[en] TRAJECTORY OF SCHOLARSHIP STUDENTS AT PUC-RIO: MAITAINING ATTENDANCE AND SUPERATION MECHANISMS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ELAINE DE AZEVEDO MARIA
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47016@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47016@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47016
Resumo: [pt] Esta dissertação realiza um diagnóstico das trajetórias dos estudantes bolsistas da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. A pesquisa qualitativa com inspiração etnográfica se apresentou como o melhor recurso metodológico para entendermos a complexidade dos diferentes mecanismos utilizados pelos graduandos para viabilizarem a permanência universitária e a obtenção do diploma com bom aproveitamento. Para apresentar as diferentes características desse estudante, normalmente o primeiro universitário de sua família, investigamos as principais características da juventude contemporânea e apresentamos argumentos teóricos para interpretar este sujeito que está em uma rede relacional. Percebemos que alguns jovens entrevistados atribuem valores políticos à estética corporal e se autodenominam geração tombamento, demonstrando ser essa uma tática de empoderamento. Ao buscarmos compreender as diferentes dificuldades que os bolsistas enfrentam, conseguimos classificá-las em cinco esferas de dificuldades: acadêmicas, econômicas, de sociabilidade, emocionais, além das geradas pela distância entre a PUC-Rio e a residência dos estudantes. Para cada esfera de dificuldade o estudante busca mecanismos de superação. Como resultado deste trabalho, é possível observar que a política de concessão de bolsas atingiu não só os graduandos e seus grupos sociais, mas também vem contribuindo para a consolidação de um espaço universitário mais diversificado e mais democrático.
id PUC_RIO-1_37a030cd38ec3b45db7ca7b292f38a3a
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:47016
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [en] TRAJECTORY OF SCHOLARSHIP STUDENTS AT PUC-RIO: MAITAINING ATTENDANCE AND SUPERATION MECHANISMS[pt] TRAJETÓRIAS DE ESTUDANTES BOLSISTAS NA PUC-RIO: PERMANÊNCIA E MECANISMOS DE SUPERAÇÃO[pt] JUVENTUDE[pt] GERACAO TOMBAMENTO[pt] TRAJETORIA EDUCACIONAL[pt] PERMANENCIA UNIVERSITARIA[pt] PROJETO DE VIDA[en] YOUTH[en] GERACAO TOMBAMENTO[en] EDUCATIONAL TRAJECTORY[en] FINANCIAL AID[en] LIFE PROJECT[pt] Esta dissertação realiza um diagnóstico das trajetórias dos estudantes bolsistas da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. A pesquisa qualitativa com inspiração etnográfica se apresentou como o melhor recurso metodológico para entendermos a complexidade dos diferentes mecanismos utilizados pelos graduandos para viabilizarem a permanência universitária e a obtenção do diploma com bom aproveitamento. Para apresentar as diferentes características desse estudante, normalmente o primeiro universitário de sua família, investigamos as principais características da juventude contemporânea e apresentamos argumentos teóricos para interpretar este sujeito que está em uma rede relacional. Percebemos que alguns jovens entrevistados atribuem valores políticos à estética corporal e se autodenominam geração tombamento, demonstrando ser essa uma tática de empoderamento. Ao buscarmos compreender as diferentes dificuldades que os bolsistas enfrentam, conseguimos classificá-las em cinco esferas de dificuldades: acadêmicas, econômicas, de sociabilidade, emocionais, além das geradas pela distância entre a PUC-Rio e a residência dos estudantes. Para cada esfera de dificuldade o estudante busca mecanismos de superação. Como resultado deste trabalho, é possível observar que a política de concessão de bolsas atingiu não só os graduandos e seus grupos sociais, mas também vem contribuindo para a consolidação de um espaço universitário mais diversificado e mais democrático.[en] This dissertation makes a diagnosis of the trajectories of scholarship students of the Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro. A qualitative research with ethnographic inspiration was found to be the best methodological resort to understand the complexity of the different mechanisms used by undergraduates to enable them to stay in university and to obtain their degree with good academic performance. To present the different characteristics of such student, usually the first university student in his or her family, the main characteristics of contemporary youth and present theoretical arguments were investigated to interpret this human subject that is in a relational network. It became evident that some young people interviewed attribute political values to corporal aesthetics and call themselves geração tombamento [overturn generation], demonstrating that this is a tactic of empowerment. Trying to understand the different difficulties that