[pt] JOVENS E SUA PERCEPÇÃO SOBRE PROGRAMAS DE TELEVISÃO: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA A PARTIR DE UM MAPEAMENTO MULTIDIMENSIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: HELIO MAURICIO DE SOUZA VASCONCELLOS
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10456@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10456@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10456
Resumo: [pt] O presente trabalho estuda a percepção do público jovem em relação a programas de televisão desenhados para este segmento. A concepção de juventude seguiu a definição das Nações Unidas, que a define como a fase compreendida entre as idades de 15 e 24 anos e que no Brasil estima-se representar 18% da população. Além de conceituar a juventude sob diversas óticas e identificar o seu perfil atitudinal segundo crenças, comportamentos e valores, cobertos por uma revisão bibliográfica, foi realizado um trabalho de campo com 3 grupos de foco. Estes grupos foram expostos a um exercício de classificação por associações e dissociações de diferentes programas da televisão brasileira, resultando em mapas de posicionamento. A técnica utilizada foi o mapeamento multidimensional, realizada de forma qualitativa. O resultado permitiu avaliar o grau de aderência dos programas exibidos na televisão aberta às expectativas e percepções do público jovem. São sugeridos ajustes nas programações disponíveis na televisão aberta com base nas opiniões expostas por estes grupos.
id PUC_RIO-1_2b97f7800d1c24fe66fdae3852f64728
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:10456
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] JOVENS E SUA PERCEPÇÃO SOBRE PROGRAMAS DE TELEVISÃO: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA A PARTIR DE UM MAPEAMENTO MULTIDIMENSIONAL[en] THE YOUNG AND THEIR PERCEPTION ABOUT TV PROGRAMS. AN EXPLORATORY ANALYSIS FROM A MULTI DIMENSIONAL MAPPING[pt] PERCEPCAO[pt] ESCALONAMENTO MULTIDIMENSIONAL[pt] PROGRAMAS DE TV[pt] JOVEM[en] PERCEPTION[en] MULTIDIMENSIONAL SCALLING[en] TV PROGRAMS[en] YOUNG[pt] O presente trabalho estuda a percepção do público jovem em relação a programas de televisão desenhados para este segmento. A concepção de juventude seguiu a definição das Nações Unidas, que a define como a fase compreendida entre as idades de 15 e 24 anos e que no Brasil estima-se representar 18% da população. Além de conceituar a juventude sob diversas óticas e identificar o seu perfil atitudinal segundo crenças, comportamentos e valores, cobertos por uma revisão bibliográfica, foi realizado um trabalho de campo com 3 grupos de foco. Estes grupos foram expostos a um exercício de classificação por associações e dissociações de diferentes programas da televisão brasileira, resultando em mapas de posicionamento. A técnica utilizada foi o mapeamento multidimensional, realizada de forma qualitativa. O resultado permitiu avaliar o grau de aderência dos programas exibidos na televisão aberta às expectativas e percepções do público jovem. São sugeridos ajustes nas programações disponíveis na televisão aberta com base nas opiniões expostas por estes grupos.[en] This present work studies the young audience`s perception of TV programs designed to this segment. The definition of youth herein exactly follows that of UN - people falling between the ages of 15 and 24 years inclusive - and in Brazil, 18% of the population are estimated to be young. Besides formulating concepts of youth from different standpoints and identifying their attitudinal profile based on creed, behavior and values, covered by a bibliographic revision, a field work was done focused on three selected groups. Those groups were exposed to a categorizing exercise, associating and disassociating different Brazilian TV programs, ending up on placement maps. The used technique was the multidimensional mapping, oriented by the qualitative approach. The result allowed evaluating the degree of adhesion among the young audience to the current broadcast TV programs, face to their expectations and perception. Some adjustments are suggested to the available broadcast TV programming guide based on those groups´ opinions.MAXWELLANDRE LACOMBE PENNA DA ROCHA HELIO MAURICIO DE SOUZA VASCONCELLOS2007-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10456@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10456@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10456porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-28T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:10456Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-06-28T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] JOVENS E SUA PERCEPÇÃO SOBRE PROGRAMAS DE TELEVISÃO: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA A PARTIR DE UM MAPEAMENTO MULTIDIMENSIONAL
