[en] EXPERIENCE AND WAYS OF SEEING: THE LIMITS AND PROMISES ON THE CONCEPT OF VIOLENCE THROUGH AESTHETICS DEVIATIONS AND WORKS OF ART

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARIANA CALDAS PINTO FERREIRA
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61435&idi=1
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http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61435
Resumo: [pt] Esta tese discute o conceito de violência nas Relações Internacionais enquanto formula um referencial teórico alternativo que consiga articular crítica e a política a partir de um julgamento estético. Dessa maneira, o sujeito entende o mundo enquanto um fenômeno ao mesmo tempo constrói o espaço comum de significados e visibilidade. Por isso, esta tese destaca o lugar da experiência para problematizar as condições de possibilidade de compreender a violência como um fenômeno relevante. Então, a estética fornece a legibilidade através da qual podemos entender (e enquadrar) o conflito ao mesmo tempo em que destaca os limites e potencialidades deixados para a política. Este trabalho avança que a violência, dentro das metodologias tradicionais, é enquadrada pela dinâmica entre guerra e paz. No entanto, como categoria de compreensão do mundo social, argumentarei que o conflito é uma abstração teórica porque se baseia no que a realidade supostamente é. Nesse sentido, destacar como apreendemos os fenômenos permite ampliar narrativas alternativas e formas de ver o conflito e a violência nas RI. Com esse pressuposto, esta tese traz o pensamento de Walter Benjamin como um referencial inspirador para discutir o conceito de violência ao lançar luz sobre a experiência corporal da violência e o que dela resta. Para isso, vou me basear em obras de arte como suporte metodológico para compreender como apreendemos esteticamente os fenômenos. Este trabalho explora como a arte pode ser considerada um esforço epistemológico para compreender o conflito de forma diferente, além de uma representação da violência. Para seguir esse raciocínio, este trabalho considerará obras de artistas plásticos do Rio de Janeiro que discutem a violência contemporânea na cidade para destacar como a arte pode funcionar como dispositivo de pensamento e visibilidade.
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Então, a estética fornece a legibilidade através da qual podemos entender (e enquadrar) o conflito ao mesmo tempo em que destaca os limites e potencialidades deixados para a política. Este trabalho avança que a violência, dentro das metodologias tradicionais, é enquadrada pela dinâmica entre guerra e paz. No entanto, como categoria de compreensão do mundo social, argumentarei que o conflito é uma abstração teórica porque se baseia no que a realidade supostamente é. Nesse sentido, destacar como apreendemos os fenômenos permite ampliar narrativas alternativas e formas de ver o conflito e a violência nas RI. Com esse pressuposto, esta tese traz o pensamento de Walter Benjamin como um referencial inspirador para discutir o conceito de violência ao lançar luz sobre a experiência corporal da violência e o que dela resta. Para isso, vou me basear em obras de arte como suporte metodológico para compreender como apreendemos esteticamente os fenômenos. Este trabalho explora como a arte pode ser considerada um esforço epistemológico para compreender o conflito de forma diferente, além de uma representação da violência. Para seguir esse raciocínio, este trabalho considerará obras de artistas plásticos do Rio de Janeiro que discutem a violência contemporânea na cidade para destacar como a arte pode funcionar como dispositivo de pensamento e visibilidade. [en] This thesis investigates the concept of violence in International Relations whilst formulating an alternative theoretical framework that observes critique and politics from an aesthetical judgement. It assumes aesthetics as the sensory experience of perception. The subjectivity apprehends the world as it appears to them while creating the common ground of meanings and visibility among others. Therefore, this thesis highlights the place of experience to problematise the conditions of possibility to understand violence as a relevant phenomenon. Then, the aesthetic provides the legibility through which we may understand (and frame) conflict while highlighting the limits and potentialities left for politics. This work advances that violence, within traditional methodologies, is framed by the dynamics between war and peace. Nevertheless, as a category of understanding the social world, I shall argue that conflict is a theoretical abstraction because it draws from what reality supposedly is. In this regard, highlighting how we apprehend phenomena allows an enlargement of alternative narratives and ways of seeing conflict and violence in IR. With this assumption, this thesis brings Walter Benjamin s thinking as an inspirational framework to discuss the concept of violence by shedding light on the bodily experience of violence and what is left from it. To do this, I will rely on works of art as methodological support to comprehend how we apprehend the phenomena aesthetically. This work explores how art can be considered an epistemological endeavour to comprehend conflict differently, beyond a representation of violence. To pursue this reasoning, this work will consider artworks from Rio de Janeiro s plastic artists that discuss contemporary violence in the city to highlight how art could function as a device of thinking and visibility.MAXWELLMONICA HERZMONICA HERZMARIANA CALDAS PINTO FERREIRA2022-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61435&idi=1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61435&idi=2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61435engreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-22T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:61435Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-12-22T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
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