AN APPROACH BASED ON INTERACTIVE MACHINE LEARNING AND NATURAL INTERACTION TO SUPPORT PHYSICAL REHABILITATION

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: JESSICA MARGARITA PALOMARES PECHO
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54139@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54139@2
Resumo: A fisioterapia visa melhorar a funcionalidade física das pessoas, procurando atenuar as incapacidades causadas por alguma lesão, distúrbio ou doença. Nesse contexto, diversas tecnologias computacionais têm sido desenvolvidas com o intuito de apoiar o processo de reabilitação, como as tecnologias adaptáveis para o usuário final. Essas tecnologias possibilitam ao fisioterapeuta adequar aplicações e criarem atividades com características personalizadas de acordo com as preferências e necessidades de cada paciente. Nesta tese é proposta uma abordagem de baixo custo baseada no aprendizado de máquina interativo (iML - Interactive Machine Learning) que visa auxiliar os fisioterapeutas a criarem atividades personalizadas para seus pacientes de forma fácil e sem a necessidade de codificação de software, a partir de apenas alguns exemplos em vídeo RGB (capturadas por uma câmera de vídeo digital) Para tal, aproveitamos a estimativa de pose baseada em aprendizado profundo para rastrear, em tempo real, as articulações-chave do corpo humano a partir de dados da imagem. Esses dados são processados como séries temporais por meio do algoritmo Dynamic Time Warping em conjunto com com o algoritmo K-Nearest Neighbors para criar um modelo de aprendizado de máquina. Adicionalmente, usamos um algoritmo de detecção de anomalias com o intuito de avaliar automaticamente os movimentos. A arquitetura de nossa abordagem possui dois módulos: um para o fisioterapeuta apresentar exemplos personalizados a partir dos quais o sistema cria um modelo para reconhecer esses movimentos; outro para o paciente executar os movimentos personalizados enquanto o sistema avalia o paciente. Avaliamos a usabilidade de nosso sistema com fisioterapeutas de cinco clínicas de reabilitação. Além disso, especialistas avaliaram clinicamente nosso modelo de aprendizado de máquina. Os resultados indicam que a nossa abordagem contribui para avaliar automaticamente os movimentos dos pacientes sem monitoramento direto do fisioterapeuta, além de reduzir o tempo necessário do especialista para treinar um sistema adaptável.
id PUC_RIO-1_2c7e3780e69a9603f4b201901e79f48a
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:54139
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisAN APPROACH BASED ON INTERACTIVE MACHINE LEARNING AND NATURAL INTERACTION TO SUPPORT PHYSICAL REHABILITATION UMA ABORDAGEM BASEADA NO APRENDIZADO DE MÁQUINA INTERATIVO E INTERAÇÃO NATURAL PARA APOIO À REABILITAÇÃO FÍSICA 2021-06-16ALBERTO BARBOSA RAPOSO01783987723lattes.cnpq.br/4394162331037750HELIO CORTES VIEIRA LOPESGREIS FRANCY MIREYA SILVA CALPAGREIS FRANCY MIREYA SILVA CALPAALBERTO BARBOSA RAPOSODANIELA GORSKI TREVISAN06126244710lattes.cnpq.br/4838947889024136JESSICA MARGARITA PALOMARES PECHOPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM INFORMÁTICAPUC-RioBRA fisioterapia visa melhorar a funcionalidade física das pessoas, procurando atenuar as incapacidades causadas por alguma lesão, distúrbio ou doença. Nesse contexto, diversas tecnologias computacionais têm sido desenvolvidas com o intuito de apoiar o processo de reabilitação, como as tecnologias adaptáveis para o usuário final. Essas tecnologias possibilitam ao fisioterapeuta adequar aplicações e criarem atividades com características personalizadas de acordo com as preferências e necessidades de cada paciente. Nesta tese é proposta uma abordagem de baixo custo baseada no aprendizado de máquina interativo (iML - Interactive Machine Learning) que visa auxiliar os fisioterapeutas a criarem atividades personalizadas para seus pacientes de forma fácil e sem a necessidade de codificação de software, a partir de apenas alguns exemplos em vídeo RGB (capturadas por uma câmera de vídeo digital) Para tal, aproveitamos a