[en] PROPOSED METHOD FOR CREATING AND VALIDATING TUTORIALS: LEARNING GRAPHIC SOFTWARE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: WALTER DUTRA DA SILVEIRA NETO
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21631@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21631@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21631
Resumo: [pt] A necessidade de auxiliar pessoas que trabalham com o ensino de software gráficos em instituições educacionais motivou a presente pesquisa, onde se buscou mostrar a eficiência do uso de tutoriais e a experimentação dos mesmos em métodos de Educação a Distância Mediada por Computador. O objetivo geral da presente tese foi desenvolver um modelo de criação e validação de tutoriais para o ensino de software gráfico. Foram analisadas ferramentas que possibilitam o enriquecimento desse método, mostrando o quanto ele pode ser eficiente, podendo-se até dizer atraente para os sujeitos envolvidos em processos de construção de conhecimentos. Por sua natureza, a pesquisa caracterizou-se como aplicada, tendo cunho qualitativo. Do ponto de vista de seus objetivos, configurou-se como uma pesquisa exploratória e quanto aos procedimentos técnicos, desenvolveu-se como pesquisa bibliográfica e documental. A partir dos modelos gerais para a criação e validação de tutoriais, foi desenvolvido um tutorial específico que oferece, entre outros recursos de conteúdo e gráficos, texto, som, imagem estática, vídeo e arquivos em linguagem de Realidade Virtual. As principais etapas percorridas para o desenvolvimento da presente tese foram, além do estudo de bibliografia relacionada ao tema, o desenvolvimento de parâmetros para identificar a eficácia de um tutorial; a identificação e análise de sistemas que são desenvolvidos para EDMC, com vistas a utilizá-los como ambiente para a experimentação deste trabalho; a identificação e análise de software que envolve o processo de desenvolvimento de tutoriais, neste caso, um software CAD tridimensional, objeto de estudo para o uso do tutorial numa disciplina do curso de Design; a realização de estudos sobre métodos de avaliação de usabilidade de tutoriais visando conhecer as várias modalidades e selecionar uma forma adequada de análise ergonômica e IHC (Interação Humano-Computador), baseada em pesquisa de opinião dos usuários; a verificação e estudo de definições e aplicações de hipermídia dentro de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). A elaboração do tutorial e sua validação junto a estudantes e profissionais permitiram identificar uma série de requisitos que são necessários para um bom projeto de tutoriais. A conclusão do trabalho apresenta uma síntese dos dados levantados no processo de validação do tutorial, além de recomendações para estudos futuros.
id PUC_RIO-1_325635245f4b22bf86d6ecf85d4cdfd7
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:21631
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [en] PROPOSED METHOD FOR CREATING AND VALIDATING TUTORIALS: LEARNING GRAPHIC SOFTWARE[pt] PROPOSTA DE MÉTODO PARA A CRIAÇÃO E VALIDAÇÃO DE TUTORIAIS: APRENDIZAGEM DE SOFTWARE GRÁFICO[pt] TUTORIAL[pt] SOFTWARE GRAFICO[pt] ENSINO-APRENDIZAGEM[pt] AVA[pt] EDMC[en] TUTORIAL[en] GRAPHICS SOFTWARE[en] TEACHING AND LEARNING[en] AVA[en] EDMC[pt] A necessidade de auxiliar pessoas que trabalham com o ensino de software gráficos em instituições educacionais motivou a presente pesquisa, onde se buscou mostrar a eficiência do uso de tutoriais e a experimentação dos mesmos em métodos de Educação a Distância Mediada por Computador. O objetivo geral da presente tese foi desenvolver um modelo de criação e validação de tutoriais para o ensino de software gráfico. Foram analisadas ferramentas que possibilitam o enriquecimento desse método, mostrando o quanto ele pode ser eficiente, podendo-se até dizer atraente para os sujeitos envolvidos em processos de construção de conhecimentos. Por sua natureza, a pesquisa caracterizou-se como aplicada, tendo cunho qualitativo. Do ponto de vista de seus objetivos, configurou-se como uma pesquisa exploratória e quanto aos procedimentos técnicos, desenvolveu-se como pesquisa bibliográfica e documental. A partir dos modelos gerais para a criação e validação de tutoriais, foi desenvolvido um tutorial