[en] ELECTIONS AND SOCIAL MEDIA: THE USE OF FACEBOOK AS A DIGITAL CAMPAIGN TOOL ON THE RUN FOR THE BRAZILIAN CHAMBER OF DEPUTIES IN 2014

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FELIPE MURTA PINHEIRO
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27866@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27866@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27866
Resumo: [pt] Esta é uma pesquisa inserida no campo da Internet e Democracia que propõe analisar os impactos da comunicação política nas redes sociais durante campanhas eleitorais no Brasil ao lançar um olhar empírico e conceitual sobre a forma como políticos em campanha utilizam o Facebook, o impacto viral de suas publicações e o uso da comunicação política digital como instrumento de campanha nas eleições de 2014. Para tal, é objeto específico deste trabalho observar o conteúdo publicado nas fanpages de oito candidatos à reeleição como deputado federal pelo Rio de Janeiro nas últimas eleições durante os 33 últimos dias de propaganda eleitoral na web, de 1 de setembro a 3 de outubro de 2014. Com base em métodos qualitativos e quantitativos aplicados sobre as 840 publicações coletadas nos 8 perfis, ficou claro observar que: a) não há relação entre a incidência de postagens e número de ações de interação; b) há relações significativas entre os temas plataforma de campanha e registro de atividades com o número de compartilhamentos e comentários; c) no ambiente eleitoral contemporâneo, um candidato com muitos votos tende a ser, também, eficiente nas mídias sociais.
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