estimativa de pose baseada em aprendizado profundo para rastrear, em tempo real, as articulações-chave do corpo humano a partir de dados da imagem. Esses dados são processados como séries temporais por meio do algoritmo Dynamic Time Warping em conjunto com com o algoritmo K-Nearest Neighbors para criar um modelo de aprendizado de máquina. Adicionalmente, usamos um algoritmo de detecção de anomalias com o intuito de avaliar automaticamente os movimentos. A arquitetura de nossa abordagem possui dois módulos: um para o fisioterapeuta apresentar exemplos personalizados a partir dos quais o sistema cria um modelo para reconhecer esses movimentos; outro para o paciente executar os movimentos personalizados enquanto o sistema avalia o paciente. Avaliamos a usabilidade de nosso sistema com fisioterapeutas de cinco clínicas de reabilitação. Além disso, especialistas avaliaram clinicamente nosso modelo de aprendizado de máquina. Os resultados indicam que a nossa abordagem contribui para avaliar automaticamente os movimentos dos pacientes sem monitoramento direto do fisioterapeuta, além de reduzir o tempo necessário do especialista para treinar um sistema adaptável.Physiotherapy aims to improve the physical functionality of people, seeking to mitigate the disabilities caused by any injury, disorder or disease. In this context, several computational technologies have been developed in order to support the rehabilitation process, such as the end-user adaptable technologies. These technologies allow the physiotherapist to adapt applications and create activities with personalized characteristics according to the preferences and needs of each patient. This thesis proposes a low-cost approach based on interactive machine learning (iML) that aims to help physiotherapists to create personalized activities for their patients easily and without the need for software coding, from just a few examples in RGB video (captured by a digital video camera). To this end, we take advantage of pose estimation based on deep learning to track, in real time, the key joints of the human body from image data. This data is processed as time series using the Dynamic Time Warping algorithm in conjunction with the K-Nearest Neighbors algorithm to create a machine learning model. Additionally, we use an anomaly detection algorithm in order to automatically assess movements. The architecture of our approach has two modules: one for the physiotherapist to present personalized examples from which the system creates a model to recognize these movements; another to the patient performs personalized movements while the system evaluates the patient. We assessed the usability of our system with physiotherapists from five rehabilitation clinics. In addition, experts have clinically evaluated our machine learning model. The results indicate that our approach contributes to automatically assessing patients movements without direct monitoring by the physiotherapist, in addition to reducing the specialist s time required to train an adaptable system.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORPROGRAMA DE EXCELENCIA ACADEMICAhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54139@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54139@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T14:00:38Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:54139Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-19T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv AN APPROACH BASED ON INTERACTIVE MACHINE LEARNING AND NATURAL INTERACTION TO SUPPORT PHYSICAL REHABILITATION
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv UMA ABORDAGEM BASEADA NO APRENDIZADO DE MÁQUINA INTERATIVO E INTERAÇÃO NATURAL PARA APOIO À REABILITAÇÃO FÍSICA
title AN APPROACH BASED ON INTERACTIVE MACHINE LEARNING AND NATURAL INTERACTION TO SUPPORT PHYSICAL REHABILITATION
spellingShingle AN APPROACH BASED ON INTERACTIVE MACHINE LEARNING AND NATURAL INTERACTION TO SUPPORT PHYSICAL REHABILITATION
JESSICA MARGARITA PALOMARES PECHO
