[pt] JOVENS E SUA PERCEPÇÃO SOBRE PROGRAMAS DE TELEVISÃO: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA A PARTIR DE UM MAPEAMENTO MULTIDIMENSIONAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10456@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10456@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10456 |
Resumo: | [pt] O presente trabalho estuda a percepção do público jovem em relação a programas de televisão desenhados para este segmento. A concepção de juventude seguiu a definição das Nações Unidas, que a define como a fase compreendida entre as idades de 15 e 24 anos e que no Brasil estima-se representar 18% da população. Além de conceituar a juventude sob diversas óticas e identificar o seu perfil atitudinal segundo crenças, comportamentos e valores, cobertos por uma revisão bibliográfica, foi realizado um trabalho de campo com 3 grupos de foco. Estes grupos foram expostos a um exercício de classificação por associações e dissociações de diferentes programas da televisão brasileira, resultando em mapas de posicionamento. A técnica utilizada foi o mapeamento multidimensional, realizada de forma qualitativa. O resultado permitiu avaliar o grau de aderência dos programas exibidos na televisão aberta às expectativas e percepções do público jovem. São sugeridos ajustes nas programações disponíveis na televisão aberta com base nas opiniões expostas por estes grupos. |
id |
PUC_RIO-1_2b97f7800d1c24fe66fdae3852f64728 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:10456 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
[pt] JOVENS E SUA PERCEPÇÃO SOBRE PROGRAMAS DE TELEVISÃO: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA A PARTIR DE UM MAPEAMENTO MULTIDIMENSIONAL[en] THE YOUNG AND THEIR PERCEPTION ABOUT TV PROGRAMS. AN EXPLORATORY ANALYSIS FROM A MULTI DIMENSIONAL MAPPING[pt] PERCEPCAO[pt] ESCALONAMENTO MULTIDIMENSIONAL[pt] PROGRAMAS DE TV[pt] JOVEM[en] PERCEPTION[en] MULTIDIMENSIONAL SCALLING[en] TV PROGRAMS[en] YOUNG[pt] O presente trabalho estuda a percepção do público jovem em relação a programas de televisão desenhados para este segmento. A concepção de juventude seguiu a definição das Nações Unidas, que a define como a fase compreendida entre as idades de 15 e 24 anos e que no Brasil estima-se representar 18% da população. Além de conceituar a juventude sob diversas óticas e identificar o seu perfil atitudinal segundo crenças, comportamentos e valores, cobertos por uma revisão bibliográfica, foi realizado um trabalho de campo com 3 grupos de foco. Estes grupos foram expostos a um exercício de classificação por associações e dissociações de diferentes programas da televisão brasileira, resultando em mapas de posicionamento. A técnica utilizada foi o mapeamento multidimensional, realizada de forma qualitativa. O resultado permitiu avaliar o grau de aderência dos programas exibidos na televisão aberta às expectativas e percepções do público jovem. São sugeridos ajustes nas programações disponíveis na televisão aberta com base nas opiniões expostas por estes grupos.[en] This present work studies the young audience`s perception of TV programs designed to this segment. The definition of youth herein exactly follows that of UN - people falling between the ages of 15 and 24 years inclusive - and in Brazil, 18% of the population are estimated to be young. Besides formulating concepts of youth from different standpoints and identifying their attitudinal profile based on creed, behavior and values, covered by a bibliographic revision, a field work was done focused on three selected groups. Those groups were exposed to a categorizing exercise, associating and disassociating different Brazilian TV programs, ending up on placement maps. The used technique was the multidimensional mapping, oriented by the qualitative approach. The result allowed evaluating the degree of adhesion among the young audience to the current broadcast TV programs, face to their expectations and perception. Some adjustments are suggested to the available broadcast TV programming guide based on those groups´ opinions.MAXWELLANDRE LACOMBE PENNA DA ROCHA HELIO MAURICIO DE SOUZA VASCONCELLOS2007-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10456@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10456@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10456porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-28T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:10456Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-06-28T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[pt] JOVENS E SUA PERCEPÇÃO SOBRE PROGRAMAS DE TELEVISÃO: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA A PARTIR DE UM MAPEAMENTO MULTIDIMENSIONAL [en] THE YOUNG AND THEIR PERCEPTION ABOUT TV PROGRAMS. AN EXPLORATORY ANALYSIS FROM A MULTI DIMENSIONAL MAPPING |
