DER ENSEIGMENT DER FREMDSPRACHEN WIE EIN FAKTOR SOZIALER EINSCHLIEBUNG: DER DEFIS DER FRANKOPHONIE IN RIO DE JANEIRO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9612@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9612@2 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9612@3 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9612@4 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9612@5 |
Resumo: | A pesquisa O ensino de línguas estrangeiras como um fator de inclusão social: o desafio da francofonia no Rio de Janeiro tem por objetivo analisar o efeito das políticas lingüísticas para o ensino de línguas estrangeiras no Estado do Rio de Janeiro, partindo de um pressuposto básico da sociolingüística que é aquele que propõe estabelecer uma relação entre língua e sociedade. Esta análise considera dados provenientes do contexto histórico, econômico e cultural de alguns municípios do Estado selecionados para este estudo. Consideramos a inserção sócio-econômica dos cidadãos nas regiões estudadas como um dos critérios para julgar a eficácia das políticas lingüística adotadas. Para tanto, consideramos as políticas lingüísticas no domínio das línguas estrangeiras levando primeiramente em conta as medidas legalmente explicitadas através de leis e decretos, assim como procuramos mostrar de que modo uma parcela da sociedade resolve as lacunas relacionadas à oferta de ensino de línguas no sistema educacional. |
id |
PUC_RIO-1_2d41703aec2c7fa87dc9991f61b82841 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:9612 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisDER ENSEIGMENT DER FREMDSPRACHEN WIE EIN FAKTOR SOZIALER EINSCHLIEBUNG: DER DEFIS DER FRANKOPHONIE IN RIO DE JANEIROEL ENSEIGMENT DE LAS LENGUAS EXTRAJERAS COMO UN FACTOR DE INCLUSIÓN SOCIAL: LO DESAFÍO DE LA FRANCOFONÍA EN RÍO DE JANEIROL ENSEIGMENT DES LANGUES ÉTRANGÈRES COMME UM FACTEUR D INCLUSION SOCIALE: LE DEFI DE LA FRANCOPHONIE À RIO DE JANEIROO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS COMO UM FATOR DE INCLUSÃO SOCIAL: O DESAFIO DA FRANCOFONIA NO RIO DE JANEIROTHE ENSEIGMENT OF THE FOREIGN LANGUAGES AS A FACTOR OF SOCIAL INCLUSION: THE CHALLENGE OF THE FRANCOPHONIE IN RIO DE JANEIRO2006-09-05JURGEN WALTER BERND HEYE29812810706lattes.cnpq.br/7910454396069054JURGEN WALTER BERND HEYEADRIANA FERREIRA DE SOUSA DE ALBUQUERQUEMONICA MARIA GUIMARAES SAVEDRAPIERRE FRANCOIS GEORGES GUISANMONICA MARIA GUIMARAES SAVEDRA98314939749TELMA CRISTINA DE ALMEIDA SILVA PEREIRAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM LETRASPUC-RioBRA pesquisa O ensino de línguas estrangeiras como um fator de inclusão social: o desafio da francofonia no Rio de Janeiro tem por objetivo analisar o efeito das políticas lingüísticas para o ensino de línguas estrangeiras no Estado do Rio de Janeiro, partindo de um pressuposto básico da sociolingüística que é aquele que propõe estabelecer uma relação entre língua e sociedade. Esta análise considera dados provenientes do contexto histórico, econômico e cultural de alguns municípios do Estado selecionados para este estudo. Consideramos a inserção sócio-econômica dos cidadãos nas regiões estudadas como um dos critérios para julgar a eficácia das políticas lingüística adotadas. Para tanto, consideramos as políticas lingüísticas no domínio das línguas estrangeiras levando primeiramente em conta as medidas legalmente explicitadas através de leis e decretos, assim como procuramos mostrar de que modo uma parcela da sociedade resolve as lacunas relacionadas à oferta de ensino de línguas no sistema educacional.This study analyzes the effect of language policies for the teaching of foreign languages in the State of Rio de Janeiro, Brazil, based on the basic postulate of sociolinguistics - that of establishing a relation between language and society. Our analysis takes into account a set of data derived from the historical, economic and social context of a few selected municipalities of the State. We consider the socioeconomic insertion of citizens in the regions under investigation as one of the criteria to evaluate the efficiency of the language policies