DECENTRALIZATION AND SCHOOL QUALITY: EVIDENCE FROM BRAZIL S DIRECT CASH TO SCHOOL PROGRAM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: JOANA SIMOES DE MELO COSTA
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37891@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37891@2
Resumo: A descentralização é vista como uma das possíveis formas de melhorar a provisão do serviço público. Todavia, os resultados de uma descentralização dependem do contexto local e da forma de implementação. Esta pesquisa investiga um programa que promove a autonomia escolar no Brasil. O Programa Dinheiro Direto na Escola recursos a serem administrados pela escola tendo em vista a melhoria da infraestrutura escolar e o aumento da participação da comunidade na escola. Os recursos são administrados pelo conselho escolar constituído por membros da comunidade. Considerando regras não-lineares deste programa, explora-se dois diferentes aspectos deste programa em duas amostras diferentes de escolas. A principal contribuição deste estudo é separar o efeito de introduzir o conselho escolar na administração dos recursos do efeito de mais recursos. Esta análise é realizada para escolas pequenas em ambiente rural. Os resultados apontam que a administração dos recursos pelo conselho escolar melhora a infraestrutura da escola e também eleva o desempenho escolar. Também explora-se como o contexto local afeta este resultado. Apesar da melhoria em infraestrutura ser generalizada entre as escolas, o aumento do desempenho dos alunos só ocorreu em escolas localizadas em comunidades mais escolarizadas. A outra contribuição relevante desta pesquisa é a investigação do efeito de mais recursos em escolas urbanas. Os resultados sugerem que o aumento de recursos administrados pelo conselho escolar não elevam a participação dos pais na escola. Todavia, estes recursos extras contribuem para uma melhoria dos equipamentos existentes na escola. Tais recursos são investidos mais em equipamentos do que em infraestrutura física. Também o contexto local afeta este resultado. Quanto maior a educação da mãe e o engajamento prévio da comunidade, maiores são as melhorias que beneficiam diretamente o aluno.
id PUC_RIO-1_34a6c800099a08ad4701f41d46cba2c5
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:37891
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisDECENTRALIZATION AND SCHOOL QUALITY: EVIDENCE FROM BRAZIL S DIRECT CASH TO SCHOOL PROGRAMDESCENTRALIZAÇÃO E QUALIDADE DA ESCOLA: EVIDÊNCIAS A PARTIR DO PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA2013-09-11CLAUDIO ABRAMOVAY FERRAZ DO AMARAL08519829724lattes.cnpq.br/9762301608166584CLAUDIO ABRAMOVAY FERRAZ DO AMARAL08519829724lattes.cnpq.br/9762301608166584JULIANO JUNQUEIRA ASSUNCAOCLAUDIO ABRAMOVAY FERRAZ DO AMARALJOAO MANOEL PINHO DE MELLOJULIANO JUNQUEIRA ASSUNCAORICARDO DE ABREU MADEIRA08235043793lattes.cnpq.br/7698566370789375JOANA SIMOES DE MELO COSTAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ECONOMIAPUC-RioBRA descentralização é vista como uma das possíveis formas de melhorar a provisão do serviço público. Todavia, os resultados de uma descentralização dependem do contexto local e da forma de implementação. Esta pesquisa investiga um programa que promove a autonomia escolar no Brasil. O Programa Dinheiro Direto na Escola recursos a serem administrados pela escola tendo em vista a melhoria da infraestrutura escolar e o aumento da participação da comunidade na escola. Os recursos são administrados pelo conselho escolar constituído por membros da comunidade. Considerando regras não-lineares deste programa, explora-se dois diferentes aspectos deste programa em duas amostras diferentes de escolas. A principal contribuição deste estudo é separar o efeito de introduzir o conselho escolar na administração dos recursos do efeito de mais recursos. Esta análise é realizada para escolas pequenas em ambiente rural. Os resultados apontam que a administração dos recursos pelo conselho escolar melhora a infraestrutura da escola e também eleva o desempenho escolar. Também explora-se como o contexto local afeta este resultado. Apesar da melhoria em infraestrutura ser generalizada entre as escolas, o aumento do desempenho dos alunos só ocorreu em escolas localizadas em comunidades mais escolarizadas. A outra contribuição relevante desta pesquisa é a investigação do efeito de mais recursos em escolas urbanas. Os resultados sugerem que o aumento de recursos administrados pelo conselho escolar não elevam a participação dos pais na escola. Todavia, estes recursos extras contribuem para uma melhoria dos equipamentos existentes na escola. Tais recursos são investidos mais em equipamentos do que em infraestrutura física. Também o contexto local afeta este resultado. Quanto maior a educação da mãe e o engajamento prévio da comunidade, maiores são as melhorias que beneficiam diretamente o aluno.Decentralization to lower levels of government is considered to improve public service provision. Nonetheless, decentralization outcomes are context and design dependent. This research investigates a school decentralization program that devolves authority to the school level in Brazil. The Direct Cash to School Program transfers cash direct to school management in order to improve school infrastructure and to increase community participation at school. The autonomous budget is managed by a school council constituted with community members. Considering non-linear rules in the Direct Cash to School Program, we explore two different aspects of this program within different school samples. Our main contribution is to disentangle the effects of having a school council to manage autonomous resources from the effects of additional funding. This analysis is essentially limited to small rural schools and our findings indicate that school council resource management improve school infrastructure and slightly enhance student performance. We also explore how local community educational level affects this result. Although infrastructure upgrading was generalized, investments directly benefiting students and improvement on student performance were restricted to schools with more educated community. The other relevant contribution is the investigation of whether additional locally managed resources improve school quality in an urban setting. Our findings suggest that increasing the resources under school council control do not increase overall parent participation at school. We also obtained that additional resources improve school equipment quality instead of physical infrastructure. In addition, we also consider how different local characteristics affect these outcomes. The higher the mothers education and the higher the community engagement at school, the greater the investment that directly benefit the students.