ESTRATÉGIAS DE COMPRAS: ESTUDO DE CASO EM UM MEGAEVENTO ESPORTIVO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FATIMA YUKARI FUKUSHIGUE MIHAGUTI
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26138@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26138@2
Resumo: As estratégias de compra adotadas pelas organizações têm sido fundamentais para que elas se mantenham competitivas e atendam as demandas de produtos e serviços que seus clientes necessitam. Essa dissertação avalia a aplicação das metodologias de Kraljic, Porter e PESTEL na definição de estratégias para a área de compras e contratações, com o objetivo de atender às necessidades da organização responsável pela realização de um Megaevento Esportivo de forma eficaz e efetiva. Dentro deste tema, são abordadas as características que configuram a complexidade e a criticidade deste cenário particular, configurado por uma organização temporária para atendimento de necessidades do maior Megaevento Esportivo mundial com definições inflexíveis de prazo e custo. A dissertação em questão visa desenvolver por meio da metodologia de estudo de caso a apresentação de estratégias diferenciadas para cada tipo de item a partir da análise das diversas variáveis utilizadas na realização de uma contratação. O objetivo foi avaliar a aplicabilidade das teorias tradicionais da área de compras e suprimento ao caso específico, de um Megaevento Esportivo. Uma contribuição desta dissertação em relação a outros estudos voltados a megaeventos deste porte foi o foco nos processos relacionados à área de suprimentos. Além de tratar o tema em um contexto empresarial único e em um ambiente específico, onde as condições e restrições do mercado fornecedor e as legislações específicas do país e cidades sedes impactam nas estratégias. Em particular, esse estudo de caso compara o tipo de estratégia de contratação adotado no Megaevento Esportivo com as estratégias apresentadas nas teorias acadêmicas do tema, e ressalta as principais dificuldades vivenciadas e soluções mitigadoras aplicadas, em função das especificidades deste caso.
id PUC_RIO-1_354b8bcf8e87bc127c4f4fa25b969c6b
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:26138
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisESTRATÉGIAS DE COMPRAS: ESTUDO DE CASO EM UM MEGAEVENTO ESPORTIVOPROCUREMENT STRATEGIES: CASE STUDY ON A SPORTS MEGA EVENT2015-09-29LINCOLN WOLF DE ALMEIDA NEVES84473800768lattes.cnpq.br/1959867130883965LINCOLN WOLF DE ALMEIDA NEVES84473800768lattes.cnpq.br/1959867130883965LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMOFERNANDA MARIA PEREIRA RAUPPLINCOLN WOLF DE ALMEIDA NEVESLINCOLN WOLF DE ALMEIDA NEVESFERNANDA MARIA PEREIRA RAUPP11162202700lattes.cnpq.br/4082339235386477FATIMA YUKARI FUKUSHIGUE MIHAGUTIPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃOPUC-RioBRAs estratégias de compra adotadas pelas organizações têm sido fundamentais para que elas se mantenham competitivas e atendam as demandas de produtos e serviços que seus clientes necessitam. Essa dissertação avalia a aplicação das metodologias de Kraljic, Porter e PESTEL na definição de estratégias para a área de compras e contratações, com o objetivo de atender às necessidades da organização responsável pela realização de um Megaevento Esportivo de forma eficaz e efetiva. Dentro deste tema, são abordadas as características que configuram a complexidade e a criticidade deste cenário particular, configurado por uma organização temporária para atendimento de necessidades do maior Megaevento Esportivo mundial com definições inflexíveis de prazo e custo. A dissertação em questão visa desenvolver por meio da metodologia de estudo de caso a apresentação de estratégias diferenciadas para cada tipo de item a partir da análise das diversas variáveis utilizadas na realização de uma contratação. O objetivo foi avaliar a aplicabilidade das teorias tradicionais da área de compras e suprimento ao caso específico, de um Megaevento Esportivo. Uma contribuição desta dissertação em relação a outros estudos voltados a megaeventos deste porte foi o foco nos processos relacionados à área de suprimentos. Além de tratar o tema em um contexto empresarial único e em um ambiente específico, onde as condições e restrições do mercado fornecedor e as legislações específicas do país e cidades sedes impactam nas estratégias. Em particular, esse estudo de caso compara o tipo de estratégia de contratação adotado no Megaevento Esportivo com as estratégias apresentadas nas teorias acadêmicas do tema, e ressalta as principais dificuldades vivenciadas e soluções mitigadoras aplicadas, em função das especificidades deste caso.The procurement strategies used by the organizations have been crucial so they can be kept competitive and meet demand of products and services that their clients need. This dissertation evaluates the applicability of the methodologies of Kraljic, Porter and PESTEL on the definition of strategies for the procurement and hiring department, with the objective of meeting the needs of the organization responsible for the execution of a Sports Mega event in an effective and efficient manner. In this theme, it is approached the characteristics that configure the complexity and criticality of this particular scenario are approached, configured by a temporary organization to meet the needs of the biggest Sports Mega event with inflexible definitions on timing and cost. The dissertation aims to develop through a methodology of a case study the presentation of differentiated strategies for