ESTRATÉGIAS DE COMPRAS: ESTUDO DE CASO EM UM MEGAEVENTO ESPORTIVO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26138@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26138@2 |
Resumo: | As estratégias de compra adotadas pelas organizações têm sido fundamentais para que elas se mantenham competitivas e atendam as demandas de produtos e serviços que seus clientes necessitam. Essa dissertação avalia a aplicação das metodologias de Kraljic, Porter e PESTEL na definição de estratégias para a área de compras e contratações, com o objetivo de atender às necessidades da organização responsável pela realização de um Megaevento Esportivo de forma eficaz e efetiva. Dentro deste tema, são abordadas as características que configuram a complexidade e a criticidade deste cenário particular, configurado por uma organização temporária para atendimento de necessidades do maior Megaevento Esportivo mundial com definições inflexíveis de prazo e custo. A dissertação em questão visa desenvolver por meio da metodologia de estudo de caso a apresentação de estratégias diferenciadas para cada tipo de item a partir da análise das diversas variáveis utilizadas na realização de uma contratação. O objetivo foi avaliar a aplicabilidade das teorias tradicionais da área de compras e suprimento ao caso específico, de um Megaevento Esportivo. Uma contribuição desta dissertação em relação a outros estudos voltados a megaeventos deste porte foi o foco nos processos relacionados à área de suprimentos. Além de tratar o tema em um contexto empresarial único e em um ambiente específico, onde as condições e restrições do mercado fornecedor e as legislações específicas do país e cidades sedes impactam nas estratégias. Em particular, esse estudo de caso compara o tipo de estratégia de contratação adotado no Megaevento Esportivo com as estratégias apresentadas nas teorias acadêmicas do tema, e ressalta as principais dificuldades vivenciadas e soluções mitigadoras aplicadas, em função das especificidades deste caso. |
id |
PUC_RIO-1_354b8bcf8e87bc127c4f4fa25b969c6b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:26138 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisESTRATÉGIAS DE COMPRAS: ESTUDO DE CASO EM UM MEGAEVENTO ESPORTIVOPROCUREMENT STRATEGIES: CASE STUDY ON A SPORTS MEGA EVENT2015-09-29LINCOLN WOLF DE ALMEIDA NEVES84473800768lattes.cnpq.br/1959867130883965LINCOLN WOLF DE ALMEIDA NEVES84473800768lattes.cnpq.br/1959867130883965LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMOFERNANDA MARIA PEREIRA RAUPPLINCOLN WOLF DE ALMEIDA NEVESLINCOLN WOLF DE ALMEIDA NEVESFERNANDA MARIA PEREIRA RAUPP11162202700lattes.cnpq.br/4082339235386477FATIMA YUKARI FUKUSHIGUE MIHAGUTIPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃOPUC-RioBRAs estratégias de compra adotadas pelas organizações têm sido fundamentais para que elas se mantenham competitivas e atendam as demandas de produtos e serviços que seus clientes necessitam. Essa dissertação avalia a aplicação das metodologias de Kraljic, Porter e PESTEL na definição de estratégias para a área de compras e contratações, com o objetivo de atender às necessidades da organização responsável pela realização de um Megaevento Esportivo de forma eficaz e efetiva. Dentro deste tema, são abordadas as características que configuram a complexidade e a criticidade deste cenário particular, configurado por uma organização temporária para atendimento de necessidades do maior Megaevento Esportivo mundial com definições inflexíveis de prazo e custo. A dissertação em questão visa desenvolver por meio da metodologia de estudo de caso a apresentação de estratégias diferenciadas para cada tipo de item a partir da análise das diversas variáveis utilizadas na realização de uma contratação. O objetivo foi avaliar a aplicabilidade das teorias tradicionais da área de compras e suprimento ao caso específico, de um Megaevento Esportivo. Uma contribuição desta dissertação em relação a outros estudos voltados a megaeventos deste porte foi o foco nos processos relacionados à área de suprimentos. Além de tratar o tema em um contexto empresarial único e em um ambiente específico, onde as condições e restrições do mercado fornecedor e as legislações específicas do país e cidades sedes impactam nas estratégias. Em particular, esse estudo de caso compara o tipo de estratégia de contratação adotado no Megaevento Esportivo com as estratégias apresentadas nas teorias acadêmicas do tema, e ressalta as principais dificuldades vivenciadas e soluções mitigadoras aplicadas, em função das especificidades deste caso.The procurement strategies used by the organizations have been crucial so they can be kept competitive and meet demand of products and services that their clients need. This dissertation evaluates the applicability of the methodologies of Kraljic, Porter and PESTEL on the definition of strategies for the procurement and hiring department, with the objective of meeting the needs of the organization responsible for the execution of a Sports Mega event in an effective and efficient manner. In this theme, it is approached the characteristics that configure the complexity and criticality of this particular scenario are approached, configured by a temporary organization to meet the needs of the biggest Sports Mega event with inflexible definitions on timing and cost. The dissertation aims to develop through a methodology of a case study the presentation of differentiated strategies for each type of item through an analysis of diverse variables used on the making