[en] FINANCIAL KNOWLEDGE AND ITS RELATION WITH DECISIONS ADDRESSING RISK TOLERANCE, INDEBTEDNESS AND INVESTMENTS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIANA RIBEIRO DOS SANTOS
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22198@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22198@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22198
Resumo: [pt] O principal objetivo da tese foi examinar a relação do conhecimento financeiro com as decisões financeiras pessoais. Para atingir este objetivo foram elaborados três ensaios, sendo o primeiro um exame da relação entre o conhecimento financeiro e a tolerância ao risco. O segundo ensaio verificou a relação do conhecimento financeiro com as decisões de endividamento, enquanto o terceiro investigou como as decisões de investimento são afetadas por esse conhecimento. Foram propostas medidas para avaliar os níveis de conhecimento financeiro básico, de crédito e de investimento, adaptadas a partir da revisão da literatura para o contexto de produtos financeiros brasileiros. Com base nos resultados da pesquisa, realizada com 467 jovens universitários, foram propostos os índices de conhecimento financeiro básico, de crédito e de investimento, usados para verificar a relação do conhecimento financeiro com a tolerância ao risco e com as decisões de endividamento e investimento. Foram estabelecidos modelos econométricos para testar as hipóteses de pesquisa. O grupo estudado apresentou bom nível de conhecimento financeiro, sendo a maior dificuldade relacionada ao conceito dos juros compostos. A compreensão das questões relativas a inflação e ilusão monetária apresentaram bons resultados, o que pode ser atribuído à experiência inflacionária vivida no país. Os resultados mostraram que existe relação entre o conhecimento financeiro e a tolerância ao risco, sugerindo que pessoas com maior conhecimento financeiro seriam mais propensas a escolher produtos financeiros de maior risco. Nos demais ensaios observou-se também relação entre conhecimento financeiro e as decisões financeiras. No que se refere ao uso do crédito, foram encontradas evidências de que pessoas com maiores níveis de conhecimento financeiro de crédito tendem a fazer uso de produtos de crédito menos onerosos. Por outro lado, na avaliação dos investimentos, o estudo revelou que os indivíduos que possuem menor grau de menor conhecimento financeiro são aqueles que não fazem investimentos.Utilizando a técnica de análise de cluster promoveu-se o agrupamento dos sujeitos em categorias de endividamento e de investimento, que em seguida foram analisadas em conjunto com as características sociodemográficas de cada grupo. Nesta análise verificou-se que os mais jovens praticamente não fazem uso de operações de crédito e usam basicamente o cartão de crédito. Estes são também os que fazem menos investimentos.Os resultados deste estudo exploratório trazem importantes contribuições para agenda de programas de educação financeira, identificando grupos mais expostos às operações de crédito mais onerosas, bem como grupos menos preparados para as incertezas financeiras do futuro. As evidências obtidas poderão ser aplicadas em políticas públicas voltadas para melhoria nos padrões de conhecimento financeiroe para melhor utilização dos produtos e serviços financeiros.
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Foram propostas medidas para avaliar os níveis de conhecimento financeiro básico, de crédito e de investimento, adaptadas a partir da revisão da literatura para o contexto de produtos financeiros brasileiros. Com base nos resultados da pesquisa, realizada com 467 jovens universitários, foram propostos os índices de conhecimento financeiro básico, de crédito e de investimento, usados para verificar a relação do conhecimento financeiro com a tolerância ao risco e com as decisões de endividamento e investimento. Foram estabelecidos modelos econométricos para testar as hipóteses de pesquisa. O grupo estudado apresentou bom nível de conhecimento financeiro, sendo a maior dificuldade relacionada ao conceito dos juros compostos. A compreensão das questões relativas a inflação e ilusão monetária apresentaram bons resultados, o que pode ser atribuído à experiência inflacionária vivida no país. Os resultados mostraram que existe relação entre o conhecimento financeiro e a tolerância ao risco, sugerindo que pessoas com maior conhecimento financeiro seriam mais propensas a escolher produtos financeiros de maior risco. Nos demais ensaios observou-se também relação entre conhecimento financeiro e as decisões financeiras. No que se refere ao uso do crédito, foram encontradas evidências de que pessoas com maiores níveis de conhecimento financeiro de crédito tendem a fazer uso de produtos de crédito menos onerosos. Por outro lado, na avaliação dos investimentos, o estudo revelou que os indivíduos que possuem menor grau de menor conhecimento financeiro são aqueles que não fazem investimentos.Utilizando a técnica de análise de cluster promoveu-se o agrupamento dos sujeitos em categorias de endividamento e de investimento, que em seguida foram analisadas em conjunto com as características sociodemográficas de cada grupo. Nesta análise verificou-se que os mais jovens praticamente não fazem uso de operações de crédito e usam basicamente o cartão de crédito. Estes são também os que fazem menos investimentos.Os resultados deste estudo exploratório trazem importantes contribuições para agenda de programas de educação financeira, identificando grupos mais expostos às operações de crédito mais onerosas, bem como grupos menos preparados para as incertezas financeiras do futuro. As evidências obtidas poderão ser aplicadas em políticas públicas voltadas para melhoria nos padrões de conhecimento financeiroe para melhor utilização dos produtos e serviços financeiros.[en] The main purpose of the thesis was to assess the relation between financial knowledge and personal financial decisions. So as to achieve such goal, three essays were carried out: the first one addressed the relation between financial knowledge and risk tolerance, while the second analyzed the relation between financial knowledge and debt decisions and the third focused on investment decisions.In order to evaluate the financial knowledge, we proposed some measurements of knowledge on basic financial concepts, on credit and investments, which were extracted from a literature review and adapted to the context of Brazilian financial products. According to the results from a research conducted with 467 young university students, some rates of knowledge on basic financial concepts, on credit and investments were suggested, so as to verify the relation between financial knowledge, risk tolerance and both debt and investment decisions. Some econometric models were set forth to test the hypothesis of such research. The studied group presented a good level of financial knowledge, and the most significant difficulty faced by these individuals was related to compound interests. In answer to questions about inflation and monetary illusion, they showed good results, which may be attributed to the recent inflationary experience lived within the country.The results showed a relation between financial knowledge and risk tolerance, thus suggesting that individuals with higher financial knowledge would be more inclined to opt for higher-risk financial products. The other essays also disclosed a relation between financial knowledge and financial decisions. As refers to the use of credits, some evidences indicate that individuals with higher financial knowledge on credit tend to make use of less onerous credit products. Besides, in relation to investments, we found that individuals with low financial knowledge are those who less likely to invest in financial products.By using the cluster analysis method, we grouped the studied individuals within categories relating to indebtedness and investment, which were subsequently assessed in the light of social and demographic characteristics of each group. Upon such analysis, we verified that the youngest individuals practically refrain from making use of credit operations, and basically use credit cards. They are also the ones who make less investment.The results from such exploratory study bring material contributions to the agenda of financial education programs, as they identified groups which are more exposed to high-cost borrowing, as well as groups which are less prepared to future financial uncertainties. The evidences hereby disclosed may be applied to public policies aimed at the improvement of financial knowledge standards, as well as at a better use of financial products and services.MAXWELLMARCELO CABUS KLOTZLELIANA RIBEIRO DOS SANTOS2013-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22198@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22198@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22198porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-15T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:22198Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-08-15T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
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