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTS. DE ENSINOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37891@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37891@2engreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:49:56Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:37891Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-05-13T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv DECENTRALIZATION AND SCHOOL QUALITY: EVIDENCE FROM BRAZIL S DIRECT CASH TO SCHOOL PROGRAM
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv DESCENTRALIZAÇÃO E QUALIDADE DA ESCOLA: EVIDÊNCIAS A PARTIR DO PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA
title DECENTRALIZATION AND SCHOOL QUALITY: EVIDENCE FROM BRAZIL S DIRECT CASH TO SCHOOL PROGRAM
spellingShingle DECENTRALIZATION AND SCHOOL QUALITY: EVIDENCE FROM BRAZIL S DIRECT CASH TO SCHOOL PROGRAM
JOANA SIMOES DE MELO COSTA
title_short DECENTRALIZATION AND SCHOOL QUALITY: EVIDENCE FROM BRAZIL S DIRECT CASH TO SCHOOL PROGRAM
title_full DECENTRALIZATION AND SCHOOL QUALITY: EVIDENCE FROM BRAZIL S DIRECT CASH TO SCHOOL PROGRAM
title_fullStr DECENTRALIZATION AND SCHOOL QUALITY: EVIDENCE FROM BRAZIL S DIRECT CASH TO SCHOOL PROGRAM
title_full_unstemmed DECENTRALIZATION AND SCHOOL QUALITY: EVIDENCE FROM BRAZIL S DIRECT CASH TO SCHOOL PROGRAM
title_sort DECENTRALIZATION AND SCHOOL QUALITY: EVIDENCE FROM BRAZIL S DIRECT CASH TO SCHOOL PROGRAM
author JOANA SIMOES DE MELO COSTA
author_facet JOANA SIMOES DE MELO COSTA
author_role author
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv 08519829724
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv CLAUDIO ABRAMOVAY FERRAZ DO AMARAL
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 08519829724
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/9762301608166584
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv CLAUDIO ABRAMOVAY FERRAZ DO AMARAL
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/9762301608166584
dc.contributor.referee1.fl_str_mv JULIANO JUNQUEIRA ASSUNCAO
dc.contributor.referee2.fl_str_mv CLAUDIO ABRAMOVAY FERRAZ DO AMARAL
dc.contributor.referee3.fl_str_mv JOAO MANOEL PINHO DE MELLO
dc.contributor.referee4.fl_str_mv JULIANO JUNQUEIRA ASSUNCAO
dc.contributor.referee5.fl_str_mv RICARDO DE ABREU MADEIRA
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 08235043793
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/7698566370789375
dc.contributor.author.fl_str_mv JOANA SIMOES DE MELO COSTA
contributor_str_mv CLAUDIO ABRAMOVAY FERRAZ DO AMARAL
CLAUDIO ABRAMOVAY FERRAZ DO AMARAL
JULIANO JUNQUEIRA ASSUNCAO
CLAUDIO ABRAMOVAY FERRAZ DO AMARAL
JOAO MANOEL PINHO DE MELLO
JULIANO JUNQUEIRA ASSUNCAO
RICARDO DE ABREU MADEIRA
description A descentralização é vista como uma das possíveis formas de melhorar a provisão do serviço público. Todavia, os resultados de uma descentralização dependem do contexto local e da forma de implementação. Esta pesquisa investiga um programa que promove a autonomia escolar no Brasil. O Programa Dinheiro Direto na Escola recursos a serem administrados pela escola tendo em vista a melhoria da infraestrutura escolar e o aumento da participação da comunidade na escola. Os recursos são administrados pelo conselho escolar constituído por membros da comunidade. Considerando regras não-lineares deste programa, explora-se dois diferentes aspectos deste programa em duas amostras diferentes de escolas. A principal contribuição deste estudo é separar o efeito de introduzir o conselho escolar na administração dos recursos do efeito de mais recursos. Esta análise é realizada para escolas pequenas em ambiente rural. Os resultados apontam que a administração dos recursos pelo conselho escolar melhora a infraestrutura da escola e também eleva o desempenho escolar. Também explora-se como o contexto local afeta este resultado. Apesar da melhoria em infraestrutura ser generalizada entre as escolas, o aumento do desempenho dos alunos só ocorreu em escolas localizadas em comunidades mais escolarizadas. A outra contribuição relevante desta pesquisa é a investigação do efeito de mais recursos em escolas urbanas. Os resultados sugerem que o aumento de recursos administrados pelo conselho escolar não elevam a participação dos pais na escola. Todavia, estes recursos extras contribuem para uma melhoria dos equipamentos existentes na escola. Tais recursos são investidos mais em equipamentos do que em infraestrutura física. Também o contexto local afeta este resultado. Quanto maior a educação da mãe e o engajamento prévio da comunidade, maiores são as melhorias que beneficiam diretamente o aluno.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-09-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37891@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37891@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37891@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37891@2
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ECONOMIA
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324945377624064