[pt] ESTÉTICA SENSORIAL NÃO VISUAL: PERCEPÇÃO DO BELO HÁPTICO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4125@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4125@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4125 |
Resumo: | [pt] A proposta deste estudo exploratório é mostrar alguns aspectos estéticos da percepção háptica através de pesquisa teórica e prática. O trabalho questiona a interpretação da tradicional acepção estética ocidental que restringe aos olhos e ouvidos a capacidade de nos colocar em contato com o belo. A pesquisa prática consiste na experimentação com objetos de arte e de design em ambiente escuro buscando avaliar a possibilidade de fruição do belo háptico por pessoas cegas e não cegas. A experimentação realizou-se dentro de uma estrutura denominada domos geodésico construída com tecnologia desenvolvida pelo Laboratório de Investigação em Living Design (LILD) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). A conclusão fundamentase no conceito de belo como sentimento estético sendo, portanto, um saber que se manifesta na liberdade do plano espiritual podendo, assim, ser denominado como conhecimento. A ascendência do sujeito ao campo estético do Outro se coloca, no trabalho, como principal caminho para a constituição dos princípios imaginativos, não só do Belo, mas também do Bem e da Verdade que integram a consciência do ser, ou seja, sua própria existência. |
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[pt] ESTÉTICA SENSORIAL NÃO VISUAL: PERCEPÇÃO DO BELO HÁPTICO[en] NOT VISUAL SENSORIAL AESTHETIC: PERCEPTION OF THE TACTILE BEAUTY[pt] DESIGN[pt] ESTETICA[pt] CEGUEIRA[en] DESIGN[en] AESTHETICS[en] BLINDNESS[pt] A proposta deste estudo exploratório é mostrar alguns aspectos estéticos da percepção háptica através de pesquisa teórica e prática. O trabalho questiona a interpretação da tradicional acepção estética ocidental que restringe aos olhos e ouvidos a capacidade de nos colocar em contato com o belo. A pesquisa prática consiste na experimentação com objetos de arte e de design em ambiente escuro buscando avaliar a possibilidade de fruição do belo háptico por pessoas cegas e não cegas. A experimentação realizou-se dentro de uma estrutura denominada domos geodésico construída com tecnologia desenvolvida pelo Laboratório de Investigação em Living Design (LILD) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). A conclusão fundamentase no conceito de belo como sentimento estético sendo, portanto, um saber que se manifesta na liberdade do plano espiritual podendo, assim, ser denominado como conhecimento. A ascendência do sujeito ao campo estético do Outro se coloca, no trabalho, como principal caminho para a constituição dos princípios imaginativos, não só do Belo, mas também do Bem e da Verdade que integram a consciência do ser, ou seja, sua própria existência.[en] The proposal of this study is to show some aesthetic aspects of the tactile perception through theoretical and practical research. This work questions the interpretation of the traditional-occidental aesthetic sense which restricts to eyes and ears the capacity of placing us in contact with beauty. The practical research consists of the experimentation with art and design objects, in a dark environment searching to evaluate the possibility of enjoyment of the tactile beauty for blind and seeing people. The experimentation was concluded inside a structure called Geodesic Domes, constructed with technology developed by the Laboratory of Inquiry in Living Design (LILD) of the Pontifical University Catholic of Rio de Janeiro (PUC-RJ). The conclusion is based on the concept of beauty as aesthetic feeling, a knowledge that manifests itself in the freedom of the spiritual level, thus, considered as knowledge. The ascendance of the subject to the aesthetic field of the Other is placed, in this work, as the principal way for the constitution of the imaginative principles, not only of Beuty, but also of Good and Truth that integrate the conscience of the being, that is, its proper existence.MAXWELLJOSE LUIZ MENDES RIPPERCLAUDIA PEREIRA LEITE2003-11-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4125@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4125@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4125porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-08T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:4125Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-02-08T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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