[en] AUTOMOBILE PANEL: CLUSTER´S DESIGN ACCORDING TO INFORMATIONAL ERGONOMICS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9178@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9178@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9178 |
Resumo: | [pt] A evolução do design de automóveis possui características interessantes, sob o ponto de vista da relação estético-funcional estabelecida em cada época. No início, os projetos de veículos únicos priorizavam a funcionalidade em detrimento do bem-estar do usuário. Com o tempo, esta maneira de se projetar foi sendo modificada, passando por períodos que valorizaram estritamente o desempenho, a aerodinâmica e a forma para um modelo onde a relação humano-máquina é o centro principal de estudo. Com novos e diferentes modelos de veículos, estes passaram a apresentar variações no posicionamento e projeto de comandos e mostradores, principalmente na região do cluster de direção. Desta forma, o presente estudo objetivou demonstrar que esta variação do posicionamento e de projeto gera confusão e erros de julgamento por parte do usuário, podendo ocasionar graves acidentes e incidentes durante a realização da tarefa, principalmente àquele que não está acostumado com o sistema a ser utilizado. Para comprovar esta hipótese, foi elaborado um estudo que, primeiramente, buscou entender o desenvolvimento dos comandos e mostradores automotivos e o uso de normas e recomendações de projeto para traçar um panorama da disposição das informações no interior dos veículos. Para o desenvolvimento da pesquisa, determinou-se o enfoque na categoria popular. O estudo do surgimento desta categoria, do panorama atual e do perfil do consumidor, contribuiu para se tentar observar o modelo mental dos usuários em relação ao posicionamento dos instrumentos. Para isso foram aplicadas diferentes técnicas, tais como um estudo comparativo dos modelos; a aplicação de questionários com usuários motoristas; e a realização de um grupo focal. O levantamento de dados contemplou ainda a realização de testes em um simulador real de interior de veículo. Outrossim, foi possível observar constrangimentos causados pela variação do projeto e pelo posicionamento de um grupo de comandos/mostradores do cluster e sugerir recomendações para projetos futuros. |
id |
PUC_RIO-1_2d9b07f6c5847af81791a66ffe2c334a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:9178 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
[en] AUTOMOBILE PANEL: CLUSTER´S DESIGN ACCORDING TO INFORMATIONAL ERGONOMICS[pt] PAINEL DE AUTOMÓVEIS POPULARES: O DESIGN DO CLUSTER DE DIREÇÃO SOB O ASPECTO DA ERGONOMIA INFORMACIONAL[pt] ERGONOMIA[pt] COMANDOS AUTOMOTIVOS[pt] QUADRO DE INSTRUMENTOS[pt] DESIGN DE AUTOMOVEIS[pt] PAINEIS AUTOMOTIVOS[en] ERGONOMICS[en] AUTOMOTIVES COMMANDS[en] INSTRUMENT CLUSTER[en] AUTOMOBILE DESIGN[en] AUTOMOTIVE PANELS[pt] A evolução do design de automóveis possui características interessantes, sob o ponto de vista da relação estético-funcional estabelecida em cada época. No início, os projetos de veículos únicos priorizavam a funcionalidade em detrimento do bem-estar do usuário. Com o tempo, esta maneira de se projetar foi sendo modificada, passando por períodos que valorizaram estritamente o desempenho, a aerodinâmica e a forma para um modelo onde a relação humano-máquina é o centro principal de estudo. Com novos e diferentes modelos de veículos, estes passaram a apresentar variações no posicionamento e projeto de comandos e mostradores, principalmente na região do cluster de direção. Desta forma, o presente estudo objetivou demonstrar que esta variação do posicionamento e de projeto gera confusão e erros de julgamento por parte do usuário, podendo ocasionar graves acidentes e incidentes durante a realização da tarefa, principalmente àquele que não está acostumado com o sistema a ser utilizado. Para comprovar esta hipótese, foi elaborado um estudo que, primeiramente, buscou entender o desenvolvimento dos comandos e mostradores automotivos e o uso de normas e recomendações de projeto para traçar um panorama da disposição das informações no interior dos veículos. Para o desenvolvimento da pesquisa, determinou-se o enfoque na categoria popular. O estudo do surgimento desta categoria, do panorama atual e do perfil do consumidor, contribuiu para se tentar observar o modelo mental dos usuários em relação ao posicionamento dos instrumentos. Para isso foram aplicadas diferentes técnicas, tais como um estudo comparativo dos modelos; a aplicação de questionários com usuários motoristas; e a realização de um grupo focal. O levantamento de dados contemplou ainda a realização de testes em um simulador real de interior de veículo. Outrossim, foi possível observar constrangimentos causados pela variação do projeto e pelo posicionamento de um grupo de comandos/mostradores do cluster e sugerir recomendações para projetos futuros.