[pt] COMÉRCIO ELETRÔNICO: COMO O RISCO PERCEBIDO PELO CONSUMIDOR AFETA A DECISÃO DE COMPRA PELA INTERNET
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3038@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3038@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3038 |
Resumo: | [pt] O mundo deparou-se com uma mudança eletrônica que afetou a forma como as pessoas se comunicam e que transformou toda a cadeia de valor, desde os produtores e vendedores até aos consumidores. A Internet revolucionou o marketing, que é definido como as trocas entre os indivíduos e as firmas. Comprar pela Internet está se tornando uma forma bem aceita de comprar vários tipos de produtos e serviços, incluindo produtos de computador,carros, viagens, investimentos, roupas, flores, livros, música e imóveis. Muitos fatores estão ajudando o desenvolvimento do mercado na Internet, alguns estão relacionados a avanços tecnológicos, outros à forma como o mundo corporativo mudou suas percepções e alguns relacionados à mudança do estilo de vida dos consumidores. O desenvolvimento de softwares de navegação e sistemas de busca melhores está transformando as visitas à Internet em experiências melhores e mais excitantes. O aumento da quantidade e qualidade de informação disponível e a presença de corporações e marcas conhecidas na Internet também estão gerando mais interesse por parte dos consumidores.Em 1995, as compras online eram uma novidade e esperava-se que chegassem a US bilhões no ano 2000 e a US,2 trilhões em 2003 (Forrester Research, 1998). Há um número crescente de companhias que podem ser acessadas pela Internet e que, consequentemente, provêm os consumidores com uma forma conveniente e barata de tornar-se um membro da comunidade da internautica. Porém, a maioria dessas empresas está perdendo dinheiro. Por que esse fenômeno aparentemente contrário à intuição está ocorrendo? A explicação pode estar nos riscos associados às compras pela Internet. Esses riscos podem surgir,porque os consumidores estão preocupados com a segurança da transmissão do número de seu cartão de crédito pela Internet, ou porque estão apreensivos em comprar algum produto sem tocá-lo, senti-lo ou ter dificuldades para devolvê-lo, caso não corresponda às suas expectativas. Tendo colocado isto, contudo, temos que afirmar que os consumidores estão comprando produtos pela Internet. Isto deve estar acontecendo, porque a percepção de risco associada com este tipo de compra está sendo contrabalançada pela sua conveniência.Esta dissertação tenta determinar porque alguns consumidores compram pela Internet e outros não. |
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[pt] COMÉRCIO ELETRÔNICO: COMO O RISCO PERCEBIDO PELO CONSUMIDOR AFETA A DECISÃO DE COMPRA PELA INTERNET[en] ELECTRONIC COMMERCE: AS THE PERCEIVED RISK AND THE RECOGNIZED COMPENSATIONS FOR THE CONSUMER THEY AFFECT THE DECISION OF PURCHASE FOR THE INTERNET [pt] COMERCIO ELETRONICO[pt] INTERNET[en] E COMMERCE[en] INTERNET[pt] O mundo deparou-se com uma mudança eletrônica que afetou a forma como as pessoas se comunicam e que transformou toda a cadeia de valor, desde os produtores e vendedores até aos consumidores. A Internet revolucionou o marketing, que é definido como as trocas entre os indivíduos e as firmas. Comprar pela Internet está se tornando uma forma bem aceita de comprar vários tipos de produtos e serviços, incluindo produtos de computador,carros, viagens, investimentos, roupas, flores, livros, música e imóveis. Muitos fatores estão ajudando o desenvolvimento do mercado na Internet, alguns estão relacionados a avanços tecnológicos, outros à forma como o mundo corporativo mudou suas percepções e alguns relacionados à mudança do estilo de vida dos consumidores. O desenvolvimento de softwares de navegação e sistemas de busca melhores está transformando as visitas à Internet em experiências melhores e mais excitantes. O aumento da quantidade e qualidade de informação disponível e a presença de corporações e marcas conhecidas na Internet também estão gerando mais interesse por parte dos consumidores.Em 1995, as compras online eram uma novidade e esperava-se que chegassem a US bilhões no ano 2000 e a US,2 trilhões em 2003 (Forrester Research, 1998). Há um número crescente de companhias que podem ser acessadas pela Internet e que, consequentemente, provêm os consumidores com uma forma conveniente e barata de tornar-se um membro da comunidade da internautica. Porém, a maioria dessas empresas está perdendo dinheiro. Por que esse fenômeno aparentemente contrário à intuição está ocorrendo? A explicação pode estar nos riscos associados às compras pela Internet. Esses riscos podem surgir,porque os consumidores estão preocupados com a segurança da transmissão do número de seu cartão de crédito pela Internet, ou porque estão apreensivos em comprar algum produto sem tocá-lo, senti-lo ou ter dificuldades para devolvê-lo, caso não corresponda às suas expectativas. Tendo colocado isto, contudo, temos que afirmar que os consumidores estão comprando produtos pela Internet. Isto deve estar acontecendo, porque a percepção de risco associada com este tipo de compra está sendo contrabalançada pela sua conveniência.Esta dissertação tenta determinar porque alguns consumidores compram pela Internet e outros não.[en] The world was come across with an electronic change that affected the form as the people if they communicate and that the value chain transformed all, since the producers and salesmen until the consumers. The InterNet revolutionized the marketing, that is defined as the exchanges between the individuals and the firms. To buy for the InterNet is if becoming one it forms well accepted to buy some types of products and services, being included products of computer, cars, trips,investments, clothes, flowers, books, music and property. Many factors are helping the development of the market in the InterNet, some are related the technological advances, others to the form as the corporative world changed its perceptions and some related to the change of the style of life of the consumers. The development of softwares of navigation and better systems of search is becoming the visits the InterNet in better and more exciting experiences. The increase of the amount and quality of available information and the presence of corporations and marks known in the InterNet also are generating more interest on the part of the consumers. In 1995, purchases online were a newness and expected that billions in year 2000 arrived the USS7 and expect that trillions in 2003 arrive the USS3.2 (Forrester Research, 1998). It has an increasing number of company that they can be had access by the InterNet and that, consequentemente, come the consumers with a convenient form and cheap to become a member of the community of the InterNet However, the majority of these store is losing money. Why this pparently contrary phenomenon to the intuition is occurring? The explanation can be in the risks associates to the purchases for the InterNet. These risks can appear, because the consumers are worried about the security of the transmission of the number of its credit card for the InterNet or, because they are apreensivos in buying some product without touching it, sentiz it or To have difficulties to return it, in case that it does not correspond to its expectations. Having placed this, however, we have that to affirm that the consumers are buying products for the InterNet. This must be happening, because the perception of risk associated with this type of purchase is being counterbalanced for its convenience. This dissertação tries to determine because some consumers buy for the InterNet and others not. MAXWELLPAULO CESAR DE MENDONCA MOTTAVERA TORRES FEVEREIRO LEAL DE FARIA2002-09-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3038@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3038@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3038porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-14T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:3038Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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