title |
[pt] JOVENS E SUA PERCEPÇÃO SOBRE PROGRAMAS DE TELEVISÃO: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA A PARTIR DE UM MAPEAMENTO MULTIDIMENSIONAL |
spellingShingle |
[pt] JOVENS E SUA PERCEPÇÃO SOBRE PROGRAMAS DE TELEVISÃO: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA A PARTIR DE UM MAPEAMENTO MULTIDIMENSIONAL HELIO MAURICIO DE SOUZA VASCONCELLOS [pt] PERCEPCAO [pt] ESCALONAMENTO MULTIDIMENSIONAL [pt] PROGRAMAS DE TV [pt] JOVEM [en] PERCEPTION [en] MULTIDIMENSIONAL SCALLING [en] TV PROGRAMS [en] YOUNG |
title_short |
[pt] JOVENS E SUA PERCEPÇÃO SOBRE PROGRAMAS DE TELEVISÃO: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA A PARTIR DE UM MAPEAMENTO MULTIDIMENSIONAL |
title_full |
[pt] JOVENS E SUA PERCEPÇÃO SOBRE PROGRAMAS DE TELEVISÃO: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA A PARTIR DE UM MAPEAMENTO MULTIDIMENSIONAL |
title_fullStr |
[pt] JOVENS E SUA PERCEPÇÃO SOBRE PROGRAMAS DE TELEVISÃO: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA A PARTIR DE UM MAPEAMENTO MULTIDIMENSIONAL |
title_full_unstemmed |
[pt] JOVENS E SUA PERCEPÇÃO SOBRE PROGRAMAS DE TELEVISÃO: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA A PARTIR DE UM MAPEAMENTO MULTIDIMENSIONAL |
title_sort |
[pt] JOVENS E SUA PERCEPÇÃO SOBRE PROGRAMAS DE TELEVISÃO: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA A PARTIR DE UM MAPEAMENTO MULTIDIMENSIONAL |
author |
HELIO MAURICIO DE SOUZA VASCONCELLOS |
author_facet |
HELIO MAURICIO DE SOUZA VASCONCELLOS |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
ANDRE LACOMBE PENNA DA ROCHA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
HELIO MAURICIO DE SOUZA VASCONCELLOS |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] PERCEPCAO [pt] ESCALONAMENTO MULTIDIMENSIONAL [pt] PROGRAMAS DE TV [pt] JOVEM [en] PERCEPTION [en] MULTIDIMENSIONAL SCALLING [en] TV PROGRAMS [en] YOUNG |
topic |
[pt] PERCEPCAO [pt] ESCALONAMENTO MULTIDIMENSIONAL [pt] PROGRAMAS DE TV [pt] JOVEM [en] PERCEPTION [en] MULTIDIMENSIONAL SCALLING [en] TV PROGRAMS [en] YOUNG |
description |
[pt] O presente trabalho estuda a percepção do público jovem em relação a programas de televisão desenhados para este segmento. A concepção de juventude seguiu a definição das Nações Unidas, que a define como a fase compreendida entre as idades de 15 e 24 anos e que no Brasil estima-se representar 18% da população. Além de conceituar a juventude sob diversas óticas e identificar o seu perfil atitudinal segundo crenças, comportamentos e valores, cobertos por uma revisão bibliográfica, foi realizado um trabalho de campo com 3 grupos de foco. Estes grupos foram expostos a um exercício de classificação por associações e dissociações de diferentes programas da televisão brasileira, resultando em mapas de posicionamento. A técnica utilizada foi o mapeamento multidimensional, realizada de forma qualitativa. O resultado permitiu avaliar o grau de aderência dos programas exibidos na televisão aberta às expectativas e percepções do público jovem. São sugeridos ajustes nas programações disponíveis na televisão aberta com base nas opiniões expostas por estes grupos. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-08-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10456@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10456@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10456 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10456@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10456@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10456 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814822564561682432 |