[en] The evolution of automobiles design has interesting characteristics, under the point of view of the aesthetic-functionary relation established at each time. In the beginning, the projects of unique vehicles prioritized the functionality in detriment of well-being of the user. As time passed by, this way of projecting were being modified, passing by periods that had strict valued the performance, the aerodynamics and the form for a model which the human being-machine relation is the main center of study. With new and different models of vehicles, these had started to present variations in the positioning and project of commands and counters, mainly in the region of cluster. In this way, the present study aimed to demonstrate that this variation of the positioning and project generates confusion and errors of judgment by the user, and can cause serious accidents and incidents during the accomplishment of the task, mainly to that user that is not familiar with the system to be used. To state this hypothesis, a study was elaborated that, first, searched to understand the automotive development of the commands and counters and the use of norms and recommendations of project to trace a panorama of the disposal of the information in the interior of the vehicles. For the development of the research, the approach in theMAXWELLCLAUDIA RENATA MONT ALVAO BASTOS RODRIGUESRODRIGO PEIXOTO LEITE2006-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9178@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9178@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9178porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-14T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:9178Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[en] AUTOMOBILE PANEL: CLUSTER´S DESIGN ACCORDING TO INFORMATIONAL ERGONOMICS [pt] PAINEL DE AUTOMÓVEIS POPULARES: O DESIGN DO CLUSTER DE DIREÇÃO SOB O ASPECTO DA ERGONOMIA INFORMACIONAL |
title |
[en] AUTOMOBILE PANEL: CLUSTER´S DESIGN ACCORDING TO INFORMATIONAL ERGONOMICS |
spellingShingle |
[en] AUTOMOBILE PANEL: CLUSTER´S DESIGN ACCORDING TO INFORMATIONAL ERGONOMICS RODRIGO PEIXOTO LEITE [pt] ERGONOMIA [pt] COMANDOS AUTOMOTIVOS [pt] QUADRO DE INSTRUMENTOS [pt] DESIGN DE AUTOMOVEIS [pt] PAINEIS AUTOMOTIVOS [en] ERGONOMICS [en] AUTOMOTIVES COMMANDS [en] INSTRUMENT CLUSTER [en] AUTOMOBILE DESIGN [en] AUTOMOTIVE PANELS |
title_short |
[en] AUTOMOBILE PANEL: CLUSTER´S DESIGN ACCORDING TO INFORMATIONAL ERGONOMICS |
title_full |
[en] AUTOMOBILE PANEL: CLUSTER´S DESIGN ACCORDING TO INFORMATIONAL ERGONOMICS |
title_fullStr |
[en] AUTOMOBILE PANEL: CLUSTER´S DESIGN ACCORDING TO INFORMATIONAL ERGONOMICS |
title_full_unstemmed |
[en] AUTOMOBILE PANEL: CLUSTER´S DESIGN ACCORDING TO INFORMATIONAL ERGONOMICS |
title_sort |
[en] AUTOMOBILE PANEL: CLUSTER´S DESIGN ACCORDING TO INFORMATIONAL ERGONOMICS |
author |
RODRIGO PEIXOTO LEITE |
author_facet |
RODRIGO PEIXOTO LEITE |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CLAUDIA RENATA MONT ALVAO BASTOS RODRIGUES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RODRIGO PEIXOTO LEITE |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] ERGONOMIA [pt] COMANDOS AUTOMOTIVOS [pt] QUADRO DE INSTRUMENTOS [pt] DESIGN DE AUTOMOVEIS [pt] PAINEIS AUTOMOTIVOS [en] ERGONOMICS [en] AUTOMOTIVES COMMANDS [en] INSTRUMENT CLUSTER [en] AUTOMOBILE DESIGN [en] AUTOMOTIVE PANELS |
topic |
[pt] ERGONOMIA [pt] COMANDOS AUTOMOTIVOS [pt] QUADRO DE INSTRUMENTOS [pt] DESIGN DE AUTOMOVEIS [pt] PAINEIS AUTOMOTIVOS [en] ERGONOMICS [en] AUTOMOTIVES COMMANDS [en] INSTRUMENT CLUSTER [en] AUTOMOBILE DESIGN [en] AUTOMOTIVE PANELS |
description |
[pt] A evolução do design de automóveis possui características interessantes, sob o ponto de vista da relação estético-funcional estabelecida em cada época. No início, os projetos de veículos únicos priorizavam a funcionalidade em detrimento do bem-estar do usuário. Com o tempo, esta maneira de se projetar foi sendo modificada, passando por períodos que valorizaram estritamente o desempenho, a aerodinâmica e a forma para um modelo onde a relação humano-máquina é o centro principal de estudo. Com novos e diferentes modelos de veículos, estes passaram a apresentar variações no posicionamento e projeto de comandos e mostradores, principalmente na região do cluster de direção. Desta forma, o presente estudo objetivou demonstrar que esta variação do posicionamento e de projeto gera confusão e erros de julgamento por parte do usuário, podendo ocasionar graves acidentes e incidentes durante a realização da tarefa, principalmente àquele que não está acostumado com o sistema a ser utilizado. Para comprovar esta hipótese, foi elaborado um estudo que, primeiramente, buscou entender o desenvolvimento dos comandos e mostradores automotivos e o uso de normas e recomendações de projeto para traçar um panorama da disposição das informações no interior dos veículos. Para o desenvolvimento da pesquisa, determinou-se o enfoque na categoria popular. O estudo do surgimento desta categoria, do panorama atual e do perfil do consumidor, contribuiu para se tentar observar o modelo mental dos usuários em relação ao posicionamento dos instrumentos. Para isso foram aplicadas diferentes técnicas, tais como um estudo comparativo dos modelos; a aplicação de questionários com usuários motoristas; e a realização de um grupo focal. O levantamento de dados contemplou ainda a realização de testes em um simulador real de interior de veículo. Outrossim, foi possível observar constrangimentos causados pela variação do projeto e pelo posicionamento de um grupo de comandos/mostradores do cluster e sugerir recomendações para projetos futuros. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-10-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9178@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9178@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9178 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9178@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9178@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9178 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814822560583385088 |