específico que oferece, entre outros recursos de conteúdo e gráficos, texto, som, imagem estática, vídeo e arquivos em linguagem de Realidade Virtual. As principais etapas percorridas para o desenvolvimento da presente tese foram, além do estudo de bibliografia relacionada ao tema, o desenvolvimento de parâmetros para identificar a eficácia de um tutorial; a identificação e análise de sistemas que são desenvolvidos para EDMC, com vistas a utilizá-los como ambiente para a experimentação deste trabalho; a identificação e análise de software que envolve o processo de desenvolvimento de tutoriais, neste caso, um software CAD tridimensional, objeto de estudo para o uso do tutorial numa disciplina do curso de Design; a realização de estudos sobre métodos de avaliação de usabilidade de tutoriais visando conhecer as várias modalidades e selecionar uma forma adequada de análise ergonômica e IHC (Interação Humano-Computador), baseada em pesquisa de opinião dos usuários; a verificação e estudo de definições e aplicações de hipermídia dentro de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). A elaboração do tutorial e sua validação junto a estudantes e profissionais permitiram identificar uma série de requisitos que são necessários para um bom projeto de tutoriais. A conclusão do trabalho apresenta uma síntese dos dados levantados no processo de validação do tutorial, além de recomendações para estudos futuros.[en] The need to assist people working with graphics software for teaching in educational institutions motivated the present research, where we show the efficiency of the use of tutorials and testing of such methods for Distance Education Computer-Mediated. The overall objective of this thesis was to develop models of creation and validation of tutorials for teaching graphics software. We analyzed tools that enable the enrichment of this method, showing how it can be effective and may even say attractive to those involved in processes of knowledge construction. By its nature, the survey characterized as applied, and qualitative. From the perspective of your goals, set up as an exploratory research and the technical procedures, developed as research literature and documents. From the general models for the creation and validation of tutorials, we developed a specific tutorial that offers, among other features content and graphics, text, sound, still image and video files into language Virtual Reality. The main steps followed to develop this thesis were beyond the study of literature related to the theme, the development of parameters to determine the effectiveness of a tutorial, the identification and analysis of systems that are designed to EDMC, aiming to use them as an environment for experimentation of this work, the identification and analysis software that involves the process of developing tutorials, in this case, a three-dimensional CAD software, an object of study for the use of a tutorial course in the design, undertaking of studies on methods for usability evaluation of tutorials in order to know the various terms and select an appropriate form of ergonomic analysis and HCI (Human Computer Interaction), based on survey of users, verification and study of definitions and applications of hypermedia in Virtual Learning Environments (VLE). The development and validation of the tutorial with students and professionals have identified a number of requirements that are needed for a good design tutorials. The completion of the work presents a synthesis of data collected in the validation process of the tutorial, as well as recommendations for future studies.MAXWELLRITA MARIA DE SOUZA COUTOWALTER DUTRA DA SILVEIRA NETO2013-06-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21631@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21631@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21631porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-14T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:21631Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [en] PROPOSED METHOD FOR CREATING AND VALIDATING TUTORIALS: LEARNING GRAPHIC SOFTWARE
[pt] PROPOSTA DE MÉTODO PARA A CRIAÇÃO E VALIDAÇÃO DE TUTORIAIS: APRENDIZAGEM DE SOFTWARE GRÁFICO
title [en] PROPOSED METHOD FOR CREATING AND VALIDATING TUTORIALS: LEARNING GRAPHIC SOFTWARE
