DELIGHTFULLY TACTILE: PRODUCTION OF PRESENCE AND AFFECTION IN BOOK DESIGN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LARISSA ANDRIOLI GUEDES
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29517@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29517@2
Resumo: Delightfully tactile: produção de presença e afetos no design de livros pretende discutir a materialidade do livro através do design gráfico, partindo, para isso, de duas diferentes possibilidades de observação do objeto: o design emocional de Donald Norman (complementado pela teoria dos afetos de Antonio Damasio) e a produção de presença de Hans Ulrich Gumbrecht. Para entender como as duas se relacionam entre si e como se podem aplicar ao livro, utilizo-me da descrição de quatro livros que compõem o corpus da presente pesquisa: Bartleby, o escrivão, de Herman Melville e Avenida Niévski, de Nikolai Gógol, ambos publicados pela Cosac Naify; Composition No. 1, de Marc Saporta e Tree of codes, de Jonathan Safran Foer, lançados pela Visual Editions. As duas editoras que publicaram estas obras fazem parte de um setor no design editorial que, como defendo em minha argumentação, trabalha para uma retomada da presença como referência do ser humano através da criação de projetos gráficos que tencionam mobilizar o afeto de seus leitores através da materialidade táctil. A partir do contraste entre dois livros tradicionais e as já citadas obras, esta dissertação se propõe a entender de que forma a configuração física do livro influencia a nossa percepção da arte.
id PUC_RIO-1_343545d228e33cbd1477390caa0fcce9
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:29517
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisDELIGHTFULLY TACTILE: PRODUCTION OF PRESENCE AND AFFECTION IN BOOK DESIGNDELIGHTFULLY TACTILE: PRODUÇÃO DE PRESENÇA E AFETO NO DESIGN DE LIVROS2015-03-02HEIDRUN FRIEDEL KRIEGER OLINTO DE OLIVEIRA09559612700lattes.cnpq.br/5111433441625035DANIELA GIANNA CLAUDIA BECCACCIA VERSIANI14902134810lattes.cnpq.br/8277066468852281DANIELA GIANNA CLAUDIA BECCACCIA VERSIANI14902134810lattes.cnpq.br/8277066468852281HEIDRUN FRIEDEL KRIEGER OLINTO DE OLIVEIRAROSANA KOHL BINESROSANA KOHL BINESDANIELA GIANNA CLAUDIA BECCACCIA VERSIANIDANIELA GIANNA CLAUDIA BECCACCIA VERSIANI11025756665lattes.cnpq.br/0115670321119814LARISSA ANDRIOLI GUEDESPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM LITERATURA, CULTURA E CONTEMPORANEIDADEPUC-RioBRDelightfully tactile: produção de presença e afetos no design de livros pretende discutir a materialidade do livro através do design gráfico, partindo, para isso, de duas diferentes possibilidades de observação do objeto: o design emocional de Donald Norman (complementado pela teoria dos afetos de Antonio Damasio) e a produção de presença de Hans Ulrich Gumbrecht. Para entender como as duas se relacionam entre si e como se podem aplicar ao livro, utilizo-me da descrição de quatro livros que compõem o corpus da presente pesquisa: Bartleby, o escrivão, de Herman Melville e Avenida Niévski, de Nikolai Gógol, ambos publicados pela Cosac Naify; Composition No. 1, de Marc Saporta e Tree of codes, de Jonathan Safran Foer, lançados pela Visual Editions. As duas editoras que publicaram estas obras fazem parte de um setor no design editorial que, como defendo em minha argumentação, trabalha para uma retomada da presença como referência do ser humano através da criação de projetos gráficos que tencionam mobilizar o afeto de seus leitores através da materialidade táctil. A partir do contraste entre dois livros tradicionais e as já citadas obras, esta dissertação se propõe a entender de que forma a configuração física do livro influencia a nossa percepção da arte.Delightfully tactile: production of presence and affection in book design aims to discuss the materiality of the book through graphic design by using two different ways of seeing an object: the emotional design by Donald Norman (along with the affect theory by Antonio Damasio) and the production of presence by Hans Ulrich Gumbrecht. As a meaning of understanding the connection between them and how they can apply to the study of books, I describe four books that are part of the corpus of this research: Bartleby, o escrivão, by Herman Melville, and Avenida Niévski, by Nikolai Gógol, both published by Cosac Naify; Composition No. 1, by Marc Saporta and Tree of codes, by Jonathan Safran Foer, published by Visual Editions. These two publishers are part of a segment of the publishing design that as I argument works to reclaim the presence as a reference to the human being through the creation of graphic projects which try to affect the reader by using the tactile materiality. From the contrast between two traditionally designed books and the previously mentioned works, this dissertation tries to extract a comprehension of how the physical configurations of a book can change our perception of art.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29517@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29517@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:32:56Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:29517Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-07-03T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv DELIGHTFULLY TACTILE: PRODUCTION OF PRESENCE AND AFFECTION IN BOOK DESIGN