scholarship holders face, they can be classified into five spheres of difficulty: academic, economic, sociability, emotional, besides those generated by the distance between this university and the students residence. For each sphere of difficulty, the student seeks mechanisms to overcome the situation. As a result of this research, it is possible to observe that the scholarship policy reached not only undergraduates and their social groups, but also has been contributing to the consolidation of a more diverse and democratic university field.MAXWELLSONIA MARIA GIACOMINISONIA MARIA GIACOMINISONIA MARIA GIACOMINIELAINE DE AZEVEDO MARIA2020-03-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47016@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47016@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47016porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-04T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:47016Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-04T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [en] TRAJECTORY OF SCHOLARSHIP STUDENTS AT PUC-RIO: MAITAINING ATTENDANCE AND SUPERATION MECHANISMS
[pt] TRAJETÓRIAS DE ESTUDANTES BOLSISTAS NA PUC-RIO: PERMANÊNCIA E MECANISMOS DE SUPERAÇÃO
title [en] TRAJECTORY OF SCHOLARSHIP STUDENTS AT PUC-RIO: MAITAINING ATTENDANCE AND SUPERATION MECHANISMS
spellingShingle [en] TRAJECTORY OF SCHOLARSHIP STUDENTS AT PUC-RIO: MAITAINING ATTENDANCE AND SUPERATION MECHANISMS
ELAINE DE AZEVEDO MARIA
[pt] JUVENTUDE
[pt] GERACAO TOMBAMENTO
[pt] TRAJETORIA EDUCACIONAL
[pt] PERMANENCIA UNIVERSITARIA
[pt] PROJETO DE VIDA
[en] YOUTH
[en] GERACAO TOMBAMENTO
[en] EDUCATIONAL TRAJECTORY
[en] FINANCIAL AID
[en] LIFE PROJECT
title_short [en] TRAJECTORY OF SCHOLARSHIP STUDENTS AT PUC-RIO: MAITAINING ATTENDANCE AND SUPERATION MECHANISMS
title_full [en] TRAJECTORY OF SCHOLARSHIP STUDENTS AT PUC-RIO: MAITAINING ATTENDANCE AND SUPERATION MECHANISMS
title_fullStr [en] TRAJECTORY OF SCHOLARSHIP STUDENTS AT PUC-RIO: MAITAINING ATTENDANCE AND SUPERATION MECHANISMS
title_full_unstemmed [en] TRAJECTORY OF SCHOLARSHIP STUDENTS AT PUC-RIO: MAITAINING ATTENDANCE AND SUPERATION MECHANISMS
title_sort [en] TRAJECTORY OF SCHOLARSHIP STUDENTS AT PUC-RIO: MAITAINING ATTENDANCE AND SUPERATION MECHANISMS
author ELAINE DE AZEVEDO MARIA
author_facet ELAINE DE AZEVEDO MARIA
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SONIA MARIA GIACOMINI
SONIA MARIA GIACOMINI
SONIA MARIA GIACOMINI
dc.contributor.author.fl_str_mv ELAINE DE AZEVEDO MARIA
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] JUVENTUDE
[pt] GERACAO TOMBAMENTO
[pt] TRAJETORIA EDUCACIONAL
[pt] PERMANENCIA UNIVERSITARIA
[pt] PROJETO DE VIDA
[en] YOUTH
[en] GERACAO TOMBAMENTO
[en] EDUCATIONAL TRAJECTORY
[en] FINANCIAL AID
[en] LIFE PROJECT
topic [pt] JUVENTUDE
[pt] GERACAO TOMBAMENTO
[pt] TRAJETORIA EDUCACIONAL
[pt] PERMANENCIA UNIVERSITARIA
[pt] PROJETO DE VIDA
[en] YOUTH
[en] GERACAO TOMBAMENTO
[en] EDUCATIONAL TRAJECTORY
[en] FINANCIAL AID
[en] LIFE PROJECT
description [pt] Esta dissertação realiza um diagnóstico das trajetórias dos estudantes bolsistas da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. A pesquisa qualitativa com inspiração etnográfica se apresentou como o melhor recurso metodológico para entendermos a complexidade dos diferentes mecanismos utilizados pelos graduandos para viabilizarem a permanência universitária e a obtenção do diploma com bom aproveitamento. Para apresentar as diferentes características desse estudante, normalmente o primeiro universitário de sua família, investigamos as principais características da juventude contemporânea e apresentamos argumentos teóricos para interpretar este sujeito que está em uma rede relacional. Percebemos que alguns jovens entrevistados atribuem valores políticos à estética corporal e se autodenominam geração tombamento, demonstrando ser essa uma tática de empoderamento. Ao buscarmos compreender as diferentes dificuldades que os bolsistas enfrentam, conseguimos classificá-las em cinco esferas de dificuldades: acadêmicas, econômicas, de sociabilidade, emocionais, além das geradas pela distância entre a PUC-Rio e a residência dos estudantes. Para cada esfera de dificuldade o estudante busca mecanismos de superação. Como resultado deste trabalho, é possível observar que a política de concessão de bolsas atingiu não só os graduandos e seus grupos sociais, mas também vem contribuindo para a consolidação de um espaço universitário mais diversificado e mais democrático.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47016@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47016@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47016
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47016@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47016@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822619346632704