spellingShingle [en] PROPOSED METHOD FOR CREATING AND VALIDATING TUTORIALS: LEARNING GRAPHIC SOFTWARE
WALTER DUTRA DA SILVEIRA NETO
[pt] TUTORIAL
[pt] SOFTWARE GRAFICO
[pt] ENSINO-APRENDIZAGEM
[pt] AVA
[pt] EDMC
[en] TUTORIAL
[en] GRAPHICS SOFTWARE
[en] TEACHING AND LEARNING
[en] AVA
[en] EDMC
title_short [en] PROPOSED METHOD FOR CREATING AND VALIDATING TUTORIALS: LEARNING GRAPHIC SOFTWARE
title_full [en] PROPOSED METHOD FOR CREATING AND VALIDATING TUTORIALS: LEARNING GRAPHIC SOFTWARE
title_fullStr [en] PROPOSED METHOD FOR CREATING AND VALIDATING TUTORIALS: LEARNING GRAPHIC SOFTWARE
title_full_unstemmed [en] PROPOSED METHOD FOR CREATING AND VALIDATING TUTORIALS: LEARNING GRAPHIC SOFTWARE
title_sort [en] PROPOSED METHOD FOR CREATING AND VALIDATING TUTORIALS: LEARNING GRAPHIC SOFTWARE
author WALTER DUTRA DA SILVEIRA NETO
author_facet WALTER DUTRA DA SILVEIRA NETO
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RITA MARIA DE SOUZA COUTO
dc.contributor.author.fl_str_mv WALTER DUTRA DA SILVEIRA NETO
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] TUTORIAL
[pt] SOFTWARE GRAFICO
[pt] ENSINO-APRENDIZAGEM
[pt] AVA
[pt] EDMC
[en] TUTORIAL
[en] GRAPHICS SOFTWARE
[en] TEACHING AND LEARNING
[en] AVA
[en] EDMC
topic [pt] TUTORIAL
[pt] SOFTWARE GRAFICO
[pt] ENSINO-APRENDIZAGEM
[pt] AVA
[pt] EDMC
[en] TUTORIAL
[en] GRAPHICS SOFTWARE
[en] TEACHING AND LEARNING
[en] AVA
[en] EDMC
description [pt] A necessidade de auxiliar pessoas que trabalham com o ensino de software gráficos em instituições educacionais motivou a presente pesquisa, onde se buscou mostrar a eficiência do uso de tutoriais e a experimentação dos mesmos em métodos de Educação a Distância Mediada por Computador. O objetivo geral da presente tese foi desenvolver um modelo de criação e validação de tutoriais para o ensino de software gráfico. Foram analisadas ferramentas que possibilitam o enriquecimento desse método, mostrando o quanto ele pode ser eficiente, podendo-se até dizer atraente para os sujeitos envolvidos em processos de construção de conhecimentos. Por sua natureza, a pesquisa caracterizou-se como aplicada, tendo cunho qualitativo. Do ponto de vista de seus objetivos, configurou-se como uma pesquisa exploratória e quanto aos procedimentos técnicos, desenvolveu-se como pesquisa bibliográfica e documental. A partir dos modelos gerais para a criação e validação de tutoriais, foi desenvolvido um tutorial específico que oferece, entre outros recursos de conteúdo e gráficos, texto, som, imagem estática, vídeo e arquivos em linguagem de Realidade Virtual. As principais etapas percorridas para o desenvolvimento da presente tese foram, além do estudo de bibliografia relacionada ao tema, o desenvolvimento de parâmetros para identificar a eficácia de um tutorial; a identificação e análise de sistemas que são desenvolvidos para EDMC, com vistas a utilizá-los como ambiente para a experimentação deste trabalho; a identificação e análise de software que envolve o processo de desenvolvimento de tutoriais, neste caso, um software CAD tridimensional, objeto de estudo para o uso do tutorial numa disciplina do curso de Design; a realização de estudos sobre métodos de avaliação de usabilidade de tutoriais visando conhecer as várias modalidades e selecionar uma forma adequada de análise ergonômica e IHC (Interação Humano-Computador), baseada em pesquisa de opinião dos usuários; a verificação e estudo de definições e aplicações de hipermídia dentro de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). A elaboração do tutorial e sua validação junto a estudantes e profissionais permitiram identificar uma série de requisitos que são necessários para um bom projeto de tutoriais. A conclusão do trabalho apresenta uma síntese dos dados levantados no processo de validação do tutorial, além de recomendações para estudos futuros.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21631@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21631@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21631
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21631@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21631@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21631
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822586109919232