCES: WHERE TEACHING AND LITERATURE MEET[pt] INFANCIA[pt] ONDJAKI[pt] CONCEICAO EVARISTO[pt] GEOVANI MARTINS[pt] SALA DE AULA[en] CHILDHOOD[en] ONDJAKI[en] CONCEICAO EVARISTO[en] GEOVANI MARTINS[en] CLASSROOM[pt] Esta dissertação discute três livros: Becos da memória (2017), de Conceição Evaristo; Bom dia, camaradas (2001), de Ondjaki, e O sol na cabeça (2018), de Geovani Martins, com foco nos dois primeiros contos, Rolézim e Espiral. Propõe analisar o que a infância potencializa nessas narrativas, ou seja, como as crianças-protagonistas movimentam suas respectivas obras — questionam o senso comum, as violências, as experiências desconhecidas. Além disso, a pesquisa cria um olhar para as obras literárias em que comparecem saberes da sala de aula da educação básica e do ensino superior a partir da vivência da pesquisadora enquanto professora do ensino fundamental. [en] This study examines three books: Becos da memória (2017) [Alleys of Memory], by Conceição Evaristo; Bom dia, camaradas (2001) [Good Morning Comrades], by Ondjaki; and O sol na cabeça (2018) [The Sun On My Head], by Geovani Martins, in which I specifically consider the short stories Rolézim and Espiral [Spiral]. The analysis is centered on what meanings are potentialized by childhood in such narratives. In other words, I discuss how, in each of these works, child-protagonists dispute taken-for-granted assumptions, call violence into question, and respond to unknown experiences. The analysis is further informed by my own experience as a teacher in elementary schools, as well as by forms of classroom knowledge associated with Basic and Higher Education. MAXWELLROSANA KOHL BINESROSANA KOHL BINESSAMYRES AMARAL FREITAS2023-06-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62900@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62900@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62900porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-19T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:62900Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342023-06-19T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[pt] INFÂNCIAS LITERÁRIAS E VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS: ENCONTROS ENTRE LICENCIATURA E LITERATURA [en] LITERARY CHILDHOODS AND PEDAGOGICAL EXPERIENCES: WHERE TEACHING AND LITERATURE MEET |
title |
[pt] INFÂNCIAS LITERÁRIAS E VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS: ENCONTROS ENTRE LICENCIATURA E LITERATURA |
spellingShingle |
[pt] INFÂNCIAS LITERÁRIAS E VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS: ENCONTROS ENTRE LICENCIATURA E LITERATURA SAMYRES AMARAL FREITAS [pt] INFANCIA [pt] ONDJAKI [pt] CONCEICAO EVARISTO [pt] GEOVANI MARTINS [pt] SALA DE AULA [en] CHILDHOOD [en] ONDJAKI [en] CONCEICAO EVARISTO [en] GEOVANI MARTINS [en] CLASSROOM |
title_short |
[pt] INFÂNCIAS LITERÁRIAS E VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS: ENCONTROS ENTRE LICENCIATURA E LITERATURA |
title_full |
[pt] INFÂNCIAS LITERÁRIAS E VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS: ENCONTROS ENTRE LICENCIATURA E LITERATURA |
title_fullStr |
[pt] INFÂNCIAS LITERÁRIAS E VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS: ENCONTROS ENTRE LICENCIATURA E LITERATURA |
title_full_unstemmed |
[pt] INFÂNCIAS LITERÁRIAS E VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS: ENCONTROS ENTRE LICENCIATURA E LITERATURA |
title_sort |
[pt] INFÂNCIAS LITERÁRIAS E VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS: ENCONTROS ENTRE LICENCIATURA E LITERATURA |
author |
SAMYRES AMARAL FREITAS |
author_facet |
SAMYRES AMARAL FREITAS |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
ROSANA KOHL BINES ROSANA KOHL BINES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SAMYRES AMARAL FREITAS |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] INFANCIA [pt] ONDJAKI [pt] CONCEICAO EVARISTO [pt] GEOVANI MARTINS [pt] SALA DE AULA [en] CHILDHOOD [en] ONDJAKI [en] CONCEICAO EVARISTO [en] GEOVANI MARTINS [en] CLASSROOM |
topic |
[pt] INFANCIA [pt] ONDJAKI [pt] CONCEICAO EVARISTO [pt] GEOVANI MARTINS [pt] SALA DE AULA [en] CHILDHOOD [en] ONDJAKI [en] CONCEICAO EVARISTO [en] GEOVANI MARTINS [en] CLASSROOM |
description |
[pt] Esta dissertação discute três livros: Becos da memória (2017), de Conceição Evaristo; Bom dia, camaradas (2001), de Ondjaki, e O sol na cabeça (2018), de Geovani Martins, com foco nos dois primeiros contos, Rolézim e Espiral. Propõe analisar o que a infância potencializa nessas narrativas, ou seja, como as crianças-protagonistas movimentam suas respectivas obras — questionam o senso comum, as violências, as experiências desconhecidas. Além disso, a pesquisa cria um olhar para as obras literárias em que comparecem saberes da sala de aula da educação básica e do ensino superior a partir da vivência da pesquisadora enquanto professora do ensino fundamental. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62900@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62900@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62900 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62900@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62900@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62900 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814822641130799104 |