adopted. Thus, we consider the language policies as reflected in the teaching of foreign languages, taking into account, first of all, the legal means and measures, as expressed in laws and decrees. We also attempt to show how a part of the society fills the gaps related to foreign language teaching-or the lack thereof- in the educational system.Este trabajo tiene como objetivo analizar el efecto de las políticas lingüísticas para enseñar lenguas extranjeras en el Estado de Rio de Janeiro, partiendo del principio básico de la sociolingüística que es aquel que propone establecer una relación entre lengua y sociedad. Este análisis considera datos provenientes del contexto histórico, económico y cultural de algunos municipios del Estado. Consideramos la inserción socio-económica de los ciudadanos en las regiones estudiadas como uno de los criterios para juzgar la eficacia de las políticas lingüísticas adoptadas. Para tal efecto, consideramos las medidas legalmente explicitadas a través de leyes y decretos y posteriormente, si tales políticas corresponden a los perfiles de los municipios.Ce travail a pour but d analyser l effet des politiques linguistiques sur l enseignement des langues étrangères à l tat de Rio de Janeiro, prenant par principe l un des concepts de bases de la sociolinguitsique qui propose d établir un lien entre langue et société. Cette analyse prend en compte des données issues du contexte historique, économique et culturel de quelques municipalités de l État . Nous avons consideré l insertion sócio-économique des citoyens des régions étudiées comme l nun des critères d évaluation de l efficacité des politiques linguistiques adoptées. Notre point de départ ont été les politiques des langues étrangères explicitées à travers des lois et des décrets pour ensuite vérifier comment la société agit face aux lacunes concernant l offre de l enseignement des langues dans le système éducationnel.Ziel der vorliegenden Arbeit ist es, ausgehend von der grundlegenden Annahme der Soziolinguistik, die eine Beziehung zwischen Sprache und Gesellschaft herstellt, die Auswirkungen der sprachpolitischen Maßnahmen auf den Fremdsprachenunterricht im Bundesstaat von Rio de Janeiro zu analysieren. Die vorliegende Analyse stützt sich auf Daten des historischen, wirtschaftlichen und kulturellen Kontexts einiger Regierungsbezirke des Bundesstaats, die für diese Studie ausgewählt wurden. Die sozioökonomische Integration der Bürger in die untersuchten Regionen wird als eines der Kriterien benutzt, um die Effizienz der sprachpolitischen Maßnahmen zu beurteilen. Dafür wird die Sprachpolitik bezüglich der Fremdsprachenbeherrschung berücksichtigt, v.a. solche Maßnahmen, die rechtsgültig durch Gesetze und Dekrete ausgedrückt werden und darauf folgend wird untersucht, ob diese den Anforderungen der Bezirkskreise entsprechen.COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORCONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9612@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9612@2https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9612@3https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9612@4https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9612@5porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T12:55:09Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:9612Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-10-30T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.de.fl_str_mv |
DER ENSEIGMENT DER FREMDSPRACHEN WIE EIN FAKTOR SOZIALER EINSCHLIEBUNG: DER DEFIS DER FRANKOPHONIE IN RIO DE JANEIRO |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
EL ENSEIGMENT DE LAS LENGUAS EXTRAJERAS COMO UN FACTOR DE INCLUSIÓN SOCIAL: LO DESAFÍO DE LA FRANCOFONÍA EN RÍO DE JANEIRO |
dc.title.alternative.fr.fl_str_mv |
L ENSEIGMENT DES LANGUES ÉTRANGÈRES COMME UM FACTEUR D INCLUSION SOCIALE: LE DEFI DE LA FRANCOPHONIE À RIO DE JANEIRO |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
O ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS COMO UM FATOR DE INCLUSÃO SOCIAL: O DESAFIO DA FRANCOFONIA NO RIO DE JANEIRO |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
