IMPLICAÇÕES ESTRATÉGICAS DAS ALIANÇAS E REDES DE RELACIONAMENTO NO DESEMPENHO DE EMPRESAS: UM ESTUDO DE CASO NA ÁREA DE NEGÓCIOS INTERNACIONAL DA PETROBRAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6668@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6668@2 |
Resumo: | Com o cenário mundial da indústria de energia se tornando cada vez mais competitivo e conturbado, principalmente nos segmentos de petróleo e gás natural, o estabelecimento de alianças e redes estratégicas tornou-se uma porta de entrada para novos mercados e uma maneira de diversificação de portfólios e maximização da capacidade e do desempenho das empresas. O propósito desta dissertação é avaliar os impactos das redes e alianças na gestão estratégica da Área de Negócios Internacional da Petrobras-ANI, levando em conta o atual cenário econômico e as novas perspectivas do setor petrolífero mundial, após a Lei do petróleo brasileira nº 9.478 (1997) que desregulamentou o mercado petrolífero nacional e impulsionou a Petrobras a buscar de novos mercados no exterior. O estudo teve como foco a Petrobras, maior empresa do Brasil e décima segunda no ranking da indústria mundial de petróleo, devido ao seu processo de internacionalização e ao desafio de sustentar sua vantagem competitiva na esfera nacional por meio de alianças estratégica. Para o levantamento dos dados, a pesquisa utilizou-se de uma ampla base de dados pública, proveniente de órgãos reguladores, periódicos, sítios eletrônicos específicos do setor de energia, principalmente, o da própria Petrobras. Além desta investigação documental, o estudo também se baseou nas percepções dos principais executivos da ANI, que foram levantadas por meio de um levantamento cujo instrumento principal foi um questionário predominantemente estruturado. Para analisar as implicações estratégicas da atuação da Petrobras-ANI em redes e alianças, o presente estudo adotou um ferramental analítico desenvolvido por Macedo-Soares que inclui um arcabouço conceitual, listas de referência e uma metodologia de análise estratégica na perspectiva relacional, ou seja, pertinente aos relacionamentos da empresa e às redes formadas por estes. |
id |
PUC_RIO-1_3737ef9ee82cb996715851c8f827cb3c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:6668 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisIMPLICAÇÕES ESTRATÉGICAS DAS ALIANÇAS E REDES DE RELACIONAMENTO NO DESEMPENHO DE EMPRESAS: UM ESTUDO DE CASO NA ÁREA DE NEGÓCIOS INTERNACIONAL DA PETROBRASSTRATEGIC IMPLICATIONS OF ALLIANCES AND RELATIONSHIP NETWORKS AT COMPANIES` PERFORMANCE: A CASE OF STUDY IN THE INTERNATIONAL DEPARTMENT OF PETROBRAS2005-01-28TERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARES01166412741lattes.cnpq.br/5194857133589062MARIA ANGELA CAMPELO DE MELOTERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARESJOSE ROBERTO GOMES DA SILVA53549309791DIONE PALOMINO CONDEPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASPUC-RioBRCom o cenário mundial da indústria de energia se tornando cada vez mais competitivo e conturbado, principalmente nos segmentos de petróleo e gás natural, o estabelecimento de alianças e redes estratégicas tornou-se uma porta de entrada para novos mercados e uma maneira de diversificação de portfólios e maximização da capacidade e do desempenho das empresas. O propósito desta dissertação é avaliar os impactos das redes e alianças na gestão estratégica da Área de Negócios Internacional da Petrobras-ANI, levando em conta o atual cenário econômico e as novas perspectivas do setor petrolífero mundial, após a Lei do petróleo brasileira nº 9.478 (1997) que desregulamentou o mercado petrolífero nacional e impulsionou a Petrobras a buscar de novos mercados no exterior. O estudo teve como foco a Petrobras, maior empresa do Brasil e décima segunda no ranking da indústria mundial de petróleo, devido ao seu processo de internacionalização e ao desafio de sustentar sua vantagem competitiva na esfera nacional por meio de alianças estratégica. Para o levantamento dos dados, a pesquisa utilizou-se de uma ampla base de dados pública, proveniente de órgãos reguladores, periódicos, sítios eletrônicos específicos do setor de energia, principalmente, o da própria Petrobras. Além desta investigação documental, o estudo também se baseou nas percepções dos principais executivos da ANI, que foram levantadas por meio de um levantamento cujo instrumento principal foi um questionário predominantemente estruturado. Para analisar as implicações estratégicas da atuação da Petrobras-ANI em redes e alianças, o presente estudo adotou um ferramental analítico desenvolvido por Macedo-Soares que inclui um arcabouço conceitual, listas de referência e uma metodologia de análise estratégica na perspectiva relacional, ou seja, pertinente aos relacionamentos da empresa e às redes formadas por estes.As the world energy scenario becomes more competitive and turbulent, especially in the case of the oil and gas industry, strategic alliances and networks have been increasingly established to enter new markets, diversify firm portfolio and maximize company`s capacity and performance. The objective of this dissertation is to evaluate the strategic implications of alliances and networks in the case of the International Unit of Petrobras, considering the current economic scenario and new perspectives for the world industry of oil and gas, after the institution of the Law 9.478 (1997) in Brazil, that opened the national oil and gas market and forced Petrobras into international markets. This study focuses on Petrobras, the largest Brazilian company and ranked 12nd among firms in the international energy industry, in greater part because of its internationalization process and desire to sustain its national competitive advantage, by way of strategic alliances. Data for the study was collected making