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv DELIGHTFULLY TACTILE: PRODUÇÃO DE PRESENÇA E AFETO NO DESIGN DE LIVROS
title DELIGHTFULLY TACTILE: PRODUCTION OF PRESENCE AND AFFECTION IN BOOK DESIGN
spellingShingle DELIGHTFULLY TACTILE: PRODUCTION OF PRESENCE AND AFFECTION IN BOOK DESIGN
LARISSA ANDRIOLI GUEDES
title_short DELIGHTFULLY TACTILE: PRODUCTION OF PRESENCE AND AFFECTION IN BOOK DESIGN
title_full DELIGHTFULLY TACTILE: PRODUCTION OF PRESENCE AND AFFECTION IN BOOK DESIGN
title_fullStr DELIGHTFULLY TACTILE: PRODUCTION OF PRESENCE AND AFFECTION IN BOOK DESIGN
title_full_unstemmed DELIGHTFULLY TACTILE: PRODUCTION OF PRESENCE AND AFFECTION IN BOOK DESIGN
title_sort DELIGHTFULLY TACTILE: PRODUCTION OF PRESENCE AND AFFECTION IN BOOK DESIGN
author LARISSA ANDRIOLI GUEDES
author_facet LARISSA ANDRIOLI GUEDES
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv HEIDRUN FRIEDEL KRIEGER OLINTO DE OLIVEIRA
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 09559612700
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/5111433441625035
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv DANIELA GIANNA CLAUDIA BECCACCIA VERSIANI
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv 14902134810
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/8277066468852281
dc.contributor.advisor-co2.fl_str_mv DANIELA GIANNA CLAUDIA BECCACCIA VERSIANI
dc.contributor.advisor-co2ID.fl_str_mv 14902134810
dc.contributor.advisor-co2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/8277066468852281
dc.contributor.referee1.fl_str_mv HEIDRUN FRIEDEL KRIEGER OLINTO DE OLIVEIRA
dc.contributor.referee2.fl_str_mv ROSANA KOHL BINES
dc.contributor.referee3.fl_str_mv ROSANA KOHL BINES
dc.contributor.referee4.fl_str_mv DANIELA GIANNA CLAUDIA BECCACCIA VERSIANI
dc.contributor.referee5.fl_str_mv DANIELA GIANNA CLAUDIA BECCACCIA VERSIANI
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 11025756665
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/0115670321119814
dc.contributor.author.fl_str_mv LARISSA ANDRIOLI GUEDES
contributor_str_mv HEIDRUN FRIEDEL KRIEGER OLINTO DE OLIVEIRA
DANIELA GIANNA CLAUDIA BECCACCIA VERSIANI
DANIELA GIANNA CLAUDIA BECCACCIA VERSIANI
HEIDRUN FRIEDEL KRIEGER OLINTO DE OLIVEIRA
ROSANA KOHL BINES
ROSANA KOHL BINES
DANIELA GIANNA CLAUDIA BECCACCIA VERSIANI
DANIELA GIANNA CLAUDIA BECCACCIA VERSIANI
description Delightfully tactile: produção de presença e afetos no design de livros pretende discutir a materialidade do livro através do design gráfico, partindo, para isso, de duas diferentes possibilidades de observação do objeto: o design emocional de Donald Norman (complementado pela teoria dos afetos de Antonio Damasio) e a produção de presença de Hans Ulrich Gumbrecht. Para entender como as duas se relacionam entre si e como se podem aplicar ao livro, utilizo-me da descrição de quatro livros que compõem o corpus da presente pesquisa: Bartleby, o escrivão, de Herman Melville e Avenida Niévski, de Nikolai Gógol, ambos publicados pela Cosac Naify; Composition No. 1, de Marc Saporta e Tree of codes, de Jonathan Safran Foer, lançados pela Visual Editions. As duas editoras que publicaram estas obras fazem parte de um setor no design editorial que, como defendo em minha argumentação, trabalha para uma retomada da presença como referência do ser humano através da criação de projetos gráficos que tencionam mobilizar o afeto de seus leitores através da materialidade táctil. A partir do contraste entre dois livros tradicionais e as já citadas obras, esta dissertação se propõe a entender de que forma a configuração física do livro influencia a nossa percepção da arte.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29517@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29517@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29517@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29517@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM LITERATURA, CULTURA E CONTEMPORANEIDADE
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324930510913536