FULGURAÇÃO MODERNA: A EDUCAÇÃO PELA ARTE NO MUSEO DE LA SOLIDARIDAD, CHILE 1971-1973

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVIA KARINA NICACIO CACERES
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38168@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38168@2
Resumo: A presente dissertação analisa historicamente a concepção de educação pela arte de um projeto de museu de arte moderna – O Museo de La Solidaridad, Chile, 1971-1973, - através sobretudo das idéias de Mário Pedrosa, crítico de arte e principal intelectual por traz da iniciativa. Mas, como poderíamos construir uma tradução histórica de elementos do ambiente cultural do governo Salvador Allende (Chile, 1970-1973)? Esta possibilidade implica aqui em conceber este museu como uma experiência em um sentido benjaminiano, ou seja, como elemento central da tradição que nada mais é do que a narrativa que organiza as representações sobre a ordem da vida, do tempo e do espaço. Por mais que tradição denote um sentido de continuidade, ela pode, na perspectiva de Walter Benjamin, ser tomada de uma maneira subversiva e revolucionária, despertando no presente elementos disruptivos da ordem dada, através de uma interpretação da escrita da história como trabalho ativo, não meramente descritivo. Assim, perguntamos ao longo do trabalho sobre a possibilidade das artes plásticas serem concebidas hoje como vetores de uma experiência educativa holística, tecendo um paralelo entre essa possibilidade e as tentativas vivenciadas no Chile do governo Salvador Allende de, mais uma vez, concretizar o velho sonho das vanguardas históricas: fusionar arte e vida através da construção de um novo horizonte estético e ético para a humanidade.
id PUC_RIO-1_35e7e375397df9d71f37c4a8739d376f
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:38168
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFULGURAÇÃO MODERNA: A EDUCAÇÃO PELA ARTE NO MUSEO DE LA SOLIDARIDAD, CHILE 1971-1973MODERN FULGURATION: THE EDUCATION THROUGH ART IN THE MUSEO DE LA SOLIDARIDAD, CHILE 1971-19732010-03-29RALPH INGS BANNELL01178648702lattes.cnpq.br/1672240438808894RALPH INGS BANNELLANA WALESKA POLLO CAMPOS MENDONCAMARIA MARTHA D ANGELO PINTOMARIA MARTHA D ANGELO PINTO10071330747lattes.cnpq.br/8034973506303421SILVIA KARINA NICACIO CACERESPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM EDUCAÇÃOPUC-RioBRA presente dissertação analisa historicamente a concepção de educação pela arte de um projeto de museu de arte moderna – O Museo de La Solidaridad, Chile, 1971-1973, - através sobretudo das idéias de Mário Pedrosa, crítico de arte e principal intelectual por traz da iniciativa. Mas, como poderíamos construir uma tradução histórica de elementos do ambiente cultural do governo Salvador Allende (Chile, 1970-1973)? Esta possibilidade implica aqui em conceber este museu como uma experiência em um sentido benjaminiano, ou seja, como elemento central da tradição que nada mais é do que a narrativa que organiza as representações sobre a ordem da vida, do tempo e do espaço. Por mais que tradição denote um sentido de continuidade, ela pode, na perspectiva de Walter Benjamin, ser tomada de uma maneira subversiva e revolucionária, despertando no presente elementos disruptivos da ordem dada, através de uma interpretação da escrita da história como trabalho ativo, não meramente descritivo. Assim, perguntamos ao longo do trabalho sobre a possibilidade das artes plásticas serem concebidas hoje como vetores de uma experiência educativa holística, tecendo um paralelo entre essa possibilidade e as tentativas vivenciadas no Chile do governo Salvador Allende de, mais uma vez, concretizar o velho sonho das vanguardas históricas: fusionar arte e vida através da construção de um novo horizonte estético e ético para a humanidade.This dissertation is an historical analysis of the conception of education through art that is present in the project of the modern art museum - the Museo de la Solidaridad - Chile, 1971-1973. The analysis focuses on the ideas of Mario Pedrosa, art critic and leading intellectual behind the initiative. How can we construct an historical translation of elements of the cultural environment of Salvador Allende s government (Chile, 1970-1973)? This possibility implies considering this museum as an experience, in Benjamin s sense, i.e. as a central element of a tradition that is nothing more than a narrative that organizes representations on the order of life, time and space. As much as tradition denotes a sense of continuity, it can, in Walter Benjamin s perspective, be understood in a subversive and revolutionary manner, by awakening, in the present, disruptive elements in the given order, through an interpretation of the writing of history as active work, not merely description. Therefore, an objective of this dissertation is to investigate the possibility of the fine arts being conceived today as a vector of a holistic educational experience, weaving a parallel between this possibility and the attempts, experienced in the Chile of Salvador Allende s government, to realize the old dream of the historical vanguards: to merge art and life through the construction of a new aesthetic and ethical horizon for humanity.