[pt] POTENCIALIDADES DOS USOS DE QUADROS DE MESTIÇAGEM PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DA AMÉRICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57848@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57848@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57848 |
Resumo: | [pt] O trabalho com história da América colonial em sala de aula impõe a necessidade de ampliação das possibilidades de estudos e suportes para a consecução do processo de ensino-aprendizagem. Os espaços oferecidos nos contextos atuais para a exploração de diferentes perspectivas sobre os processos formativos das sociedades ibero-americanas durante o período colonial têm sofrido progressiva constrição. Seja por enviesamentos de materiais didáticos ou pela própria insuficiência curricular, o panorama dos estudos escolares desses recortes no Brasil não tem sido o mais favorável. Nesse sentido, a presente dissertação explora potenciais de mobilização didática de documentação imagética específica para o ensino de história da América. A partir da reflexão sobre prática docente em história, busca-se discutir possibilidades de trabalho com pinturas de castas (ou quadros de mestiçagem) e seu desenvolvimento através de abordagens didáticas para um desempenho conceitual no ensino de história da América colonial com turmas de sétimo ano do primeiro segmento do ensino fundamental. |
id |
PUC_RIO-1_3291cb12ae34ae980675cc96f7d46145 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:57848 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
[pt] POTENCIALIDADES DOS USOS DE QUADROS DE MESTIÇAGEM PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DA AMÉRICA [en] POTENTIALITIES OF THE USES OF MESTIZAJE PAITINGS FOR THE TEACHING OF AMERICAN HISTORY [pt] MESTICAGEM[pt] HISTORIA DA AMERICA COLONIAL[pt] QUADROS DE MESTICAGEM[pt] PINTURAS DE CASTAS[pt] ENSINO DE HISTORIA[en] RACIAL MIXING[en] HISTORY OF COLONIAL AMERICA[en] MESTIZAJE PAITINGS[en] CASTA PAINTINGS[en] TEACHING OF HISTORY[pt] O trabalho com história da América colonial em sala de aula impõe a necessidade de ampliação das possibilidades de estudos e suportes para a consecução do processo de ensino-aprendizagem. Os espaços oferecidos nos contextos atuais para a exploração de diferentes perspectivas sobre os processos formativos das sociedades ibero-americanas durante o período colonial têm sofrido progressiva constrição. Seja por enviesamentos de materiais didáticos ou pela própria insuficiência curricular, o panorama dos estudos escolares desses recortes no Brasil não tem sido o mais favorável. Nesse sentido, a presente dissertação explora potenciais de mobilização didática de documentação imagética específica para o ensino de história da América. A partir da reflexão sobre prática docente em história, busca-se discutir possibilidades de trabalho com pinturas de castas (ou quadros de mestiçagem) e seu desenvolvimento através de abordagens didáticas para um desempenho conceitual no ensino de história da América colonial com turmas de sétimo ano do primeiro segmento do ensino fundamental.[en] The work with the history of colonial America in the classroom imposes the necessity to expand the possibilities of studies and supports for the achievement of the teaching-learning process. The spaces offered in current contexts for exploring different perspectives on the formative processes of Ibero-American societies during the colonial period have been progressively constrained. Whether due to biases in teaching materials or due to the curricular insufficiency itself, the panorama of school studies of these sections in Brazil has not been the most favorable. In this sense, this dissertation explores potentials for didactic mobilization of specific image documentation for the teaching of American history. Based on the reflection on teaching practice in history, we seek to discuss possibilities for working with casta paintings (or mestizaje paintings) and their development through didactic approaches for conceptual performance in teaching colonial American history with 7th grade classes of the first segment of elementary school.MAXWELLCRISLAYNE GLOSS MARAO ALFAGALIPAULO SERGIO MACHADO2022-03-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57848@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57848@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57848porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-15T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:57848Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-15T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[pt] POTENCIALIDADES DOS USOS DE QUADROS DE MESTIÇAGEM PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DA AMÉRICA [en] POTENTIALITIES OF THE USES OF MESTIZAJE PAITINGS FOR THE TEACHING OF AMERICAN HISTORY |
title |
[pt] POTENCIALIDADES DOS USOS DE QUADROS DE MESTIÇAGEM PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DA AMÉRICA |
spellingShingle |
[pt] POTENCIALIDADES DOS USOS DE QUADROS DE MESTIÇAGEM PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DA AMÉRICA PAULO SERGIO MACHADO [pt] MESTICAGEM [pt] HISTORIA DA AMERICA COLONIAL [pt] QUADROS DE MESTICAGEM [pt] PINTURAS DE CASTAS [pt] ENSINO DE HISTORIA [en] RACIAL MIXING [en] HISTORY OF COLONIAL AMERICA [en] MESTIZAJE PAITINGS [en] CASTA PAINTINGS [en] TEACHING OF HISTORY |
title_short |
[pt] POTENCIALIDADES DOS USOS DE QUADROS DE MESTIÇAGEM PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DA AMÉRICA |
title_full |
[pt] POTENCIALIDADES DOS USOS DE QUADROS DE MESTIÇAGEM PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DA AMÉRICA |
title_fullStr |
[pt] POTENCIALIDADES DOS USOS DE QUADROS DE MESTIÇAGEM PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DA AMÉRICA |
title_full_unstemmed |
[pt] POTENCIALIDADES DOS USOS DE QUADROS DE MESTIÇAGEM PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DA AMÉRICA |
title_sort |
[pt] POTENCIALIDADES DOS USOS DE QUADROS DE MESTIÇAGEM PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DA AMÉRICA |
author |
PAULO SERGIO MACHADO |
author_facet |
PAULO SERGIO MACHADO |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CRISLAYNE GLOSS MARAO ALFAGALI |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PAULO SERGIO MACHADO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] MESTICAGEM [pt] HISTORIA DA AMERICA COLONIAL [pt] QUADROS DE MESTICAGEM [pt] PINTURAS DE CASTAS [pt] ENSINO DE HISTORIA [en] RACIAL MIXING [en] HISTORY OF COLONIAL AMERICA [en] MESTIZAJE PAITINGS [en] CASTA PAINTINGS [en] TEACHING OF HISTORY |
topic |
[pt] MESTICAGEM [pt] HISTORIA DA AMERICA COLONIAL [pt] QUADROS DE MESTICAGEM [pt] PINTURAS DE CASTAS [pt] ENSINO DE HISTORIA [en] RACIAL MIXING [en] HISTORY OF COLONIAL AMERICA [en] MESTIZAJE PAITINGS [en] CASTA PAINTINGS [en] TEACHING OF HISTORY |
description |
[pt] O trabalho com história da América colonial em sala de aula impõe a necessidade de ampliação das possibilidades de estudos e suportes para a consecução do processo de ensino-aprendizagem. Os espaços oferecidos nos contextos atuais para a exploração de diferentes perspectivas sobre os processos formativos das sociedades ibero-americanas durante o período colonial têm sofrido progressiva constrição. Seja por enviesamentos de materiais didáticos ou pela própria insuficiência curricular, o panorama dos estudos escolares desses recortes no Brasil não tem sido o mais favorável. Nesse sentido, a presente dissertação explora potenciais de mobilização didática de documentação imagética específica para o ensino de história da América. A partir da reflexão sobre prática docente em história, busca-se discutir possibilidades de trabalho com pinturas de castas (ou quadros de mestiçagem) e seu desenvolvimento através de abordagens didáticas para um desempenho conceitual no ensino de história da América colonial com turmas de sétimo ano do primeiro segmento do ensino fundamental. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57848@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57848@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57848 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57848@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57848@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57848 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814822635354193920 |