title_short AN APPROACH BASED ON INTERACTIVE MACHINE LEARNING AND NATURAL INTERACTION TO SUPPORT PHYSICAL REHABILITATION
title_full AN APPROACH BASED ON INTERACTIVE MACHINE LEARNING AND NATURAL INTERACTION TO SUPPORT PHYSICAL REHABILITATION
title_fullStr AN APPROACH BASED ON INTERACTIVE MACHINE LEARNING AND NATURAL INTERACTION TO SUPPORT PHYSICAL REHABILITATION
title_full_unstemmed AN APPROACH BASED ON INTERACTIVE MACHINE LEARNING AND NATURAL INTERACTION TO SUPPORT PHYSICAL REHABILITATION
title_sort AN APPROACH BASED ON INTERACTIVE MACHINE LEARNING AND NATURAL INTERACTION TO SUPPORT PHYSICAL REHABILITATION
author JESSICA MARGARITA PALOMARES PECHO
author_facet JESSICA MARGARITA PALOMARES PECHO
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv ALBERTO BARBOSA RAPOSO
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 01783987723
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/4394162331037750
dc.contributor.referee1.fl_str_mv HELIO CORTES VIEIRA LOPES
dc.contributor.referee2.fl_str_mv GREIS FRANCY MIREYA SILVA CALPA
dc.contributor.referee3.fl_str_mv GREIS FRANCY MIREYA SILVA CALPA
dc.contributor.referee4.fl_str_mv ALBERTO BARBOSA RAPOSO
dc.contributor.referee5.fl_str_mv DANIELA GORSKI TREVISAN
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 06126244710
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/4838947889024136
dc.contributor.author.fl_str_mv JESSICA MARGARITA PALOMARES PECHO
contributor_str_mv ALBERTO BARBOSA RAPOSO
HELIO CORTES VIEIRA LOPES
GREIS FRANCY MIREYA SILVA CALPA
GREIS FRANCY MIREYA SILVA CALPA
ALBERTO BARBOSA RAPOSO
DANIELA GORSKI TREVISAN
description A fisioterapia visa melhorar a funcionalidade física das pessoas, procurando atenuar as incapacidades causadas por alguma lesão, distúrbio ou doença. Nesse contexto, diversas tecnologias computacionais têm sido desenvolvidas com o intuito de apoiar o processo de reabilitação, como as tecnologias adaptáveis para o usuário final. Essas tecnologias possibilitam ao fisioterapeuta adequar aplicações e criarem atividades com características personalizadas de acordo com as preferências e necessidades de cada paciente. Nesta tese é proposta uma abordagem de baixo custo baseada no aprendizado de máquina interativo (iML - Interactive Machine Learning) que visa auxiliar os fisioterapeutas a criarem atividades personalizadas para seus pacientes de forma fácil e sem a necessidade de codificação de software, a partir de apenas alguns exemplos em vídeo RGB (capturadas por uma câmera de vídeo digital) Para tal, aproveitamos a estimativa de pose baseada em aprendizado profundo para rastrear, em tempo real, as articulações-chave do corpo humano a partir de dados da imagem. Esses dados são processados como séries temporais por meio do algoritmo Dynamic Time Warping em conjunto com com o algoritmo K-Nearest Neighbors para criar um modelo de aprendizado de máquina. Adicionalmente, usamos um algoritmo de detecção de anomalias com o intuito de avaliar automaticamente os movimentos. A arquitetura de nossa abordagem possui dois módulos: um para o fisioterapeuta apresentar exemplos personalizados a partir dos quais o sistema cria um modelo para reconhecer esses movimentos; outro para o paciente executar os movimentos personalizados enquanto o sistema avalia o paciente. Avaliamos a usabilidade de nosso sistema com fisioterapeutas de cinco clínicas de reabilitação. Além disso, especialistas avaliaram clinicamente nosso modelo de aprendizado de máquina. Os resultados indicam que a nossa abordagem contribui para avaliar automaticamente os movimentos dos pacientes sem monitoramento direto do fisioterapeuta, além de reduzir o tempo necessário do especialista para treinar um sistema adaptável.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-06-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54139@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54139@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54139@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54139@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM INFORMÁTICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324958141939712