[en] THE YOUNG AND THEIR PERCEPTION ABOUT TV PROGRAMS. AN EXPLORATORY ANALYSIS FROM A MULTI DIMENSIONAL MAPPING
title [pt] JOVENS E SUA PERCEPÇÃO SOBRE PROGRAMAS DE TELEVISÃO: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA A PARTIR DE UM MAPEAMENTO MULTIDIMENSIONAL
spellingShingle [pt] JOVENS E SUA PERCEPÇÃO SOBRE PROGRAMAS DE TELEVISÃO: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA A PARTIR DE UM MAPEAMENTO MULTIDIMENSIONAL
HELIO MAURICIO DE SOUZA VASCONCELLOS
[pt] PERCEPCAO
[pt] ESCALONAMENTO MULTIDIMENSIONAL
[pt] PROGRAMAS DE TV
[pt] JOVEM
[en] PERCEPTION
[en] MULTIDIMENSIONAL SCALLING
[en] TV PROGRAMS
[en] YOUNG
title_short [pt] JOVENS E SUA PERCEPÇÃO SOBRE PROGRAMAS DE TELEVISÃO: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA A PARTIR DE UM MAPEAMENTO MULTIDIMENSIONAL
title_full [pt] JOVENS E SUA PERCEPÇÃO SOBRE PROGRAMAS DE TELEVISÃO: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA A PARTIR DE UM MAPEAMENTO MULTIDIMENSIONAL
title_fullStr [pt] JOVENS E SUA PERCEPÇÃO SOBRE PROGRAMAS DE TELEVISÃO: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA A PARTIR DE UM MAPEAMENTO MULTIDIMENSIONAL
title_full_unstemmed [pt] JOVENS E SUA PERCEPÇÃO SOBRE PROGRAMAS DE TELEVISÃO: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA A PARTIR DE UM MAPEAMENTO MULTIDIMENSIONAL
title_sort [pt] JOVENS E SUA PERCEPÇÃO SOBRE PROGRAMAS DE TELEVISÃO: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA A PARTIR DE UM MAPEAMENTO MULTIDIMENSIONAL
author HELIO MAURICIO DE SOUZA VASCONCELLOS
author_facet HELIO MAURICIO DE SOUZA VASCONCELLOS
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ANDRE LACOMBE PENNA DA ROCHA
dc.contributor.author.fl_str_mv HELIO MAURICIO DE SOUZA VASCONCELLOS
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] PERCEPCAO
[pt] ESCALONAMENTO MULTIDIMENSIONAL
[pt] PROGRAMAS DE TV
[pt] JOVEM
[en] PERCEPTION
[en] MULTIDIMENSIONAL SCALLING
[en] TV PROGRAMS
[en] YOUNG
topic [pt] PERCEPCAO
[pt] ESCALONAMENTO MULTIDIMENSIONAL
[pt] PROGRAMAS DE TV
[pt] JOVEM
[en] PERCEPTION
[en] MULTIDIMENSIONAL SCALLING
[en] TV PROGRAMS
[en] YOUNG
description [pt] O presente trabalho estuda a percepção do público jovem em relação a programas de televisão desenhados para este segmento. A concepção de juventude seguiu a definição das Nações Unidas, que a define como a fase compreendida entre as idades de 15 e 24 anos e que no Brasil estima-se representar 18% da população. Além de conceituar a juventude sob diversas óticas e identificar o seu perfil atitudinal segundo crenças, comportamentos e valores, cobertos por uma revisão bibliográfica, foi realizado um trabalho de campo com 3 grupos de foco. Estes grupos foram expostos a um exercício de classificação por associações e dissociações de diferentes programas da televisão brasileira, resultando em mapas de posicionamento. A técnica utilizada foi o mapeamento multidimensional, realizada de forma qualitativa. O resultado permitiu avaliar o grau de aderência dos programas exibidos na televisão aberta às expectativas e percepções do público jovem. São sugeridos ajustes nas programações disponíveis na televisão aberta com base nas opiniões expostas por estes grupos.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-08-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10456@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10456@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10456
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10456@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10456@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10456
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822564561682432