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38168@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38168@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:49:57Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:38168Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-05-21T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv FULGURAÇÃO MODERNA: A EDUCAÇÃO PELA ARTE NO MUSEO DE LA SOLIDARIDAD, CHILE 1971-1973
dc.title.alternative.en.fl_str_mv MODERN FULGURATION: THE EDUCATION THROUGH ART IN THE MUSEO DE LA SOLIDARIDAD, CHILE 1971-1973
title FULGURAÇÃO MODERNA: A EDUCAÇÃO PELA ARTE NO MUSEO DE LA SOLIDARIDAD, CHILE 1971-1973
spellingShingle FULGURAÇÃO MODERNA: A EDUCAÇÃO PELA ARTE NO MUSEO DE LA SOLIDARIDAD, CHILE 1971-1973
SILVIA KARINA NICACIO CACERES
title_short FULGURAÇÃO MODERNA: A EDUCAÇÃO PELA ARTE NO MUSEO DE LA SOLIDARIDAD, CHILE 1971-1973
title_full FULGURAÇÃO MODERNA: A EDUCAÇÃO PELA ARTE NO MUSEO DE LA SOLIDARIDAD, CHILE 1971-1973
title_fullStr FULGURAÇÃO MODERNA: A EDUCAÇÃO PELA ARTE NO MUSEO DE LA SOLIDARIDAD, CHILE 1971-1973
title_full_unstemmed FULGURAÇÃO MODERNA: A EDUCAÇÃO PELA ARTE NO MUSEO DE LA SOLIDARIDAD, CHILE 1971-1973
title_sort FULGURAÇÃO MODERNA: A EDUCAÇÃO PELA ARTE NO MUSEO DE LA SOLIDARIDAD, CHILE 1971-1973
author SILVIA KARINA NICACIO CACERES
author_facet SILVIA KARINA NICACIO CACERES
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv RALPH INGS BANNELL
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 01178648702
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/1672240438808894
dc.contributor.referee1.fl_str_mv RALPH INGS BANNELL
dc.contributor.referee2.fl_str_mv ANA WALESKA POLLO CAMPOS MENDONCA
dc.contributor.referee3.fl_str_mv MARIA MARTHA D ANGELO PINTO
dc.contributor.referee4.fl_str_mv MARIA MARTHA D ANGELO PINTO
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 10071330747
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/8034973506303421
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVIA KARINA NICACIO CACERES
contributor_str_mv RALPH INGS BANNELL
RALPH INGS BANNELL
ANA WALESKA POLLO CAMPOS MENDONCA
MARIA MARTHA D ANGELO PINTO
MARIA MARTHA D ANGELO PINTO
description A presente dissertação analisa historicamente a concepção de educação pela arte de um projeto de museu de arte moderna – O Museo de La Solidaridad, Chile, 1971-1973, - através sobretudo das idéias de Mário Pedrosa, crítico de arte e principal intelectual por traz da iniciativa. Mas, como poderíamos construir uma tradução histórica de elementos do ambiente cultural do governo Salvador Allende (Chile, 1970-1973)? Esta possibilidade implica aqui em conceber este museu como uma experiência em um sentido benjaminiano, ou seja, como elemento central da tradição que nada mais é do que a narrativa que organiza as representações sobre a ordem da vida, do tempo e do espaço. Por mais que tradição denote um sentido de continuidade, ela pode, na perspectiva de Walter Benjamin, ser tomada de uma maneira subversiva e revolucionária, despertando no presente elementos disruptivos da ordem dada, através de uma interpretação da escrita da história como trabalho ativo, não meramente descritivo. Assim, perguntamos ao longo do trabalho sobre a possibilidade das artes plásticas serem concebidas hoje como vetores de uma experiência educativa holística, tecendo um paralelo entre essa possibilidade e as tentativas vivenciadas no Chile do governo Salvador Allende de, mais uma vez, concretizar o velho sonho das vanguardas históricas: fusionar arte e vida através da construção de um novo horizonte estético e ético para a humanidade.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-03-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38168@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38168@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38168@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38168@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324945527570432