use of a large public database from fiscal entities, daily newsletters and websites, especially from Petrobras. In addition to documental research and with the help of a semi-structured questionnaire, a survey helped collect data regarding the perceptions of Petrobras-ANI`s main executives` on the importance of alliances and networks for Petrobras-ANI`s strategy. The analysis of the strategic implications of Petrobras-ANI`s association in alliances for its businesses was conducted with the help of a set of analytical tools developed by Macedo-Soares to carry out strategic analysis from a relational perspective, i.e., taking into account firm relationships and the networks formed by these.COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6668@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6668@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T12:43:59Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:6668Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
IMPLICAÇÕES ESTRATÉGICAS DAS ALIANÇAS E REDES DE RELACIONAMENTO NO DESEMPENHO DE EMPRESAS: UM ESTUDO DE CASO NA ÁREA DE NEGÓCIOS INTERNACIONAL DA PETROBRAS |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
STRATEGIC IMPLICATIONS OF ALLIANCES AND RELATIONSHIP NETWORKS AT COMPANIES` PERFORMANCE: A CASE OF STUDY IN THE INTERNATIONAL DEPARTMENT OF PETROBRAS |
title |
IMPLICAÇÕES ESTRATÉGICAS DAS ALIANÇAS E REDES DE RELACIONAMENTO NO DESEMPENHO DE EMPRESAS: UM ESTUDO DE CASO NA ÁREA DE NEGÓCIOS INTERNACIONAL DA PETROBRAS |
spellingShingle |
IMPLICAÇÕES ESTRATÉGICAS DAS ALIANÇAS E REDES DE RELACIONAMENTO NO DESEMPENHO DE EMPRESAS: UM ESTUDO DE CASO NA ÁREA DE NEGÓCIOS INTERNACIONAL DA PETROBRAS DIONE PALOMINO CONDE |
title_short |
IMPLICAÇÕES ESTRATÉGICAS DAS ALIANÇAS E REDES DE RELACIONAMENTO NO DESEMPENHO DE EMPRESAS: UM ESTUDO DE CASO NA ÁREA DE NEGÓCIOS INTERNACIONAL DA PETROBRAS |
title_full |
IMPLICAÇÕES ESTRATÉGICAS DAS ALIANÇAS E REDES DE RELACIONAMENTO NO DESEMPENHO DE EMPRESAS: UM ESTUDO DE CASO NA ÁREA DE NEGÓCIOS INTERNACIONAL DA PETROBRAS |
title_fullStr |
IMPLICAÇÕES ESTRATÉGICAS DAS ALIANÇAS E REDES DE RELACIONAMENTO NO DESEMPENHO DE EMPRESAS: UM ESTUDO DE CASO NA ÁREA DE NEGÓCIOS INTERNACIONAL DA PETROBRAS |
title_full_unstemmed |
IMPLICAÇÕES ESTRATÉGICAS DAS ALIANÇAS E REDES DE RELACIONAMENTO NO DESEMPENHO DE EMPRESAS: UM ESTUDO DE CASO NA ÁREA DE NEGÓCIOS INTERNACIONAL DA PETROBRAS |
title_sort |
IMPLICAÇÕES ESTRATÉGICAS DAS ALIANÇAS E REDES DE RELACIONAMENTO NO DESEMPENHO DE EMPRESAS: UM ESTUDO DE CASO NA ÁREA DE NEGÓCIOS INTERNACIONAL DA PETROBRAS |
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv |
|
author |
DIONE PALOMINO CONDE |
author_facet |
DIONE PALOMINO CONDE |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
TERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARES |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
01166412741 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/5194857133589062 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
MARIA ANGELA CAMPELO DE MELO |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
TERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARES |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
JOSE ROBERTO GOMES DA SILVA |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
53549309791 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DIONE PALOMINO CONDE |
contributor_str_mv |
TERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARES MARIA ANGELA CAMPELO DE MELO TERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARES JOSE ROBERTO GOMES DA SILVA |
description |
Com o cenário mundial da indústria de energia se tornando cada vez mais competitivo e conturbado, principalmente nos segmentos de petróleo e gás natural, o estabelecimento de alianças e redes estratégicas tornou-se uma porta de entrada para novos mercados e uma maneira de diversificação de portfólios e maximização da capacidade e do desempenho das empresas. O propósito desta dissertação é avaliar os impactos das redes e alianças na gestão estratégica da Área de Negócios Internacional da Petrobras-ANI, levando em conta o atual cenário econômico e as novas perspectivas do setor petrolífero mundial, após a Lei do petróleo brasileira nº 9.478 (1997) que desregulamentou o mercado petrolífero nacional e impulsionou a Petrobras a buscar de novos mercados no exterior. O estudo teve como foco a Petrobras, maior empresa do Brasil e décima segunda no ranking da indústria mundial de petróleo, devido ao seu processo de internacionalização e ao desafio de sustentar sua vantagem competitiva na esfera nacional por meio de alianças estratégica. Para o levantamento dos dados, a pesquisa utilizou-se de uma ampla base de dados pública, proveniente de órgãos reguladores, periódicos, sítios eletrônicos específicos do setor de energia, principalmente, o da própria Petrobras. Além desta investigação documental, o estudo também se baseou nas percepções dos principais executivos da ANI, que foram levantadas por meio de um levantamento cujo instrumento principal foi um questionário predominantemente estruturado. Para analisar as implicações estratégicas da atuação da Petrobras-ANI em redes e alianças, o presente estudo adotou um ferramental analítico desenvolvido por Macedo-Soares que inclui um arcabouço conceitual, listas de referência e uma metodologia de análise estratégica na perspectiva relacional, ou seja, pertinente aos relacionamentos da empresa e às redes formadas por estes. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005-01-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6668@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6668@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6668@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6668@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324883974062080 |