[pt] CONTAGEM E RECONTAGEM DO CONTO CHAPEUZINHO VERMELHO: CO-CONSTRUÇÃO DA NARRATIVA POR CRIANÇAS SURDAS EM SEGUNDA LÍNGUA ATRAVÉS DA MEDIAÇÃO EM TERAPIA FONOAUDIOLÓGICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAROLINA MAGALHAES DE PINHO FERREIRA
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12123@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12123@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12123
Resumo: [pt] O estudo volta-se para o contexto de desenvolvimento do discurso narrativo de crianças surdas, no ambulatório de surdez do curso de fonoaudiologia da UFRJ. Os objetivos consistem em mostrar, em atividades de co-construção interacional, como as crianças revelam esquemas de conhecimento sobre a narrativa, na contagem e recontagem do conto Chapeuzinho Vermelho, e como a fonoaudióloga, no papel de mediadora, procura ampliar os esquemas de conhecimento dessas crianças sobre a narrativa. A metodologia é a micro análise etnográfica, de natureza qualitativa e interpretativa, e baseia-se em análise lingüística de interações face-a-face transcritas bem como em anotações de trabalho de campo. O arcabouço teórico articula-se entre a sociolingüística interacional e teorias sobre a análise da narrativa, desenvolvimento do discurso narrativo infantil e mediação na abordagem sócio-interacional. A análise revela, sobre as crianças, que elas apresentam diferenciações no conhecimento dos esquemas narrativos relacionados ao conto; necessitam, em graus muito variados, da mediação do interlocutor, com relações de menor ou maior dependência. Em relação à atividade de mediação da fonoaudióloga, as estratégias identificadas foram: perguntas eliciadoras e de clarificação, reformulações, fornecimento de informações, que funcionam como formas de incentivo e de regulação de tarefas à ZDP. As estratégias foram diferenciadas com cada criança, de acordo com os esquemas de conhecimento revelados. A colaboração da mediadora permitiu que as crianças em fases iniciais do desenvolvimento da narrativa recontassem com um desempenho melhor do que o fariam de forma autônoma. O trabalho contribui para a reflexividade no ambulatório de surdez, auxiliando na compreensão dessa prática profissional.
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A metodologia é a micro análise etnográfica, de natureza qualitativa e interpretativa, e baseia-se em análise lingüística de interações face-a-face transcritas bem como em anotações de trabalho de campo. O arcabouço teórico articula-se entre a sociolingüística interacional e teorias sobre a análise da narrativa, desenvolvimento do discurso narrativo infantil e mediação na abordagem sócio-interacional. A análise revela, sobre as crianças, que elas apresentam diferenciações no conhecimento dos esquemas narrativos relacionados ao conto; necessitam, em graus muito variados, da mediação do interlocutor, com relações de menor ou maior dependência. Em relação à atividade de mediação da fonoaudióloga, as estratégias identificadas foram: perguntas eliciadoras e de clarificação, reformulações, fornecimento de informações, que funcionam como formas de incentivo e de regulação de tarefas à ZDP. As estratégias foram diferenciadas com cada criança, de acordo com os esquemas de conhecimento revelados. A colaboração da mediadora permitiu que as crianças em fases iniciais do desenvolvimento da narrativa recontassem com um desempenho melhor do que o fariam de forma autônoma. O trabalho contribui para a reflexividade no ambulatório de surdez, auxiliando na compreensão dessa prática profissional.[en] The study analyzes the development of deaf children`s narrative competence in the Clinic for the Hearing Impaired of the Federal University of Rio de Janeiro. It aims at demonstrating how deaf children reveal narrative knowledge schemas in interaction with a speech therapist while telling and retelling the - Little Red Riding Hood - fairy tale. It further shows how the speech therapist can amplify such knowledge schemas while mediating the coconstruction of the narrative interactionally. To do it, the study takes a qualitative and interpretative approach, within the framework of Ethnographic microanalysis, linguistically examining transcribed face-to-face interactions and field notes. This theoretical framework articulates knowledge from Interactional Sociolinguistics, the Theory of Narratives, narrative development in childhood and mediation strategies. The analysis reveals that children show different narrative knowledge schemas while narrating. To accomplish the task, they required different degrees and types of mediation by the interlocutor, varying from greater to lower levels of dependency. Furthermore, the study reveals that the speech therapist draws on the following mediating strategies: elicitation and clarification questions, reformulations, and information-giving utterances. These strategies motivate and regulate the level of difficulty of the task in relation to the children`s ZPD. Consequently, they differed from child to child according to the schemas of knowledge each one demonstrated to have while telling and retelling the tale. The collaboration of the mediator allowed those in initial stages of narrative development to retell, achieving a better performance than they would have, had they done it autonomously. The results of this study have contributed to advance and reinforce reflexive practices in the Clinic for the Hear ing Impaired, enhancing the understanding of professional practices in the educational audiology.MAXWELLMARIA DAS GRACAS DIAS PEREIRACAROLINA MAGALHAES DE PINHO FERREIRA2008-08-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12123@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12123@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12123porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-12T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:12123Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-07-12T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
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