each type of item through an analysis of diverse variables used on the making of a purchase. The objective was to evaluate the applicability of the traditional procurement field theories onto a specific case, of a Sports Mega event. An additional contribution of this dissertation regarding other studies focused on mega events of this size is the focus on the processes related to the procurement area. Besides treating the theme in a unique enterprise context and in a specific environment, where the conditions and supply market restrictions and specific legislation of the main country and city impact on the strategies. In particular, this case study compares the type of procurement strategy adopted in the Sports Mega event with the strategies presented on the academic theories on the theme, and points out the main difficulties experienced and mitigation solutions applied, due to the specificities of this case.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26138@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26138@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:26:15Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:26138Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-06-24T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv ESTRATÉGIAS DE COMPRAS: ESTUDO DE CASO EM UM MEGAEVENTO ESPORTIVO
dc.title.alternative.en.fl_str_mv PROCUREMENT STRATEGIES: CASE STUDY ON A SPORTS MEGA EVENT
title ESTRATÉGIAS DE COMPRAS: ESTUDO DE CASO EM UM MEGAEVENTO ESPORTIVO
spellingShingle ESTRATÉGIAS DE COMPRAS: ESTUDO DE CASO EM UM MEGAEVENTO ESPORTIVO
FATIMA YUKARI FUKUSHIGUE MIHAGUTI
title_short ESTRATÉGIAS DE COMPRAS: ESTUDO DE CASO EM UM MEGAEVENTO ESPORTIVO
title_full ESTRATÉGIAS DE COMPRAS: ESTUDO DE CASO EM UM MEGAEVENTO ESPORTIVO
title_fullStr ESTRATÉGIAS DE COMPRAS: ESTUDO DE CASO EM UM MEGAEVENTO ESPORTIVO
title_full_unstemmed ESTRATÉGIAS DE COMPRAS: ESTUDO DE CASO EM UM MEGAEVENTO ESPORTIVO
title_sort ESTRATÉGIAS DE COMPRAS: ESTUDO DE CASO EM UM MEGAEVENTO ESPORTIVO
author FATIMA YUKARI FUKUSHIGUE MIHAGUTI
author_facet FATIMA YUKARI FUKUSHIGUE MIHAGUTI
author_role author
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv 84473800768
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv LINCOLN WOLF DE ALMEIDA NEVES
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 84473800768
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/1959867130883965
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv LINCOLN WOLF DE ALMEIDA NEVES
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/1959867130883965
dc.contributor.referee1.fl_str_mv LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO
dc.contributor.referee2.fl_str_mv FERNANDA MARIA PEREIRA RAUPP
dc.contributor.referee3.fl_str_mv LINCOLN WOLF DE ALMEIDA NEVES
dc.contributor.referee4.fl_str_mv LINCOLN WOLF DE ALMEIDA NEVES
dc.contributor.referee5.fl_str_mv FERNANDA MARIA PEREIRA RAUPP
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 11162202700
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/4082339235386477
dc.contributor.author.fl_str_mv FATIMA YUKARI FUKUSHIGUE MIHAGUTI
contributor_str_mv LINCOLN WOLF DE ALMEIDA NEVES
LINCOLN WOLF DE ALMEIDA NEVES
LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO
FERNANDA MARIA PEREIRA RAUPP
LINCOLN WOLF DE ALMEIDA NEVES
LINCOLN WOLF DE ALMEIDA NEVES
FERNANDA MARIA PEREIRA RAUPP
description As estratégias de compra adotadas pelas organizações têm sido fundamentais para que elas se mantenham competitivas e atendam as demandas de produtos e serviços que seus clientes necessitam. Essa dissertação avalia a aplicação das metodologias de Kraljic, Porter e PESTEL na definição de estratégias para a área de compras e contratações, com o objetivo de atender às necessidades da organização responsável pela realização de um Megaevento Esportivo de forma eficaz e efetiva. Dentro deste tema, são abordadas as características que configuram a complexidade e a criticidade deste cenário particular, configurado por uma organização temporária para atendimento de necessidades do maior Megaevento Esportivo mundial com definições inflexíveis de prazo e custo. A dissertação em questão visa desenvolver por meio da metodologia de estudo de caso a apresentação de estratégias diferenciadas para cada tipo de item a partir da análise das diversas variáveis utilizadas na realização de uma contratação. O objetivo foi avaliar a aplicabilidade das teorias tradicionais da área de compras e suprimento ao caso específico, de um Megaevento Esportivo. Uma contribuição desta dissertação em relação a outros estudos voltados a megaeventos deste porte foi o foco nos processos relacionados à área de suprimentos. Além de tratar o tema em um contexto empresarial único e em um ambiente específico, onde as condições e restrições do mercado fornecedor e as legislações específicas do país e cidades sedes impactam nas estratégias. Em particular, esse estudo de caso compara o tipo de estratégia de contratação adotado no Megaevento Esportivo com as estratégias apresentadas nas teorias acadêmicas do tema, e ressalta as principais dificuldades vivenciadas e soluções mitigadoras aplicadas, em função das especificidades deste caso.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-09-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26138@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26138@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26138@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26138@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324923997159424