of a purchase. The objective was to evaluate the applicability of the traditional procurement field theories onto a specific case, of a Sports Mega event. An additional contribution of this dissertation regarding other studies focused on mega events of this size is the focus on the processes related to the procurement area. Besides treating the theme in a unique enterprise context and in a specific environment, where the conditions and supply market restrictions and specific legislation of the main country and city impact on the strategies. In particular, this case study compares the type of procurement strategy adopted in the Sports Mega event with the strategies presented on the academic theories on the theme, and points out the main difficulties experienced and mitigation solutions applied, due to the specificities of this case.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26138@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26138@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:26:15Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:26138Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-06-24T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
ESTRATÉGIAS DE COMPRAS: ESTUDO DE CASO EM UM MEGAEVENTO ESPORTIVO |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
PROCUREMENT STRATEGIES: CASE STUDY ON A SPORTS MEGA EVENT |
title |
ESTRATÉGIAS DE COMPRAS: ESTUDO DE CASO EM UM MEGAEVENTO ESPORTIVO |
spellingShingle |
ESTRATÉGIAS DE COMPRAS: ESTUDO DE CASO EM UM MEGAEVENTO ESPORTIVO FATIMA YUKARI FUKUSHIGUE MIHAGUTI |
title_short |
ESTRATÉGIAS DE COMPRAS: ESTUDO DE CASO EM UM MEGAEVENTO ESPORTIVO |
title_full |
ESTRATÉGIAS DE COMPRAS: ESTUDO DE CASO EM UM MEGAEVENTO ESPORTIVO |
title_fullStr |
ESTRATÉGIAS DE COMPRAS: ESTUDO DE CASO EM UM MEGAEVENTO ESPORTIVO |
title_full_unstemmed |
ESTRATÉGIAS DE COMPRAS: ESTUDO DE CASO EM UM MEGAEVENTO ESPORTIVO |
title_sort |
ESTRATÉGIAS DE COMPRAS: ESTUDO DE CASO EM UM MEGAEVENTO ESPORTIVO |
author |
FATIMA YUKARI FUKUSHIGUE MIHAGUTI |
author_facet |
FATIMA YUKARI FUKUSHIGUE MIHAGUTI |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv |
84473800768 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
LINCOLN WOLF DE ALMEIDA NEVES |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
84473800768 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/1959867130883965 |
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv |
LINCOLN WOLF DE ALMEIDA NEVES |
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/1959867130883965 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
FERNANDA MARIA PEREIRA RAUPP |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
LINCOLN WOLF DE ALMEIDA NEVES |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
LINCOLN WOLF DE ALMEIDA NEVES |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
FERNANDA MARIA PEREIRA RAUPP |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
11162202700 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/4082339235386477 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FATIMA YUKARI FUKUSHIGUE MIHAGUTI |
contributor_str_mv |
LINCOLN WOLF DE ALMEIDA NEVES LINCOLN WOLF DE ALMEIDA NEVES LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO FERNANDA MARIA PEREIRA RAUPP LINCOLN WOLF DE ALMEIDA NEVES LINCOLN WOLF DE ALMEIDA NEVES FERNANDA MARIA PEREIRA RAUPP |
description |
As estratégias de compra adotadas pelas organizações têm sido fundamentais para que elas se mantenham competitivas e atendam as demandas de produtos e serviços que seus clientes necessitam. Essa dissertação avalia a aplicação das metodologias de Kraljic, Porter e PESTEL na definição de estratégias para a área de compras e contratações, com o objetivo de atender às necessidades da organização responsável pela realização de um Megaevento Esportivo de forma eficaz e efetiva. Dentro deste tema, são abordadas as características que configuram a complexidade e a criticidade deste cenário particular, configurado por uma organização temporária para atendimento de necessidades do maior Megaevento Esportivo mundial com definições inflexíveis de prazo e custo. A dissertação em questão visa desenvolver por meio da metodologia de estudo de caso a apresentação de estratégias diferenciadas para cada tipo de item a partir da análise das diversas variáveis utilizadas na realização de uma contratação. O objetivo foi avaliar a aplicabilidade das teorias tradicionais da área de compras e suprimento ao caso específico, de um Megaevento Esportivo. Uma contribuição desta dissertação em relação a outros estudos voltados a megaeventos deste porte foi o foco nos processos relacionados à área de suprimentos. Além de tratar o tema em um contexto empresarial único e em um ambiente específico, onde as condições e restrições do mercado fornecedor e as legislações específicas do país e cidades sedes impactam nas estratégias. Em particular, esse estudo de caso compara o tipo de estratégia de contratação adotado no Megaevento Esportivo com as estratégias apresentadas nas teorias acadêmicas do tema, e ressalta as principais dificuldades vivenciadas e soluções mitigadoras aplicadas, em função das especificidades deste caso. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-09-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26138@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26138@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26138@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26138@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324923997159424 |