THE ENSEIGMENT OF THE FOREIGN LANGUAGES AS A FACTOR OF SOCIAL INCLUSION: THE CHALLENGE OF THE FRANCOPHONIE IN RIO DE JANEIRO |
title |
DER ENSEIGMENT DER FREMDSPRACHEN WIE EIN FAKTOR SOZIALER EINSCHLIEBUNG: DER DEFIS DER FRANKOPHONIE IN RIO DE JANEIRO |
spellingShingle |
DER ENSEIGMENT DER FREMDSPRACHEN WIE EIN FAKTOR SOZIALER EINSCHLIEBUNG: DER DEFIS DER FRANKOPHONIE IN RIO DE JANEIRO TELMA CRISTINA DE ALMEIDA SILVA PEREIRA |
title_short |
DER ENSEIGMENT DER FREMDSPRACHEN WIE EIN FAKTOR SOZIALER EINSCHLIEBUNG: DER DEFIS DER FRANKOPHONIE IN RIO DE JANEIRO |
title_full |
DER ENSEIGMENT DER FREMDSPRACHEN WIE EIN FAKTOR SOZIALER EINSCHLIEBUNG: DER DEFIS DER FRANKOPHONIE IN RIO DE JANEIRO |
title_fullStr |
DER ENSEIGMENT DER FREMDSPRACHEN WIE EIN FAKTOR SOZIALER EINSCHLIEBUNG: DER DEFIS DER FRANKOPHONIE IN RIO DE JANEIRO |
title_full_unstemmed |
DER ENSEIGMENT DER FREMDSPRACHEN WIE EIN FAKTOR SOZIALER EINSCHLIEBUNG: DER DEFIS DER FRANKOPHONIE IN RIO DE JANEIRO |
title_sort |
DER ENSEIGMENT DER FREMDSPRACHEN WIE EIN FAKTOR SOZIALER EINSCHLIEBUNG: DER DEFIS DER FRANKOPHONIE IN RIO DE JANEIRO |
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv |
|
author |
TELMA CRISTINA DE ALMEIDA SILVA PEREIRA |
author_facet |
TELMA CRISTINA DE ALMEIDA SILVA PEREIRA |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
JURGEN WALTER BERND HEYE |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
29812810706 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/7910454396069054 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
JURGEN WALTER BERND HEYE |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
ADRIANA FERREIRA DE SOUSA DE ALBUQUERQUE |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
MONICA MARIA GUIMARAES SAVEDRA |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
PIERRE FRANCOIS GEORGES GUISAN |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
MONICA MARIA GUIMARAES SAVEDRA |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
98314939749 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
TELMA CRISTINA DE ALMEIDA SILVA PEREIRA |
contributor_str_mv |
JURGEN WALTER BERND HEYE JURGEN WALTER BERND HEYE ADRIANA FERREIRA DE SOUSA DE ALBUQUERQUE MONICA MARIA GUIMARAES SAVEDRA PIERRE FRANCOIS GEORGES GUISAN MONICA MARIA GUIMARAES SAVEDRA |
description |
A pesquisa O ensino de línguas estrangeiras como um fator de inclusão social: o desafio da francofonia no Rio de Janeiro tem por objetivo analisar o efeito das políticas lingüísticas para o ensino de línguas estrangeiras no Estado do Rio de Janeiro, partindo de um pressuposto básico da sociolingüística que é aquele que propõe estabelecer uma relação entre língua e sociedade. Esta análise considera dados provenientes do contexto histórico, econômico e cultural de alguns municípios do Estado selecionados para este estudo. Consideramos a inserção sócio-econômica dos cidadãos nas regiões estudadas como um dos critérios para julgar a eficácia das políticas lingüística adotadas. Para tanto, consideramos as políticas lingüísticas no domínio das línguas estrangeiras levando primeiramente em conta as medidas legalmente explicitadas através de leis e decretos, assim como procuramos mostrar de que modo uma parcela da sociedade resolve as lacunas relacionadas à oferta de ensino de línguas no sistema educacional. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-09-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9612@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9612@2 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9612@3 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9612@4 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9612@5 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9612@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9612@2 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9612@3 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9612@4 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9612@5 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM LETRAS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324892325969920 |